ENEM e as ciências humanas e suas tecnologias: novas sensibilidades para pensar o ensino de História.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34972 |
Resumo: | Neste artigo temos a pretensão de analisar uma experiência de extensão desenvolvida no Programa de Educação Tutorial (PET – História – UFCG) no ano de 2011, direcionada para alunos de escolas públicas da cidade de Campina Grande-PB. Cuja finalidade estava direcionada para problematizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), priorizando à área das “Ciências Humanas e suas tecnologias”. Especialmente, questões referentes às seguintes Competências e Habilidades: “Compreender os elementos culturais que constituem as identidades” e “Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade”. A partir dessas preocupações discutiremos as novas tendências exigidas em sala de aula para preparação do aluno que se submeterá a nova avaliação (Novo ENEM) para o ingresso em uma instituição de ensino superior. Partindo de um pressuposto de que os conceitos de “identidade” e “cidadania” foram construídos historicamente e ressignificados socialmente, buscaremos pensar de que forma a nova proposta do ENEM vai interferir no modelo tradicional do ensino de História e como essas novas maneiras de trabalhar a História em sala de aula chegam até as escolas públicas. Para fundamentar nossas análises dialogamos com alguns autores, Stuart Hall, Zygmunt Bauman, para pensar as questões de identidade, José Murilo de Carvalho, para problematizar os caminhos que a noção e a prática da cidadania percorreu, no Brasil, ainda utilizaremos a obra Saberes e competências que é uma reunião de artigos de pesquisadores da temática relacionada à avaliação por competências, além do artigo Mudança social, Ciências Humanas e Enem do autor Raul Borges Guimarães. Assim, buscaremos associar as questões historiográficas e, até certo ponto, dialogando com autores teóricos, junto com as abordagens do Novo ENEM ligando-os com as competências propostas. Pensando até que ponto essas propostas alcançam seus objetivos indicados nas Matrizes de Referências. |
id |
UFCG_30d681528777e44c50380d8c7beb6a23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/34972 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
ENEM e as ciências humanas e suas tecnologias: novas sensibilidades para pensar o ensino de História.ENEM and the human sciences and their technologies: new sensibilities for thinking about History teaching.Exame Nacional do Ensino Médio - ENEMEnsino de HistóriaCiências humanas e suas tecnologias - ENEMPrograma de Educação Tutorial - História UFCGPET História UFCGExtensão universitáriaNational High School Examination - ENEMTeaching HistoryHuman sciences and their technologies - ENEMTutorial Education Program - UFCG HistoryPET History UFCGUniversity ExtensionHistória.Neste artigo temos a pretensão de analisar uma experiência de extensão desenvolvida no Programa de Educação Tutorial (PET – História – UFCG) no ano de 2011, direcionada para alunos de escolas públicas da cidade de Campina Grande-PB. Cuja finalidade estava direcionada para problematizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), priorizando à área das “Ciências Humanas e suas tecnologias”. Especialmente, questões referentes às seguintes Competências e Habilidades: “Compreender os elementos culturais que constituem as identidades” e “Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade”. A partir dessas preocupações discutiremos as novas tendências exigidas em sala de aula para preparação do aluno que se submeterá a nova avaliação (Novo ENEM) para o ingresso em uma instituição de ensino superior. Partindo de um pressuposto de que os conceitos de “identidade” e “cidadania” foram construídos historicamente e ressignificados socialmente, buscaremos pensar de que forma a nova proposta do ENEM vai interferir no modelo tradicional do ensino de História e como essas novas maneiras de trabalhar a História em sala de aula chegam até as escolas públicas. Para fundamentar nossas análises dialogamos com alguns autores, Stuart Hall, Zygmunt Bauman, para pensar as questões de identidade, José Murilo de Carvalho, para problematizar os caminhos que a noção e a prática da cidadania percorreu, no Brasil, ainda utilizaremos a obra Saberes e competências que é uma reunião de artigos de pesquisadores da temática relacionada à avaliação por competências, além do artigo Mudança social, Ciências Humanas e Enem do autor Raul Borges Guimarães. Assim, buscaremos associar as questões historiográficas e, até certo ponto, dialogando com autores teóricos, junto com as abordagens do Novo ENEM ligando-os com as competências propostas. Pensando até que ponto essas propostas alcançam seus objetivos indicados nas Matrizes de Referências.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20112024-03-07T21:11:13Z2024-03-072024-03-07T21:11:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34972FERREIRA, Janaína Leandro; FERREIRA, Jaqueline Leandro; NASCIMENTO, Regina Coelli do. Enem e as ciências humanas e suas tecnologias: novas sensibilidades para pensar o ensino de história. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-6. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34972porFERREIRA, Janaína Leandro.FERREIRA, Jaqueline Leandro.NASCIMENTO, Regina Coelli do.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-07T21:12:07Zoai:localhost:riufcg/34972Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-07T21:12:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENEM e as ciências humanas e suas tecnologias: novas sensibilidades para pensar o ensino de História. ENEM and the human sciences and their technologies: new sensibilities for thinking about History teaching. |
