De calça curta e chinela: a poesia de Antônio Francisco na sala de aula.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27293 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo analisar cordéis do poeta popular Antonio Francisco a partir do viés social e realizar uma experiência de leitura compartilhada no primeiro ano do ensino médio. Durante a vivência com folhetos do poeta em sala de aula, verificamos como se deu a recepção dos alunos no momento da leitura à luz de duas categorias: a oralidade e a crítica social. Como principais referenciais que nortearam nossa pesquisa, citamos as reflexões teóricas a respeito da Estética da Recepção com Jauss (1994) e Iser (1979). Quanto às orientações teórico-metodológicas para a leitura literária na escola, lançamos mão de Colomer (2007), Pètit (2008), Pinheiro (2007), bem como documentos oficiais por meio das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) e os Referenciais Curriculares da Paraíba para o Ensino Médio (2006). No que se refere ao estudo da poesia, nos detivemos nas teorias de Bosi (1977), Eliot (1991), Paes (1996) e Thomson (1977). Tratando-se do viés da crítica social nos amparamos em Candido (1972), Carpeaux (1999) e Gullar (1989). Para refletirmos sobre a cultura popular e a literatura de cordel e seu ensino, nos detivemos aos estudos de Abreu (1999), Ayala (2010, 2011), Burke (2010), Galvão (2001), Marinho e Pinheiro (2012), Matos (2010), Pinheiro (2008a, 2008b, 2011), Ribeiro (1986), Rodrigues (2006), Terra (1980) e Zumthor (2001). No percurso de nossa pesquisa, observamos que os cordéis do poeta, além do tom de crítica social também apresentam um lirismo. No momento da leitura dos folhetos em sala de aula, verificamos que a identificação dos alunos com os folhetos foi constituída a partir da leitura oral expressiva do professor mediador e alunos (gestos, imitações de alguns sons e falas de personagens dos cordéis lidos) e da mobilização de conhecimentos prévios. A experiência com o cordel comprova que o texto literário se torna mais significativo para o aluno/leitor quando é possibilitada a socialização da leitura. |
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De calça curta e chinela: a poesia de Antônio Francisco na sala de aula.In short pants and flip-flops: Antônio Francisco's poetry in the classroom.Literatura de cordelAntônio Francisco - poesia de cordelCordel em sala de aulaEnsino de literaturaLiteratura popular - cordelFormação de leitoresPoesia de cordelEnsino médio - literatura de cordelPoetas Potiguares - Antônio FranciscoPoetas Rio-Grandense-do-norte - Antônio FranciscoLiteratura de folhetosCordel e crítica socialLiterature of twineString in the classroomAntônio Francisco - Cordel poetryteaching literaturePopular Literature - Cordelreader trainingstring poetryHigh School - Cordel LiteraturePotiguar Poets - Antônio Franciscopamphlet literatureCordel and social criticismLiteraturaEsta pesquisa teve como objetivo analisar cordéis do poeta popular Antonio Francisco a partir do viés social e realizar uma experiência de leitura compartilhada no primeiro ano do ensino médio. Durante a vivência com folhetos do poeta em sala de aula, verificamos como se deu a recepção dos alunos no momento da leitura à luz de duas categorias: a oralidade e a crítica social. Como principais referenciais que nortearam nossa pesquisa, citamos as reflexões teóricas a respeito da Estética da Recepção com Jauss (1994) e Iser (1979). Quanto às orientações teórico-metodológicas para a leitura literária na escola, lançamos mão de Colomer (2007), Pètit (2008), Pinheiro (2007), bem como documentos oficiais por meio das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) e os Referenciais Curriculares da Paraíba para o Ensino Médio (2006). No que se refere ao estudo da poesia, nos detivemos nas teorias de Bosi (1977), Eliot (1991), Paes (1996) e Thomson (1977). Tratando-se do viés da crítica social nos amparamos em Candido (1972), Carpeaux (1999) e Gullar (1989). Para refletirmos sobre a cultura popular e a literatura de cordel e seu ensino, nos detivemos aos estudos de Abreu (1999), Ayala (2010, 2011), Burke (2010), Galvão (2001), Marinho e Pinheiro (2012), Matos (2010), Pinheiro (2008a, 2008b, 2011), Ribeiro (1986), Rodrigues (2006), Terra (1980) e Zumthor (2001). No percurso de nossa pesquisa, observamos que os cordéis do poeta, além do tom de crítica social também apresentam um lirismo. No momento da leitura dos folhetos em sala de aula, verificamos que a identificação dos alunos com os folhetos foi constituída a partir da leitura oral expressiva do professor mediador e alunos (gestos, imitações de alguns sons e falas de personagens dos cordéis lidos) e da mobilização de conhecimentos prévios. A experiência com o cordel comprova que o texto literário se torna mais significativo para o aluno/leitor quando é possibilitada a socialização