Estudo dos mecanismos e políticas de renovação e ampliação de frotas de ônibus urbanos no Brasil: caso da região metropolitana do Recife.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOREIRA, Mauricio Renato Pina.
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2972
Resumo: As cidades brasileiras, de um modo geral, enfrentam sérias deficiências com relação às frotas de ônibus que atendem às suas populações. Em termos quantitativos, as frotas de ônibus são insuficientes, com desconforta veis excessos de lotação em padrões inaceitáveis. A situação será agravada até o ano 2000, caso o problema não seja encarado com a importância devida , % demanda diária de transporte por ônibus no ano de 1990 nas principais áreas urbanas brasileiras, serão incorporados mais 11,5 milhões de passageiros por dia até o ano 2000. Qualitativamente, a idade dos veículos responde, juntamente com uma manutenção precária, por uma significativa parcela da má qualidade do serviço prestado. Em termos da sua capacidade produtiva» a indústria brasileira de Ônibus tem condições de atender ao mercado interno, porém é necessário melhorar o padrão de qualidade dos veículos, especialmente os itens relacionados ao conforto e à segurança dos usuários. Por outro lado, o elevado preço do ônibus novo tem sido um dos principais empecilhos para a renovação e a ampliação das frotas. A regra geral prevalecente nas cidades brasileiras é a inexistên cia de políticas de renovação e ampliação das frotas de ônibus. Uma análise histórica sobre a Região Metropolitana do Recife, área piloto escolhida para a pesquisa, revelou progressos satisfatórios, em decorrência, principalmente, da existência de linhas de financiamento e da ocorrência de um razoável equi líbrio financeiro do sistema de transporte público de passageiros. No entanto, para que os efeitos sejam duradouros, a política a ser implantada deveria incluir mecanismos institucionais (já recentemente in troduzidos) e um aumento no controle sobre a parcela de depreciação dos veí los. Seria necessário ainda analisar, mais detidamente, a metodologia de cálculo da depreciação dos veículos e desvincular, do preço do Ônibus novo, alguns itens da planilha de custos utilizada para fins tarifários. Medidas adicionais deveriam contemplar a coordenação de todo o processo pelo órgão local de gerência e uma maior atenção com a manutenção dos veículos. A nível federal< as ações deveriam envolver o fortalecimento das linhas de financiamento para o setor e um controle mais efetivo sobre os preços praticados pela indústria nacional de ônibus.
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Qualitativamente, a idade dos veículos responde, juntamente com uma manutenção precária, por uma significativa parcela da má qualidade do serviço prestado. Em termos da sua capacidade produtiva» a indústria brasileira de Ônibus tem condições de atender ao mercado interno, porém é necessário melhorar o padrão de qualidade dos veículos, especialmente os itens relacionados ao conforto e à segurança dos usuários. Por outro lado, o elevado preço do ônibus novo tem sido um dos principais empecilhos para a renovação e a ampliação das frotas. A regra geral prevalecente nas cidades brasileiras é a inexistên cia de políticas de renovação e ampliação das frotas de ônibus. Uma análise histórica sobre a Região Metropolitana do Recife, área piloto escolhida para a pesquisa, revelou progressos satisfatórios, em decorrência, principalmente, da existência de linhas de financiamento e da ocorrência de um razoável equi líbrio financeiro do sistema de transporte público de passageiros. No entanto, para que os efeitos sejam duradouros, a política a ser implantada deveria incluir mecanismos institucionais (já recentemente in troduzidos) e um aumento no controle sobre a parcela de depreciação dos veí los. Seria necessário ainda analisar, mais detidamente, a metodologia de cálculo da depreciação dos veículos e desvincular, do preço do Ônibus novo, alguns itens da planilha de custos utilizada para fins tarifários. Medidas adicionais deveriam contemplar a coordenação de todo o processo pelo órgão local de gerência e uma maior atenção com a manutenção dos veículos. A nível federal< as ações deveriam envolver o fortalecimento das linhas de financiamento para o setor e um controle mais efetivo sobre os preços praticados pela indústria nacional de ônibus.Brazilian cities/ generally speaking, face serious deficiencies with regard to the bus fleets that serve their populations. In quantitative terms, the fleets are insufficient, presenting unacceptable patterns of overcrowding. This situation w i l l continue to worsen until the year 2000 unless the problem is tackled with the priority due to i t . The daily demand for bus transportation in 1990 in Brazil's main urban areas w i l l have increased by another 11. 5 million passengers per day by the turn of the century. Qualitatively, the age of the vehicles, together with their precarious maintenance, accounts for a significant part of the poor service provided. In terms of i t s productive capacity, the Brazilian bus industry is in a position to meet the demand of the internal market; i t needs , however, to improve the standards of quality of the vehicles, especially the items relating to the comfort and safety of the users. Moreover, the high price of new buses has been one of the chief constraints on the renewal and expansion of the fleet. The general rule prevailing in Brazilian cities is the nonexistence of policies for the renewal and expansion of the fleet of buses. A historical analysis of the Recife Metropolitan Region, the pilot area chosen for the present research, nonetheless revealed some satisfactory progress, resulting largely from the existence of lines of finance and the reasonable financial equilibrium of the local public system of passenger transportation. Nevertheless, in order that the effects of the aforementioned factors may be lasting, the policy to be implemented should include institu tional mechanisms, recently introduced in fact, and an increased control over the destination of the monetary value corresponding to the depreciation of vehicles. I t w i l l also be necessary to undertake a more thorough analysis of the method of calculating the depreciation of vehicles and to unlink a number of items in the cost analysis used for fare calculation purposes from the price of a new bus. Additional measures should provide for the coordination of the whole process by the local transportation authority and a greater emphasis on vehicle maintenance. At the federal level, measures should include the strengthening of the lines of credit to the sector and a more effective control of the prices charged by Brazilian bus manufacturers.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTALUFCGRABBANI, Soheil Rahnemay.RABBANI, S. R.http://lattes.cnpq.br/8087783521324545OLIVEIRA, César Cavalcanti de.OLIVEIRA, C. C.http://lattes.cnpq.br/7788245101571602GOMES, Luiz Flávio Autran Monteiro.GOMES, L. F. A. M.DOURADO, Anísio Brasileiro de Freitas.DOURADO, A. B. F.MOREIRA, Mauricio Renato Pina.1993-042019-02-27T16:54:40Z2019-02-272019-02-27T16:54:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2972MOREIRA, Mauricio Renato Pina. Estudo dos mecanismos e políticas de renovação e ampliação de frotas de ônibus urbanos no Brasil: caso da região metropolitana do Recife. 1993. 189f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil, 1993. 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