Estimativa de emissão de gases de efeito estufa na operação do sistema ferroviário da região metropolitana de João Pessoa-Paraíba, Brasil.
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1703 |
Resumo: | O presente estudo objetivou inventariar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) do sistema ferroviário da região metropolitana de João Pessoa no ano base de 2016. Seguiuse a metodologia do Programa Brasileiro GHG Protocol versão 2016 para quantificar as emissões. As fontes emissoras foram organizadas de acordo com os limites operacionais classificados nos escopos 1, 2 e 3. A emissão total no ano inventariado foi de 1.035,76 tCO2e e 73,26 tCO2 biogênico. A fonte que mais contribuiu nas emissões foi a combustão ferroviária com 981,05 tCO2e, seguida da geração de energia elétrica 22,67 tCO2e. Considerando a interdisciplinaridade desta pesquisa, compreende que o estudo dos impactos atmosféricos do sistema de trem de João Pessoa serviu como parâmetro para o delineamento de estratégias e técnicas de mitigação da poluição do ar no Estado da Paraíba, tal como a melhoria de qualidade de vida para gerações vindouras. |
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Considerando a interdisciplinaridade desta pesquisa, compreende que o estudo dos impactos atmosféricos do sistema de trem de João Pessoa serviu como parâmetro para o delineamento de estratégias e técnicas de mitigação da poluição do ar no Estado da Paraíba, tal como a melhoria de qualidade de vida para gerações vindouras.The present study aimed to inventory Greenhouse Gas (GHG) emissions from the rail system of the metropolitan region of João Pessoa in the base year of 2016. The methodology of the Brazilian GHG Protocol version 2016 was followed to quantify emissions. The issuing sources were organized according to the operational limits classified in scopes 1, 2 and 3. The total emission in the inventoried year was 1,035.76 tCO2e and 73.26 tCO2 biogenic. The source that most contributed to the emissions was the railway combustion with 981.05 tCO2e, followed by the generation of electric energy 22.67 tCO2e. Considering the interdisciplinary nature of this research, it is understood that the study of the atmospheric impacts of the João Pessoa train system served as a parameter for the design of strategies and techniques to mitigate air pollution in the State of Paraíba, such as improving the quality of life for generations to come.Submitted by Lucienne Costa (lucienneferreira@ufcg.edu.br) on 2018-09-12T18:29:18Z No. of bitstreams: 1 DIOGO DA FONSECA SOARES – DISSERTAÇÃO (PPGRN) 2018.pdf: 725145 bytes, checksum: 093573006141a5435aa2269250c27783 (MD5)Made available in DSpace on 2018-09-12T18:29:18Z (GMT). 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