As escolas radiofônicas do Movimento de Educação de Base e as transformações sociais das populações rurais da Região do Pajeú-PE.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARQUES, Silmara Ferreira.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33673
Resumo: Na década de 50 e 60 do século XX, abrolhou no Brasil movimentos prioritariamente dedicados a educação de base e cultura popular, afunilando essa conjuntura o olhar se volta para Região Nordeste e Centro-Oeste do país, historicamente marcados pelas desigualdades sociais, campo esquecido principalmente com o caminhar desenvolvimentista dos governos em vigência. As transformações sociais advêm com os projetos de alfabetização mesmo que de atitude tímida. Na região que hoje conhecemos por Nordeste, alguns programas se fizeram presente, contudo, um destaca-se pelo seu caráter social, político, cultural e na maioria das vezes religiosas: As Escolas Radiofônicas e o Movimento de Educação de Base. No Sertão do Pajeú Pernambucano, foco deste trabalho essa vivência transformou sociologicamente as Comunidades Rurais, levando conhecimento não apenas das letras, números, mas de educação de base: política, social e cultural. Através deste levante que a região passa a organizar-se em: Associações, Cooperativas e Sindicatos, todos ligados inicialmente à Igreja Católica Apostólica com sede em Roma. Nosso objetivo geral foi identificar a contribuição das escolas radiofônicas na região do Pajeú para o ensino de Sociologia no âmbito do movimento de educação de base através das memórias dos sujeitos que vivenciaram este processo. Nossos objetivos específicos são pautados em: 1. Compreender o contexto histórico-político, social e econômico no qual as Escolas Radiofônicas e o Movimento de Educação de Base emergiram na Região do Pajeú Pernambucano; 2. Aprender as concepções de educação, sociologia e transformação social presente no Movimento de Educação de Base, 3. Mapeamento das Escolas Radiofônicas na Região do Sertão do Pajeú Pernambucano, 4. Compreender a importância do conceito de memória no campo da sociologia. Todos esses norteadores são as bases que fizeram o Pajeú ser reconhecido como a região mais politizada de Pernambuco. No desenrolar desta dissertação aqueles que realizarão a leitura compreenderão a razão. Mas, principalmente, conhecerão que as transformações sociais só foram possíveis através da educação de base. Parafraseando Paulo Freire: A educação mudou os sujeitos do Pajeú e os sujeitos do Pajeú transformam sua realidade social.
id UFCG_281430aadfd155d94a8d9af85dab5179
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/33673
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling As escolas radiofônicas do Movimento de Educação de Base e as transformações sociais das populações rurais da Região do Pajeú-PE.The radio schools of the Basic Education Movement and the social transformations of rural populations in the Pajeú-PE Region.Escolas radiofônicasEducação de Jovens e AdultosMovimento de Educação de BaseMemóriasSertão do Pajeú-PEComunidades rurais – Pajeú-PEEnsino de SociologiaRádio e EducaçãoRadio schoolsYouth and Adult EducationBasic Education MovementMemoriesRural communities – Pajeú-PETeaching SociologyRadio and EducationSociologiaNa década de 50 e 60 do século XX, abrolhou no Brasil movimentos prioritariamente dedicados a educação de base e cultura popular, afunilando essa conjuntura o olhar se volta para Região Nordeste e Centro-Oeste do país, historicamente marcados pelas desigualdades sociais, campo esquecido principalmente com o caminhar desenvolvimentista dos governos em vigência. As transformações sociais advêm com os projetos de alfabetização mesmo que de atitude tímida. Na região que hoje conhecemos por Nordeste, alguns programas se fizeram presente, contudo, um destaca-se pelo seu caráter social, político, cultural e na maioria das vezes religiosas: As Escolas Radiofônicas e o Movimento de Educação de Base. No Sertão do Pajeú Pernambucano, foco deste trabalho essa vivência transformou sociologicamente as Comunidades Rurais, levando conhecimento não apenas das letras, números, mas de educação de base: política, social e cultural. Através deste levante que a região passa a organizar-se em: Associações, Cooperativas e Sindicatos, todos ligados inicialmente à Igreja Católica Apostólica com sede em Roma. Nosso objetivo geral foi identificar a contribuição das escolas radiofônicas na região do Pajeú para o ensino de Sociologia no âmbito do movimento de educação de base através das memórias dos sujeitos que vivenciaram este processo. Nossos