da leitura.This research has as objective to analyze cordéis by Antonio Francisco, focusing the social critical and to carry out group reading sessions at Elementary schools with students in the first grade. During the experience with cordéis in the classroom evaluate the students' reception of these poems in the reading the light of two categories: orality and criticism social. The main theoretical premises that informed our study were based on reflections regarding Reception Aesthetics by Jauss (1994) and Iser (1979). With regard to the theoretical-methodological orientations for reading literature in the schools, we used Colomer (2007), Petit (2008), Pinheiro (2007), as a basis, as well as official documents found in the Curriculum Guidelines for Middle School (2006) and the Curriculum References of Paraíba for Middle School (2006). Referring to the study of poetry, we concentrate on the theories by Bosi (1977), Eliot (1991), Paes (1996) and Thomson (1977). As regards the social criticism bias admitted in Candido (1972), Carpeaux (1999) and Gullar (1989). To reflect on popular culture and cordel literature and its teaching, we adopt to studies Abreu (1999), Ayala (2010, 2011), Burke (2010), Galvão (2001), Marinho and Pinheiro (2012), Matos (2010), Pinheiro (2008a, 2008b, 2011), Ribeiro (1986), Rodrigues (2006), Terra (1980) and Zumthor (2001). In the course of our research, we observe that the cordel by poet, besides the tone of social criticism that make us reflect on the contemporary man, also have a lyricism with personifications, taking the reader to wander in the world of fantasy poetic. Upon reading the cordéis in the classroom, we found that the identification of students with leaflets was formed from the expressive oral reading facilitator and students (gestures, imitations of certain sounds and words of personage of the cordéis read) and mobilization of prior knowledge. Our experience with the cordéis proves that the literary text becomes more meaningful to the student / reader is enabled when the socialization of reading.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGALVES, José Hélder Pinheiro.ALVES, J. H. P.http://lattes.cnpq.br/2352905993796166WANDERLEY, Naelza de Araújo.QUEIROZ, Amarino de Oliveira.MEDEIROS, Hadoock Ezequiel Araújo de.2014-022022-09-19T18:26:11Z2022-09-192022-09-19T18:26:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27293MEDEIROS, Hadoock Ezequiel Araújo de. De calça curta e chinela: a poesia de Antônio Francisco na sala de aula. 2014. 157f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27293porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-19T18:30:38Zoai:localhost:riufcg/27293Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-19T18:30:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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Esta pesquisa teve como objetivo analisar cordéis do poeta popular Antonio Francisco a partir do viés social e realizar uma experiência de leitura compartilhada no primeiro ano do ensino médio. Durante a vivência com folhetos do poeta em sala de aula, verificamos como se deu a recepção dos alunos no momento da leitura à luz de duas categorias: a oralidade e a crítica social. Como principais referenciais que nortearam nossa pesquisa, citamos as reflexões teóricas a respeito da Estética da Recepção com Jauss (1994) e Iser (1979). Quanto às orientações teórico-metodológicas para a leitura literária na escola, lançamos mão de Colomer (2007), Pètit (2008), Pinheiro (2007), bem como documentos oficiais por meio das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) e os Referenciais Curriculares da Paraíba para o Ensino Médio (2006). No que se refere ao estudo da poesia, nos detivemos nas teorias de Bosi (1977), Eliot (1991), Paes (1996) e Thomson (1977). Tratando-se do viés da crítica social nos amparamos em Candido (1972), Carpeaux (1999) e Gullar (1989). Para refletirmos sobre a cultura popular e a literatura de cordel e seu ensino, nos detivemos aos estudos de Abreu (1999), Ayala (2010, 2011), Burke (2010), Galvão (2001), Marinho e Pinheiro (2012), Matos (2010), Pinheiro (2008a, 2008b, 2011), Ribeiro (1986), Rodrigues (2006), Terra (1980) e Zumthor (2001). No percurso de nossa pesquisa, observamos que os cordéis do poeta, além do tom de crítica social também apresentam um lirismo. No momento da leitura dos folhetos em sala de aula, verificamos que a identificação dos alunos com os folhetos foi constituída a partir da leitura oral expressiva do professor mediador e alunos (gestos, imitações de alguns sons e falas de personagens dos cordéis lidos) e da mobilização de conhecimentos prévios. A experiência com o cordel comprova que o texto literário se torna mais significativo para o aluno/leitor quando é possibilitada a socialização da leitura. |
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