Memórias da ditadura militar: o movimento estudantil em Campina Grande-PB.
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
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Resumo: | Em 1964, o Brasil presenciou a instauração de uma cultura política voltada a padrões ditatoriais, rompendo com os princípios “democráticos”, muito embora, camuflemse sobre este. Esta política obteve o apoio da maioria da população brasileira, isto porque, alguns brasileiros acreditavam que a intervenção dos militares seria do tipo transitória, ou seja, após solucionar os problemas as Forças Armadas se afastariam do Poder, pensamentos estes que levaram alguns a depositarem nos militares a esperança de solucionar as crises pelas quais o país vivenciava, e a creditarem que os civis logo retornariam a administração do Poder Estatal. Mas, por outro lado, existiam aqueles que não acreditavam nas promessas dos militares iniciando-se uma serie de movimentos em resistência ao modelo político adotado por estes. Assim, dentre as múltiplas contestações ao regime em vigência, destacam os movimentos estudantis. Partindo deste pressuposto, a presente comunicação tem por objetivo pesquisar o movimento estudantil na cidade de Campina Grande – PB, entre os anos de 1964, momento em que os militares assumem o Poder, percorrendo até 1968, ano em que a ditadura militar de fato se edifica com a publicação do Ato Institucional de Número Cinco (AI-5). Portanto, interessados nas representações dos estudantes campinenses, adotamos como aporte teórico a Nova História Cultural, que sobre o olhar de autores como Roger Chartier e Sandra Pesavento nos possibilitam analisar as representações dos estudantes que militaram entre os anos de 1964 a 1968. As fontes para a realização desta pesquisa se lançaram ao teor empírico por intermédio das memórias dos estudantes. Sabemos das subjetividades que permeiam sobre a história oral, todavia, não temos a pretensão de questionar a veracidade das narrativas, mas, discutir e respeitar as singularidades de cada representação dos militantes. Todavia, esta pesquisa se encontra em curso, estando desta forma, aberta a novas contribuições, uma vez que, as questões aqui apresentadas fazem parte de uma discussão que ainda estar sendo desenvolvida na dissertação. |
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Em 1964, o Brasil presenciou a instauração de uma cultura política voltada a padrões ditatoriais, rompendo com os princípios “democráticos”, muito embora, camuflemse sobre este. Esta política obteve o apoio da maioria da população brasileira, isto porque, alguns brasileiros acreditavam que a intervenção dos militares seria do tipo transitória, ou seja, após solucionar os problemas as Forças Armadas se afastariam do Poder, pensamentos estes que levaram alguns a depositarem nos militares a esperança de solucionar as crises pelas quais o país vivenciava, e a creditarem que os civis logo retornariam a administração do Poder Estatal. Mas, por outro lado, existiam aqueles que não acreditavam nas promessas dos militares iniciando-se uma serie de movimentos em resistência ao modelo político adotado por estes. Assim, dentre as múltiplas contestações ao regime em vigência, destacam os movimentos estudantis. Partindo deste pressuposto, a presente comunicação tem por objetivo pesquisar o movimento estudantil na cidade de Campina Grande – PB, entre os anos de 1964, momento em que os militares assumem o Poder, percorrendo até 1968, ano em que a ditadura militar de fato se edifica com a publicação do Ato Institucional de Número Cinco (AI-5). Portanto, interessados nas representações dos estudantes campinenses, adotamos como aporte teórico a Nova História Cultural, que sobre o olhar de autores como Roger Chartier e Sandra Pesavento nos possibilitam analisar as representações dos estudantes que militaram entre os anos de 1964 a 1968. As fontes para a realização desta pesquisa se lançaram ao teor empírico por intermédio das memórias dos estudantes. Sabemos das subjetividades que permeiam sobre a história oral, todavia, não temos a pretensão de questionar a veracidade das narrativas, mas, discutir e respeitar as singularidades de cada representação dos militantes. Todavia, esta pesquisa se encontra em curso, estando desta forma, aberta a novas contribuições, uma vez que, as questões aqui apresentadas fazem parte de uma discussão que ainda estar sendo desenvolvida na dissertação. |
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