Caracterização paramétrica e simulação de motores de indução.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Julle Ermeson Rezende.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19051
Resumo: A preocupação básica deste trabalho de conclusão de curso (TCC) é estudar o motor de indução trifásico e o motor de indução bifásico, ambos em regime permanente e transitório, e perceber a importância deste equipamento elétrico na vida cotidiana. Este estudo tem o objetivo de determinar os parâmetros do circuito equivalente do motor de indução e comparar brevemente ambos os tipos citados em termos de certas variáveis como potência, corrente, torque e rendimento. Realizouse uma fundamentação teórica sobre máquinas de indução considerando as contribuições de vários autores e também atividades práticas com dois motores de indução. Essas atividades práticas consistiram na determinação da resistência do estator, no ensaio a vazio, no ensaio com o rotor bloqueado e no ensaio com carga utilizando o freio de Foucault. O principal resultado obtido foi o fato de que o motor trifásico tem um maior torque do que o motor bifásico, embora também tenha um maior consumo de potência elétrica. Concluiu-se que, basicamente, o circuito equivalente parametrizado, que a visão geral do fluxo de potências e que a atenção ao funcionamento eletromagnético oferecem boa compreensão do motor de indução.
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spelling VITORINO, Montiê Alves.VITORINO, M. A.http://lattes.cnpq.br/1945886683703701BRAGA FILHO, Edgar Roosevelt.BRAGA FILHO, E. R.COSTA, J. E. R.COSTA, Julle Ermeson Rezende.A preocupação básica deste trabalho de conclusão de curso (TCC) é estudar o motor de indução trifásico e o motor de indução bifásico, ambos em regime permanente e transitório, e perceber a importância deste equipamento elétrico na vida cotidiana. Este estudo tem o objetivo de determinar os parâmetros do circuito equivalente do motor de indução e comparar brevemente ambos os tipos citados em termos de certas variáveis como potência, corrente, torque e rendimento. Realizouse uma fundamentação teórica sobre máquinas de indução considerando as contribuições de vários autores e também atividades práticas com dois motores de indução. Essas atividades práticas consistiram na determinação da resistência do estator, no ensaio a vazio, no ensaio com o rotor bloqueado e no ensaio com carga utilizando o freio de Foucault. O principal resultado obtido foi o fato de que o motor trifásico tem um maior torque do que o motor bifásico, embora também tenha um maior consumo de potência elétrica. Concluiu-se que, basicamente, o circuito equivalente parametrizado, que a visão geral do fluxo de potências e que a atenção ao funcionamento eletromagnético oferecem boa compreensão do motor de indução.The basic concern this completion of course work (CCW) is to study the three-phase induction motor and the two-phase induction motor, both in permanent and transitional regime, and to realize the importance of this electrical equipment in everyday life. This study intends to determine the parameters of a circuit equivalent to an induction motor and to compare both types cited quickly in terms of certain variables as power, current, torque and performance. It was performed a theoretical foundation about induction machines considering the contributions of various authors and also practical activities with two induction motors. These practical activities consisted of the determination of the stator resistance, of the no-load test, of the blocked-rotor test and of the load test using Foucault’s brake. The main result obtained was the fact that the three-phase motor has higher torque than the twophase motor, although it also has higher power consumption. It was concluded that, basically, the parameterized equivalent circuit, that the power flow overview and the attention to electromagnetic operation offer a good understanding of the induction motor.Submitted by Joana Darc Morais da Silva (darc.campo@gmail.com) on 2021-05-26T20:16:27Z No. of bitstreams: 1 JULLE ERMESON REZENDE COSTA - TCC ENG. ELÉTRICA 2019.pdf: 2990552 bytes, checksum: c90a43b7afffbd2d3ffb19522239ecf3 (MD5)Made available in DSpace on 2021-05-26T20:16:27Z (GMT). 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(Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19051info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/19051/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALJULLE ERMESON REZENDE COSTA - TCC ENG. ELÉTRICA 2019.pdfJULLE ERMESON REZENDE COSTA - TCC ENG. 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