Uma análise dos avanços e limites do reuni na particularidade do sertão Paraibano.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Michelle da Silva.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37386
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar os limites e avanços do plano de reestruturação e expansão das Universidades Federais-REUNI, na particularidade da Universidade Federal de Campina Grande na cidade de Pombal no sertão paraibano, na percepção dos docentes, gestores (atuais e anteriores) e dos técnicos administrativos do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar-CCTA. Para tanto, contempla três objetivos específicos quais sejam : reflexionar a influência dos organismos internacionais para elaboração e efetivação do Reuni; analisar o processo de interiorização das universidades públicas na particularidade do sertão paraibano; e analisar como o Reuni impacta no tripé de ensino, pesquisa e extensão na realidade do CCTA/Pombal. O estudo empreendido nessa investigação, inicialmente, aborda a implementação das políticas expansionistas universitária pelo o estado a partir dos anos de 1960, quando a política de educação, em particular a educação superior apresentou-se como um mecanismo central à diminuição da pobreza nos países periféricos, repercutindo nas reformas curriculares atreladas as orientações dos organismos internacionais, no qual esse movimento ganhou destaque no século XXI com a chamada democratização do acesso ao ensino superior pelo PROUNI, FIES e o REUNI, o qual é o objeto deste trabalho. Nesse sentindo, o tema surgiu a partir das reflexões empreendidas e vivenciadas no campo de estágio do Serviço Social na área de assistência estudantil, na realidade do campus do CCTA. A pesquisa foi de cunho essencialmente qualitativo e a coleta de dados efetuou-se mediante uma entrevista semiestruturada, na qual, os sujeitos corresponderam a oito prestadores de serviços da instituição de ensino superior. A amostragem deste estudo é de caráter não probabilístico, do tipo intencional, aplicada aos sujeitos participantes. A análise dos dados foi executada por meio da técnica de análise de conteúdo das falas. O método de análise desenvolvido no estudo foi orientado pela teoria social crítica de Marx, entendendo que o método dialético possibilita compreender e analisar a realidade em sua totalidade e dinâmica, na sua singularidade, particularidade e universalidade e não fora dessa realidade contraditória. Os resultados da pesquisa evidenciam o visível atrelamento das decisões estatais às necessidades do mercado mundial e nacional, no entanto, é indubitavelmente que esse período possibilitou o acesso da classe trabalhadora a educação superior em regiões “esquecidas” do país. Dessa forma, faz-se necessário analisar e repensar as formas de expansão e interiorização que se iniciou partir do ano de 2007, contribuindo com mais estudos acerca desse processo no Brasil, haja vista, os reduzidos debates em torno do REUNI diante das interfaces a qual esse programa se apresentou permeado por contradições e possibilidades a educação superior popular.
id UFCG_29f34f02a8ab00a201ca0b3c742c0c1a
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/37386
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Uma análise dos avanços e limites do reuni na particularidade do sertão Paraibano.An analysis of the advances and limits of reunion in the particularity of the Paraíba hinterland.Educação SuperiorPolítica educacionalDemocratizar o ensino superiorHigher EducationEducational policyDemocratize higher educationServiço SocialEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar os limites e avanços do plano de reestruturação e expansão das Universidades Federais-REUNI, na particularidade da Universidade Federal de Campina Grande na cidade de Pombal no sertão paraibano, na percepção dos docentes, gestores (atuais e anteriores) e dos técnicos administrativos do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar-CCTA. Para tanto, contempla três objetivos específicos quais sejam : reflexionar a influência dos organismos internacionais para elaboração e efetivação do Reuni; analisar o processo de interiorização das universidades públicas na particularidade do sertão paraibano; e analisar como o Reuni impacta no tripé de ensino, pesquisa e extensão na realidade do CCTA/Pombal. O estudo empreendido nessa investigação, inicialmente, aborda a implementação das políticas expansionistas universitária pelo o estado a partir dos anos de 1960, quando a política de educação, em particular a educação superior apresentou-se como um mecanismo central à diminuição da pobreza nos países periféricos, repercutindo nas reformas curriculares atreladas as orientações dos organismos internacionais, no qual esse movimento ganhou destaque no século XXI com a chamada democratização do acesso ao ensino superior pelo PROUNI, FIES e o REUNI, o qual é o objeto deste trabalho. Nesse sentindo, o tema surgiu a partir das reflexões empreendidas e vivenciadas no campo de estágio do Serviço Social na área de assistência estudantil, na realidade do campus do CCTA. A pesquisa foi de cunho essencialmente qualitativo e a coleta de dados efetuou-se mediante uma entrevista semiestruturada, na qual, os sujeitos corresponderam a oito