Uma análise dos aspectos culturais e interculturais presentes no livro didático de língua inglesa Team Up .
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8831 |
Resumo: | É incontestável o fato de que o processo de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa no Brasil tem sido fundamental para a formação crítica de alunos em escolas por todo o país. O histórico dos métodos e abordagens utilizados para ensinar tal língua foi marcado por diversas mudanças, tendo em vistas que não atendiam às necessidades percebidas a cada época. Uma das principais mudanças ocorridas neste meio diz respeito à integração de elementos culturais ao ensino da Língua Inglesa, que surgiu com a reviravolta dos estudos comunicativos na década de 1970. Nesse sentido, os materiais utilizados em sala de aula como auxílio ao professor também evoluíram com o tempo, como no caso do Livro Didático. Apesar de todas as evoluções tecnológicas que surgiram e ainda surgem hodiernamente, o LD ainda continua ocupando um lugar muito importante em sala de aula e também no aprendizado dos estudantes. Entretanto, nem sempre os livros abordam satisfatoriamente as temáticas mais atuais que são de interesse do alunado, o que também pode acontecer quando se trata dos aspectos culturais abordados neste tipo de material comum à sala de aula. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar como os aspectos culturais e interculturais estão ou não representados no Livro Didático de Língua Inglesa Team Up, destinado ao sexto ano do ensino fundamental, o qual foi escolhido para ser trabalhado nas escolas da rede municipal na cidade de São Jose de Piranhas-PB no triênio 2017 a 2019. Essa pesquisa conta com auxílio de autores como Kramsch (2012), Oliveira (2010), Thompson (2011), bem como os documentos oficiais cedidos pelo governo, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). |
id |
UFCG_2c6c2abb8e1a66c70c44c690087f9434 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/8831 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Uma análise dos aspectos culturais e interculturais presentes no livro didático de língua inglesa Team Up .An analysis of the cultural and intercultural aspects present in the English language textbook Team Up.Língua inglesa- ensinoLivro didáticoAprendizagem- língua inglesaEnglish language teachingTextbookEnglish Language LearningLetras- Língua Inglesa.É incontestável o fato de que o processo de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa no Brasil tem sido fundamental para a formação crítica de alunos em escolas por todo o país. O histórico dos métodos e abordagens utilizados para ensinar tal língua foi marcado por diversas mudanças, tendo em vistas que não atendiam às necessidades percebidas a cada época. Uma das principais mudanças ocorridas neste meio diz respeito à integração de elementos culturais ao ensino da Língua Inglesa, que surgiu com a reviravolta dos estudos comunicativos na década de 1970. Nesse sentido, os materiais utilizados em sala de aula como auxílio ao professor também evoluíram com o tempo, como no caso do Livro Didático. Apesar de todas as evoluções tecnológicas que surgiram e ainda surgem hodiernamente, o LD ainda continua ocupando um lugar muito importante em sala de aula e também no aprendizado dos estudantes. Entretanto, nem sempre os livros abordam satisfatoriamente as temáticas mais atuais que são de interesse do alunado, o que também pode acontecer quando se trata dos aspectos culturais abordados neste tipo de material comum à sala de aula. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar como os aspectos culturais e interculturais estão ou não representados no Livro Didático de Língua Inglesa Team Up, destinado ao sexto ano do ensino fundamental, o qual foi escolhido para ser trabalhado nas escolas da rede municipal na cidade de São Jose de Piranhas-PB no triênio 2017 a 2019. Essa pesquisa conta com auxílio de autores como Kramsch (2012), Oliveira (2010), Thompson (2011), bem como os documentos oficiais cedidos pelo governo, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC).It is unquestionable that the process of teaching and learning the English Language in Brazil has been fundamental for the critical education of students in schools throughout the country. The history of the methods and approaches used to teach such language was marked by several changes, considering that they did not answer the needs of each time in the 1970s. One of the main changes in this area was the integration of cultural elements in the teaching of the English language, which arose with the overturn of communicative studies. That way, the materials used in the classroom as support to the teachers also evolved over time, as in the case of the Textbooks. Despite all the technological developments that have emerged and are still emerging today, TB continues occupying a very important place in the classroom and also in students' learning. However, the books do not always effectively approach the most current topics that are of interest to the student, which can also happen when it comes to the cultural aspects approached in this type of material common to the classroom. Thus, this work aims to analyze how cultural and intercultural aspects are represented or not in the English Language Textbook Team Up, intended for the sixth grade of elementary school, which was chosen to be worked in municipal schools , in the city of São Jose de Piranhas-PB, from 2017 to 2019. This research is supported by authors such as Kramsch (2012), Oliveira (2010), Thompson (2011), as well as the official documents provided by the Brazilian Government, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) and the Base Nacional Curricular Comum (BNCC).CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGMORAIS, Daniela Miguel de Souza.MORAIS, D. M. S.http://lattes.cnpq.br/2944185146993931CASTRO, Luciana Parnaíba de.SILVA, Fabione Gomes da.ALBUQUERQUE, Maria Cristina Tavares de.2017-09-182019-11-04T16:55:12Z2019-11-042019-11-04T16:55:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8831ALBUQUERQUE, Maria Cristina Tavares de. Uma análise dos aspectos culturais e interculturais presentes no livro didático de língua inglesa Team Up. 2017. