Entre rimas e batidas: um relato de experiência sobre o rap como método de ensino de história e de representatividade em Campina Grande – PB (2017-2023).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Huan Nóbrega Cruz da.
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37352
Resumo: O presente trabalho é fruto de um relato da minha experiência enquanto graduando em História e como participante ativo da cultura Hip Hop em Campina Grande entre os anos de 2017 à 2023. Busco através deste trabalho analisar a utilização do rap como método de ensino de História na sala de aula através da minha experiência com o projeto Hip Hop nas Escolas – projeto idealizado pela Batalha do Prado – e da minha experiência de estágio realizada na Escola Cidadã Integral Solon de Lucena em Campina Grande. O projeto da Batalha do Prado tem como objetivo promover a cultura Hip Hop dentro das escolas e trabalhar a representatividade negra através das músicas. Para a realização deste trabalho, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e a abordagem qualitativa para a compreensão do processo de pesquisa e discussão da aula sobre representatividade negra e sobre a História do povo negro através das letras de rap, em que foram utilizados os autores Paulo Freire (1968), Silvio Almeida (2019) e Roberto Carmagos (2015).
id UFCG_28d5add7c8559640d6a7bc8b7af2e8e3
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/37352
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Entre rimas e batidas: um relato de experiência sobre o rap como método de ensino de história e de representatividade em Campina Grande – PB (2017-2023).Between rhymes and beats: an experience report on rap as a method of tea-ching history and representation in Campina Grande – PB (2017-2023).RapBatalha de RimasHistória - Método de EnsinoMovimento Hip HopEducaçãoCampina Grande-PBRepresentatividade NegraBattle of RhymesHistory - Teaching MethodHip Hop MovementEducationBlack RepresentationHistóriaEducaçãoO presente trabalho é fruto de um relato da minha experiência enquanto graduando em História e como participante ativo da cultura Hip Hop em Campina Grande entre os anos de 2017 à 2023. Busco através deste trabalho analisar a utilização do rap como método de ensino de História na sala de aula através da minha experiência com o projeto Hip Hop nas Escolas – projeto idealizado pela Batalha do Prado – e da minha experiência de estágio realizada na Escola Cidadã Integral Solon de Lucena em Campina Grande. O projeto da Batalha do Prado tem como objetivo promover a cultura Hip Hop dentro das escolas e trabalhar a representatividade negra através das músicas. Para a realização deste trabalho, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e a abordagem qualitativa para a compreensão do processo de pesquisa e discussão da aula sobre representatividade negra e sobre a História do povo negro através das letras de rap, em que foram utilizados os autores Paulo Freire (1968), Silvio Almeida (2019) e Roberto Carmagos (2015).This work is the result of a report of my experience as a History undergraduate and as an active participant in Hip Hop culture in Campina Grande between 2017 and 2023. Through this work, I seek to analyze the use of rap as a method of teaching History in the classroom through my experience with the Hip Hop nas Escolas project - a project created by Batalha do Prado - and my internship experience at Escola Cidadã Integral Solon de Lucena in Campina Grande. The Batalha do Prado project aims to promote Hip Hop culture within schools and work on black representation through music. To carry out this work, bibliographic research and a qualitative approach were used to understand the research process and discussion of the class on black representation and the History of black people through rap lyrics, in which the authors Paulo Freire (1968), Silvio Almeida (2019) and Roberto Carmagos (2015) were used.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGNASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.NASCIMENTO, R. C. G.http://lattes.cnpq.br/2463263387435653NASCIMENTO, Celso Gestermeier do.NASCIMENTO, C. G.http://lattes.cnpq.br/6642058880376458CAVALCANTI, Silede Leila Oliveira.CAVALCANTI, S. L. O.http://lattes.cnpq.br/5364488443587225SILVA, Huan Nóbrega Cruz da.2024-11-272024-08-16T18:22:25Z2024-08-162024-08-16T18:22:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37352SILVA, Huan Nóbrega Cruz da. Entre rimas e batidas: um relato de experiência sobre o rap como método de ensino de história e de representatividade em Campina Grande – PB (2017-2023). 50 f. Monografia (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37352porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-08-16T18:23:49Zoai:localhost:riufcg/37352Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-08-16T18:23:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre rimas e batidas: um relato de experiência sobre o rap como método de ensino de história e de representatividade em Campina Grande – PB (2017-2023).
