Utopismos ramalhianos em Anjos de Caramelada: feminino e masculino no jogo de espelhos da dramaturgia utópica de Lourdes Ramalho.
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36111 |
Resumo: | Este capítulo objetiva apresentar os resultados de um estudo pautado em revisão bibliográfica sobre a estratégia estética da utopia empreendida na dramaturgia da Lourdes Ramalho, com ênfase para o repertório destinado ao público infanto-juvenil produzido a partir dos anos 2000. Postulações teóricas à luz dos estudos críticos sobre a utopia discutidas por Andrade (2011), Ayala (1997) e Pavis (2015) ajudam a conceber que os utopismos ramalhianos formalizados em seus textos teatrais utópicos apontam para uma problematização sobre as identidades de gênero feminino e masculino em contextos de desigualdade em sociedades distópicas regidas por valores patriarcais extremos. O texto teatral Anjos de Caramelada (RAMALHO, 2008), aqui discutido, suscita uma crítica aos papéis de autoridade distribuídos de maneira desigual entre mulheres e homens, dado que o mundo em que as mulheres são subordinadas é convertido num outro, ideal, em que as mulheres são figuras soberanas sobre os homens. Esse texto teatral nos leva a refletir sobre as relações de gênero na contemporaneidade, eixo a partir do Lourdes Ramalho põe no papel e às luzes da ribalta enredos críticos e criativos que nos levam a sonhar com o devir utópico da equidade de gênero nesses tempos distópicos, particularmente para as mulheres. |
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Utopismos ramalhianos em Anjos de Caramelada: feminino e masculino no jogo de espelhos da dramaturgia utópica de Lourdes Ramalho.Ramalhian utopianisms in Anjos de Caramelada: feminine and masculine in the game of mirrors in Lourdes Ramalho's utopian dramaturgy.Dramaturgia utópicaLourdes Ramalho - dramaturga paraibanaGênero e teatroDramaturgia e gêneroTeatro ParaibanoTeatro - crítica e interpretaçãoDramaturgia infanto-juvenilTeatro de Lourdes RamalhoUtopian dramaturgyLourdes Ramalho - playwright from ParaíbaGender and theaterDramaturgy and genreParaibano TheaterTheater - criticism and interpretationChildren's dramaturgyLourdes Ramalho TheaterLiteratura.Este capítulo objetiva apresentar os resultados de um estudo pautado em revisão bibliográfica sobre a estratégia estética da utopia empreendida na dramaturgia da Lourdes Ramalho, com ênfase para o repertório destinado ao público infanto-juvenil produzido a partir dos anos 2000. Postulações teóricas à luz dos estudos críticos sobre a utopia discutidas por Andrade (2011), Ayala (1997) e Pavis (2015) ajudam a conceber que os utopismos ramalhianos formalizados em seus textos teatrais utópicos apontam para uma problematização sobre as identidades de gênero feminino e masculino em contextos de desigualdade em sociedades distópicas regidas por valores patriarcais extremos. O texto teatral Anjos de Caramelada (RAMALHO, 2008), aqui discutido, suscita uma crítica aos papéis de autoridade distribuídos de maneira desigual entre mulheres e homens, dado que o mundo em que as mulheres são subordinadas é convertido num outro, ideal, em que as mulheres são figuras soberanas sobre os homens. Esse texto teatral nos leva a refletir sobre as relações de gênero na contemporaneidade, eixo a partir do Lourdes Ramalho põe no papel e às luzes da ribalta enredos críticos e criativos que nos levam a sonhar com o devir utópico da equidade de gênero nesses tempos distópicos, particularmente para as mulheres.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20232024-06-14T13:24:44Z2024-06-142024-06-14T13:24:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36111ANDRADE, Valéria; ALMEIDA, Leandro. Utopismos ramalhianos em Anjos de Caramelada: feminino e masculino no jogo de espelhos da dramaturgia utópica de Lourdes Ramalho. In: IX CONEDU - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO. 9, 2023. Anais [...] João Pessoa: Realize, 2023, p. 395-414. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36111porANDRADE, Valéria.ALMEIDA, Leandro.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-14T13:25:09Zoai:localhost:riufcg/36111Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-14T13:25:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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Este capítulo objetiva apresentar os resultados de um estudo pautado em revisão bibliográfica sobre a estratégia estética da utopia empreendida na dramaturgia da Lourdes Ramalho, com ênfase para o repertório destinado ao público infanto-juvenil produzido a partir dos anos 2000. Postulações teóricas à luz dos estudos críticos sobre a utopia discutidas por Andrade (2011), Ayala (1997) e Pavis (2015) ajudam a conceber que os utopismos ramalhianos formalizados em seus textos teatrais utópicos apontam para uma problematização sobre as identidades de gênero feminino e masculino em contextos de desigualdade em sociedades distópicas regidas por valores patriarcais extremos. O texto teatral Anjos de Caramelada (RAMALHO, 2008), aqui discutido, suscita uma crítica aos papéis de autoridade distribuídos de maneira desigual entre mulheres e homens, dado que o mundo em que as mulheres são subordinadas é convertido num outro, ideal, em que as mulheres são figuras soberanas sobre os homens. Esse texto teatral nos leva a refletir sobre as relações de gênero na contemporaneidade, eixo a partir do Lourdes Ramalho põe no papel e às luzes da ribalta enredos críticos e criativos que nos levam a sonhar com o devir utópico da equidade de gênero nesses tempos distópicos, particularmente para as mulheres. |
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