Estudo da categoria do magistério no estado da Paraíba expresso nos censos do MEC/INEP (1991-2006).
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34630 |
Resumo: | A pesquisa consiste em realizar levantamento estatístico das informações sobre número, qualificação e nível de atuação de docentes em atuação na Educação Básica na Paraíba e traçar análises comparativas destas performances do campo com os dados Brasil e Nordeste. As fontes pesquisadas consistem nas planilhas disponibilizadas no site do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP) - os Censos do Magistério 1991~2006, cujos dados têm servido de fontes oficiais para a discussão e elaboração de políticas na área de formação de professores a partir dos anos noventa. A pesquisa se pauta em dois objetivos: 1)um reconhecimento quantitativo e qualitativo do quadro docente no estado da Paraíba nas duas últimas décadas e a possibilidade de discussão das metas estabelecidas na área e 2) a proposição de uma discussão, entre estudiosos da História e Educação, acerca da importância do entendimento de informações estatísticas enquanto uma forma de linguagem que deve estar aberta para reinterpretações. Para tanto, se propõe também ao estudo da trajetória do próprio órgão governamental (o INEP), da estatística como uma ferramenta cujos resultados se apresentam como cientificamente estabelecidos e irrefutáveis e de uma análise de propostas de formação e qualificação do magistério à luz dos dados dos Censos. Os resultados obtidos têm evidenciado que nas últimas duas décadas a categoria do magistério avançou bastante, em termos de qualificação e expansão numérica, mas mesmo com assim, quando confrontados com outros índices (SAEB, ENEM, PISA), tais resultados não têm refletido uma melhoria da qualidade do ensino. Além disso, percebemos que não existe uma regularidade na qualidade do envio dos dados enviados pelo estado ao INEP. |
id |
UFCG_2c222a57e31bb0efc6f014b7f71c22ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/34630 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Estudo da categoria do magistério no estado da Paraíba expresso nos censos do MEC/INEP (1991-2006).Study of the teaching category in the state of Paraíba expressed in the MEC/INEP censuses (1991-2006).Magistério - categoria - ParaíbaParaíba - MagistérioCategoria do Magistério na ParaíbaProfessores da educação básica - ParaíbaLevantamento estatístico - magistério na ParaíbaDocentes da Paraíba - levantamentoCensos do MEC/INEP - ParaíbaCenso educacional - INEP - ParaíbaInstituto Nacional de Pesquisas Educacionais - INEPTeaching - category - ParaíbaParaíba - TeachingTeaching Category in ParaíbaBasic education teachers - ParaíbaStatistical survey - teaching in ParaíbaTeachers from Paraíba - surveyMEC/INEP Census - ParaíbaEducational census - INEP - ParaíbaNational Institute for Educational Research - INEPHistória.Educação.A pesquisa consiste em realizar levantamento estatístico das informações sobre número, qualificação e nível de atuação de docentes em atuação na Educação Básica na Paraíba e traçar análises comparativas destas performances do campo com os dados Brasil e Nordeste. As fontes pesquisadas consistem nas planilhas disponibilizadas no site do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP) - os Censos do Magistério 1991~2006, cujos dados têm servido de fontes oficiais para a discussão e elaboração de políticas na área de formação de professores a partir dos anos noventa. A pesquisa se pauta em dois objetivos: 1)um reconhecimento quantitativo e qualitativo do quadro docente no estado da Paraíba nas duas últimas décadas e a possibilidade de discussão das metas estabelecidas na área e 2) a proposição de uma discussão, entre estudiosos da História e Educação, acerca da importância do entendimento de informações estatísticas enquanto uma forma de linguagem que deve estar aberta para reinterpretações. Para tanto, se propõe também ao estudo da trajetória do próprio órgão governamental (o INEP), da estatística como uma ferramenta cujos resultados se apresentam como cientificamente estabelecidos e irrefutáveis e de uma análise de propostas de formação e qualificação do magistério à luz dos dados dos Censos. Os resultados obtidos têm evidenciado que nas últimas duas décadas a categoria do magistério avançou bastante, em termos de qualificação e expansão numérica, mas mesmo com assim, quando confrontados com outros índices (SAEB, ENEM, PISA), tais resultados não têm refletido uma melhoria da qualidade do ensino. Além disso, percebemos que não existe uma regularidade na qualidade do envio dos dados enviados pelo estado ao INEP.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20092024-02-20T18:30:24Z2024-02-202024-02-20T18:30:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34630TERUYA, Marisa Tayra. Estudo da categoria do magistério no estado da Paraíba expresso nos censos do MEC/INEP (1991-2006). In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 19 - História Serial e Séries Estatísticas. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-13. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34630porTERUYA, Marisa Tayra.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-02-20T18:30:47Zoai:localhost:riufcg/34630Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-02-20T18:30:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo da categoria do magistério no estado da Paraíba expresso nos censos do MEC/INEP (1991-2006). Study of the teaching category in the state of Paraíba expressed in the MEC/INEP censuses (1991-2006). |
title |
Estudo da categoria do magistério no estado da Paraíba expresso nos censos do MEC/INEP (1991-2006). |
