A gestão escolar e o processo de organização educacional da escola.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Marla Edimara Moreira da.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6531
Resumo: A presente pesquisa objetivou analisar o trabalho da gestão escolar no processo de organização do fazer pedagógico no contexto da escola, sob o ponto de vista da democracia, como também dos elementos essências para a organização administrativa e pedagógica da instituição escolar. Assim, buscou-se aporte teórico na literatura que trata do tema, na qual destaca que a sistematização e eficiência do ensino público, nas últimas décadas da educação brasileira vêm traçando um diálogo construtivista e integracionista entre gestão escolar, formação profissional e os anseios normativos expostos no Art 205 e 206 da Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, Lei, 9394/96. Estes aportes trazem princípios constitucionais, assim como, a amplitude e as adequadações precisas para o desenvolvimento de uma democracia com foco na gestão democrática. Com base nestes textos normativos e com a reflexão teórica de autores, como Luck, e entre outros pensadores sobre a temática, assim como o contato com os sujeitos responsáveis pela gestão da escola, no caso a gestora atual, a supervisora escolar e a ex- gestora, hoje aposentada, buscou-se uma forma metodológica para a construção desta produção cientifica de cunho pedagógico, histórico e educacional da gestão escolar em consonância com a organização do trabalho pedagógico na realidade da escola moderna. A organização pedagógica da escola na óptica da relação democrática entre gestor e seus agentes educacionais é algo pertinente para a eficácia tanto da organização pedagógico- administrativa da escola como no processo de ensino-aprendizagem. Neste respaldo, esta pesquisa côngrua resultados positivos no processo organizacional da escola, justamente ao que somatoriamente é executado nas reuniões e planejamentos escolares e na própria dinâmica diária da instituição escolar, como um leque sistemático, em que a dialética do ensino consegue de forma esclarecedora deixar a vista os seus resultados, tanto estatístico e subjetivamente na aprendizagem e rendimento de seus usuários. Portanto, é de suma importância que a gestão escolar e a forma de geri os procedimentos educacionais, sejam abordadas em diferentes interfaces, sob várias ópticas e contextos, pois a base da reflexão é o caminho para identificar a ineficácia do sistema educacional, ao ponto de valorizar as suas potencialidades de forma compartilhada e dialética.
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Estes aportes trazem princípios constitucionais, assim como, a amplitude e as adequadações precisas para o desenvolvimento de uma democracia com foco na gestão democrática. Com base nestes textos normativos e com a reflexão teórica de autores, como Luck, e entre outros pensadores sobre a temática, assim como o contato com os sujeitos responsáveis pela gestão da escola, no caso a gestora atual, a supervisora escolar e a ex- gestora, hoje aposentada, buscou-se uma forma metodológica para a construção desta produção cientifica de cunho pedagógico, histórico e educacional da gestão escolar em consonância com a organização do trabalho pedagógico na realidade da escola moderna. A organização pedagógica da escola na óptica da relação democrática entre gestor e seus agentes educacionais é algo pertinente para a eficácia tanto da organização pedagógico- administrativa da escola como no processo de ensino-aprendizagem. Neste respaldo, esta pesquisa côngrua resultados positivos no processo organizacional da escola, justamente ao que somatoriamente é executado nas reuniões e planejamentos escolares e na própria dinâmica diária da instituição escolar, como um leque sistemático, em que a dialética do ensino consegue de forma esclarecedora deixar a vista os seus resultados, tanto estatístico e subjetivamente na aprendizagem e rendimento de seus usuários. Portanto, é de suma importância que a gestão escolar e a forma de geri os procedimentos educacionais, sejam abordadas em diferentes interfaces, sob várias ópticas e contextos, pois a base da reflexão é o caminho para identificar a ineficácia do sistema educacional, ao ponto de valorizar as suas potencialidades de forma compartilhada e dialética.This study aimed to analyze the work of the school management in the pedagogical organization process in the school context, from the point of view of democracy, but also of essences elements for administrative and pedagogical organization of the school. Thus, we sought theoretical support in the literature on the topic, which highlights that the systematization and efficiency of public education in recent decades of Brazilian education are tracing a constructivist and integrationist dialogue between school management, vocational training and the exposed normative aspirations in Article 205 and 206 of the Federal Constitution of 1988 and the Law of Guidelines and Bases of Brazilian Education, Law, 9394/96. These contributions bring constitutional principles, as well as the size and precise adequadações for the development of a democracy with a focus on democratic management. Based on these rules, and with the theoretical reflection of authors like Luck, and among other thinkers on the subject, as well as contact with the subjects responsible for school management, if the current management, the school supervisor and the former management, today retired, we sought a methodological way for the construction of this scientific production of educational profile, historical and educational school management in line with the organization of the pedagogical work in the reality of the modern school. The pedagogical organization of the school from the perspective of democratic relationship between manager and their educational agents is something relevant to the effectiveness of both teaching and administrative organization of the school as the teaching-learning process. In this support, this research congruous positive results in the organizational process of the school, just what somatoriamente runs in school meetings and planning and own daily dynamics of the school, as a systematic range, in which the dialectic of education can make a clarifying way to view the results, both statistical and subjectively in the learning and performance of its members. It is therefore of paramount importance that the school management and how to manage the educational programs, are addressed in different interfaces under various optical and contexts, because the base of reflection is the way to identify the ineffectiveness of the educational system, to the point of enhance their potential for shared and dialectical form.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Débia Suênia da Silva.SOUSA, D. S. 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