objetivos específicos são pautados em: 1. Compreender o contexto histórico-político, social e econômico no qual as Escolas Radiofônicas e o Movimento de Educação de Base emergiram na Região do Pajeú Pernambucano; 2. Aprender as concepções de educação, sociologia e transformação social presente no Movimento de Educação de Base, 3. Mapeamento das Escolas Radiofônicas na Região do Sertão do Pajeú Pernambucano, 4. Compreender a importância do conceito de memória no campo da sociologia. Todos esses norteadores são as bases que fizeram o Pajeú ser reconhecido como a região mais politizada de Pernambuco. No desenrolar desta dissertação aqueles que realizarão a leitura compreenderão a razão. Mas, principalmente, conhecerão que as transformações sociais só foram possíveis através da educação de base. Parafraseando Paulo Freire: A educação mudou os sujeitos do Pajeú e os sujeitos do Pajeú transformam sua realidade social.In the 50s and 60s of the 20th century, movements primarily dedicated to basic education and popular culture broke out in Brazil, narrowing this conjuncture the gaze turns to the Northeast and Center-West regions of the country, historically marked by social inequalities, a forgotten field mainly with the developmental path of the current governments. Social transformations come with literacy projects, even with a timid attitude. In the region we know today as the Northeast, some programs were present, however, one stands out for its social, political, cultural and most often religious character: The Radio Schools and the Basic Education Movement. In the Sertão do Pajeú Pernambucano, the focus of this work, this experience sociologically trans-formed the Rural Communities, bringing knowledge not only of letters and numbers, but of basic education: political, social and cultural. Through this uprising, the region began to organ-ize itself into: Associations, Cooperatives and Unions, all initially linked to the Catholic Apos-tolic Church based in Rome. Our general objective was to identify the contribution of radio schools in Afogados de Ingazeira - PE for the teaching of Sociology in the context of the basic education movement through the memories of the subjects who experienced the movement in the Region of Pajeú Pernambucano. Our specific objectives are based on: 1. Understanding the historical-political, social and economic context in which the Escolas Radiofônicas and the Basic Education Movement emerged in the Region of Pajeú Pernambucano; 2. Learn the con-cepts of education, sociology and social transformation present in the Basic Education Move-ment, 3. Mapping of Radiophonic Schools in the Region of Sertão do Pajeú Pernambucano, 4. Understand the importance of the concept of memory in the field of sociology. All these guide-lines are the bases that made Pajeú be recognized as the most politicized region of Pernambuco. In the course of this dissertation those who will carry out the reading will understand the reason. But, above all, they will know that social transformations were only possible through basic education. Paraphrasing Paulo Freire: Education changed the subjects of Pajeú and the subjects of Pajeú transform their social reality.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉUFCGDINIZ, Paulo Cesar Oliveira.DINIZ, P. C. O.http://lattes.cnpq.br/7819000664910614BRITO, Rosildo Raimundo de.BRITO, R. R.OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.OLIVEIRA, F. C.MARQUES, Silmara Ferreira.2023-10-172023-12-18T19:14:22Z2023-12-182023-12-18T19:14:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33673MARQUES, Silmara Ferreira. As escolas radiofônicas do Movimento de Educação de Base e as transformações sociais das populações rurais da Região do Pajeú-PE. 2023. 182f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33673porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-02T18:10:07Zoai:localhost:riufcg/33673Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-02T18:10:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv As escolas radiofônicas do Movimento de Educação de Base e as transformações sociais das populações rurais da Região do Pajeú-PE.
The radio schools of the Basic Education Movement and the social transformations of rural populations in the Pajeú-PE Region.
title As escolas radiofônicas do Movimento de Educação de Base e as transformações sociais das populações rurais da Região do Pajeú-PE.
spellingShingle As escolas radiofônicas do Movimento de Educação de Base e as transformações sociais das populações rurais da Região do Pajeú-PE.
MARQUES, Silmara Ferreira.
