Do palco para a sala de aula : Leitura do texto dramático na escola do campo.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2013.tccmon.gomes http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6009 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como fio condutor o quadro de carência em relação à leitura e sua prática nas escolas de Ensino Fundamental no país em especial no que se refere à leitura literária. Com o objetivo de se diagnosticar tal carência especificamente em relação ao gênero dramático, como há de se obter novas possibilidades de leitura literária na sala de aula, foi desenvolvida uma experiência de leitura junto a alunos do 9º Ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jornalista José Leal Ramos, localizada em São João do Cariri, tendo como foco a leitura de “O Diabo Religioso”, texto dramático escrito por Lourdes Ramalho, autora cuja dramaturgia discute e reinventa a realidade sociocultural do Nordeste brasileiro. |
id |
UFCG_2df61f8e3e7400cdd8ea8cd75e567336 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/6009 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Do palco para a sala de aula : Leitura do texto dramático na escola do campo.From Stage to Classroom: Reading the dramatic text at the country school.Texto dramáticoEducação do CampoLeituraDramaturgia paraibanaDramatic text Field education ReadingParaíba playwritingA presente pesquisa tem como fio condutor o quadro de carência em relação à leitura e sua prática nas escolas de Ensino Fundamental no país em especial no que se refere à leitura literária. Com o objetivo de se diagnosticar tal carência especificamente em relação ao gênero dramático, como há de se obter novas possibilidades de leitura literária na sala de aula, foi desenvolvida uma experiência de leitura junto a alunos do 9º Ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jornalista José Leal Ramos, localizada em São João do Cariri, tendo como foco a leitura de “O Diabo Religioso”, texto dramático escrito por Lourdes Ramalho, autora cuja dramaturgia discute e reinventa a realidade sociocultural do Nordeste brasileiro.La presente pesquisa tiene como hilo conductor el cuadro de carencia en relación a la lectura y su práctica en las escuelas de Enseñanza Fundamental en el país, en especial en lo que se refiere a la lectura literaria. Con el objetivo de diagnosticarse tal carencia específicamente en relación a lo género dramático, como también de desarrollarse nuevas posibilidades de lectura literaria en aula de clase, fue desarrollada una experiencia de lectura junto a los alumnos del 9º Año de la Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jornalista José Leal Ramos, ubicada en la ciudad de São João do Cariri-PB, teniendo como foco la lectura de “O Diabo Religioso”, texto dramático escrito por Lourdes Ramalho, autora cuya dramaturgia discute y reinventa la realidad sociocultural del Nordeste Brasileño.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGANDRADE, Valéria.ANDRADE, V.http://lattes.cnpq.br/5509137180497366LIMA, Duílio Pereira da Cunha.GOMES, Almir Anacleto de AraújoGOMES, Inácia Uênia Dionizio.2013-09-262019-08-20T10:06:06Z2019-08-202019-08-20T10:06:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2013.tccmon.gomeshttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6009GOMES, Inácia Uênia Dionizio. Do palco para a sala de aula : Leitura do texto dramático na escola do campo. 2013. 59f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6009porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-08T19:59:54Zoai:localhost:riufcg/6009Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-08T19:59:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do palco para a sala de aula : Leitura do texto dramático na escola do campo. From Stage to Classroom: Reading the dramatic text at the country school. |
title |
Do palco para a sala de aula : Leitura do texto dramático na escola do campo. |
spellingShingle |
Do palco para a sala de aula : Leitura do texto dramático na escola do campo. GOMES, Inácia Uênia Dionizio. Texto dramático Educação do Campo Leitura Dramaturgia paraibana Dramatic text Field education Reading Paraíba playwriting |
title_short |
Do palco para a sala de aula : Leitura do texto dramático na escola do campo. |
title_full |
Do palco para a sala de aula : Leitura do texto dramático na escola do campo. |
title_fullStr |
Do palco para a sala de aula : Leitura do texto dramático na escola do campo. |
title_full_unstemmed |
Do palco para a sala de aula : Leitura do texto dramático na escola do campo. |
title_sort |
Do palco para a sala de aula : Leitura do texto dramático na escola do campo. |
author |
GOMES, Inácia Uênia Dionizio. |
author_facet |
GOMES, Inácia Uênia Dionizio. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ANDRADE, Valéria. ANDRADE, V. http://lattes.cnpq.br/5509137180497366 LIMA, Duílio Pereira da Cunha. GOMES, Almir Anacleto de Araújo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GOMES, Inácia Uênia Dionizio. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Texto dramático Educação do Campo Leitura Dramaturgia paraibana Dramatic text Field education Reading Paraíba playwriting |
topic |
Texto dramático Educação do Campo Leitura Dramaturgia paraibana Dramatic text Field education Reading Paraíba playwriting |
description |
A presente pesquisa tem como fio condutor o quadro de carência em relação à leitura e sua prática nas escolas de Ensino Fundamental no país em especial no que se refere à leitura literária. Com o objetivo de se diagnosticar tal carência especificamente em relação ao gênero dramático, como há de se obter novas possibilidades de leitura literária na sala de aula, foi desenvolvida uma experiência de leitura junto a alunos do 9º Ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jornalista José Leal Ramos, localizada em São João do Cariri, tendo como foco a leitura de “O Diabo Religioso”, texto dramático escrito por Lourdes Ramalho, autora cuja dramaturgia discute e reinventa a realidade sociocultural do Nordeste brasileiro. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-26 2019-08-20T10:06:06Z 2019-08-20 2019-08-20T10:06:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2013.tccmon.gomes http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6009 GOMES, Inácia Uênia Dionizio. Do palco para a sala de aula : Leitura do texto dramático na escola do campo. 2013. 59f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6009 |
url |
https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2013.tccmon.gomes http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6009 |
identifier_str_mv |
GOMES, Inácia Uênia Dionizio. Do palco para a sala de aula : Leitura do texto dramático na escola do campo. 2013. 59f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744387657170944 |