Estudo da incorporação de argilas montmorilonitas como modificador em cimentos asfálticos de petróleo.
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11193 |
Resumo: | Atualmente, vários estudos tem sido desenvolvidos com o objetivo da utilização de nanotecnologia em pavimentos flexíveis. Um dos principais compostos estudados e a nanoargila. Sua incorporação ao ligante asfáltico proporciona melhoria nas propriedades físicas e reológicas e nas propriedades mecânicas das misturas asfálticas quanto a deformação, a quebra por fadiga, a quebra por temperatura e a ação da água. Este trabalho apresenta uma analise física de ligantes asfálticos e o comportamento mecânico de misturas asfálticas com o uso dos seguintes aditivos: OMMT (Argila Montmorilonita modificada, organofílica ou hidrofóbica) e a MMT (Argila Montmorilonita pura). Foram realizados ensaios de Viscosidade Brookfields, Ponto de Amolecimento e Penetração, fundamentais na caracterização dos ligantes, que permitiram analisar e comparar o comportamento do ligante puro com o dos ligantes modificados com os aditivos supracitados. Quanto as misturas, foram realizadas analises dos efeitos dos modificadores por meio de ensaios mecânicos, tais como: Resistência a Tração por Compressão Diametral Indireta, Modulo de Resiliência e Ensaio de Dano por Umidade Induzida, sendo todas as amostras submetidas ao processo de compactação por amassamento. A caracterização física do ligante asfáltico, com a adição dos dois modificadores, apresentou aumento no Ponto de Amolecimento e na Viscosidade, e diminuição da Penetração. Nas características mecânicas das misturas asfálticas, os resultados indicaram que as adições das argilas OMMT e MMT apresentaram aumento do Modulo de Resiliência e de Resistência a Tração quando comparados ao ligante asfáltico sem modificador. Alem disso, o efeito do ligante modificado com a OMMT apresentou melhores resultados com relação ao dano por umidade induzida. |
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LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes.LUCENA, A. E. F. L.http://lattes.cnpq.br/4428634327768673CAVALCANTE, Erinaldo Hilário.RODRIGUES, Johnny Kennedy Guedes.SANTOS, K. P.http://lattes.cnpq.br/2416142633716581SANTOS, Karine Pereira dos.Atualmente, vários estudos tem sido desenvolvidos com o objetivo da utilização de nanotecnologia em pavimentos flexíveis. Um dos principais compostos estudados e a nanoargila. Sua incorporação ao ligante asfáltico proporciona melhoria nas propriedades físicas e reológicas e nas propriedades mecânicas das misturas asfálticas quanto a deformação, a quebra por fadiga, a quebra por temperatura e a ação da água. Este trabalho apresenta uma analise física de ligantes asfálticos e o comportamento mecânico de misturas asfálticas com o uso dos seguintes aditivos: OMMT (Argila Montmorilonita modificada, organofílica ou hidrofóbica) e a MMT (Argila Montmorilonita pura). Foram realizados ensaios de Viscosidade Brookfields, Ponto de Amolecimento e Penetração, fundamentais na caracterização dos ligantes, que permitiram analisar e comparar o comportamento do ligante puro com o dos ligantes modificados com os aditivos supracitados. Quanto as misturas, foram realizadas analises dos efeitos dos modificadores por meio de ensaios mecânicos, tais como: Resistência a Tração por Compressão Diametral Indireta, Modulo de Resiliência e Ensaio de Dano por Umidade Induzida, sendo todas as amostras submetidas ao processo de compactação por amassamento. A caracterização física do ligante asfáltico, com a adição dos dois modificadores, apresentou aumento no Ponto de Amolecimento e na Viscosidade, e diminuição da Penetração. Nas características mecânicas das misturas asfálticas, os resultados indicaram que as adições das argilas OMMT e MMT apresentaram aumento do Modulo de Resiliência e de Resistência a Tração quando comparados ao ligante asfáltico sem modificador. Alem disso, o efeito do ligante modificado com a OMMT apresentou melhores resultados com relação ao dano por umidade induzida.Currently, several studies have been developed with the aim of using nanotechnology in flexible pavements. One of the main compounds studied is the nanoclay. Its incorporation into the asphalt binder supplies improvement in physical and Theological properties and mechanical properties of asphalt mixtures on