A teoria marxista e suas contribuições para a formação profissional do assistente social.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11580 |
Resumo: | O tema do presente trabalho conclusão de curso é a Teoria de Marx e sua contribuição para a formação profissional, tendo esse tema bastante importante tanto pelo fato das diversas mudanças já acontecidas e o cenário do atual conjunto em que vivemos onde vemos que está colocando em ameaça parte dessa nossa formação critica. Portanto, o objetivo geral do presente trabalho é analisar o Serviço Social desde o seu princípio até a inserção gradual da teoria marxista e as influencias que trouxe a profissão e as ações profissionais e como tem contribuído para a formação acadêmica atual dos discentes de Serviço Social. O capítulo 1 resgata o contexto histórico metodológico do Serviço Social onde elenquemos desde seu princípio até as mudanças ocorridas principalmente no momento do movimento de reconceituação que foi de suma importância para a construção e crescimento tanto metodológico como crítico no Serviço Social. Entrelaçando com as práticas e a produção de conhecimento que temos hoje no Serviço Social e de que forma foram influenciados com a teoria marxista que foi debatida no capítulo anterior, fazendo um debate não só da produção de conhecimento como um debate entre a teoria e pratica que é muito discutida e percebida erroneamente por alguns discentes. Perpassando assim no capitulo 3 a pesquisa no qual visa estudar como os discentes da UFCG-CCJS tem visão acerca dessa teoria marxista com suas contribuições na sua formação acadêmica quanto na sua formação no ambiente de campo de estagio, para assim podemos analisar como e de que modo a influência marxista do curso está sendo observada pelos discentes os resultados que obtivemos foi através de uma análise da pesquisa qualitativa que foi realizada, como instrumento de coleta de dados, realizou-se um questionário (ANEXO I) e a partir daí foi-se tirado reflexões acerca das respostas e do tema exposto no decorrer desse trabalho. |
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A teoria marxista e suas contribuições para a formação profissional do assistente social.Marxist theory and its contributions to the professional training of social workers.MarxismoTeoria/PráticaProdução de ConhecimentoProjeto Ético-PoliticoMarxismTheory/PracticeKnowledge ProductionPolitical Ethical ProjectServiço SocialO tema do presente trabalho conclusão de curso é a Teoria de Marx e sua contribuição para a formação profissional, tendo esse tema bastante importante tanto pelo fato das diversas mudanças já acontecidas e o cenário do atual conjunto em que vivemos onde vemos que está colocando em ameaça parte dessa nossa formação critica. Portanto, o objetivo geral do presente trabalho é analisar o Serviço Social desde o seu princípio até a inserção gradual da teoria marxista e as influencias que trouxe a profissão e as ações profissionais e como tem contribuído para a formação acadêmica atual dos discentes de Serviço Social. O capítulo 1 resgata o contexto histórico metodológico do Serviço Social onde elenquemos desde seu princípio até as mudanças ocorridas principalmente no momento do movimento de reconceituação que foi de suma importância para a construção e crescimento tanto metodológico como crítico no Serviço Social. Entrelaçando com as práticas e a produção de conhecimento que temos hoje no Serviço Social e de que forma foram influenciados com a teoria marxista que foi debatida no capítulo anterior, fazendo um debate não só da produção de conhecimento como um debate entre a teoria e pratica que é muito discutida e percebida erroneamente por alguns discentes. Perpassando assim no capitulo 3 a pesquisa no qual visa estudar como os discentes da UFCG-CCJS tem visão acerca dessa teoria marxista com suas contribuições na sua formação acadêmica quanto na sua formação no ambiente de campo de estagio, para assim podemos analisar como e de que modo a influência marxista do curso está sendo observada pelos discentes os resultados que obtivemos foi através de uma análise da pesquisa qualitativa que foi realizada, como instrumento de coleta de dados, realizou-se um questionário (ANEXO I) e a partir daí foi-se tirado reflexões acerca das respostas e do tema exposto no decorrer desse trabalho.The theme of this paper is Marx's Theory and its contribution to vocational training, having this theme quite important both because of the various changes that have already taken place and the scenario of the current set in which we live where we see that it is posing a threat part of our critical training. Therefore, the general objective of the present work is to analyze Social Service from its beginning until the gradual insertion of Marxist theory and the influences that brought the profession and the professional actions and how it has contributed to the current academic formation of the students of Social Work. Chapter 1 rescues the methodological historical context of Social Service where we mention from its beginning to the changes occurred mainly at the moment of the movement of reconceptualization that was of paramount importance for the construction and growth both methodological and critical in Social Work. Intertwining with the practices and production of knowledge that we have today in Social Work and how they were influenced by the Marxist theory that was discussed in the previous chapter, making a debate not only of the production of knowledge but a debate between theory and practice that is much discussed and misunderstood by some students. In this way, in chapter 3, the research aims to study how UFCG-CCJS students have a vision about this Marxist theory with its contributions in its academic formation and its formation in the field field environment, so we can analyze how and what In the way the Marxist influence of the course is being observed by the students the results we obtained was through an analysis of the qualitative research that was performed, as a data collection instrument, a questionnaire was carried out (ANNEX I) and from that point on reflections about the answers and the topic exposed in the course of this work.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGEIDAM, Vanessa.EIDAM, V.http://lattes.cnpq.br/4748321225605759FRANÇA JÚNIOR, Reginaldo Pereira.http://lattes.cnpq.br/5086812927093899GONÇALVES, André de Menezes.http://lattes.cnpq.br/6784916087407854SILVA FILHO, Francisco Nogueira da.2019-06-132020-02-06T16:16:46Z2020-02-062020-02-06T16:16:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11580SILVA FILHO, Francisco Nogueira da. A teoria marxista e suas contribuições para a formação profissional do assistente social. 2019. - Monografia (Curso de Graduação em Serviço Social) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-23T18:50:23Zoai:localhost:riufcg/11580Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-23T18:50:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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