A experiência de formação continuada dos docentes do PROEJA em Sumé - PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA, Irineusa Maria.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.ferreira
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24719
Resumo: O presente estudo tem como objetivo investigar a experiência de formação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA), realizado como parte da formação continuada de professores da EJA (Educação de Jovens e Adultos) do ensino fundamental da cidade Sumé-PB. Utiliza-se nesta monografia o referencial teórico de autores como Paulo Freire, Moacir Gadotti, e outros. Adota-se aqui uma metodologia qualitativa com base em entrevistas realizadas com cinco professoras que atuam na referente modalidade e participaram do PROEJA. Na fundamentação teórica, o estudo analisa a formação continuada destes professores discutindo as dificuldades da prática pedagógica em função da dinamização e o distanciamento entre teoria e prática. Diante das entrevistas realizadas com as docentes, que participaram da formação procedem-se análises verificando nas falas das professoras a importância da formação continuada e o que essa experiência forneceu de inovador para suas práticas em sala.
id UFCG_2a7b3ad2fe54fef9f923b11be17891bf
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/24719
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A experiência de formação continuada dos docentes do PROEJA em Sumé - PB.The experience of continuing education of PROEJA teachers in Sumé - PB.Educação de Jovens e AdultosPrática PedagógicaFormação docente continuada - PROEJAYouth and Adult EducationPedagogical PracticeContinuing teacher training - PROEJAO presente estudo tem como objetivo investigar a experiência de formação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA), realizado como parte da formação continuada de professores da EJA (Educação de Jovens e Adultos) do ensino fundamental da cidade Sumé-PB. Utiliza-se nesta monografia o referencial teórico de autores como Paulo Freire, Moacir Gadotti, e outros. Adota-se aqui uma metodologia qualitativa com base em entrevistas realizadas com cinco professoras que atuam na referente modalidade e participaram do PROEJA. Na fundamentação teórica, o estudo analisa a formação continuada destes professores discutindo as dificuldades da prática pedagógica em função da dinamização e o distanciamento entre teoria e prática. Diante das entrevistas realizadas com as docentes, que participaram da formação procedem-se análises verificando nas falas das professoras a importância da formação continuada e o que essa experiência forneceu de inovador para suas práticas em sala.The present study aims to investigate the training experience of the National Program for the Integration of Vocational Education with Basic Education in the modality of Youth and Adults (PROEJA), carried out as part of the continuing training of teachers from the EJA (Youth and Adult Education) of the city Sume-PB. The theoretical reference of authors such as Paulo Freire, Moacir Gadotti, and others is used in this monograph. A qualitative methodology is adopted here based on interviews with five teachers who work in the referential modality and participated in PROEJA. In the theoretical basis, the study analyzes the continuous formation of these teachers discussing the difficulties of pedagogic practice due to the dynamization and the distance between theory and practice. Agaisnt the interviews with the teachers, who participated in the training, analyzes are carried out verifying in the teachers' statements the importance of continuing education and what this experience has provided as an innovator for their classroom practices.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGLADOSKY, Mario Henrique Guedes.LADOSKY, M. H. G.http://lattes.cnpq.br/7412174016769913LIMA, Norma Maria de Oliveira.LIMA, N. M. O.ABREU, Amanda Kelle Fernandes de.ABREU, A. K. F.FERREIRA, Irineusa Maria.2017-09-282022-04-22T14:14:56Z2022-04-222022-04-22T14:14:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.ferreirahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24719FERREIRA, Irineusa Maria. A experiência de formação Continuada dos Docentes do PROEJA em Sumé - PB. 2017. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24719porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-12T18:14:02Zoai:localhost:riufcg/24719Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-12T18:14:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A experiência de formação continuada dos docentes do PROEJA em Sumé - PB.
The experience of continuing education of PROEJA teachers in Sumé - PB.
title A experiência de formação continuada dos docentes do PROEJA em Sumé - PB.
spellingShingle A experiência de formação continuada dos docentes do PROEJA em Sumé - PB.
FERREIRA, Irineusa Maria.
Educação de Jovens e Adultos
Prática Pedagógica
Formação docente continuada - PROEJA
Youth and Adult Education
Pedagogical Practice
Continuing teacher training - PROEJA
title_short A experiência de formação continuada dos docentes do PROEJA em Sumé - PB.
title_full A experiência de formação continuada dos docentes do PROEJA em Sumé - PB.
title_fullStr A experiência de formação continuada dos docentes do PROEJA em Sumé - PB.
title_full_unstemmed A experiência de formação continuada dos docentes do PROEJA em Sumé - PB.
title_sort A experiência de formação continuada dos docentes do PROEJA em Sumé - PB.
author FERREIRA, Irineusa Maria.
author_facet FERREIRA, Irineusa Maria.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LADOSKY, Mario Henrique Guedes.
LADOSKY, M. H. G.
http://lattes.cnpq.br/7412174016769913
LIMA, Norma Maria de Oliveira.
LIMA, N. M. O.
ABREU, Amanda Kelle Fernandes de.
ABREU, A. K. F.
dc.contributor.author.fl_str_mv FERREIRA, Irineusa Maria.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos
Prática Pedagógica
Formação docente continuada - PROEJA
Youth and Adult Education
Pedagogical Practice
Continuing teacher training - PROEJA
topic Educação de Jovens e Adultos
Prática Pedagógica
Formação docente continuada - PROEJA
Youth and Adult Education
Pedagogical Practice
Continuing teacher training - PROEJA
description O presente estudo tem como objetivo investigar a experiência de formação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA), realizado como parte da formação continuada de professores da EJA (Educação de Jovens e Adultos) do ensino fundamental da cidade Sumé-PB. Utiliza-se nesta monografia o referencial teórico de autores como Paulo Freire, Moacir Gadotti, e outros. Adota-se aqui uma metodologia qualitativa com base em entrevistas realizadas com cinco professoras que atuam na referente modalidade e participaram do PROEJA. Na fundamentação teórica, o estudo analisa a formação continuada destes professores discutindo as dificuldades da prática pedagógica em função da dinamização e o distanciamento entre teoria e prática. Diante das entrevistas realizadas com as docentes, que participaram da formação procedem-se análises verificando nas falas das professoras a importância da formação continuada e o que essa experiência forneceu de inovador para suas práticas em sala.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-28
2022-04-22T14:14:56Z
2022-04-22
2022-04-22T14:14:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.ferreira
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24719
FERREIRA, Irineusa Maria. A experiência de formação Continuada dos Docentes do PROEJA em Sumé - PB. 2017. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24719
url https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.ferreira
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24719
identifier_str_mv FERREIRA, Irineusa Maria. A experiência de formação Continuada dos Docentes do PROEJA em Sumé - PB. 2017. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744535960420352