Automação de feedback para melhorar a nomeação de identificadores de alunos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Marcos Antônio Silva.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12686
Resumo: A legibilidade do programa é uma característica fundamental da qualidade de software. Portanto, fornecer feedback oportuno sobre a nomeação de identificadores pode ajudar a melhorar o treinamento de programadores novatos em educação de programação. De fato, vários estudos presentes na literatura da engenharia de software indicam que um código fonte que contém nomes bem escolhidos de identificadores é mais fácil de entender e menos propenso ao erro em tarefas de manutenção. Entretanto, devido aos inúmeros estudantes aprendendo a programar nos dias de hoje em cursos de programação, fornecer feedback manual sobre a qualidade dos nomes de identificadores torna-se proibitivo por causa da alta carga de trabalho imposta aos instrutores. Durante a pesquisa deste mestrado, nós propusemos um método inovador para gerar e fornecer feedback automático sobre a avaliação da adequação dos nomes de identificadores em contraste às verificações de convenções de nomenclatura. Nosso desafio foi fornecer a estudantes feedback elaborado e oportuno para ajudá-los a escolher nomes mais apropriados para denotar identificadores de seus códigos. Nós implementamos e avaliamos nossa proposta em um curso de programação introdutória. Inicialmente, investigamos e verificamos que é possível encontrar automaticamente nomes considerados inapropriados de identificadores de código, com a intenção de usar esta informação para gerar o feedback automático. Em sequência, nós investigamos e testemunhamos que podemos gerar e fornecer o feedback automático para estudantes, de modo a ajudá-los na escolha de nomes de identificadores de seus códigos de melhor qualidade. A principal contribuição desta pesquisa é que podemos fornecer o feedback automático para encorajar alunos a melhorar os nomes que eles escolhem para denotar identificadores de seus códigos. Com isso, poderemos ajudar estudantes a melhorar a nomeação dos identificadores e, em consequência, a legibilidade do seu programa, desde suas primeiras experiências de codificação.
id UFCG_2927723abd2c980c04345aedff23e763
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/12686
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Automação de feedback para melhorar a nomeação de identificadores de alunos.Feedback automation to improve the naming of student identifiers.Educação em Ciência da ComputaçãoComputer Science EducationEducación en informáticaEnsino de ProgramaçãoEnseñanza de programaciónProgramming TeachingFeedback AutomáticoAutomatic FeedbackRetroalimentación automáticaCiência da ComputaçãoA legibilidade do programa é uma característica fundamental da qualidade de software. Portanto, fornecer feedback oportuno sobre a nomeação de identificadores pode ajudar a melhorar o treinamento de programadores novatos em educação de programação. De fato, vários estudos presentes na literatura da engenharia de software indicam que um código fonte que contém nomes bem escolhidos de identificadores é mais fácil de entender e menos propenso ao erro em tarefas de manutenção. Entretanto, devido aos inúmeros estudantes aprendendo a programar nos dias de hoje em cursos de programação, fornecer feedback manual sobre a qualidade dos nomes de identificadores torna-se proibitivo por causa da alta carga de trabalho imposta aos instrutores. Durante a pesquisa deste mestrado, nós propusemos um método inovador para gerar e fornecer feedback automático sobre a avaliação da adequação dos nomes de identificadores em contraste às verificações de convenções de nomenclatura. Nosso desafio foi fornecer a estudantes feedback elaborado e oportuno para ajudá-los a escolher nomes mais apropriados para denotar identificadores de seus códigos. Nós implementamos e avaliamos nossa proposta em um curso de programação introdutória. Inicialmente, investigamos e verificamos que é possível encontrar automaticamente nomes considerados inapropriados de identificadores de código, com a intenção de usar esta informação para gerar o feedback automático. Em sequência, nós investigamos e testemunhamos que podemos gerar e fornecer o feedback automático para estudantes, de modo a ajudá-los na escolha de nomes de identificadores de seus códigos de melhor qualidade. A principal contribuição desta pesquisa é que podemos fornecer o feedback automático para encorajar alunos a melhorar os nomes que eles escolhem para denotar identificadores de seus códigos. Com isso, poderemos ajudar estudantes a melhorar a nomeação dos identificadores e, em consequência, a legibilidade do seu programa, desde suas primeiras experiências de codificação.Program readability is a fundamental tenet of software quality. Thus, providing timely feedback on identifier naming can help to improve novice programmer training in programming education. Indeed, several studies in software engineering literature indicate that a source code that contains well-chosen identifier names is easier to understand and less error-prone in maintenance tasks. However, due to the numerous students are learning to program nowadays in programming courses, providing manual feedback on identifier name quality become prohibitive due to the highest workload imposed on instructors. During this master research, we proposed an innovative method to generate and provide automated feedback on identifier name appropriateness assessment in contrast to the checking of naming conventions. Our challenge was to provide to students timely and elaborated feedback to help them to choose more appropriate names to denote their code identifiers. We implemented and evaluated our proposal in an introductory programming course. Firstly, we investigated and verified that it is possible to automatically find names considered to be inappropriate code identifiers, with the intent of using this information to generate automated feedback. In sequence, we investigated and witnessed that we can generate and give automated feedback to students so that we can help them to choose better quality code identifier names. The main contribution of this research is that we can provide automated feedback to students in order to encourage them to improve names chosen by them to denote their code identifiers. So, we can help students to improve identifier naming and, in consequence, their program readability, since their early coding experiences.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOUFCGARAÚJO, Eliane Cristina de.ARAUJO, E. C.http://lattes.cnpq.br/8032715047993974FIGUEIREDO, Jorge César Abrantes de.FIGUEIREDO, J. C. A.http://lattes.cnpq.br/1424808046858622MONTEIRO, João Arthur Brunet.BITTENCOURT, Roberto Almeida.NASCIMENTO, Marcos Antônio Silva.2019-11-252020-04-06T18:48:10Z2020-04-062020-04-06T18:48:10Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12686NASCIMENTO, M. A. S. Automação de feedback para melhorar a nomeação de identificadores de alunos. 2019. 129 f. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação), Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12686porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-03-30T12:02:24Zoai:localhost:riufcg/12686Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-03-30T12:02:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Automação de feedback para melhorar a nomeação de identificadores de alunos.
