Do palco para a sala de aula : Leitura do texto dramático na escola do campo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES, Inácia Uênia Dionizio.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2013.tccmon.gomes
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6009
Resumo: A presente pesquisa tem como fio condutor o quadro de carência em relação à leitura e sua prática nas escolas de Ensino Fundamental no país em especial no que se refere à leitura literária. Com o objetivo de se diagnosticar tal carência especificamente em relação ao gênero dramático, como há de se obter novas possibilidades de leitura literária na sala de aula, foi desenvolvida uma experiência de leitura junto a alunos do 9º Ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jornalista José Leal Ramos, localizada em São João do Cariri, tendo como foco a leitura de “O Diabo Religioso”, texto dramático escrito por Lourdes Ramalho, autora cuja dramaturgia discute e reinventa a realidade sociocultural do Nordeste brasileiro.
id UFCG_2df61f8e3e7400cdd8ea8cd75e567336
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6009
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Do palco para a sala de aula : Leitura do texto dramático na escola do campo.From Stage to Classroom: Reading the dramatic text at the country school.Texto dramáticoEducação do CampoLeituraDramaturgia paraibanaDramatic text  Field education  ReadingParaíba playwritingA presente pesquisa tem como fio condutor o quadro de carência em relação à leitura e sua prática nas escolas de Ensino Fundamental no país em especial no que se refere à leitura literária. Com o objetivo de se diagnosticar tal carência especificamente em relação ao gênero dramático, como há de se obter novas possibilidades de leitura literária na sala de aula, foi desenvolvida uma experiência de leitura junto a alunos do 9º Ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jornalista José Leal Ramos, localizada em São João do Cariri, tendo como foco a leitura de “O Diabo Religioso”, texto dramático escrito por Lourdes Ramalho, autora cuja dramaturgia discute e reinventa a realidade sociocultural do Nordeste brasileiro.La presente pesquisa tiene como hilo conductor el cuadro de carencia en relación a la lectura y su práctica en las escuelas de Enseñanza Fundamental en el país, en especial en lo que se refiere a la lectura literaria. Con el objetivo de diagnosticarse tal carencia específicamente en relación a lo género dramático, como también de desarrollarse nuevas posibilidades de lectura literaria en aula de clase, fue desarrollada una experiencia de lectura junto a los alumnos del 9º Año de la Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jornalista José Leal Ramos, ubicada en la ciudad de São João do Cariri-PB, teniendo como foco la lectura de “O Diabo Religioso”, texto dramático escrito por Lourdes Ramalho, autora cuya dramaturgia discute y reinventa la realidad sociocultural del Nordeste Brasileño.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGANDRADE, Valéria.ANDRADE, V.http://lattes.cnpq.br/5509137180497366LIMA, Duílio Pereira da Cunha.GOMES, Almir Anacleto de AraújoGOMES, Inácia Uênia Dionizio.2013-09-262019-08-20T10:06:06Z2019-08-202019-08-20T10:06:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2013.tccmon.gomeshttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6009GOMES, Inácia Uênia Dionizio. Do palco para a sala de aula : Leitura do texto dramático na escola do campo. 2013. 59f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6009porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-08T19:59:54Zoai:localhost:riufcg/6009Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-08T19:59:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Do palco para a sala de aula : Leitura do texto dramático na escola do campo.
From Stage to Classroom: Reading the dramatic text at the country school.
title Do palco para a sala de aula : Leitura do texto dramático na escola do campo.
spellingShingle Do palco para a sala de aula : Leitura do texto dramático na escola do campo.
GOMES, Inácia Uênia Dionizio.
Texto dramático
Educação do Campo
Leitura
Dramaturgia paraibana
Dramatic text  
Field education  
Reading
Paraíba playwriting
title_short Do palco para a sala de aula : Leitura do texto dramático na escola do campo.
title_full Do palco para a sala de aula : Leitura do texto dramático na escola do campo.
title_fullStr Do palco para a sala de aula : Leitura do texto dramático na escola do campo.
title_full_unstemmed Do palco para a sala de aula : Leitura do texto dramático na escola do campo.
title_sort Do palco para a sala de aula : Leitura do texto dramático na escola do campo.
author GOMES, Inácia Uênia Dionizio.
author_facet GOMES, Inácia Uênia Dionizio.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ANDRADE, Valéria.
ANDRADE, V.
http://lattes.cnpq.br/5509137180497366
LIMA, Duílio Pereira da Cunha.
GOMES, Almir Anacleto de Araújo
dc.contributor.author.fl_str_mv GOMES, Inácia Uênia Dionizio.
dc.subject.por.fl_str_mv Texto dramático
Educação do Campo
Leitura
Dramaturgia paraibana
Dramatic text  
Field education  
Reading
Paraíba playwriting
topic Texto dramático
Educação do Campo
Leitura
Dramaturgia paraibana
Dramatic text  
Field education  
Reading
Paraíba playwriting
description A presente pesquisa tem como fio condutor o quadro de carência em relação à leitura e sua prática nas escolas de Ensino Fundamental no país em especial no que se refere à leitura literária. Com o objetivo de se diagnosticar tal carência especificamente em relação ao gênero dramático, como há de se obter novas possibilidades de leitura literária na sala de aula, foi desenvolvida uma experiência de leitura junto a alunos do 9º Ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jornalista José Leal Ramos, localizada em São João do Cariri, tendo como foco a leitura de “O Diabo Religioso”, texto dramático escrito por Lourdes Ramalho, autora cuja dramaturgia discute e reinventa a realidade sociocultural do Nordeste brasileiro.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-26
2019-08-20T10:06:06Z
2019-08-20
2019-08-20T10:06:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2013.tccmon.gomes
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6009
GOMES, Inácia Uênia Dionizio. Do palco para a sala de aula : Leitura do texto dramático na escola do campo. 2013. 59f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6009
url https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2013.tccmon.gomes
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6009
identifier_str_mv GOMES, Inácia Uênia Dionizio. Do palco para a sala de aula : Leitura do texto dramático na escola do campo. 2013. 59f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744387657170944