O princípio de um memorial.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Livro |
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Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29380 |
Resumo: | A redação do memorial é também a oportunidade de renovar as “esperanças” de um Brasil mais próspero e justo, o que será conseguido priorizando-se a educação com grandeza patriótica. Considerando a esperança, lembrei-me de um mito grego. Permitam-me referenciar na mitologia grega “caixa de Pandora”, que, ao ser aberta, liberou “as calamidades” da humanidade; e, após tentativas de fechá- -la, conseguiu-se pegar, e manter presa, apenas a “esperança”. Tais males, livres, contaminaram toda a humanidade e as instituições. Essas adversidades devem ser controladas e substituídas pela boa vontade, dedicação, disciplina, confiança, credibilidade, ética e fé, pautando-se em três virtudes universais: sabedoria, benevolência e coragem. Deve-se perseverar no aprimoramento educacional do povo brasileiro, não na defesa de ideais, mas priorizar ações que proporcionem mais aprendizados a toda a população, visando à melhoria de sua qualidade de vida, principalmente daqueles mais necessitados. Só assim as gerações futuras serão consolidadas em um real e necessário senso patriótico e republicano, o que será alcançado por práticas de decisões que tragam permanentemente felicidade ao ser humano. Pois não há mal maior do que a Pátria que não educa bem os seus filhos, daí a premência de uma país educador. Nessa publicação, o docente aproveita a oportunidade para elaborar uma descrição mais abrangente de suas lembranças e atividades, de modo a atender legalmente os requisitos da ascensão funcional, funcionar como uma publicação científica, pelas abordagens técnicas e acadêmicas de suas atividades, mas também e principalmente deixar lembranças de uma fase inicial de sua vida aos seus descendentes. Nelas exibe para a vida e, particularmente, a comunidade acadêmica suas reminiscências iniciais, enfatizando a formação e atuação na área educacional que, profissionalmente, insere-se na docência, vislumbrando também ações mais incisivas na sociedade não acadêmica. Insere, ainda, tonalidades históricas, com a inclusão do período pré-universitário sociais, com a participação de atividades na sociedade culturais, com ensinamentos e divulgação de trabalhos em eventos; e afetivas, citando convivências pessoais que marcaram sua trajetória. Reitero que o exemplo de vida encontra-se acima das meras descrições das atividades acadêmicas e que a apresentação do memorial é uma grande honra, mas que trará novas e maiores responsabilidades e desafios a seu autor. |
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Essas adversidades devem ser controladas e substituídas pela boa vontade, dedicação, disciplina, confiança, credibilidade, ética e fé, pautando-se em três virtudes universais: sabedoria, benevolência e coragem. Deve-se perseverar no aprimoramento educacional do povo brasileiro, não na defesa de ideais, mas priorizar ações que proporcionem mais aprendizados a toda a população, visando à melhoria de sua qualidade de vida, principalmente daqueles mais necessitados. Só assim as gerações futuras serão consolidadas em um real e necessário senso patriótico e republicano, o que será alcançado por práticas de decisões que tragam permanentemente felicidade ao ser humano. Pois não há mal maior do que a Pátria que não educa bem os seus filhos, daí a premência de uma país educador. Nessa publicação, o docente aproveita a oportunidade para elaborar uma descrição mais abrangente de suas lembranças e atividades, de modo a atender legalmente os requisitos da ascensão funcional, funcionar como uma publicação científica, pelas abordagens técnicas e acadêmicas de suas atividades, mas também e principalmente deixar lembranças de uma fase inicial de sua vida aos seus descendentes. Nelas exibe para a vida e, particularmente, a comunidade acadêmica suas reminiscências iniciais, enfatizando a formação e atuação na área educacional que, profissionalmente, insere-se na docência, vislumbrando também ações mais incisivas na sociedade não acadêmica. Insere, ainda, tonalidades históricas, com a inclusão do período pré-universitário sociais, com a participação de atividades na sociedade culturais, com ensinamentos e divulgação de trabalhos em eventos; e afetivas, citando convivências pessoais que marcaram sua trajetória. Reitero que o exemplo de vida encontra-se acima das meras descrições das atividades acadêmicas e que a apresentação do memorial é uma grande honra, mas que trará novas e maiores responsabilidades e desafios a seu autor.Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilAgronomiaMemorial acadêmicoBiografia - Professor Dr. Rivaldo Vital dos Santos - UFCGCiências do soloRecuperação ambientalRivaldo Vital dos Santos - BiografiaMemóriasAcademic memorialBiography - Professor Dr. Rivaldo Vital dos Santos - UFCGSoil scienceEnvironmental recoveryRivaldo Vital dos Santos - BiographyMemoirsO princípio de um memorial.The principle of a memorial.20212023-04-13T18:15:28Z2023-04-132023-04-13T18:15:28Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29380SANTOS, Rivaldo Vital dos. O princípio de um memorial. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2021. (Coleção Memorial Acadêmico UFCG). 54p. ISBN: 978-65-86302-46-2. 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A redação do memorial é também a oportunidade de renovar as “esperanças” de um Brasil mais próspero e justo, o que será conseguido priorizando-se a educação com grandeza patriótica. Considerando a esperança, lembrei-me de um mito grego. Permitam-me referenciar na mitologia grega “caixa de Pandora”, que, ao ser aberta, liberou “as calamidades” da humanidade; e, após tentativas de fechá- -la, conseguiu-se pegar, e manter presa, apenas a “esperança”. Tais males, livres, contaminaram toda a humanidade e as instituições. Essas adversidades devem ser controladas e substituídas pela boa vontade, dedicação, disciplina, confiança, credibilidade, ética e fé, pautando-se em três virtudes universais: sabedoria, benevolência e coragem. Deve-se perseverar no aprimoramento educacional do povo brasileiro, não na defesa de ideais, mas priorizar ações que proporcionem mais aprendizados a toda a população, visando à melhoria de sua qualidade de vida, principalmente daqueles mais necessitados. Só assim as gerações futuras serão consolidadas em um real e necessário senso patriótico e republicano, o que será alcançado por práticas de decisões que tragam permanentemente felicidade ao ser humano. Pois não há mal maior do que a Pátria que não educa bem os seus filhos, daí a premência de uma país educador. Nessa publicação, o docente aproveita a oportunidade para elaborar uma descrição mais abrangente de suas lembranças e atividades, de modo a atender legalmente os requisitos da ascensão funcional, funcionar como uma publicação científica, pelas abordagens técnicas e acadêmicas de suas atividades, mas também e principalmente deixar lembranças de uma fase inicial de sua vida aos seus descendentes. Nelas exibe para a vida e, particularmente, a comunidade acadêmica suas reminiscências iniciais, enfatizando a formação e atuação na área educacional que, profissionalmente, insere-se na docência, vislumbrando também ações mais incisivas na sociedade não acadêmica. Insere, ainda, tonalidades históricas, com a inclusão do período pré-universitário sociais, com a participação de atividades na sociedade culturais, com ensinamentos e divulgação de trabalhos em eventos; e afetivas, citando convivências pessoais que marcaram sua trajetória. Reitero que o exemplo de vida encontra-se acima das meras descrições das atividades acadêmicas e que a apresentação do memorial é uma grande honra, mas que trará novas e maiores responsabilidades e desafios a seu autor. |
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