Avaliação da percepção do idoso sobre a usabilidade dos sistemas de abertura de embalagens alimentícias.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Valter Oliveira.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12646
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo principal avaliar a percepção dos idosos sobre a usabilidade dos sistemas de abertura de embalagens alimentícias. A metodologia utilizada foi fundamentada em procedimentos experimentais e caracterizou-se por ter objetivos exploratórios. O levantamento dos dados foi realizado em duas fases. A primeira consistiu em levantar os sistemas de abertura de embalagens de alimentos existentes no mercado e selecionar três embalagens (vinagre, biscoito e ervilha/milho) para o Teste de Usabilidade. Na segunda, aconteceu a seleção dos idosos; a aplicação do Questionário 1 (Usabilidade Percebida), que teve a finalidade de investigar como o idoso percebe o produto sem manuseá-lo, e do Teste de Usabilidade com aplicação do Questionário 2 (SUS - System Usability Scale), que teve o intuito de avaliar as medidas de eficácia, eficiência e satisfação e por fim, a aplicação do Questionário 3, para averiguar se os sistemas de abertura das embalagens selecionadas estavam adequados aos sete princípios do Design Universal. Os resultados da Usabilidade Percebida evidenciaram que 88,88% dos idosos achavam que conseguiriam abrir as embalagens apenas com as mãos, com facilidade, o que não aconteceu. Para todas as medidas de usabilidade: eficácia, eficiência e satisfação, as mulheres obtiveram melhores resultados em relação aos homens, sendo a embalagem de ervilha/milho (Tetra Pak) a que apresentou os maiores problemas de usabilidade, não satisfazendo mais de 90% dos idosos. Em sequência, o Questionário 3 mostrou que os sistemas de abertura da embalagens de ervilha/milho não estavam compatíveis com cinco dos sete princípios do Design Universal com um índice de eficácia por parte do grupo dos idosos abaixo de 30% em média. A investigação revelou que o sistema de abertura (fitilho abre fácil) da embalagem do biscoito foi o que teve maior aceitação entre os idosos, com média de satisfação de 77,5%, além de ressaltar a predominância das mulheres com os melhores resultados em completude das tarefas, desempenho e satisfação. A pesquisa concluiu que para entender a percepção do usuário no processo de interação com embalagens é primordial a realização de testes de usabilidade.
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Na segunda, aconteceu a seleção dos idosos; a aplicação do Questionário 1 (Usabilidade Percebida), que teve a finalidade de investigar como o idoso percebe o produto sem manuseá-lo, e do Teste de Usabilidade com aplicação do Questionário 2 (SUS - System Usability Scale), que teve o intuito de avaliar as medidas de eficácia, eficiência e satisfação e por fim, a aplicação do Questionário 3, para averiguar se os sistemas de abertura das embalagens selecionadas estavam adequados aos sete princípios do Design Universal. Os resultados da Usabilidade Percebida evidenciaram que 88,88% dos idosos achavam que conseguiriam abrir as embalagens apenas com as mãos, com facilidade, o que não aconteceu. Para todas as medidas de usabilidade: eficácia, eficiência e satisfação, as mulheres obtiveram melhores resultados em relação aos homens, sendo a embalagem de ervilha/milho (Tetra Pak) a que apresentou os maiores problemas de usabilidade, não satisfazendo mais de 90% dos idosos. Em sequência, o Questionário 3 mostrou que os sistemas de abertura da embalagens de ervilha/milho não estavam compatíveis com cinco dos sete princípios do Design Universal com um índice de eficácia por parte do grupo dos idosos abaixo de 30% em média. A investigação revelou que o sistema de abertura (fitilho abre fácil) da embalagem do biscoito foi o que teve maior aceitação entre os idosos, com média de satisfação de 77,5%, além de ressaltar a predominância das mulheres com os melhores resultados em completude das tarefas, desempenho e satisfação. A pesquisa concluiu que para entender a percepção do usuário no processo de interação com embalagens é primordial a realização de testes de usabilidade.This research had as main objective evaluate perception about how the elderlies has usability to use the packaging opening foodstuffs systems. Was used methodology based on experimental procedures and was characterized for having objective‟s exploratory. The survey data was carried out in two phases. The first consisted of researching some systems for opening food packages on the market and after selecting three packages (vinegar, crackers and peas/corn) do Test about the Usability. In phase two, some elderlies were selected; application of first Questionnaire (Usability Perceived), which aimed investigate elderly's realize the product without handling it, and the Usability Test with the application of second Questionnaire (System Usability Scale -SUS), which aimed to evaluate measures of effectiveness, efficiency and satisfaction. Finally the last step was the third questionnaire application, which will assess if the packages systems selected was with the parameters requested in seven's principles of Design Universal. The results for Perceived Usability denote that 88.88% of elderly thought they would be able to open the packages with their hands, easily, and it didn't happen. For all usability's measures as such: effectiveness, efficiency and satisfaction, women was more able to do then men, being the package with pea / corn (Tetra Pak) which presented the biggest usability problems , not satisfying more than 90% of elderlies. Consequently therefore, the third Questionnaire presented that packaging pea/corn opening systems were not compatible with five of the seven principles Design Universal with an efficacy rate by the seniors group below 30% average. The investigation revealed that the packaging opening system biscuit (easily opens tape) was the most widely accepted among the elderlies, with an average satisfaction rate of 77.5%, in addition highlighting the predominance of women with the best results in completing tasks, performance and satisfaction. The research concluded that in order to understand the user's perception in the process of interaction with packaging, usability tests are essential.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências e Tecnologia - CCTPÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGNUFCGSILVA, Itamar Ferreira da.SILVA, Itamar Ferreira dahttp://lattes.cnpq.br/7437181641061519VELOSO, Isis Tatiane de B. M.ARAÚJO, Ivanildo Fernandes.NASCIMENTO, Valter Oliveira.2020-02-102020-03-26T17:35:14Z2020-03-262020-03-26T17:35:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12646NASCIMENTO, V. O. Avaliação da percepção do idoso sobre a usabilidade dos sistemas de abertura de embalagens alimentícias. 2020. 120 f. Dissertação (Mestrado em Design), Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2020-08-26T22:48:16Zoai:localhost:riufcg/12646Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512020-08-26T22:48:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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