Estudo da categoria do magistério no estado da Paraíba expresso nos censos do MEC/INEP (1991-2006).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TERUYA, Marisa Tayra.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34630
Resumo: A pesquisa consiste em realizar levantamento estatístico das informações sobre número, qualificação e nível de atuação de docentes em atuação na Educação Básica na Paraíba e traçar análises comparativas destas performances do campo com os dados Brasil e Nordeste. As fontes pesquisadas consistem nas planilhas disponibilizadas no site do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP) - os Censos do Magistério 1991~2006, cujos dados têm servido de fontes oficiais para a discussão e elaboração de políticas na área de formação de professores a partir dos anos noventa. A pesquisa se pauta em dois objetivos: 1)um reconhecimento quantitativo e qualitativo do quadro docente no estado da Paraíba nas duas últimas décadas e a possibilidade de discussão das metas estabelecidas na área e 2) a proposição de uma discussão, entre estudiosos da História e Educação, acerca da importância do entendimento de informações estatísticas enquanto uma forma de linguagem que deve estar aberta para reinterpretações. Para tanto, se propõe também ao estudo da trajetória do próprio órgão governamental (o INEP), da estatística como uma ferramenta cujos resultados se apresentam como cientificamente estabelecidos e irrefutáveis e de uma análise de propostas de formação e qualificação do magistério à luz dos dados dos Censos. Os resultados obtidos têm evidenciado que nas últimas duas décadas a categoria do magistério avançou bastante, em termos de qualificação e expansão numérica, mas mesmo com assim, quando confrontados com outros índices (SAEB, ENEM, PISA), tais resultados não têm refletido uma melhoria da qualidade do ensino. Além disso, percebemos que não existe uma regularidade na qualidade do envio dos dados enviados pelo estado ao INEP.
id UFCG_2c222a57e31bb0efc6f014b7f71c22ed
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/34630
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Estudo da categoria do magistério no estado da Paraíba expresso nos censos do MEC/INEP (1991-2006).Study of the teaching category in the state of Paraíba expressed in the MEC/INEP censuses (1991-2006).Magistério - categoria - ParaíbaParaíba - MagistérioCategoria do Magistério na ParaíbaProfessores da educação básica - ParaíbaLevantamento estatístico - magistério na ParaíbaDocentes da Paraíba - levantamentoCensos do MEC/INEP - ParaíbaCenso educacional - INEP - ParaíbaInstituto Nacional de Pesquisas Educacionais - INEPTeaching - category - ParaíbaParaíba - TeachingTeaching Category in ParaíbaBasic education teachers - ParaíbaStatistical survey - teaching in ParaíbaTeachers from Paraíba - surveyMEC/INEP Census - ParaíbaEducational census - INEP - ParaíbaNational Institute for Educational Research - INEPHistória.Educação.A pesquisa consiste em realizar levantamento estatístico das informações sobre número, qualificação e nível de atuação de docentes em atuação na Educação Básica na Paraíba e traçar análises comparativas destas performances do campo com os dados Brasil e Nordeste. As fontes pesquisadas consistem nas planilhas disponibilizadas no site do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP) - os Censos do Magistério 1991~2006, cujos dados têm servido de fontes oficiais para a discussão e elaboração de políticas na área de formação de professores a partir dos anos noventa. A pesquisa se pauta em dois objetivos: 1)um reconhecimento quantitativo e qualitativo do quadro docente no estado da Paraíba nas duas últimas décadas e a possibilidade de discussão das metas estabelecidas na área e 2) a proposição de uma discussão, entre estudiosos da História e Educação, acerca da importância do entendimento de informações estatísticas enquanto uma forma de linguagem que deve estar aberta para reinterpretações. Para tanto, se propõe também ao estudo da trajetória do próprio órgão governamental (o INEP), da estatística como uma ferramenta cujos resultados se apresentam como cientificamente estabelecidos e irrefutáveis e de uma análise de propostas de formação e qualificação do magistério à luz dos dados dos Censos. Os resultados obtidos têm evidenciado que nas últimas duas décadas a categoria do magistério avançou bastante, em termos de qualificação e expansão numérica, mas mesmo com assim, quando confrontados com outros índices (SAEB, ENEM, PISA), tais resultados não têm refletido uma melhoria da qualidade do ensino. Além disso, percebemos que não existe uma regularidade na qualidade do envio dos dados enviados pelo estado ao INEP.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20092024-02-20T18:30:24Z2024-02-202024-02-20T18:30:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34630TERUYA, Marisa Tayra. Estudo da categoria do magistério no estado da Paraíba expresso nos censos do MEC/INEP (1991-2006). In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 19 - História Serial e Séries Estatísticas. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-13. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34630porTERUYA, Marisa Tayra.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-02-20T18:30:47Zoai:localhost:riufcg/34630Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-02-20T18:30:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da categoria do magistério no estado da Paraíba expresso nos censos do MEC/INEP (1991-2006).
Study of the teaching category in the state of Paraíba expressed in the MEC/INEP censuses (1991-2006).
title Estudo da categoria do magistério no estado da Paraíba expresso nos censos do MEC/INEP (1991-2006).
spellingShingle Estudo da categoria do magistério no estado da Paraíba expresso nos censos do MEC/INEP (1991-2006).
