Os textos cordelísticos no 9° ano de ensino fundamental II: perspectivas de aplicabilidades didático-pedagógicas dos círculos de leitura.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Maria Ribeiro de.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/183
Resumo: A leitura é o meio mais importante para aquisição de saberes. É o instrumento base para todo o sistema educativo, por isso é essencial à atividade pedagógica. Para tanto, faz-se necessário que entendamos o contexto no qual nossos alunos estão inseridos para que possamos auxiliá- los em relação a uma leitura que transcenda o superficial, numa perspectiva histórico-crítica, contextualizada. Nessa direção, o presente estudo pretende evidenciar a relevância da literatura de cordel enquanto instrumento de leitura desenovelador de múltiplos sentidos. Os dizeres, as histórias as marcas da cultura popular, de modo especial, veiculadas pelo texto cordelístico, são matéria-prima para o ensino de Língua Portuguesa no ensino fundamental. Assim, a pesquisa aqui apresentada visa, sobretudo, propor abordagens teórico-metodológicas da literatura de cordel nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II através da adoção do gênero Cordel, a partir do desenvolvimento de círculos de leitura, conforme delineados por Cosson (2014), a fim de se empreender ressignificações didático-pedagógicas do uso dessa produção artística, na sala de aula. Faz-se necessário, portanto, destacar através do presente estudo, autores que percebem a riqueza desta literatura, tida como popular, uma vez que esse gênero poético se encontra praticamente ausente do espaço das salas de aula. Assim, aqui se assume como base teórica, os postulados da Análise de Discurso Francesa, da Pedagogia da Leitura, das diretrizes teóricas e oficiais para o ensino de língua portuguesa e de suas respectivas literaturas e os estudos da cultura popular que tratam, especialmente, da literatura de cordel. Conclui-se pela presente pesquisa, que o trabalho com a poesia de Cordel, um dos elementos mais fortes da cultura nordestina, ganha especial atenção, visto que esse gênero poético proporciona ressignificações acerca da exterioridade da linguagem, da língua em seus contextos de produção.
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spelling Os textos cordelísticos no 9° ano de ensino fundamental II: perspectivas de aplicabilidades didático-pedagógicas dos círculos de leitura.The cordelistic texts in the 9th grade of elementary school II: perspectives of didactic-pedagogical applicability of reading circles.Literatura de CordelEnsino de Língua PortuguesaCírculos de LeituraLeituraLetramentoLiterature of StringPortuguese Language TeachingReading CirclesReadingRiteracyLetras.A leitura é o meio mais importante para aquisição de saberes. É o instrumento base para todo o sistema educativo, por isso é essencial à atividade pedagógica. Para tanto, faz-se necessário que entendamos o contexto no qual nossos alunos estão inseridos para que possamos auxiliá- los em relação a uma leitura que transcenda o superficial, numa perspectiva histórico-crítica, contextualizada. Nessa direção, o presente estudo pretende evidenciar a relevância da literatura de cordel enquanto instrumento de leitura desenovelador de múltiplos sentidos. Os dizeres, as histórias as marcas da cultura popular, de modo especial, veiculadas pelo texto cordelístico, são matéria-prima para o ensino de Língua Portuguesa no ensino fundamental. Assim, a pesquisa aqui apresentada visa, sobretudo, propor abordagens teórico-metodológicas da literatura de cordel nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II através da adoção do gênero Cordel, a partir do desenvolvimento de círculos de leitura, conforme delineados por Cosson (2014), a fim de se empreender ressignificações didático-pedagógicas do uso dessa produção artística, na sala de aula. Faz-se necessário, portanto, destacar através do presente estudo, autores que percebem a riqueza desta literatura, tida como popular, uma vez que esse gênero poético se encontra praticamente ausente do espaço das salas de aula. Assim, aqui se assume como base teórica, os postulados da Análise de Discurso Francesa, da Pedagogia da Leitura, das diretrizes teóricas e oficiais para o ensino de língua portuguesa e de suas respectivas literaturas e os estudos da cultura popular que tratam, especialmente, da literatura de cordel. Conclui-se pela presente pesquisa, que o trabalho com a poesia de Cordel, um dos elementos mais fortes da cultura nordestina, ganha especial atenção, visto que esse gênero poético proporciona ressignificações acerca da exterioridade da linguagem, da língua em seus contextos de produção.The reading is the half more important for acquisition of knowledges. It is the basic instrument for all the educational system, therefore it is essential to the pedagogical activity. For so much, it does necessary that understand the context in which our students are inserted so that we can help them in relation the one reading that go in addition to the superficial, in a historical perspective-critical, contextualised. In this direction, the present study pretends to show the importance of the literature of string while instrument of fiscal reading of multiple senses. You say them, the histories the marks of the culture folk, of special way, transmitted by the text of string, are matter-prime for the education of Portuguese Tongue in the fundamental education. Like this, the here presented investigation objective, especially, propose theoretical boardings-methodological of the literature of string in the classes of Portuguese Tongue of the Fundamental Education II through the adoption of the gender String, from the development of circles of reading, satisfied delineated by Cosson (2014), to end to undertake new didactic senses-pedagogical of the use of this artistic production, in the room of class. It does necessary, therefore, stand out through the present study, authors that perceive the wealth of this literature, had like folk, once that this poetic gender finds practically absent of the space of the rooms of class. Like this, here it assumes like theoretical base, the postulates of the Analysis of French Speech, of the Pedagogy of the Reading, of the theoretical and official guidelines for the education of Portuguese tongue and of his respective literatures and the studies of the culture folk that treat, especially, of the literature of string. It concludes by the present investigation, that the work with the poetry of String, one of the strongest elements of the northeastern culture, wins special attention, seen that this poetic gender provides new meanings about the exteriority of the language, of the tongue in his contexts of production.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGSOUSA, José Wanderley Alves de.SOUSA, José Wanderley Alves de.http://lattes.cnpq.br/2153342395005389BARBOSA, Vanice Maria Lacerda de Melo.LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.SOUSA, Maria Ribeiro de.20172017-12-15T17:44:06Z2017-12-142017-12-15T17:44:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/183SOUSA, Maria Ribeiro de. Os textos cordelísticos no 9º ano do ensino fundamental II: perspectivas de aplicabilidades didático-pedagógicas dos círculos de leitura. 2017. 126f. 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