A semiótica e as canções infantis de naldinho braga: uma análise de a história que dormiu aplicável ao ensino fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FRANÇA, Janicleide de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8839
Resumo: As canções infantis, por sua vez, são compostas por melodias e vocabulários simples, e repletas de significações que puxam pelo imaginário infantil e despertam a curiosidade do mundo fantástico. O presente trabalho tem por objetivo analisar a canção A história que dormiu, de autoria de Naldinho Braga, como proposta de leitura aplicável ao Ensino Fundamental II. Seguindo essa direção, compreendemos os conceitos básicos da teoria semiótica; selecionamos e discorremos sobre o corpus de análise; posteriormente, com base nos níveis do Percurso Gerativo da Significação da semiótica greimasiana, propomos uma metodologia de leitura em três momentos: o primeiro; o segundo e o terceiro. Primamos por uma pesquisa bibliográfico-analítica, pois para o seu desenvolvimento foi realizado um levantamento bibliográfico em: livros, revistas, monografias, teses e pesquisas avulsas que se relacionem diretamente com os estudos Semióticos de linha francesa de Greimas, além do estudo da canção infantil, uma vez que, com base nas teorias de base, desenvolvemos uma análise qualitativa da letra de um discurso dessa natureza. O universo de pesquisa constou de doze (12) canções infantis lidas e ouvidas que estão no CD Meu Quintal: Roda Gigante, organizado e produzido por Nara Limeira e Naldinho Braga. Desse universo, selecionamos a canção A história que dormiu inspirada no conto homônimo de Norma Alves. A canção é sobre um Rato que desencadeia uma sequência de ações metafóricas em busca do seu objetivo. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa: fichamentos e resumos, que auxiliaram na melhor compreensão da teoria a ser abordada e na elaboração de sínteses que viriam a ser fundamentais para a elaboração do texto. Na intenção de desenvolvermos uma análise também fizemos um planejamento prévio, cujo vestígio está na sistematização do olhar sobre a letra da música. Além disso, para construir um texto que apresentasse o autor da canção corpus da pesquisa, elaboramos uma entrevista que foi gravada em celular e depois transcrita. As categorias de análise foram: os programas, os percursos e a relação de junção e disjunção dos sujeitos no primeiro nível de leitura; a actorialização, a espacialização, a temporalização, as figuras e os temas no nível intermediário de leitura; e as tensões e valores no terceiro nível de leitura. Tivemos como resultado uma proposta que pode ser aplicada ao Ensino Fundamental, com as adaptações necessárias. Dá análise, constatamos a existência de elementos que caracterizam o universo infantil, a exemplo da ressignificação do personagem rato visto socialmente com sentido pejorativo e que ganha uma identidade positiva na canção, mas também de valores do universo adulto como a quebra de valores que oprimem o sujeito.
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Seguindo essa direção, compreendemos os conceitos básicos da teoria semiótica; selecionamos e discorremos sobre o corpus de análise; posteriormente, com base nos níveis do Percurso Gerativo da Significação da semiótica greimasiana, propomos uma metodologia de leitura em três momentos: o primeiro; o segundo e o terceiro. Primamos por uma pesquisa bibliográfico-analítica, pois para o seu desenvolvimento foi realizado um levantamento bibliográfico em: livros, revistas, monografias, teses e pesquisas avulsas que se relacionem diretamente com os estudos Semióticos de linha francesa de Greimas, além do estudo da canção infantil, uma vez que, com base nas teorias de base, desenvolvemos uma análise qualitativa da letra de um discurso dessa natureza. O universo de pesquisa constou de doze (12) canções infantis lidas e ouvidas que estão no CD Meu Quintal: Roda Gigante, organizado e produzido por Nara Limeira e Naldinho Braga. Desse universo, selecionamos a canção A história que dormiu inspirada no conto homônimo de Norma Alves. A canção é sobre um Rato que desencadeia uma sequência de ações metafóricas em busca do seu objetivo. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa: fichamentos e resumos, que auxiliaram na melhor compreensão da teoria a ser abordada e na elaboração de sínteses que viriam a ser fundamentais para a elaboração do texto. Na intenção de desenvolvermos uma análise também fizemos um planejamento prévio, cujo vestígio está na sistematização do olhar sobre a letra da música. Além disso, para construir um texto que apresentasse o autor da canção corpus da pesquisa, elaboramos uma entrevista que foi gravada em celular e depois transcrita. As categorias de análise foram: os programas, os percursos e a relação de junção e disjunção dos sujeitos no primeiro nível de leitura; a actorialização, a espacialização, a temporalização, as figuras e os temas no nível intermediário de leitura; e as tensões e valores no terceiro nível de leitura. Tivemos como resultado uma proposta que pode ser aplicada ao Ensino Fundamental, com as adaptações necessárias. Dá análise, constatamos a existência de elementos que caracterizam o universo infantil, a exemplo da ressignificação do personagem rato visto socialmente com sentido pejorativo e que ganha uma identidade positiva na canção, mas também de valores do universo adulto como a quebra de valores que oprimem o sujeito.Children's songs are composed by simple melodies and words, full of meaning that appeal to childhood imagination and arouse the curiosity towards the world of fantasy. This paper aims to analyze the song A história que dormiu, by Naldinho Braga, as a valid reading proposal for students aged 12 to 15. Following this directive, we understand the basic concepts of semiotic theory; then, we select and elaborate on the analysis corpus; later, based on the levels of the Meaning Generative Path of greimasian semiotics, we propose a reading methodology in three moments: the first, the second and the third. We opted for a bibliographic-analytic research, as we collected bibliographical data in books, magazines, papers, thesis and independent researches that relate directly to the semiotic studies of Greimas's line of research; moreover, the study of the child's song, since, based on the basic theories, we develop a quantitative analysis of this discourse kind's lyrics. The research universe was composed of twelve (12) child's song read and listened that are on the album entitled Meu Quintal: Roda Gigante, organized and produced by Nara Limeira and Naldinho Braga. From this universe, we selected the song A história que dormiu inspired by the homonym tale by Norma Alves. The song is about a Mouse that causes a series of metaphorical actions in search of its objective. Among the instruments of research, we used annotations and reports, that helped achieve a better understanding of the addressed theory and also on the elaboration of the syntheses that were fundamental to write the text. Aiming to develop an analysis, we also made a previous planning, that can be perceived on the systematization of the view on the song lyrics. Furthermore, to build a text that could present the author of the research's corpus's song, we created an interview that was recorded on a mobile phone and then transcribed. The analysis categories were the programs, the paths and the relation of junction and disjunction of the subjects on the first level of reading; the actorialization, spatialization and temporalization, the figures and themes on the intermediary level of reading; and the tensions and values on the third level of reading. As a result, we achieved a proposal that can be applied to elementary education, with some adaptations. From the analysis, we recognize the existence of elements that characterize the childhood universe, as we can see with the redimensioning of the mouse character, socially seen in a derogatory way but that gains a positive identity on the song, but also of values from the adult universe like the rupture of values that oppress the subject.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.http://lattes.cnpq.br/8646917365525968BRAGA, Elinaldo Menezes.SOUSA, José Wanderley de.FRANÇA, Janicleide de Oliveira2017-03-282019-11-04T22:49:51Z2019-11-042019-11-04T22:49:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8839FRANÇA, Janicleide de Oliveira.A semiótica e as canções infantis de Naldinho Braga: uma análise de a história que dormiu aplicável ao ensino fundamental II. 2017. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-23T13:05:31Zoai:localhost:riufcg/8839Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-23T13:05:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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