A durabilidade de solos lateríticos estabilizados com cimento e aditivos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BEZERRA, Raimundo Leidimar.
Data de Publicação: 1976
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3997
Resumo: Um dos fatores principais que restringem o uso do solo-cimento como um material estrutural para a construção de bases e sub-bases em pavimentos rodoviários, é a incerteza do seu comportamento quando exposto a cargas de tráfego cíclicas e trocas volumétricas cíclicas, provenientes da sua exposição às condições ambientais. Esta dissertação investiga o comportamento de t.rês solos lateríticos do Estado da Paraíba, Brasil estabilizados com cimento, com cimento e 2% de cal com um aditivo e com cimento e 2% de asfalto diluído com um aditivo. A durabilidade dos sistemas é medido em termos de mudanças da resistência e tensão indireta quando estes são expostos a um processo de ciclos de secagem-molhagem para induzir mudanças de volume. Testes de compressão simples são realizados para estudar a influência da porcentagem de cimento e tempo de cura, e para a determinação da quantidade mínima de cimento para atender um valor' arbitrário de resistência a compressão sim pies, que é usada para os espécimes preparados para o estudo da durabilidade. Os resultados obtidos, mostram claramente que o método atual brasileiro para o projeto de sistemas solo-cimento não permite avaliar a durabilidade destes sistemas. Ele mostra além disso que cal e asfalto diluído são altamente efetivos para melhorar a durabilidade dos sistemas. Interpretações qualitativas do mecanismo pela qual cal e asfalto diluído melhora a durabilidade dos sistemas é apresentada neste trabalho.
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Testes de compressão simples são realizados para estudar a influência da porcentagem de cimento e tempo de cura, e para a determinação da quantidade mínima de cimento para atender um valor' arbitrário de resistência a compressão sim pies, que é usada para os espécimes preparados para o estudo da durabilidade. Os resultados obtidos, mostram claramente que o método atual brasileiro para o projeto de sistemas solo-cimento não permite avaliar a durabilidade destes sistemas. Ele mostra além disso que cal e asfalto diluído são altamente efetivos para melhorar a durabilidade dos sistemas. Interpretações qualitativas do mecanismo pela qual cal e asfalto diluído melhora a durabilidade dos sistemas é apresentada neste trabalho.One of the major factors restricting the use of soil cement as an structural material, for the construction of bases and subbases in road pavsflient, is the uncertainty of its behaviour when exposed to cyclic traffic loads and cyclic volumetric changes arising from exposure to environmental conditions. This dissertation investigates the behaviour of three lateritic soils from the State of Paraiba, Brazil stabilized with cement, with cement and 2 percent lime as an additive and with cement and 2 percent cutback bitumen as an additive. The durability of the systems in measured in terms of changes of indirect tensile strength when these are exposed to a process of dry-wet cycles to induce volume changes. Unconfined compression tests are carried out to study the influence of cement percentage and curing time, and for the determination of the minimum amount of cement required to attain ah arbitrary value of unconfined compressive strength, which is used for the specimens prepared for the durability study. The results obtained, show clearly that the actual brazilian method for the design of soil cement systems does not allow to assess the durability of theses systems. It shows furthermore' that Hme and cutback bitumen are highly effective to improve the durability of the systems. Qualitative interpretations of the mechanisms by which lime and cutback biturrieh improve the durability of the systems is offered.'Submitted by Johnny Rodrigues (johnnyrodrigues@ufcg.edu.br) on 2019-05-28T15:22:47Z No. of bitstreams: 1 RAIMUNDO LEIDIMAR BEZERRA - DISSERTAÇÃO PPGECCA 1976..pdf: 21536808 bytes, checksum: 59d28b4eb73a85869c40b2fa37f92f2d (MD5)Made available in DSpace on 2019-05-28T15:22:47Z (GMT). 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(Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil, 1976. 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