Concepção de educação socioambiental na Escola E.E.F.M Joaquim Aires Caluete no Município de Parari - PB, a partir do olhar dos professores e dos alunos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAVALCANTE, Maria Madalena Ferreira.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22710
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar como vem ocorrendo a educação socioambiental no município de Parari-PB e discutir como a educação socioambiental vem contribuindo para a formação dos sujeitos em sociedade. Tomaremos como motivação para a discussão deste tema, nosso envolvimento com a temática a partir de nossa formação no curso de Licenciatura em geografia, quando das discussões em sala de aula, observações e reflexões percebíamos o quanto a educação socioambiental é essencial para a formação dos sujeitos em sociedade. O lócus de nossa pesquisa foi uma escola pública da rede estadual situada na cidade de Parari-PB, os sujeitos investigados foram: um professor e os alunos do Ensino médio. O nosso estudo caracteriza-se como qualitativo e focado na pesquisa ação. Fizemos uso de estudos teóricos realizados por autores. Os dados coletados e analisados nos revelam que a Educação Socioambiental pode e deve ser utilizada como uma ferramenta pedagógica transformadora, pois é um instrumento fundamental na formação de sujeitos reflexivos e conscientes, o que implica diretamente nos comportamentos dos mesmos, tornando-os multiplicadores de boas práticas socioambientais.
id UFCG_2b79f111bb531e476755854b36e1fc96
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/22710
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Concepção de educação socioambiental na Escola E.E.F.M Joaquim Aires Caluete no Município de Parari - PB, a partir do olhar dos professores e dos alunos.Socioenvironmental education concept in elementary school Joaquim Aires Caluete the municipality of Parari-Paraíba - Brazil, through a teacher and students viewpointEnsino de GeografiaEducação socioambientalEducação ambientalEscola Joaquim aires Caluete - Parari - PBProfessores de GeografiaConcepção de professores - educação ambientalConcepção de alunos - educação ambientalTeaching geographySocial and environmental educationEnvironmental educationJoaquim aires Caluete School - Parari - PBGeography TeachersTeacher conception - environmental educationStudent conception - environmental educationGeografiaO presente artigo tem como objetivo analisar como vem ocorrendo a educação socioambiental no município de Parari-PB e discutir como a educação socioambiental vem contribuindo para a formação dos sujeitos em sociedade. Tomaremos como motivação para a discussão deste tema, nosso envolvimento com a temática a partir de nossa formação no curso de Licenciatura em geografia, quando das discussões em sala de aula, observações e reflexões percebíamos o quanto a educação socioambiental é essencial para a formação dos sujeitos em sociedade. O lócus de nossa pesquisa foi uma escola pública da rede estadual situada na cidade de Parari-PB, os sujeitos investigados foram: um professor e os alunos do Ensino médio. O nosso estudo caracteriza-se como qualitativo e focado na pesquisa ação. Fizemos uso de estudos teóricos realizados por autores. Os dados coletados e analisados nos revelam que a Educação Socioambiental pode e deve ser utilizada como uma ferramenta pedagógica transformadora, pois é um instrumento fundamental na formação de sujeitos reflexivos e conscientes, o que implica diretamente nos comportamentos dos mesmos, tornando-os multiplicadores de boas práticas socioambientais.This paper aims to analyze the way Social and Environmental Education in the municipality of Parari - PB has been occurring as well as to discuss how the Social and Environmental Education has been contributing to individuals' qualification to live in society. We took as motivation to this discussion first our involvement with the thematic which stemMed from our qualification in Geography graduation course, starting from the discussions, reflections and observations we had in class, which made us realize the extent to which Social and Environmental Education is essential to the qualification of individuals in our society. The locus of our research was a public school in Parari - Paraiba - Brazil, from where we investigated a teacher and his students from High School. Our research is classified as a research-action, qualitative study. We drew on theoretical researches performed by some researchers. We came to the conclusion that Social and Environmental Education must be used as a transforming pedagogic tool, for it is an essential instrument to form reflective and conscious subjects, which directly implies in their behavior, making them multipliers of good Social and Environmental practices.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGAZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.AZEVEDO, S. L. M.http://lattes.cnpq.br/3664258994348544SILVA, Silvio César Lopes da.SILVA, S. C. L.DINIZ, Lincoln da Silva.DINIZ, L. S.CAVALCANTE, Maria Madalena Ferreira.2018-12-142021-12-21T20:36:58Z2021-12-212021-12-21T20:36:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22710CAVALCANTE, Maria Madalena Ferreira. Concepção de educação socioambiental na Escola E.E.F.M Joaquim Aires Caluete no Município de Parari - PB, a partir do olhar dos professores e dos alunos. 2018. 24f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22710porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-12-21T20:37:32Zoai:localhost:riufcg/22710Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-12-21T20:37:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepção de educação socioambiental na Escola E.E.F.M Joaquim Aires Caluete no Município de Parari - PB, a partir do olhar dos professores e dos alunos.
