Corrupção: análise do fenômeno a partir de estudantes do ensino médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAVALCANTE, Josinaldo.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2013.tccmon.cavalcante
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5993
Resumo: A presente monografia objetivou impetrar uma análise sobre o fenômeno da corrupção. Para tanto, partimos inicialmente de uma investigação realizada por meio de pesquisa qualitativa e quantitativa com análise de discurso, na qual buscávamos percebera representação social que os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador José Gaudêncio na Cidade de Serra Branca-PB, têm sobre o referido tema. Também foi nossa intenção apontar o conceito de corrupção e seus significados no imaginário brasileiro, bem como, observarmos algumas práticas da corrupção entre os alunos do Ensino Médio. Abordamos, portanto o Tema desde sua origem, a forma como ela se disseminou rapidamente pelo país a partir da colonização, destacando o patrimonialismo e a cordialidade do homem brasileiro como havendo sido um terreno fértil para tal disseminação. Discorremos também sobre o que Leonardo Avritzer chama de naturalização e sensação de invencibilidade que têm alguns autores sobre a corrupção, e ainda sobre a degradação que segundo Avritzer e outros pensadores esta prática provoca na credibilidade das instituições e consequentemente na manutenção e consolidação do processo democrático. O resultado aponta que embora haja certo conhecimento por parte dos alunos sobre o referido tema, este é ainda muito incipiente. Observou-se também que para boa parte deles permanece ainda aquela ideia de relacionar à corrupção apenas à política e aos políticos.
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