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras-Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-30T10:35:13Zoai:localhost:riufcg/8831Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-30T10:35:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise dos aspectos culturais e interculturais presentes no livro didático de língua inglesa Team Up . An analysis of the cultural and intercultural aspects present in the English language textbook Team Up. |
title |
Uma análise dos aspectos culturais e interculturais presentes no livro didático de língua inglesa Team Up . |
spellingShingle |
Uma análise dos aspectos culturais e interculturais presentes no livro didático de língua inglesa Team Up . ALBUQUERQUE, Maria Cristina Tavares de. Língua inglesa- ensino Livro didático Aprendizagem- língua inglesa English language teaching Textbook English Language Learning Letras- Língua Inglesa. |
title_short |
Uma análise dos aspectos culturais e interculturais presentes no livro didático de língua inglesa Team Up . |
title_full |
Uma análise dos aspectos culturais e interculturais presentes no livro didático de língua inglesa Team Up . |
title_fullStr |
Uma análise dos aspectos culturais e interculturais presentes no livro didático de língua inglesa Team Up . |
title_full_unstemmed |
Uma análise dos aspectos culturais e interculturais presentes no livro didático de língua inglesa Team Up . |
title_sort |
Uma análise dos aspectos culturais e interculturais presentes no livro didático de língua inglesa Team Up . |
author |
ALBUQUERQUE, Maria Cristina Tavares de. |
author_facet |
ALBUQUERQUE, Maria Cristina Tavares de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MORAIS, Daniela Miguel de Souza. MORAIS, D. M. S. http://lattes.cnpq.br/2944185146993931 CASTRO, Luciana Parnaíba de. SILVA, Fabione Gomes da. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALBUQUERQUE, Maria Cristina Tavares de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua inglesa- ensino Livro didático Aprendizagem- língua inglesa English language teaching Textbook English Language Learning Letras- Língua Inglesa. |
topic |
Língua inglesa- ensino Livro didático Aprendizagem- língua inglesa English language teaching Textbook English Language Learning Letras- Língua Inglesa. |
description |
É incontestável o fato de que o processo de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa no Brasil tem sido fundamental para a formação crítica de alunos em escolas por todo o país. O histórico dos métodos e abordagens utilizados para ensinar tal língua foi marcado por diversas mudanças, tendo em vistas que não atendiam às necessidades percebidas a cada época. Uma das principais mudanças ocorridas neste meio diz respeito à integração de elementos culturais ao ensino da Língua Inglesa, que surgiu com a reviravolta dos estudos comunicativos na década de 1970. Nesse sentido, os materiais utilizados em sala de aula como auxílio ao professor também evoluíram com o tempo, como no caso do Livro Didático. Apesar de todas as evoluções tecnológicas que surgiram e ainda surgem hodiernamente, o LD ainda continua ocupando um lugar muito importante em sala de aula e também no aprendizado dos estudantes. Entretanto, nem sempre os livros abordam satisfatoriamente as temáticas mais atuais que são de interesse do alunado, o que também pode acontecer quando se trata dos aspectos culturais abordados neste tipo de material comum à sala de aula. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar como os aspectos culturais e interculturais estão ou não representados no Livro Didático de Língua Inglesa Team Up, destinado ao sexto ano do ensino fundamental, o qual foi escolhido para ser trabalhado nas escolas da rede municipal na cidade de São Jose de Piranhas-PB no triênio 2017 a 2019. Essa pesquisa conta com auxílio de autores como Kramsch (2012), Oliveira (2010), Thompson (2011), bem como os documentos oficiais cedidos pelo governo, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-18 2019-11-04T16:55:12Z 2019-11-04 2019-11-04T16:55:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8831 ALBUQUERQUE, Maria Cristina Tavares de. Uma análise dos aspectos culturais e interculturais presentes no livro didático de língua inglesa Team Up. 2017. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras-Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8831 |
identifier_str_mv |
ALBUQUERQUE, Maria Cristina Tavares de. Uma análise dos aspectos culturais e interculturais presentes no livro didático de língua inglesa Team Up. 2017. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras-Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744409854476288 |