Socioenvironmental education concept in elementary school Joaquim Aires Caluete the municipality of Parari-Paraíba - Brazil, through a teacher and students viewpoint
title Concepção de educação socioambiental na Escola E.E.F.M Joaquim Aires Caluete no Município de Parari - PB, a partir do olhar dos professores e dos alunos.
spellingShingle Concepção de educação socioambiental na Escola E.E.F.M Joaquim Aires Caluete no Município de Parari - PB, a partir do olhar dos professores e dos alunos.
CAVALCANTE, Maria Madalena Ferreira.
Ensino de Geografia
Educação socioambiental
Educação ambiental
Escola Joaquim aires Caluete - Parari - PB
Professores de Geografia
Concepção de professores - educação ambiental
Concepção de alunos - educação ambiental
Teaching geography
Social and environmental education
Environmental education
Joaquim aires Caluete School - Parari - PB
Geography Teachers
Teacher conception - environmental education
Student conception - environmental education
Geografia
title_short Concepção de educação socioambiental na Escola E.E.F.M Joaquim Aires Caluete no Município de Parari - PB, a partir do olhar dos professores e dos alunos.
title_full Concepção de educação socioambiental na Escola E.E.F.M Joaquim Aires Caluete no Município de Parari - PB, a partir do olhar dos professores e dos alunos.
title_fullStr Concepção de educação socioambiental na Escola E.E.F.M Joaquim Aires Caluete no Município de Parari - PB, a partir do olhar dos professores e dos alunos.
title_full_unstemmed Concepção de educação socioambiental na Escola E.E.F.M Joaquim Aires Caluete no Município de Parari - PB, a partir do olhar dos professores e dos alunos.
title_sort Concepção de educação socioambiental na Escola E.E.F.M Joaquim Aires Caluete no Município de Parari - PB, a partir do olhar dos professores e dos alunos.
author CAVALCANTE, Maria Madalena Ferreira.
author_facet CAVALCANTE, Maria Madalena Ferreira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
AZEVEDO, S. L. M.
http://lattes.cnpq.br/3664258994348544
SILVA, Silvio César Lopes da.
SILVA, S. C. L.
DINIZ, Lincoln da Silva.
DINIZ, L. S.
dc.contributor.author.fl_str_mv CAVALCANTE, Maria Madalena Ferreira.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Educação socioambiental
Educação ambiental
Escola Joaquim aires Caluete - Parari - PB
Professores de Geografia
Concepção de professores - educação ambiental
Concepção de alunos - educação ambiental
Teaching geography
Social and environmental education
Environmental education
Joaquim aires Caluete School - Parari - PB
Geography Teachers
Teacher conception - environmental education
Student conception - environmental education
Geografia
topic Ensino de Geografia
Educação socioambiental
Educação ambiental
Escola Joaquim aires Caluete - Parari - PB
Professores de Geografia
Concepção de professores - educação ambiental
Concepção de alunos - educação ambiental
Teaching geography
Social and environmental education
Environmental education
Joaquim aires Caluete School - Parari - PB
Geography Teachers
Teacher conception - environmental education
Student conception - environmental education
Geografia
description O presente artigo tem como objetivo analisar como vem ocorrendo a educação socioambiental no município de Parari-PB e discutir como a educação socioambiental vem contribuindo para a formação dos sujeitos em sociedade. Tomaremos como motivação para a discussão deste tema, nosso envolvimento com a temática a partir de nossa formação no curso de Licenciatura em geografia, quando das discussões em sala de aula, observações e reflexões percebíamos o quanto a educação socioambiental é essencial para a formação dos sujeitos em sociedade. O lócus de nossa pesquisa foi uma escola pública da rede estadual situada na cidade de Parari-PB, os sujeitos investigados foram: um professor e os alunos do Ensino médio. O nosso estudo caracteriza-se como qualitativo e focado na pesquisa ação. Fizemos uso de estudos teóricos realizados por autores. Os dados coletados e analisados nos revelam que a Educação Socioambiental pode e deve ser utilizada como uma ferramenta pedagógica transformadora, pois é um instrumento fundamental na formação de sujeitos reflexivos e conscientes, o que implica diretamente nos comportamentos dos mesmos, tornando-os multiplicadores de boas práticas socioambientais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-14
2021-12-21T20:36:58Z
2021-12-21
2021-12-21T20:36:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22710
CAVALCANTE, Maria Madalena Ferreira. Concepção de educação socioambiental na Escola E.E.F.M Joaquim Aires Caluete no Município de Parari - PB, a partir do olhar dos professores e dos alunos. 2018. 24f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22710
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22710
identifier_str_mv CAVALCANTE, Maria Madalena Ferreira. Concepção de educação socioambiental na Escola E.E.F.M Joaquim Aires Caluete no Município de Parari - PB, a partir do olhar dos professores e dos alunos. 2018. 24f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744519812349952