Concepção de educação socioambiental na Escola E.E.F.M Joaquim Aires Caluete no Município de Parari - PB, a partir do olhar dos professores e dos alunos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22710 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo analisar como vem ocorrendo a educação socioambiental no município de Parari-PB e discutir como a educação socioambiental vem contribuindo para a formação dos sujeitos em sociedade. Tomaremos como motivação para a discussão deste tema, nosso envolvimento com a temática a partir de nossa formação no curso de Licenciatura em geografia, quando das discussões em sala de aula, observações e reflexões percebíamos o quanto a educação socioambiental é essencial para a formação dos sujeitos em sociedade. O lócus de nossa pesquisa foi uma escola pública da rede estadual situada na cidade de Parari-PB, os sujeitos investigados foram: um professor e os alunos do Ensino médio. O nosso estudo caracteriza-se como qualitativo e focado na pesquisa ação. Fizemos uso de estudos teóricos realizados por autores. Os dados coletados e analisados nos revelam que a Educação Socioambiental pode e deve ser utilizada como uma ferramenta pedagógica transformadora, pois é um instrumento fundamental na formação de sujeitos reflexivos e conscientes, o que implica diretamente nos comportamentos dos mesmos, tornando-os multiplicadores de boas práticas socioambientais. |
id |
UFCG_2b79f111bb531e476755854b36e1fc96 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/22710 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Concepção de educação socioambiental na Escola E.E.F.M Joaquim Aires Caluete no Município de Parari - PB, a partir do olhar dos professores e dos alunos.Socioenvironmental education concept in elementary school Joaquim Aires Caluete the municipality of Parari-Paraíba - Brazil, through a teacher and students viewpointEnsino de GeografiaEducação socioambientalEducação ambientalEscola Joaquim aires Caluete - Parari - PBProfessores de GeografiaConcepção de professores - educação ambientalConcepção de alunos - educação ambientalTeaching geographySocial and environmental educationEnvironmental educationJoaquim aires Caluete School - Parari - PBGeography TeachersTeacher conception - environmental educationStudent conception - environmental educationGeografiaO presente artigo tem como objetivo analisar como vem ocorrendo a educação socioambiental no município de Parari-PB e discutir como a educação socioambiental vem contribuindo para a formação dos sujeitos em sociedade. Tomaremos como motivação para a discussão deste tema, nosso envolvimento com a temática a partir de nossa formação no curso de Licenciatura em geografia, quando das discussões em sala de aula, observações e reflexões percebíamos o quanto a educação socioambiental é essencial para a formação dos sujeitos em sociedade. O lócus de nossa pesquisa foi uma escola pública da rede estadual situada na cidade de Parari-PB, os sujeitos investigados foram: um professor e os alunos do Ensino médio. O nosso estudo caracteriza-se como qualitativo e focado na pesquisa ação. Fizemos uso de estudos teóricos realizados por autores. Os dados coletados e analisados nos revelam que a Educação Socioambiental pode e deve ser utilizada como uma ferramenta pedagógica transformadora, pois é um instrumento fundamental na formação de sujeitos reflexivos e conscientes, o que implica diretamente nos comportamentos dos mesmos, tornando-os multiplicadores de boas práticas socioambientais.This paper aims to analyze the way Social and Environmental Education in the municipality of Parari - PB has been occurring as well as to discuss how the Social and Environmental Education has been contributing to individuals' qualification to live in society. We took as motivation to this discussion first our involvement with the thematic which stemMed from our qualification in Geography graduation course, starting from the discussions, reflections and observations we had in class, which made us realize the extent to which Social and Environmental Education is essential to the qualification of individuals in our society. The locus of our research was a public school in Parari - Paraiba - Brazil, from where we investigated a teacher and his students from High School. Our research is classified as a research-action, qualitative study. We drew on theoretical researches performed by some researchers. We came to the conclusion that Social and Environmental Education must be used as a transforming pedagogic tool, for it is an essential instrument to form reflective and conscious subjects, which directly implies in their behavior, making them multipliers of good Social and Environmental practices.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGAZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.AZEVEDO, S. L. M.http://lattes.cnpq.br/3664258994348544SILVA, Silvio César Lopes da.SILVA, S. C. L.DINIZ, Lincoln da Silva.DINIZ, L. S.CAVALCANTE, Maria Madalena Ferreira.2018-12-142021-12-21T20:36:58Z2021-12-212021-12-21T20:36:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22710CAVALCANTE, Maria Madalena Ferreira. Concepção de educação socioambiental na Escola E.E.F.M Joaquim Aires Caluete no Município de Parari - PB, a partir do olhar dos professores e dos alunos. 2018. 24f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22710porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-12-21T20:37:32Zoai:localhost:riufcg/22710Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-12-21T20:37:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepção de educação socioambiental na Escola E.E.F.M Joaquim Aires Caluete no Município de Parari - PB, a partir do olhar dos professores e dos alunos. Socioenvironmental education concept in elementary school Joaquim Aires Caluete the municipality of Parari-Paraíba - Brazil, through a teacher and students viewpoint |
