Utopismos ramalhianos em Anjos de Caramelada: feminino e masculino no jogo de espelhos da dramaturgia utópica de Lourdes Ramalho.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, Valéria.
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: ALMEIDA, Leandro.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36111
Resumo: Este capítulo objetiva apresentar os resultados de um estudo pautado em revisão bibliográfica sobre a estratégia estética da utopia empreendida na dramaturgia da Lourdes Ramalho, com ênfase para o repertório destinado ao público infanto-juvenil produzido a partir dos anos 2000. Postulações teóricas à luz dos estudos críticos sobre a utopia discutidas por Andrade (2011), Ayala (1997) e Pavis (2015) ajudam a conceber que os utopismos ramalhianos formalizados em seus textos teatrais utópicos apontam para uma problematização sobre as identidades de gênero feminino e masculino em contextos de desigualdade em sociedades distópicas regidas por valores patriarcais extremos. O texto teatral Anjos de Caramelada (RAMALHO, 2008), aqui discutido, suscita uma crítica aos papéis de autoridade distribuídos de maneira desigual entre mulheres e homens, dado que o mundo em que as mulheres são subordinadas é convertido num outro, ideal, em que as mulheres são figuras soberanas sobre os homens. Esse texto teatral nos leva a refletir sobre as relações de gênero na contemporaneidade, eixo a partir do Lourdes Ramalho põe no papel e às luzes da ribalta enredos críticos e criativos que nos levam a sonhar com o devir utópico da equidade de gênero nesses tempos distópicos, particularmente para as mulheres.
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