Restauração da PB-004 com aplicação de micro revestimento.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23070 |
Resumo: | O Estágio Supervisionado foi realizado pela Light Engenharia e Comercio Ltda, na Restauração da Rodovia PB - 004, cujo trecho estudado apresenta uma extensão de 13,0 Km interligando os municípios de Santa Rita e Cruz do Espirito Santo, esta estrada atua como porta de ligação do Litoral para a região do Brejo Paraibano. O presente relatório objetiva apresentar de maneira clara e sucinta experiencias vivificada no campo prático da engenharia civil, mostrando as principais etapas para a restauração de uma estrada com aplicação de micro revestimento. Abrangendo as fases de escarificação da estrada antiga, levantamento topográfico, terraplanagem (execução da base) e os processos que envolvem aplicação de materiais betuminosos (imprimação, tratamento superficial simples e micro revestimento). Todas as etapas de execução foram devidamente fiscalizadas pelos fiscais do DER - PB, Departamento de Estradas de Rodagem do Estado da Paraíba. Sendo de extrema importância mencionar que toda a experiência descrita foi executada com base em elementos especificados no projeto previamente elaborado pelo órgão responsável, onde em sua execução foram seguidas todas as normas necessárias ao perfeito acabamento da obra. Durante a realização do estagio supervisionado, fiquei hospedado numa casa alugada pela empresa na cidade de Cruz do Espirito Santo, na qual dividia as instalações com o encarregado, o topográfico, e mais duas pessoas que trabalhavam no escritório local, todos provenientes de outras localidades do estado da Paraíba e da Bahia. Este estágio supervisionado foi muito importante porque foi desenvolvida em cima de uma nova tecnologia de restauração de estradas, chamada de micro revestimento asfáltico modificado por polímero, cuja aplicação e feita com Usinas de micro revestimento montado em caminhões trucados. Este relatório irá descrever as atividades realizadas no período de estágio supervisionado que foi de 06 a 24 de Dezembro de 2004 e de 03 de Janeiro a 12 de Fevereiro de 2005, totalizando uma carga horária com mais de 360 horas, onde tive como orientadores na prática o engenheiro João de Azevedo Freire e o encarregado José Pacífico A. Filho na rodovia e o Professor Orientador José Afonso G. Macedo na teoria em sala de aula. A Rodovia PB - 004, no trecho que liga as cidades de Santa Rita a Cruz do Espírito Santo e o primeiro trecho de uma estrada que tem um trânsito de característica muito intenso de transportes de pessoas e mercadorias, o seu trafego e predominante de carros de lotação e ônibus de baixa qualidade, por serem veículos velhos e de péssima ou nenhuma manutenção. Desta forma, um pedido geral fora desenvolvido por jornalistas, moradores, motoristas e políticos da região, sendo atendido posteriormente pelo governo do estado. A escolha pela restauração através do micro revestimento, veio de forma inesperada pois pelos autos da licitação o serviço seria apenas para fazer um recapeamento e aplicar o micro revestimento como forma de impermeabilizar e dar durabilidade, maior vida útil, a estrada. Só que através de visitas realizadas, pelo engenheiro da empresa ganhadora da licitação antes de iniciar as obras, a estrada constatou - se que a base estava sem estabilidade e deveria softer o processo de reestabilizacao de base, então fora feito um aditivo e apresentado junto ao órgão estadual responsável pela obra DER - PB, que também verificou essa necessidade. A base da estrada estava sem estabilidade porque na região existem muitas usinas de cana - de - açúcar que durante 6 (seis) meses do ano ou mais, trabalham todo o dia sem intervalo trazendo carga das lavouras ate as instalações da usina, cada caminhão carregam aproximadamente um volume com cerca de 50 toneladas e por andarem muitas vezes por sobre o acostamento, provocando o descolamento de placas e espalhamento de asfalto. Com o inicio das obras primeiramente, fora enumerados trechos através de piquetes espaçados de 20 (vinte) em 20 (vinte) metros, em seguida a