Adesão à alimentação escolar e estado nutricional de escolares entre 4 e 9 anos de idade matriculados na rede municipal de ensino de Cuité, Paraíba.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9936 |
Resumo: | O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é o mais antigo programa governamental na área da alimentação e nutrição e tem por objetivo promover a segurança alimentar e nutricional e o Direito Humano à Alimentação Adequada, oferecendo alimentação de qualidade para melhorar a condição de nutrição dos escolares e contribuir para o desempenho acadêmico e para a redução da evasão escolar. Os objetivos do presente estudo foram avaliar o estado nutricional dos escolares e conhecer a adesão destes ao programa de alimentação escolar. Para tanto foi realizado, no ano de 2013, um estudo de natureza transversal do tipo censo, que compreende a realização de uma estimativa rápida populacional - Chamada Nutricional. A amostra foi composta de 618 escolares com idade entre 4 e 9 anos de idade matriculados na rede municipal de ensino da zona urbana de Cuité/PB. Foram coletadas informações socioeconômicas, antropométricas e de prática de alimentação escolar. Para determinação do estado nutricional dos escolares foram utilizados os percentis de peso para a idade (P/I) e altura para a idade (A/I), a partir das curvas da Organização Mundial de Saúde. Para que os escolares participassem da pesquisa, os responsáveis assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os resultados mostraram que uma expressiva parcela dos escolares de Cuité está em risco para desnutrição a partir dos índices A/I e P/I (8,6% e 9,9%, respectivamente). Entretanto, também se observa que 8,3% estão com excesso de peso e que este grupo refere comprar mais alimentos no período em que está na escola quando comparados aos desnutridos. Pode-se perceber que a condição de obesidade neste município se assemelha mais às prevalências da região rural do Nordeste Brasileiro do que da urbana. Apesar dos escolares apresentaram uma boa adesão ao PNAE (63,8% de Forte adesão e 13,8% de Não adesão), principalmente pelo grupo dos desnutridos, eles referem não gostar de alguns alimentos servidos na escola. Diante disto, supõe-se que a adesão 7 possa estar relacionada fortemente com a condição social e não necessariamente com uma gestão eficiente do programa. O “gosto da necessidade” predomina sobre o prazer em se alimentar, e este fato pode desenvolver aversões às preparações que são servidas ao longo da vida escolar. Diante do exposto, alguns aspectos podem ser melhorados a fim de contribuir para maior adesão ao programa, em especial aqueles que promovam mudanças no tipo de alimento oferecido e Direito Humano a Alimentação Escolar, despertando neste a escolha e o prazer em consumir a “comida da escola”. |
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Adesão à alimentação escolar e estado nutricional de escolares entre 4 e 9 anos de idade matriculados na rede municipal de ensino de Cuité, Paraíba.Adherence to school feeding and nutritional status of students between 4 and 9 years of age enrolled in the municipal school system of Cuité, Paraíba.Adherencia a la alimentación escolar y estado nutricional de escolares de 4 a 9 años matriculados en el sistema escolar municipal de Cuité, Paraíba.Estado nutricionalAlimentação escolarAdesãoPNAENutritional statusSchool feedingCoherencyEstados nutricionalesComidas del colegioSaúde ColetivaO Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é o mais antigo programa governamental na área da alimentação e nutrição e tem por objetivo promover a segurança alimentar e nutricional e o Direito Humano à Alimentação Adequada, oferecendo alimentação de qualidade para melhorar a condição de nutrição dos escolares e contribuir para o desempenho acadêmico e para a redução da evasão escolar. Os objetivos do presente estudo foram avaliar o estado nutricional dos escolares e conhecer a adesão destes ao programa de alimentação escolar. Para tanto foi realizado, no ano de 2013, um estudo de natureza transversal do tipo censo, que compreende a realização de uma estimativa rápida populacional - Chamada Nutricional. A amostra foi composta de 618 escolares com idade entre 4 e 9 anos de idade matriculados na rede municipal de ensino da zona urbana de Cuité/PB. Foram coletadas informações socioeconômicas, antropométricas e de prática de alimentação escolar. Para determinação do estado nutricional dos escolares foram utilizados os percentis de peso para a idade (P/I) e altura para a idade (A/I), a partir das curvas da Organização Mundial de Saúde. Para que os escolares participassem da pesquisa, os responsáveis assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os resultados mostraram que uma expressiva parcela dos escolares de Cuité está em risco para desnutrição a partir dos índices A/I e P/I (8,6% e 9,9%, respectivamente). Entretanto, também se observa que 8,3% estão com excesso de peso e que este grupo refere comprar mais alimentos no período em que está na escola quando comparados aos desnutridos. Pode-se perceber que a condição de obesidade neste município se assemelha mais às prevalências da região rural do Nordeste Brasileiro do que da urbana. Apesar dos escolares apresentaram uma boa adesão ao PNAE (63,8% de Forte adesão e 13,8% de Não adesão), principalmente pelo grupo dos desnutridos, eles referem não gostar de alguns alimentos servidos na escola. Diante disto, supõe-se que a adesão 7 possa estar relacionada fortemente com a condição social e não necessariamente com uma gestão eficiente do programa. O “gosto da necessidade” predomina sobre o prazer em se alimentar, e este fato pode desenvolver aversões às preparações que são servidas ao longo da vida escolar. Diante do exposto, alguns