title |
Concepção de educação socioambiental na Escola E.E.F.M Joaquim Aires Caluete no Município de Parari - PB, a partir do olhar dos professores e dos alunos. |
spellingShingle |
Concepção de educação socioambiental na Escola E.E.F.M Joaquim Aires Caluete no Município de Parari - PB, a partir do olhar dos professores e dos alunos. CAVALCANTE, Maria Madalena Ferreira. Ensino de Geografia Educação socioambiental Educação ambiental Escola Joaquim aires Caluete - Parari - PB Professores de Geografia Concepção de professores - educação ambiental Concepção de alunos - educação ambiental Teaching geography Social and environmental education Environmental education Joaquim aires Caluete School - Parari - PB Geography Teachers Teacher conception - environmental education Student conception - environmental education Geografia |
title_short |
Concepção de educação socioambiental na Escola E.E.F.M Joaquim Aires Caluete no Município de Parari - PB, a partir do olhar dos professores e dos alunos. |
title_full |
Concepção de educação socioambiental na Escola E.E.F.M Joaquim Aires Caluete no Município de Parari - PB, a partir do olhar dos professores e dos alunos. |
title_fullStr |
Concepção de educação socioambiental na Escola E.E.F.M Joaquim Aires Caluete no Município de Parari - PB, a partir do olhar dos professores e dos alunos. |
title_full_unstemmed |
Concepção de educação socioambiental na Escola E.E.F.M Joaquim Aires Caluete no Município de Parari - PB, a partir do olhar dos professores e dos alunos. |
title_sort |
Concepção de educação socioambiental na Escola E.E.F.M Joaquim Aires Caluete no Município de Parari - PB, a partir do olhar dos professores e dos alunos. |
author |
CAVALCANTE, Maria Madalena Ferreira. |
author_facet |
CAVALCANTE, Maria Madalena Ferreira. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de. AZEVEDO, S. L. M. http://lattes.cnpq.br/3664258994348544 SILVA, Silvio César Lopes da. SILVA, S. C. L. DINIZ, Lincoln da Silva. DINIZ, L. S. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CAVALCANTE, Maria Madalena Ferreira. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Educação socioambiental Educação ambiental Escola Joaquim aires Caluete - Parari - PB Professores de Geografia Concepção de professores - educação ambiental Concepção de alunos - educação ambiental Teaching geography Social and environmental education Environmental education Joaquim aires Caluete School - Parari - PB Geography Teachers Teacher conception - environmental education Student conception - environmental education Geografia |
topic |
Ensino de Geografia Educação socioambiental Educação ambiental Escola Joaquim aires Caluete - Parari - PB Professores de Geografia Concepção de professores - educação ambiental Concepção de alunos - educação ambiental Teaching geography Social and environmental education Environmental education Joaquim aires Caluete School - Parari - PB Geography Teachers Teacher conception - environmental education Student conception - environmental education Geografia |
description |
O presente artigo tem como objetivo analisar como vem ocorrendo a educação socioambiental no município de Parari-PB e discutir como a educação socioambiental vem contribuindo para a formação dos sujeitos em sociedade. Tomaremos como motivação para a discussão deste tema, nosso envolvimento com a temática a partir de nossa formação no curso de Licenciatura em geografia, quando das discussões em sala de aula, observações e reflexões percebíamos o quanto a educação socioambiental é essencial para a formação dos sujeitos em sociedade. O lócus de nossa pesquisa foi uma escola pública da rede estadual situada na cidade de Parari-PB, os sujeitos investigados foram: um professor e os alunos do Ensino médio. O nosso estudo caracteriza-se como qualitativo e focado na pesquisa ação. Fizemos uso de estudos teóricos realizados por autores. Os dados coletados e analisados nos revelam que a Educação Socioambiental pode e deve ser utilizada como uma ferramenta pedagógica transformadora, pois é um instrumento fundamental na formação de sujeitos reflexivos e conscientes, o que implica diretamente nos comportamentos dos mesmos, tornando-os multiplicadores de boas práticas socioambientais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-14 2021-12-21T20:36:58Z 2021-12-21 2021-12-21T20:36:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22710 CAVALCANTE, Maria Madalena Ferreira. Concepção de educação socioambiental na Escola E.E.F.M Joaquim Aires Caluete no Município de Parari - PB, a partir do olhar dos professores e dos alunos. 2018. 24f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22710 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22710 |
identifier_str_mv |
CAVALCANTE, Maria Madalena Ferreira. Concepção de educação socioambiental na Escola E.E.F.M Joaquim Aires Caluete no Município de Parari - PB, a partir do olhar dos professores e dos alunos. 2018. 24f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22710 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744519812349952 |