A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – UFPB: ingresso e permanência na ótica dos servidores do campus Sousa - PB.
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37394 |
Resumo: | É inegável o papel social da universidade e seu compromisso de proporcionar um processo educacional mais justo e democrático para a produção de conhecimentos e efetivação de políticas inclusionista, que venham atender a diversidade, contribuindo com a inclusão social e desenvolvimento humano. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo analisar se a UFCG - Campus Sousa-PB e seus servidores estão ou não preparados para atender às necessidades educacionais de alunos com deficiência visual e assim garantir a inclusão e permanência desses alunos na universidade. Para atingir a pretensão realizou-se um estudo bibliográfico sobre a temática, contextualizando historicamente a deficiência, abordando os aspectos conceituais: acessibilidade, Tecnologias Assistivas, instrumentos legais e aspectos relativos à inclusão no ensino superior. Metodologicamente a pesquisa é caracterizada como uma pesquisa exploratória de campo. Para coletar os dados foi selecionada uma amostra composta por servidores que fazem parte dos consecutivos setores: Coordenação do curso de Serviço Social; Biblioteca Setorial; Setor de Informática; Núcleo de Assistência Estudantil; Direção do Centro e Subprefeitura. Esse universo composto de 6 (seis) setores é constituído por diversos servidores, dos quais a pesquisa selecionou uma amostragem de 1 (um) servidor responsável por cada um desses setores. Os resultados encontrados revelaram que, a Universidade Federal de Campina Grande- Campus Sousa-PB e seus servidores não estão preparados para atender às necessidades educacionais de alunos com deficiência visual e isso tem gerado extremas dificuldades para esses alunos, seja para o acesso, seja para a permanência na universidade. Por isso, é necessário que a Universidade invista na definição de uma política institucional para a construção de práticas inclusivas que beneficiem o processo de ensino/aprendizagem e de interação social dos estudantes com deficiência. |
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A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – UFPB: ingresso e permanência na ótica dos servidores do campus Sousa - PB.THE INCLUSION OF STUDENTS WITH VISUAL IMPAIRMENT AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF CAMPINA GRANDE – UFPB: entry and permanence from the perspective of employees at the Sousa - PB campus.InclusãoDeficiência visualAcessibilidadeTecnologias assistivaIngresso e permanênciaInclusionVisual impairmentAccessibilityAssistive technologiesEntrance and stayServiço SocialÉ inegável o papel social da universidade e seu compromisso de proporcionar um processo educacional mais justo e democrático para a produção de conhecimentos e efetivação de políticas inclusionista, que venham atender a diversidade, contribuindo com a inclusão social e desenvolvimento humano. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo analisar se a UFCG - Campus Sousa-PB e seus servidores estão ou não preparados para atender às necessidades educacionais de alunos com deficiência visual e assim garantir a inclusão e permanência desses alunos na universidade. Para atingir a pretensão realizou-se um estudo bibliográfico sobre a temática, contextualizando historicamente a deficiência, abordando os aspectos conceituais: acessibilidade, Tecnologias Assistivas, instrumentos legais e aspectos relativos à inclusão no ensino superior. Metodologicamente a pesquisa é caracterizada como uma pesquisa exploratória de campo. Para coletar os dados foi selecionada uma amostra composta por servidores que fazem parte dos consecutivos setores: Coordenação do curso de Serviço Social; Biblioteca Setorial; Setor de Informática; Núcleo de Assistência Estudantil; Direção do Centro e Subprefeitura. Esse universo composto de 6 (seis) setores é constituído por diversos servidores, dos quais a pesquisa selecionou uma amostragem de 1 (um) servidor responsável por cada um desses setores. Os resultados encontrados revelaram que, a Universidade Federal de Campina Grande- Campus Sousa-PB e seus servidores não estão preparados para atender às necessidades educacionais de alunos com deficiência visual e isso tem gerado extremas dificuldades para esses alunos, seja para o acesso, seja para a permanência na universidade. Por isso, é necessário que a Universidade invista na definição de uma política institucional para a construção de práticas inclusivas que beneficiem o processo de ensino/aprendizagem e de interação social dos estudantes com deficiência.It is undeniable the social role of the university and its commitment to provide a more just and democratic educational process for the production of knowledge and implementation of inclusionist policies, to meet diversity, contributing to social inclusion and human development. Therefore, this work aims to analyze if the UFCG - Campus Sousa-PB and its servers are or are not prepared to meet the educational needs of students with visual impairment and thus guarantee the inclusion and permanence of the students in the university. To reach the pretension, a bibliographic study on the subject was carried out, contextualizing historically the deficiency, addressing the conceptual aspects: accessibility, Assistive Technologies, legal instruments and aspects related to inclusion in higher education. Methodologically the research is characterized as an exploratory field research. To collect the data, a sample composed of servers that are part of the consecutive sectors was selected: Coordination of the Social Work course; Sectoral Library; IT Sector; Nucleus of Student Assistance; Direction of the Center and Subprefeitura. This universe composed of 6 (six) sectors consists of several servers, of which the research selected a sampling of 1 (one) server responsible for each of these sectors. The results found that the Federal University of Campina Grande - Campus Sousa-PB and its servers are not prepared to meet the educational needs of students with visual impairment and this has been generated extreme difficulties for these students, either for the access, or for the permanence in the university. Therefore, it is necessary for the University to invest in the definition of an institutional policy for the construction of inclusive practices that benefit the teaching / learning process and social interaction of students with disabilities.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGOLIVEIRA, Juliana e Silva de.OLIVEIRA, J. S.http://lattes.cnpq.br/2874345339269386AQUINO, Jefferson Fernandes de.AQUINO, J. F.FÉLIX, Maria da Conceição Silva.FÉLIX, M. C. S.SILVA, Luzia Caetano da.20182024-08-20T12:20:21Z2024-08-202024-08-20T12:20:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37394SILVA, Luzia Caetano da. A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – UFPB: ingresso e permanência na ótica dos servidores do campus Sousa - PB. 76fl. 2018. - Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2018. 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