prestadores de serviços da instituição de ensino superior. A amostragem deste estudo é de caráter não probabilístico, do tipo intencional, aplicada aos sujeitos participantes. A análise dos dados foi executada por meio da técnica de análise de conteúdo das falas. O método de análise desenvolvido no estudo foi orientado pela teoria social crítica de Marx, entendendo que o método dialético possibilita compreender e analisar a realidade em sua totalidade e dinâmica, na sua singularidade, particularidade e universalidade e não fora dessa realidade contraditória. Os resultados da pesquisa evidenciam o visível atrelamento das decisões estatais às necessidades do mercado mundial e nacional, no entanto, é indubitavelmente que esse período possibilitou o acesso da classe trabalhadora a educação superior em regiões “esquecidas” do país. Dessa forma, faz-se necessário analisar e repensar as formas de expansão e interiorização que se iniciou partir do ano de 2007, contribuindo com mais estudos acerca desse processo no Brasil, haja vista, os reduzidos debates em torno do REUNI diante das interfaces a qual esse programa se apresentou permeado por contradições e possibilidades a educação superior popular.This Course Completion Work has as objective to analyze the limits and advances of the Plan of Restructuring and Expansion of the Federal Universities – REUNI, in the particularity of the Federal University of Campina Grande in the city of Pombal, in the backlands of Paraíba, in the perception of teachers, managers (current and former) and administrative technicians of the Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar-CCTA. In order to do so, it contemplates three specific objectives: to reflect the influence of the international organisms for elaboration and effectiveness of the Meeting; to analyze the process of interiorization of public universities in the particularity of the backlands of Paraíba; and analyze how Reuni impacts on the tripod of teaching, research and extension in reality of the CCTA / Pombal. The study undertaken in this research initially addresses the implementation of university expansionist policies by the state from the 1960s when education policy, in particular higher education has presented as a central mechanism the reduction of poverty in peripheral countries, repercussions on curricular reforms linked to the guidelines of international organizations, in which this movement gained prominence in the XXI century with the so-called democratization of access to higher education by PROUNI, FIES and REUNI, which is the object of this work. In this sense, the theme arose from the reflections undertaken and experienced in the field of Social Service training in the area of student assistance, in reality the CCTA campus. The research was essentially qualitative in nature and the collection of data was done through a semi-structured interview, in which the research subjects corresponded to eight service providers of the higher education institution. Sampling of this study is of a non-probabilistic, character of the intentional type, applied to the subjects involved. The analysis of the data was performed using the technique of content analysis of speech. The method of analysis developed in the study was guided by Marx's critical social theory, understanding that the dialectical method makes it possible to understand and analyze reality in its totality and dynamics, in its singularity, particularity and universality, and not outside this contradictory reality. The results of the research show the visible linkage of state decisions to the needs of the world and national market, however, this period has undoubtedly made it possible for the working class to have access to higher education in "forgotten" regions of the country. Thus, it is necessary to analyze and rethink the forms of expansion and internalization that began from the years of 2007, contributing with more studies about this process in Brazil, in view of the reduced debates about the REUNI in front of the interfaces to which this program was permeated by contradictions and possibilities of popular higher education.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGSOARES, Suamy Rafaely.SOARES, S. R.http://lattes.cnpq.br/6041962694792717COSTA, Cibelly Michalane Oliveira dos Santos.COSTA, C. M. O. S.SANTOS , Mayéwe Elyênia Alves dos.SANTOS , M. E. A.SOUSA, Michelle da Silva.2018-12-132024-08-19T18:52:51Z2024-08-192024-08-19T18:52:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37386SOUSA, Michelle Da Silva. Uma análise dos avanços e limites do reuni na particularidade do sertão Paraibano. 77fl. 2018. - Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37386porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-08-19T18:53:54Zoai:localhost:riufcg/37386Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-08-19T18:53:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise dos avanços e limites do reuni na particularidade do sertão Paraibano.
An analysis of the advances and limits of reunion in the particularity of the Paraíba hinterland.
title Uma análise dos avanços e limites do reuni na particularidade do sertão Paraibano.
spellingShingle Uma análise dos avanços e limites do reuni na particularidade do sertão Paraibano.