Feedback automation to improve the naming of student identifiers.
title Automação de feedback para melhorar a nomeação de identificadores de alunos.
spellingShingle Automação de feedback para melhorar a nomeação de identificadores de alunos.
NASCIMENTO, Marcos Antônio Silva.
Educação em Ciência da Computação
Computer Science Education
Educación en informática
Ensino de Programação
Enseñanza de programación
Programming Teaching
Feedback Automático
Automatic Feedback
Retroalimentación automática
Ciência da Computação
title_short Automação de feedback para melhorar a nomeação de identificadores de alunos.
title_full Automação de feedback para melhorar a nomeação de identificadores de alunos.
title_fullStr Automação de feedback para melhorar a nomeação de identificadores de alunos.
title_full_unstemmed Automação de feedback para melhorar a nomeação de identificadores de alunos.
title_sort Automação de feedback para melhorar a nomeação de identificadores de alunos.
author NASCIMENTO, Marcos Antônio Silva.
author_facet NASCIMENTO, Marcos Antônio Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ARAÚJO, Eliane Cristina de.
ARAUJO, E. C.
http://lattes.cnpq.br/8032715047993974
FIGUEIREDO, Jorge César Abrantes de.
FIGUEIREDO, J. C. A.
http://lattes.cnpq.br/1424808046858622
MONTEIRO, João Arthur Brunet.
BITTENCOURT, Roberto Almeida.
dc.contributor.author.fl_str_mv NASCIMENTO, Marcos Antônio Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Ciência da Computação
Computer Science Education
Educación en informática
Ensino de Programação
Enseñanza de programación
Programming Teaching
Feedback Automático
Automatic Feedback
Retroalimentación automática
Ciência da Computação
topic Educação em Ciência da Computação
Computer Science Education
Educación en informática
Ensino de Programação
Enseñanza de programación
Programming Teaching
Feedback Automático
Automatic Feedback
Retroalimentación automática
Ciência da Computação
description A legibilidade do programa é uma característica fundamental da qualidade de software. Portanto, fornecer feedback oportuno sobre a nomeação de identificadores pode ajudar a melhorar o treinamento de programadores novatos em educação de programação. De fato, vários estudos presentes na literatura da engenharia de software indicam que um código fonte que contém nomes bem escolhidos de identificadores é mais fácil de entender e menos propenso ao erro em tarefas de manutenção. Entretanto, devido aos inúmeros estudantes aprendendo a programar nos dias de hoje em cursos de programação, fornecer feedback manual sobre a qualidade dos nomes de identificadores torna-se proibitivo por causa da alta carga de trabalho imposta aos instrutores. Durante a pesquisa deste mestrado, nós propusemos um método inovador para gerar e fornecer feedback automático sobre a avaliação da adequação dos nomes de identificadores em contraste às verificações de convenções de nomenclatura. Nosso desafio foi fornecer a estudantes feedback elaborado e oportuno para ajudá-los a escolher nomes mais apropriados para denotar identificadores de seus códigos. Nós implementamos e avaliamos nossa proposta em um curso de programação introdutória. Inicialmente, investigamos e verificamos que é possível encontrar automaticamente nomes considerados inapropriados de identificadores de código, com a intenção de usar esta informação para gerar o feedback automático. Em sequência, nós investigamos e testemunhamos que podemos gerar e fornecer o feedback automático para estudantes, de modo a ajudá-los na escolha de nomes de identificadores de seus códigos de melhor qualidade. A principal contribuição desta pesquisa é que podemos fornecer o feedback automático para encorajar alunos a melhorar os nomes que eles escolhem para denotar identificadores de seus códigos. Com isso, poderemos ajudar estudantes a melhorar a nomeação dos identificadores e, em consequência, a legibilidade do seu programa, desde suas primeiras experiências de codificação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-25
2020-04-06T18:48:10Z
2020-04-06
2020-04-06T18:48:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12686
NASCIMENTO, M. A. S. Automação de feedback para melhorar a nomeação de identificadores de alunos. 2019. 129 f. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação), Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12686
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12686
identifier_str_mv NASCIMENTO, M. A. S. Automação de feedback para melhorar a nomeação de identificadores de alunos. 2019. 129 f. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação), Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744442768228352