Between rhymes and beats: an experience report on rap as a method of tea-ching history and representation in Campina Grande – PB (2017-2023).
title Entre rimas e batidas: um relato de experiência sobre o rap como método de ensino de história e de representatividade em Campina Grande – PB (2017-2023).
spellingShingle Entre rimas e batidas: um relato de experiência sobre o rap como método de ensino de história e de representatividade em Campina Grande – PB (2017-2023).
SILVA, Huan Nóbrega Cruz da.
Rap
Batalha de Rimas
História - Método de Ensino
Movimento Hip Hop
Educação
Campina Grande-PB
Representatividade Negra
Battle of Rhymes
History - Teaching Method
Hip Hop Movement
Education
Black Representation
História
Educação
title_short Entre rimas e batidas: um relato de experiência sobre o rap como método de ensino de história e de representatividade em Campina Grande – PB (2017-2023).
title_full Entre rimas e batidas: um relato de experiência sobre o rap como método de ensino de história e de representatividade em Campina Grande – PB (2017-2023).
title_fullStr Entre rimas e batidas: um relato de experiência sobre o rap como método de ensino de história e de representatividade em Campina Grande – PB (2017-2023).
title_full_unstemmed Entre rimas e batidas: um relato de experiência sobre o rap como método de ensino de história e de representatividade em Campina Grande – PB (2017-2023).
title_sort Entre rimas e batidas: um relato de experiência sobre o rap como método de ensino de história e de representatividade em Campina Grande – PB (2017-2023).
author SILVA, Huan Nóbrega Cruz da.
author_facet SILVA, Huan Nóbrega Cruz da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
NASCIMENTO, R. C. G.
http://lattes.cnpq.br/2463263387435653
NASCIMENTO, Celso Gestermeier do.
NASCIMENTO, C. G.
http://lattes.cnpq.br/6642058880376458
CAVALCANTI, Silede Leila Oliveira.
CAVALCANTI, S. L. O.
http://lattes.cnpq.br/5364488443587225
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Huan Nóbrega Cruz da.
dc.subject.por.fl_str_mv Rap
Batalha de Rimas
História - Método de Ensino
Movimento Hip Hop
Educação
Campina Grande-PB
Representatividade Negra
Battle of Rhymes
History - Teaching Method
Hip Hop Movement
Education
Black Representation
História
Educação
topic Rap
Batalha de Rimas
História - Método de Ensino
Movimento Hip Hop
Educação
Campina Grande-PB
Representatividade Negra
Battle of Rhymes
History - Teaching Method
Hip Hop Movement
Education
Black Representation
História
Educação
description O presente trabalho é fruto de um relato da minha experiência enquanto graduando em História e como participante ativo da cultura Hip Hop em Campina Grande entre os anos de 2017 à 2023. Busco através deste trabalho analisar a utilização do rap como método de ensino de História na sala de aula através da minha experiência com o projeto Hip Hop nas Escolas – projeto idealizado pela Batalha do Prado – e da minha experiência de estágio realizada na Escola Cidadã Integral Solon de Lucena em Campina Grande. O projeto da Batalha do Prado tem como objetivo promover a cultura Hip Hop dentro das escolas e trabalhar a representatividade negra através das músicas. Para a realização deste trabalho, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e a abordagem qualitativa para a compreensão do processo de pesquisa e discussão da aula sobre representatividade negra e sobre a História do povo negro através das letras de rap, em que foram utilizados os autores Paulo Freire (1968), Silvio Almeida (2019) e Roberto Carmagos (2015).
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-11-27
2024-08-16T18:22:25Z
2024-08-16
2024-08-16T18:22:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37352
SILVA, Huan Nóbrega Cruz da. Entre rimas e batidas: um relato de experiência sobre o rap como método de ensino de história e de representatividade em Campina Grande – PB (2017-2023). 50 f. Monografia (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37352
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37352
identifier_str_mv SILVA, Huan Nóbrega Cruz da. Entre rimas e batidas: um relato de experiência sobre o rap como método de ensino de história e de representatividade em Campina Grande – PB (2017-2023). 50 f. Monografia (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744633609060352