SOUSA, Michelle da Silva.
Educação Superior
Política educacional
Democratizar o ensino superior
Higher Education
Educational policy
Democratize higher education
Serviço Social
title_short Uma análise dos avanços e limites do reuni na particularidade do sertão Paraibano.
title_full Uma análise dos avanços e limites do reuni na particularidade do sertão Paraibano.
title_fullStr Uma análise dos avanços e limites do reuni na particularidade do sertão Paraibano.
title_full_unstemmed Uma análise dos avanços e limites do reuni na particularidade do sertão Paraibano.
title_sort Uma análise dos avanços e limites do reuni na particularidade do sertão Paraibano.
author SOUSA, Michelle da Silva.
author_facet SOUSA, Michelle da Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOARES, Suamy Rafaely.
SOARES, S. R.
http://lattes.cnpq.br/6041962694792717
COSTA, Cibelly Michalane Oliveira dos Santos.
COSTA, C. M. O. S.
SANTOS , Mayéwe Elyênia Alves dos.
SANTOS , M. E. A.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Michelle da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Superior
Política educacional
Democratizar o ensino superior
Higher Education
Educational policy
Democratize higher education
Serviço Social
topic Educação Superior
Política educacional
Democratizar o ensino superior
Higher Education
Educational policy
Democratize higher education
Serviço Social
description Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar os limites e avanços do plano de reestruturação e expansão das Universidades Federais-REUNI, na particularidade da Universidade Federal de Campina Grande na cidade de Pombal no sertão paraibano, na percepção dos docentes, gestores (atuais e anteriores) e dos técnicos administrativos do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar-CCTA. Para tanto, contempla três objetivos específicos quais sejam : reflexionar a influência dos organismos internacionais para elaboração e efetivação do Reuni; analisar o processo de interiorização das universidades públicas na particularidade do sertão paraibano; e analisar como o Reuni impacta no tripé de ensino, pesquisa e extensão na realidade do CCTA/Pombal. O estudo empreendido nessa investigação, inicialmente, aborda a implementação das políticas expansionistas universitária pelo o estado a partir dos anos de 1960, quando a política de educação, em particular a educação superior apresentou-se como um mecanismo central à diminuição da pobreza nos países periféricos, repercutindo nas reformas curriculares atreladas as orientações dos organismos internacionais, no qual esse movimento ganhou destaque no século XXI com a chamada democratização do acesso ao ensino superior pelo PROUNI, FIES e o REUNI, o qual é o objeto deste trabalho. Nesse sentindo, o tema surgiu a partir das reflexões empreendidas e vivenciadas no campo de estágio do Serviço Social na área de assistência estudantil, na realidade do campus do CCTA. A pesquisa foi de cunho essencialmente qualitativo e a coleta de dados efetuou-se mediante uma entrevista semiestruturada, na qual, os sujeitos corresponderam a oito prestadores de serviços da instituição de ensino superior. A amostragem deste estudo é de caráter não probabilístico, do tipo intencional, aplicada aos sujeitos participantes. A análise dos dados foi executada por meio da técnica de análise de conteúdo das falas. O método de análise desenvolvido no estudo foi orientado pela teoria social crítica de Marx, entendendo que o método dialético possibilita compreender e analisar a realidade em sua totalidade e dinâmica, na sua singularidade, particularidade e universalidade e não fora dessa realidade contraditória. Os resultados da pesquisa evidenciam o visível atrelamento das decisões estatais às necessidades do mercado mundial e nacional, no entanto, é indubitavelmente que esse período possibilitou o acesso da classe trabalhadora a educação superior em regiões “esquecidas” do país. Dessa forma, faz-se necessário analisar e repensar as formas de expansão e interiorização que se iniciou partir do ano de 2007, contribuindo com mais estudos acerca desse processo no Brasil, haja vista, os reduzidos debates em torno do REUNI diante das interfaces a qual esse programa se apresentou permeado por contradições e possibilidades a educação superior popular.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-13
2024-08-19T18:52:51Z
2024-08-19
2024-08-19T18:52:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37386
SOUSA, Michelle Da Silva. Uma análise dos avanços e limites do reuni na particularidade do sertão Paraibano. 77fl. 2018. - Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37386
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37386
identifier_str_mv SOUSA, Michelle Da Silva. Uma análise dos avanços e limites do reuni na particularidade do sertão Paraibano. 77fl. 2018. - Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37386
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744633695043584