aspectos podem ser melhorados a fim de contribuir para maior adesão ao programa, em especial aqueles que promovam mudanças no tipo de alimento oferecido e Direito Humano a Alimentação Escolar, despertando neste a escolha e o prazer em consumir a “comida da escola”.The National School Feeding Program (PNAE) is the oldest government program in the area of food and nutrition and aims to promote food and nutrition security and the Human Right to Adequate Food, offering quality food to improve the nutritional condition of school and contribute to the academic performance and reducing truancy. The objectives of this study were to evaluate the nutritional status of schoolchildren and know adhesion to the school feeding program. For that was held in 2013, a study of cross-cutting nature of census type which consists of making a quick population estimate - Nutrition Calling. The sample consisted of 618 schoolchildren aged between 4 and 9 years of age enrolled in schools town in the urban area of Cuité/PB. Were collected information Socioeconomic, anthropometric and practice of school feeding. To determine the nutritional status of schoolchildren were used percentiles of weight for age (W/A) and height for age (H/A), from the curves of the World Health Organization. For the schoolchildren participating in the research study, Sponsors signed a consent form. The results showed that a significant portion of schoolchildren in Cuité is at risk for malnutrition indices from H/A and W/A (8,6% and 9,9%, respectively). However, we also observed that 8.3% are overweight and that this group relates buy more food in the period they are in school compared to malnourished. It can be noticed that the condition of obesity in this town resembles more the prevalence of countryside region of northeastern Brazil than urban. Although the students showed good adherence to PNAE (63,8% to strong adhesion and 13,8 % non membership), mainly by the group of malnourished , they refer not like some foods served in school . Given this, it is assumed that adherence may be strongly related to social status and not necessarily with an efficient management of the program. The "taste of necessity" predominates over pleasure in food , and this fact may develop aversions to preparations that are served throughout school life. Given the above, some aspects can be improved in order to contribute to 9 greater adherence to the program, especially those that promote changes in the type of food offered and the Human Right Nutrition School, awakening on this choice and pleasure in consuming the "School food”.El Programa Nacional de Alimentación Escolar (PNAE) es el programa gubernamental más antiguo en el área de alimentación y nutrición y tiene como objetivo promover la seguridad alimentaria y nutricional y el Derecho Humano a la Alimentación Adecuada, ofreciendo alimentos de calidad para mejorar la condición nutricional de los niños en edad escolar. y contribuir al rendimiento académico ya la reducción del absentismo escolar. Los objetivos del presente estudio fueron evaluar el estado nutricional de los escolares y conocer su adherencia al programa de alimentación escolar. Para ello, en 2013 se realizó un estudio transversal de tipo censal, que comprende una estimación rápida de población - Llamada Nutricional. La muestra estuvo compuesta por 618 escolares con edades entre 4 y 9 años matriculados en el sistema escolar municipal en el área urbana de Cuité/PB. Se recolectó información socioeconómica, antropométrica y de alimentación escolar. Para determinar el estado nutricional de los estudiantes se utilizaron percentiles de peso para la edad (P/A) y talla para la edad (H/A), con base en las curvas de la Organización Mundial de la Salud, los responsables firmaron un Término de Consentimiento Libre e Informado. Los resultados mostraron que una parte importante de los escolares de Cuité está en riesgo de desnutrición según los índices H/A y W/A (8,6% y 9,9%, respectivamente). Sin embargo, también se observa que el 8,3% tiene sobrepeso y que este grupo refiere comprar más alimentos en el período que está en la escuela en comparación con los desnutridos. Se puede ver que la condición de obesidad en esta ciudad es más similar a la prevalencia en la región rural del Nordeste de Brasil que en la región urbana. Aunque los estudiantes mostraron buena adherencia al PNAE (63,8% Fuerte adherencia y 13,8% No adherencia), principalmente por parte del grupo de desnutridos, refieren no gustarles algunos alimentos servidos en la escuela. Frente a esto, se asume que la adherencia 7 puede estar fuertemente relacionada con la condición social y no necesariamente con una gestión eficiente del programa. El “gusto de la necesidad” predomina sobre el placer de comer, y este hecho puede desarrollar aversiones a las preparaciones que se sirven a lo largo de la vida escolar. Dado lo anterior, se pueden mejorar algunos aspectos para contribuir a una mayor adherencia al programa, en especial aquellos que promuevan cambios en el tipo de alimentación que se ofrece y el Derecho Humano a la Alimentación Escolar, despertando en ellos la elección y el placer de consumir “alimentos”. de la escuela".Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGPALMEIRA, Poliana de Araújo.PALMEIRA, P. A.http://lattes.cnpq.br/8298424599274496CARDOSO, Vanille Valério Barbosa Pessoa.SILVA, Michelle Cristine Medeiros da.MELO, Thaise Costa de.20142019-12-06T10:41:03Z2019-12-062019-12-06T10:41:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9936MELO, Thaise Costa de. Adesão à alimentação escolar e estado nutricional de escolares entre 4 e 9 anos de idade matriculados na rede municipal de ensino de Cuité, Paraíba. 2014. 53 fl. 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