TERUYA, Marisa Tayra.
Magistério - categoria - Paraíba
Paraíba - Magistério
Categoria do Magistério na Paraíba
Professores da educação básica - Paraíba
Levantamento estatístico - magistério na Paraíba
Docentes da Paraíba - levantamento
Censos do MEC/INEP - Paraíba
Censo educacional - INEP - Paraíba
Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais - INEP
Teaching - category - Paraíba
Paraíba - Teaching
Teaching Category in Paraíba
Basic education teachers - Paraíba
Statistical survey - teaching in Paraíba
Teachers from Paraíba - survey
MEC/INEP Census - Paraíba
Educational census - INEP - Paraíba
National Institute for Educational Research - INEP
História.
Educação.
title_short Estudo da categoria do magistério no estado da Paraíba expresso nos censos do MEC/INEP (1991-2006).
title_full Estudo da categoria do magistério no estado da Paraíba expresso nos censos do MEC/INEP (1991-2006).
title_fullStr Estudo da categoria do magistério no estado da Paraíba expresso nos censos do MEC/INEP (1991-2006).
title_full_unstemmed Estudo da categoria do magistério no estado da Paraíba expresso nos censos do MEC/INEP (1991-2006).
title_sort Estudo da categoria do magistério no estado da Paraíba expresso nos censos do MEC/INEP (1991-2006).
author TERUYA, Marisa Tayra.
author_facet TERUYA, Marisa Tayra.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv TERUYA, Marisa Tayra.
dc.subject.por.fl_str_mv Magistério - categoria - Paraíba
Paraíba - Magistério
Categoria do Magistério na Paraíba
Professores da educação básica - Paraíba
Levantamento estatístico - magistério na Paraíba
Docentes da Paraíba - levantamento
Censos do MEC/INEP - Paraíba
Censo educacional - INEP - Paraíba
Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais - INEP
Teaching - category - Paraíba
Paraíba - Teaching
Teaching Category in Paraíba
Basic education teachers - Paraíba
Statistical survey - teaching in Paraíba
Teachers from Paraíba - survey
MEC/INEP Census - Paraíba
Educational census - INEP - Paraíba
National Institute for Educational Research - INEP
História.
Educação.
topic Magistério - categoria - Paraíba
Paraíba - Magistério
Categoria do Magistério na Paraíba
Professores da educação básica - Paraíba
Levantamento estatístico - magistério na Paraíba
Docentes da Paraíba - levantamento
Censos do MEC/INEP - Paraíba
Censo educacional - INEP - Paraíba
Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais - INEP
Teaching - category - Paraíba
Paraíba - Teaching
Teaching Category in Paraíba
Basic education teachers - Paraíba
Statistical survey - teaching in Paraíba
Teachers from Paraíba - survey
MEC/INEP Census - Paraíba
Educational census - INEP - Paraíba
National Institute for Educational Research - INEP
História.
Educação.
description A pesquisa consiste em realizar levantamento estatístico das informações sobre número, qualificação e nível de atuação de docentes em atuação na Educação Básica na Paraíba e traçar análises comparativas destas performances do campo com os dados Brasil e Nordeste. As fontes pesquisadas consistem nas planilhas disponibilizadas no site do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP) - os Censos do Magistério 1991~2006, cujos dados têm servido de fontes oficiais para a discussão e elaboração de políticas na área de formação de professores a partir dos anos noventa. A pesquisa se pauta em dois objetivos: 1)um reconhecimento quantitativo e qualitativo do quadro docente no estado da Paraíba nas duas últimas décadas e a possibilidade de discussão das metas estabelecidas na área e 2) a proposição de uma discussão, entre estudiosos da História e Educação, acerca da importância do entendimento de informações estatísticas enquanto uma forma de linguagem que deve estar aberta para reinterpretações. Para tanto, se propõe também ao estudo da trajetória do próprio órgão governamental (o INEP), da estatística como uma ferramenta cujos resultados se apresentam como cientificamente estabelecidos e irrefutáveis e de uma análise de propostas de formação e qualificação do magistério à luz dos dados dos Censos. Os resultados obtidos têm evidenciado que nas últimas duas décadas a categoria do magistério avançou bastante, em termos de qualificação e expansão numérica, mas mesmo com assim, quando confrontados com outros índices (SAEB, ENEM, PISA), tais resultados não têm refletido uma melhoria da qualidade do ensino. Além disso, percebemos que não existe uma regularidade na qualidade do envio dos dados enviados pelo estado ao INEP.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2024-02-20T18:30:24Z
2024-02-20
2024-02-20T18:30:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34630
TERUYA, Marisa Tayra. Estudo da categoria do magistério no estado da Paraíba expresso nos censos do MEC/INEP (1991-2006). In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 19 - História Serial e Séries Estatísticas. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-13. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34630
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34630
identifier_str_mv TERUYA, Marisa Tayra. Estudo da categoria do magistério no estado da Paraíba expresso nos censos do MEC/INEP (1991-2006). In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 19 - História Serial e Séries Estatísticas. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-13. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744613708136448