spellingShingle |
Estudo da categoria do magistério no estado da Paraíba expresso nos censos do MEC/INEP (1991-2006). TERUYA, Marisa Tayra. Magistério - categoria - Paraíba Paraíba - Magistério Categoria do Magistério na Paraíba Professores da educação básica - Paraíba Levantamento estatístico - magistério na Paraíba Docentes da Paraíba - levantamento Censos do MEC/INEP - Paraíba Censo educacional - INEP - Paraíba Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais - INEP Teaching - category - Paraíba Paraíba - Teaching Teaching Category in Paraíba Basic education teachers - Paraíba Statistical survey - teaching in Paraíba Teachers from Paraíba - survey MEC/INEP Census - Paraíba Educational census - INEP - Paraíba National Institute for Educational Research - INEP História. Educação. |
title_short |
Estudo da categoria do magistério no estado da Paraíba expresso nos censos do MEC/INEP (1991-2006). |
title_full |
Estudo da categoria do magistério no estado da Paraíba expresso nos censos do MEC/INEP (1991-2006). |
title_fullStr |
Estudo da categoria do magistério no estado da Paraíba expresso nos censos do MEC/INEP (1991-2006). |
title_full_unstemmed |
Estudo da categoria do magistério no estado da Paraíba expresso nos censos do MEC/INEP (1991-2006). |
title_sort |
Estudo da categoria do magistério no estado da Paraíba expresso nos censos do MEC/INEP (1991-2006). |
author |
TERUYA, Marisa Tayra. |
author_facet |
TERUYA, Marisa Tayra. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
TERUYA, Marisa Tayra. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Magistério - categoria - Paraíba Paraíba - Magistério Categoria do Magistério na Paraíba Professores da educação básica - Paraíba Levantamento estatístico - magistério na Paraíba Docentes da Paraíba - levantamento Censos do MEC/INEP - Paraíba Censo educacional - INEP - Paraíba Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais - INEP Teaching - category - Paraíba Paraíba - Teaching Teaching Category in Paraíba Basic education teachers - Paraíba Statistical survey - teaching in Paraíba Teachers from Paraíba - survey MEC/INEP Census - Paraíba Educational census - INEP - Paraíba National Institute for Educational Research - INEP História. Educação. |
topic |
Magistério - categoria - Paraíba Paraíba - Magistério Categoria do Magistério na Paraíba Professores da educação básica - Paraíba Levantamento estatístico - magistério na Paraíba Docentes da Paraíba - levantamento Censos do MEC/INEP - Paraíba Censo educacional - INEP - Paraíba Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais - INEP Teaching - category - Paraíba Paraíba - Teaching Teaching Category in Paraíba Basic education teachers - Paraíba Statistical survey - teaching in Paraíba Teachers from Paraíba - survey MEC/INEP Census - Paraíba Educational census - INEP - Paraíba National Institute for Educational Research - INEP História. Educação. |
description |
A pesquisa consiste em realizar levantamento estatístico das informações sobre número, qualificação e nível de atuação de docentes em atuação na Educação Básica na Paraíba e traçar análises comparativas destas performances do campo com os dados Brasil e Nordeste. As fontes pesquisadas consistem nas planilhas disponibilizadas no site do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP) - os Censos do Magistério 1991~2006, cujos dados têm servido de fontes oficiais para a discussão e elaboração de políticas na área de formação de professores a partir dos anos noventa. A pesquisa se pauta em dois objetivos: 1)um reconhecimento quantitativo e qualitativo do quadro docente no estado da Paraíba nas duas últimas décadas e a possibilidade de discussão das metas estabelecidas na área e 2) a proposição de uma discussão, entre estudiosos da História e Educação, acerca da importância do entendimento de informações estatísticas enquanto uma forma de linguagem que deve estar aberta para reinterpretações. Para tanto, se propõe também ao estudo da trajetória do próprio órgão governamental (o INEP), da estatística como uma ferramenta cujos resultados se apresentam como cientificamente estabelecidos e irrefutáveis e de uma análise de propostas de formação e qualificação do magistério à luz dos dados dos Censos. Os resultados obtidos têm evidenciado que nas últimas duas décadas a categoria do magistério avançou bastante, em termos de qualificação e expansão numérica, mas mesmo com assim, quando confrontados com outros índices (SAEB, ENEM, PISA), tais resultados não têm refletido uma melhoria da qualidade do ensino. Além disso, percebemos que não existe uma regularidade na qualidade do envio dos dados enviados pelo estado ao INEP. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2024-02-20T18:30:24Z 2024-02-20 2024-02-20T18:30:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34630 TERUYA, Marisa Tayra. Estudo da categoria do magistério no estado da Paraíba expresso nos censos do MEC/INEP (1991-2006). In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 19 - História Serial e Séries Estatísticas. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-13. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34630 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34630 |
identifier_str_mv |
TERUYA, Marisa Tayra. Estudo da categoria do magistério no estado da Paraíba expresso nos censos do MEC/INEP (1991-2006). In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 19 - História Serial e Séries Estatísticas. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-13. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34630 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744613708136448 |