the deformation, the breaking by fatigue, temperature and the breakdown by the action of water. This paper presents a physical analysis of asphalt binders and mechanical behavior of asphalt mixtures using the following additives: OMMT (Organic Modified Montmorillonite) and MMT (pure Montmorillonite clay). Tests of Brookfields viscosity, Softening Point and Penetration, core in the characterization of binders, which allowed analyzing and comparing the behavior of the pure ligand with modified ligands with the additives mentioned above were made. In relation to the mixtures, analyzes were made about the effects of modifiers by means of mechanical tests such as Tensile Strength Indirect Diametral Compression, Resilience Module and Induced Moisture for Damage Testing, with all samples submitted to the process of kneading compaction. The main results indicated that the addition of the two modifiers in the oil asphalt cement increases the softening point and viscosity, and reduces penetration. In the mechanical characteristics of the tested mixtures, the results indicated that the OMMT and MMT clay improved the values of Resilience Modules and Tensile Strength when compared to asphalt binder without modifier. Furthermore, the effect of the modified binder with OMMT showed better results in respect to moisture damage induced.Submitted by Deyse Queiroz (deysequeirozz@hotmail.com) on 2020-01-24T13:09:16Z No. of bitstreams: 1 KARINE PEREIRA DOS SANTOS - DISSERTAÇÃO PPGECA 2012.pdf: 40430921 bytes, checksum: 1b7e36f04716f4d7159f2ca169dbf82c (MD5)Made available in DSpace on 2020-01-24T13:09:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KARINE PEREIRA DOS SANTOS - DISSERTAÇÃO PPGECA 2012.pdf: 40430921 bytes, checksum: 1b7e36f04716f4d7159f2ca169dbf82c (MD5) Previous issue date: 2012-05Universidade Federal de Campina GrandePÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTALUFCGBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNEstudo da incorporação de argilas montmorilonitas como modificador em cimentos asfálticos de petróleo.Study of the incorporation of montmorillonite clays as a modifier in petroleum asphalt cements.2012-052020-01-24T13:09:16Z2020-02-242020-01-24T13:09:16Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11193SANTOS, Karine Pereira dos. Estudo da incorporação de argilas montmorilonitas como modificador em cimentos asfálticos de petróleo. 2012. 193f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. 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Atualmente, vários estudos tem sido desenvolvidos com o objetivo da utilização de nanotecnologia em pavimentos flexíveis. Um dos principais compostos estudados e a nanoargila. Sua incorporação ao ligante asfáltico proporciona melhoria nas propriedades físicas e reológicas e nas propriedades mecânicas das misturas asfálticas quanto a deformação, a quebra por fadiga, a quebra por temperatura e a ação da água. Este trabalho apresenta uma analise física de ligantes asfálticos e o comportamento mecânico de misturas asfálticas com o uso dos seguintes aditivos: OMMT (Argila Montmorilonita modificada, organofílica ou hidrofóbica) e a MMT (Argila Montmorilonita pura). Foram realizados ensaios de Viscosidade Brookfields, Ponto de Amolecimento e Penetração, fundamentais na caracterização dos ligantes, que permitiram analisar e comparar o comportamento do ligante puro com o dos ligantes modificados com os aditivos supracitados. Quanto as misturas, foram realizadas analises dos efeitos dos modificadores por meio de ensaios mecânicos, tais como: Resistência a Tração por Compressão Diametral Indireta, Modulo de Resiliência e Ensaio de Dano por Umidade Induzida, sendo todas as amostras submetidas ao processo de compactação por amassamento. A caracterização física do ligante asfáltico, com a adição dos dois modificadores, apresentou aumento no Ponto de Amolecimento e na Viscosidade, e diminuição da Penetração. Nas características mecânicas das misturas asfálticas, os resultados indicaram que as adições das argilas OMMT e MMT apresentaram aumento do Modulo de Resiliência e de Resistência a Tração quando comparados ao ligante asfáltico sem modificador. Alem disso, o efeito do ligante modificado com a OMMT apresentou melhores resultados com relação ao dano por umidade induzida. |
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