motoniveladora, que chamaremos de patrol pelo linguajar da obra, escarificava todo o trecho, depois era feito o adicionamento de material granular proveniente de uma jazida localizada no rio Paraíba reestabilizando a base, depois de feita a base sofria uma impermeabilização através de ligantes betuminosos num processo chamado de imprimação, seguido de uma camada de agregado mineral, tratamento superficial simples, e por fim o micro revestimento modificado por polímero, agindo como uma camada seladora e impermeabilizadora da estrada. O estágio supervisionado teve como principal objetivo fazer a junção de conhecimentos técnicos teóricos com conhecimentos técnicos práticos, agindo como um elo de ligação entre a sala de aula e a vida pratica, mantendo um contato com vários níveis de escolaridade e de vida, desenvolvimento a mente para no futuro saber lidar com todos os tipos de problemas que possam vir a acontecer numa obra deste porte e desta importância. |
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O presente relatório objetiva apresentar de maneira clara e sucinta experiencias vivificada no campo prático da engenharia civil, mostrando as principais etapas para a restauração de uma estrada com aplicação de micro revestimento. Abrangendo as fases de escarificação da estrada antiga, levantamento topográfico, terraplanagem (execução da base) e os processos que envolvem aplicação de materiais betuminosos (imprimação, tratamento superficial simples e micro revestimento). Todas as etapas de execução foram devidamente fiscalizadas pelos fiscais do DER - PB, Departamento de Estradas de Rodagem do Estado da Paraíba. Sendo de extrema importância mencionar que toda a experiência descrita foi executada com base em elementos especificados no projeto previamente elaborado pelo órgão responsável, onde em sua execução foram seguidas todas as normas necessárias ao perfeito acabamento da obra. Durante a realização do estagio supervisionado, fiquei hospedado numa casa alugada pela empresa na cidade de Cruz do Espirito Santo, na qual dividia as instalações com o encarregado, o topográfico, e mais duas pessoas que trabalhavam no escritório local, todos provenientes de outras localidades do estado da Paraíba e da Bahia. Este estágio supervisionado foi muito importante porque foi desenvolvida em cima de uma nova tecnologia de restauração de estradas, chamada de micro revestimento asfáltico modificado por polímero, cuja aplicação e feita com Usinas de micro revestimento montado em caminhões trucados. Este relatório irá descrever as atividades realizadas no período de estágio supervisionado que foi de 06 a 24 de Dezembro de 2004 e de 03 de Janeiro a 12 de Fevereiro de 2005, totalizando uma carga horária com mais de 360 horas, onde tive como orientadores na prática o engenheiro João de Azevedo Freire e o encarregado José Pacífico A. Filho na rodovia e o Professor Orientador José Afonso G. Macedo na teoria em sala de aula. A Rodovia PB - 004, no trecho que liga as cidades de Santa Rita a Cruz do Espírito Santo e o primeiro trecho de uma estrada que tem um trânsito de característica muito intenso de transportes de pessoas e mercadorias, o seu trafego e predominante de carros de lotação e ônibus de baixa qualidade, por serem veículos velhos e de péssima ou nenhuma manutenção. Desta forma, um pedido geral fora desenvolvido por jornalistas, moradores, motoristas e políticos da região, sendo atendido posteriormente pelo governo do estado. A escolha pela restauração através do micro revestimento, veio de forma inesperada pois pelos autos da licitação o serviço seria apenas para fazer um recapeamento e aplicar o micro revestimento como forma de impermeabilizar e dar durabilidade, maior vida útil, a estrada. Só que através de visitas realizadas, pelo engenheiro da empresa ganhadora da licitação antes de iniciar as obras, a estrada constatou - se que a base estava sem estabilidade e deveria softer o processo de reestabilizacao de base, então fora feito um aditivo e apresentado junto ao órgão estadual responsável pela obra DER - PB, que também verificou essa necessidade. A base da estrada