A experiência de formação continuada dos docentes do PROEJA em Sumé - PB.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.ferreira http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24719 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo investigar a experiência de formação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA), realizado como parte da formação continuada de professores da EJA (Educação de Jovens e Adultos) do ensino fundamental da cidade Sumé-PB. Utiliza-se nesta monografia o referencial teórico de autores como Paulo Freire, Moacir Gadotti, e outros. Adota-se aqui uma metodologia qualitativa com base em entrevistas realizadas com cinco professoras que atuam na referente modalidade e participaram do PROEJA. Na fundamentação teórica, o estudo analisa a formação continuada destes professores discutindo as dificuldades da prática pedagógica em função da dinamização e o distanciamento entre teoria e prática. Diante das entrevistas realizadas com as docentes, que participaram da formação procedem-se análises verificando nas falas das professoras a importância da formação continuada e o que essa experiência forneceu de inovador para suas práticas em sala. |
id |
UFCG_2a7b3ad2fe54fef9f923b11be17891bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/24719 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A experiência de formação continuada dos docentes do PROEJA em Sumé - PB.The experience of continuing education of PROEJA teachers in Sumé - PB.Educação de Jovens e AdultosPrática PedagógicaFormação docente continuada - PROEJAYouth and Adult EducationPedagogical PracticeContinuing teacher training - PROEJAO presente estudo tem como objetivo investigar a experiência de formação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA), realizado como parte da formação continuada de professores da EJA (Educação de Jovens e Adultos) do ensino fundamental da cidade Sumé-PB. Utiliza-se nesta monografia o referencial teórico de autores como Paulo Freire, Moacir Gadotti, e outros. Adota-se aqui uma metodologia qualitativa com base em entrevistas realizadas com cinco professoras que atuam na referente modalidade e participaram do PROEJA. Na fundamentação teórica, o estudo analisa a formação continuada destes professores discutindo as dificuldades da prática pedagógica em função da dinamização e o distanciamento entre teoria e prática. Diante das entrevistas realizadas com as docentes, que participaram da formação procedem-se análises verificando nas falas das professoras a importância da formação continuada e o que essa experiência forneceu de inovador para suas práticas em sala.The present study aims to investigate the training experience of the National Program for the Integration of Vocational Education with Basic Education in the modality of Youth and Adults (PROEJA), carried out as part of the continuing training of teachers from the EJA (Youth and Adult Education) of the city Sume-PB. The theoretical reference of authors such as Paulo Freire, Moacir Gadotti, and others is used in this monograph. A qualitative methodology is adopted here based on interviews with five teachers who work in the referential modality and participated in PROEJA. In the theoretical basis, the study analyzes the continuous formation of these teachers discussing the difficulties of pedagogic practice due to the dynamization and the distance between theory and practice. Agaisnt the interviews with the teachers, who participated in the training, analyzes are carried out verifying in the teachers' statements the importance of continuing education and what this experience has provided as an innovator for their classroom practices.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGLADOSKY, Mario Henrique Guedes.LADOSKY, M. H. G.http://lattes.cnpq.br/7412174016769913LIMA, Norma Maria de Oliveira.LIMA, N. M. O.ABREU, Amanda Kelle Fernandes de.ABREU, A. K. F.FERREIRA, Irineusa Maria.2017-09-282022-04-22T14:14:56Z2022-04-222022-04-22T14:14:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.ferreirahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24719FERREIRA, Irineusa Maria. A experiência de formação Continuada dos Docentes do PROEJA em Sumé - PB. 2017. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24719porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-12T18:14:02Zoai:localhost:riufcg/24719Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-12T18:14:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A experiência de formação continuada dos docentes do PROEJA em Sumé - PB. The experience of continuing education of PROEJA teachers in Sumé - PB. |
title |
A experiência de formação continuada dos docentes do PROEJA em Sumé - PB. |
spellingShingle |
A experiência de formação continuada dos docentes do PROEJA em Sumé - PB. FERREIRA, Irineusa Maria. Educação de Jovens e Adultos Prática Pedagógica Formação docente continuada - PROEJA Youth and Adult Education Pedagogical Practice Continuing teacher training - PROEJA |
title_short |
A experiência de formação continuada dos docentes do PROEJA em Sumé - PB. |
title_full |
A experiência de formação continuada dos docentes do PROEJA em Sumé - PB. |
title_fullStr |
A experiência de formação continuada dos docentes do PROEJA em Sumé - PB. |
title_full_unstemmed |
A experiência de formação continuada dos docentes do PROEJA em Sumé - PB. |
title_sort |
A experiência de formação continuada dos docentes do PROEJA em Sumé - PB. |
author |
FERREIRA, Irineusa Maria. |
author_facet |
FERREIRA, Irineusa Maria. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LADOSKY, Mario Henrique Guedes. LADOSKY, M. H. G. http://lattes.cnpq.br/7412174016769913 LIMA, Norma Maria de Oliveira. LIMA, N. M. O. ABREU, Amanda Kelle Fernandes de. ABREU, A. K. F. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FERREIRA, Irineusa Maria. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos Prática Pedagógica Formação docente continuada - PROEJA Youth and Adult Education Pedagogical Practice Continuing teacher training - PROEJA |
topic |
Educação de Jovens e Adultos Prática Pedagógica Formação docente continuada - PROEJA Youth and Adult Education Pedagogical Practice Continuing teacher training - PROEJA |
description |
O presente estudo tem como objetivo investigar a experiência de formação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA), realizado como parte da formação continuada de professores da EJA (Educação de Jovens e Adultos) do ensino fundamental da cidade Sumé-PB. Utiliza-se nesta monografia o referencial teórico de autores como Paulo Freire, Moacir Gadotti, e outros. Adota-se aqui uma metodologia qualitativa com base em entrevistas realizadas com cinco professoras que atuam na referente modalidade e participaram do PROEJA. Na fundamentação teórica, o estudo analisa a formação continuada destes professores discutindo as dificuldades da prática pedagógica em função da dinamização e o distanciamento entre teoria e prática. Diante das entrevistas realizadas com as docentes, que participaram da formação procedem-se análises verificando nas falas das professoras a importância da formação continuada e o que essa experiência forneceu de inovador para suas práticas em sala. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-28 2022-04-22T14:14:56Z 2022-04-22 2022-04-22T14:14:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.ferreira http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24719 FERREIRA, Irineusa Maria. A experiência de formação Continuada dos Docentes do PROEJA em Sumé - PB. 2017. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24719 |
url |
https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.ferreira http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24719 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Irineusa Maria. A experiência de formação Continuada dos Docentes do PROEJA em Sumé - PB. 2017. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24719 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744535960420352 |