title |
ENEM e as ciências humanas e suas tecnologias: novas sensibilidades para pensar o ensino de História. |
spellingShingle |
ENEM e as ciências humanas e suas tecnologias: novas sensibilidades para pensar o ensino de História. FERREIRA, Janaína Leandro. Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM Ensino de História Ciências humanas e suas tecnologias - ENEM Programa de Educação Tutorial - História UFCG PET História UFCG Extensão universitária National High School Examination - ENEM Teaching History Human sciences and their technologies - ENEM Tutorial Education Program - UFCG History PET History UFCG University Extension História. |
title_short |
ENEM e as ciências humanas e suas tecnologias: novas sensibilidades para pensar o ensino de História. |
title_full |
ENEM e as ciências humanas e suas tecnologias: novas sensibilidades para pensar o ensino de História. |
title_fullStr |
ENEM e as ciências humanas e suas tecnologias: novas sensibilidades para pensar o ensino de História. |
title_full_unstemmed |
ENEM e as ciências humanas e suas tecnologias: novas sensibilidades para pensar o ensino de História. |
title_sort |
ENEM e as ciências humanas e suas tecnologias: novas sensibilidades para pensar o ensino de História. |
author |
FERREIRA, Janaína Leandro. |
author_facet |
FERREIRA, Janaína Leandro. FERREIRA, Jaqueline Leandro. NASCIMENTO, Regina Coelli do. |
author_role |
author |
author2 |
FERREIRA, Jaqueline Leandro. NASCIMENTO, Regina Coelli do. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FERREIRA, Janaína Leandro. FERREIRA, Jaqueline Leandro. NASCIMENTO, Regina Coelli do. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM Ensino de História Ciências humanas e suas tecnologias - ENEM Programa de Educação Tutorial - História UFCG PET História UFCG Extensão universitária National High School Examination - ENEM Teaching History Human sciences and their technologies - ENEM Tutorial Education Program - UFCG History PET History UFCG University Extension História. |
topic |
Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM Ensino de História Ciências humanas e suas tecnologias - ENEM Programa de Educação Tutorial - História UFCG PET História UFCG Extensão universitária National High School Examination - ENEM Teaching History Human sciences and their technologies - ENEM Tutorial Education Program - UFCG History PET History UFCG University Extension História. |
description |
Neste artigo temos a pretensão de analisar uma experiência de extensão desenvolvida no Programa de Educação Tutorial (PET – História – UFCG) no ano de 2011, direcionada para alunos de escolas públicas da cidade de Campina Grande-PB. Cuja finalidade estava direcionada para problematizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), priorizando à área das “Ciências Humanas e suas tecnologias”. Especialmente, questões referentes às seguintes Competências e Habilidades: “Compreender os elementos culturais que constituem as identidades” e “Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade”. A partir dessas preocupações discutiremos as novas tendências exigidas em sala de aula para preparação do aluno que se submeterá a nova avaliação (Novo ENEM) para o ingresso em uma instituição de ensino superior. Partindo de um pressuposto de que os conceitos de “identidade” e “cidadania” foram construídos historicamente e ressignificados socialmente, buscaremos pensar de que forma a nova proposta do ENEM vai interferir no modelo tradicional do ensino de História e como essas novas maneiras de trabalhar a História em sala de aula chegam até as escolas públicas. Para fundamentar nossas análises dialogamos com alguns autores, Stuart Hall, Zygmunt Bauman, para pensar as questões de identidade, José Murilo de Carvalho, para problematizar os caminhos que a noção e a prática da cidadania percorreu, no Brasil, ainda utilizaremos a obra Saberes e competências que é uma reunião de artigos de pesquisadores da temática relacionada à avaliação por competências, além do artigo Mudança social, Ciências Humanas e Enem do autor Raul Borges Guimarães. Assim, buscaremos associar as questões historiográficas e, até certo ponto, dialogando com autores teóricos, junto com as abordagens do Novo ENEM ligando-os com as competências propostas. Pensando até que ponto essas propostas alcançam seus objetivos indicados nas Matrizes de Referências. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2024-03-07T21:11:13Z 2024-03-07 2024-03-07T21:11:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34972 FERREIRA, Janaína Leandro; FERREIRA, Jaqueline Leandro; NASCIMENTO, Regina Coelli do. Enem e as ciências humanas e suas tecnologias: novas sensibilidades para pensar o ensino de história. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-6. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34972 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34972 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Janaína Leandro; FERREIRA, Jaqueline Leandro; NASCIMENTO, Regina Coelli do. Enem e as ciências humanas e suas tecnologias: novas sensibilidades para pensar o ensino de história. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-6. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34972 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744616131395584 |