estava sem estabilidade porque na região existem muitas usinas de cana - de - açúcar que durante 6 (seis) meses do ano ou mais, trabalham todo o dia sem intervalo trazendo carga das lavouras ate as instalações da usina, cada caminhão carregam aproximadamente um volume com cerca de 50 toneladas e por andarem muitas vezes por sobre o acostamento, provocando o descolamento de placas e espalhamento de asfalto. Com o inicio das obras primeiramente, fora enumerados trechos através de piquetes espaçados de 20 (vinte) em 20 (vinte) metros, em seguida a motoniveladora, que chamaremos de patrol pelo linguajar da obra, escarificava todo o trecho, depois era feito o adicionamento de material granular proveniente de uma jazida localizada no rio Paraíba reestabilizando a base, depois de feita a base sofria uma impermeabilização através de ligantes betuminosos num processo chamado de imprimação, seguido de uma camada de agregado mineral, tratamento superficial simples, e por fim o micro revestimento modificado por polímero, agindo como uma camada seladora e impermeabilizadora da estrada. O estágio supervisionado teve como principal objetivo fazer a junção de conhecimentos técnicos teóricos com conhecimentos técnicos práticos, agindo como um elo de ligação entre a sala de aula e a vida pratica, mantendo um contato com vários níveis de escolaridade e de vida, desenvolvimento a mente para no futuro saber lidar com todos os tipos de problemas que possam vir a acontecer numa obra deste porte e desta importância.Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNEngenharia CivilEstágio em Engenharia CivilEstradasRodovia PB - 004 - Santa Rita - Cruz do espírito Santo - PBRevestimento asfálticoMicro revestimentoCampina Grande - PBConstrutora Light Engenharia e Comércio LTDADER - PB - Departamento de Estradas e Rodagens do Estado da ParaíbaDepartamento de Estradas e Rodagens do Estado da Paraíba - DER - PBFotos - topografia equipe - rodovia PB 004Fotos - Rodovia PB - 004 revestimento e obrasInternship in Civil EngineeringRoadsHighway PB - 004 - Santa Rita - Cruz do Espírito Santo - PBAsphalt coatingMicro coatingCampina Grande - PBConstrutora Light Engenharia e Comércio LTDADER - PB - Department of Roads and Highways of the State of ParaíbaDepartment of Roads and Highways of the State of Paraíba - DER - PBPhotos - team topography - PB 004 highwayPhotos - Highway PB - 004 coating and worksRestauração da PB-004 com aplicação de micro revestimento.Restoration of PB-004 with application of micro coating.20052022-01-11T17:59:28Z2022-01-112022-01-11T17:59:28Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23070BARROS, Gustavo Ulisses da Luz. Restauração da PB-004 com aplicação de micro revestimento. 2005. 68f. (Relatório de Estágio), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2005. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23070info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/23070/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALGUSTAVO ULISSES DA LUZ BARROS - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ENG. CIVIL 2005.pdfGUSTAVO ULISSES DA LUZ BARROS - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ENG. 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O Estágio Supervisionado foi realizado pela Light Engenharia e Comercio Ltda, na Restauração da Rodovia PB - 004, cujo trecho estudado apresenta uma extensão de 13,0 Km interligando os municípios de Santa Rita e Cruz do Espirito Santo, esta estrada atua como porta de ligação do Litoral para a região do Brejo Paraibano. O presente relatório objetiva apresentar de maneira clara e sucinta experiencias vivificada no campo prático da engenharia civil, mostrando as principais etapas para a restauração de uma estrada com aplicação de micro revestimento. Abrangendo as fases de escarificação da estrada antiga, levantamento topográfico, terraplanagem (execução da base) e os processos que envolvem aplicação de materiais betuminosos (imprimação, tratamento superficial simples e micro revestimento). Todas as etapas de execução foram devidamente fiscalizadas pelos fiscais do DER - PB, Departamento de Estradas de Rodagem do Estado da Paraíba. Sendo de extrema importância mencionar que toda a experiência descrita foi executada com base em elementos especificados no projeto previamente elaborado pelo órgão responsável, onde em sua execução foram seguidas todas as normas necessárias ao perfeito acabamento da obra. Durante a realização do estagio supervisionado, fiquei hospedado numa casa alugada pela empresa na cidade de Cruz do Espirito Santo, na qual dividia as instalações com o encarregado, o topográfico, e mais duas pessoas que trabalhavam no escritório local, todos provenientes de outras localidades do estado da Paraíba e da Bahia. Este estágio supervisionado foi muito importante porque foi desenvolvida em cima de uma nova tecnologia de restauração de estradas, chamada de micro revestimento asfáltico modificado por polímero, cuja aplicação e feita com Usinas de micro revestimento montado em caminhões trucados. Este relatório irá descrever as atividades realizadas no período de estágio supervisionado que foi de 06 a 24 de Dezembro de 2004 e de 03 de Janeiro a 12 de Fevereiro de 2005, totalizando uma carga horária com mais de 360 horas, onde tive como orientadores na prática o engenheiro João de Azevedo Freire e o encarregado José Pacífico A. Filho na rodovia e o Professor Orientador José Afonso G. Macedo na teoria em sala de aula. A Rodovia PB - 004, no trecho que liga as cidades de Santa Rita a Cruz do Espírito Santo e o primeiro trecho de uma estrada que tem um trânsito de característica muito intenso de transportes de pessoas e mercadorias, o seu trafego e predominante de carros de lotação e ônibus de baixa qualidade, por serem veículos velhos e de péssima ou nenhuma manutenção. Desta forma, um pedido geral fora desenvolvido por jornalistas, moradores, motoristas e políticos da região, sendo atendido posteriormente pelo governo do estado. A escolha pela restauração através do micro revestimento, veio de forma inesperada pois pelos autos da licitação o serviço seria apenas para fazer um recapeamento e aplicar o micro revestimento como forma de impermeabilizar e dar durabilidade, maior vida útil, a estrada. Só que através de visitas realizadas, pelo engenheiro da empresa ganhadora da licitação antes de iniciar as obras, a estrada constatou - se que a base estava sem estabilidade e deveria softer o processo de reestabilizacao de base, então fora feito um aditivo e apresentado junto ao órgão estadual responsável pela obra DER - PB, que também verificou essa necessidade. A base da estrada estava sem estabilidade porque na região existem muitas usinas de cana - de - açúcar que durante 6 (seis) meses do ano ou mais, trabalham todo o dia sem intervalo trazendo carga das lavouras ate as instalações da usina, cada caminhão carregam aproximadamente um volume com cerca de 50 toneladas e por andarem muitas vezes por sobre o acostamento, provocando o descolamento de placas e espalhamento de asfalto. Com o inicio das obras primeiramente, fora enumerados trechos através de piquetes espaçados de 20 (vinte) em 20 (vinte) metros, em seguida a motoniveladora, que chamaremos de patrol pelo linguajar da obra, escarificava todo o trecho, depois era feito o adicionamento de material granular proveniente de uma jazida localizada no rio Paraíba reestabilizando a base, depois de feita a base sofria uma impermeabilização através de ligantes betuminosos num processo chamado de imprimação, seguido de uma camada de agregado mineral, tratamento superficial simples, e por fim o micro revestimento modificado por polímero, agindo como uma camada seladora e impermeabilizadora da estrada. O estágio supervisionado teve como principal objetivo fazer a junção de conhecimentos técnicos teóricos com conhecimentos técnicos práticos, agindo como um elo de ligação entre a sala de aula e a vida pratica, mantendo um contato com vários níveis de escolaridade e de vida, desenvolvimento a mente para no futuro saber lidar com todos os tipos de problemas que possam vir a acontecer numa obra deste porte e desta importância. |
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