Escolas radiofônicas
Educação de Jovens e Adultos
Movimento de Educação de Base
Memórias
Sertão do Pajeú-PE
Comunidades rurais – Pajeú-PE
Ensino de Sociologia
Rádio e Educação
Radio schools
Youth and Adult Education
Basic Education Movement
Memories
Rural communities – Pajeú-PE
Teaching Sociology
Radio and Education
Sociologia
title_short As escolas radiofônicas do Movimento de Educação de Base e as transformações sociais das populações rurais da Região do Pajeú-PE.
title_full As escolas radiofônicas do Movimento de Educação de Base e as transformações sociais das populações rurais da Região do Pajeú-PE.
title_fullStr As escolas radiofônicas do Movimento de Educação de Base e as transformações sociais das populações rurais da Região do Pajeú-PE.
title_full_unstemmed As escolas radiofônicas do Movimento de Educação de Base e as transformações sociais das populações rurais da Região do Pajeú-PE.
title_sort As escolas radiofônicas do Movimento de Educação de Base e as transformações sociais das populações rurais da Região do Pajeú-PE.
author MARQUES, Silmara Ferreira.
author_facet MARQUES, Silmara Ferreira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DINIZ, Paulo Cesar Oliveira.
DINIZ, P. C. O.
http://lattes.cnpq.br/7819000664910614
BRITO, Rosildo Raimundo de.
BRITO, R. R.
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
OLIVEIRA, F. C.
dc.contributor.author.fl_str_mv MARQUES, Silmara Ferreira.
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas radiofônicas
Educação de Jovens e Adultos
Movimento de Educação de Base
Memórias
Sertão do Pajeú-PE
Comunidades rurais – Pajeú-PE
Ensino de Sociologia
Rádio e Educação
Radio schools
Youth and Adult Education
Basic Education Movement
Memories
Rural communities – Pajeú-PE
Teaching Sociology
Radio and Education
Sociologia
topic Escolas radiofônicas
Educação de Jovens e Adultos
Movimento de Educação de Base
Memórias
Sertão do Pajeú-PE
Comunidades rurais – Pajeú-PE
Ensino de Sociologia
Rádio e Educação
Radio schools
Youth and Adult Education
Basic Education Movement
Memories
Rural communities – Pajeú-PE
Teaching Sociology
Radio and Education
Sociologia
description Na década de 50 e 60 do século XX, abrolhou no Brasil movimentos prioritariamente dedicados a educação de base e cultura popular, afunilando essa conjuntura o olhar se volta para Região Nordeste e Centro-Oeste do país, historicamente marcados pelas desigualdades sociais, campo esquecido principalmente com o caminhar desenvolvimentista dos governos em vigência. As transformações sociais advêm com os projetos de alfabetização mesmo que de atitude tímida. Na região que hoje conhecemos por Nordeste, alguns programas se fizeram presente, contudo, um destaca-se pelo seu caráter social, político, cultural e na maioria das vezes religiosas: As Escolas Radiofônicas e o Movimento de Educação de Base. No Sertão do Pajeú Pernambucano, foco deste trabalho essa vivência transformou sociologicamente as Comunidades Rurais, levando conhecimento não apenas das letras, números, mas de educação de base: política, social e cultural. Através deste levante que a região passa a organizar-se em: Associações, Cooperativas e Sindicatos, todos ligados inicialmente à Igreja Católica Apostólica com sede em Roma. Nosso objetivo geral foi identificar a contribuição das escolas radiofônicas na região do Pajeú para o ensino de Sociologia no âmbito do movimento de educação de base através das memórias dos sujeitos que vivenciaram este processo. Nossos objetivos específicos são pautados em: 1. Compreender o contexto histórico-político, social e econômico no qual as Escolas Radiofônicas e o Movimento de Educação de Base emergiram na Região do Pajeú Pernambucano; 2. Aprender as concepções de educação, sociologia e transformação social presente no Movimento de Educação de Base, 3. Mapeamento das Escolas Radiofônicas na Região do Sertão do Pajeú Pernambucano, 4. Compreender a importância do conceito de memória no campo da sociologia. Todos esses norteadores são as bases que fizeram o Pajeú ser reconhecido como a região mais politizada de Pernambuco. No desenrolar desta dissertação aqueles que realizarão a leitura compreenderão a razão. Mas, principalmente, conhecerão que as transformações sociais só foram possíveis através da educação de base. Parafraseando Paulo Freire: A educação mudou os sujeitos do Pajeú e os sujeitos do Pajeú transformam sua realidade social.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-17
2023-12-18T19:14:22Z
2023-12-18
2023-12-18T19:14:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33673
MARQUES, Silmara Ferreira. As escolas radiofônicas do Movimento de Educação de Base e as transformações sociais das populações rurais da Região do Pajeú-PE. 2023. 182f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33673
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33673
identifier_str_mv MARQUES, Silmara Ferreira. As escolas radiofônicas do Movimento de Educação de Base e as transformações sociais das populações rurais da Região do Pajeú-PE. 2023. 182f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744607243665408