ENEM e as ciências humanas e suas tecnologias: novas sensibilidades para pensar o ensino de História.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA, Janaína Leandro.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: FERREIRA, Jaqueline Leandro., NASCIMENTO, Regina Coelli do.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34972
Resumo: Neste artigo temos a pretensão de analisar uma experiência de extensão desenvolvida no Programa de Educação Tutorial (PET – História – UFCG) no ano de 2011, direcionada para alunos de escolas públicas da cidade de Campina Grande-PB. Cuja finalidade estava direcionada para problematizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), priorizando à área das “Ciências Humanas e suas tecnologias”. Especialmente, questões referentes às seguintes Competências e Habilidades: “Compreender os elementos culturais que constituem as identidades” e “Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade”. A partir dessas preocupações discutiremos as novas tendências exigidas em sala de aula para preparação do aluno que se submeterá a nova avaliação (Novo ENEM) para o ingresso em uma instituição de ensino superior. Partindo de um pressuposto de que os conceitos de “identidade” e “cidadania” foram construídos historicamente e ressignificados socialmente, buscaremos pensar de que forma a nova proposta do ENEM vai interferir no modelo tradicional do ensino de História e como essas novas maneiras de trabalhar a História em sala de aula chegam até as escolas públicas. Para fundamentar nossas análises dialogamos com alguns autores, Stuart Hall, Zygmunt Bauman, para pensar as questões de identidade, José Murilo de Carvalho, para problematizar os caminhos que a noção e a prática da cidadania percorreu, no Brasil, ainda utilizaremos a obra Saberes e competências que é uma reunião de artigos de pesquisadores da temática relacionada à avaliação por competências, além do artigo Mudança social, Ciências Humanas e Enem do autor Raul Borges Guimarães. Assim, buscaremos associar as questões historiográficas e, até certo ponto, dialogando com autores teóricos, junto com as abordagens do Novo ENEM ligando-os com as competências propostas. Pensando até que ponto essas propostas alcançam seus objetivos indicados nas Matrizes de Referências.
id UFCG_30d681528777e44c50380d8c7beb6a23
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/34972
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling ENEM e as ciências humanas e suas tecnologias: novas sensibilidades para pensar o ensino de História.ENEM and the human sciences and their technologies: new sensibilities for thinking about History teaching.Exame Nacional do Ensino Médio - ENEMEnsino de HistóriaCiências humanas e suas tecnologias - ENEMPrograma de Educação Tutorial - História UFCGPET História UFCGExtensão universitáriaNational High School Examination - ENEMTeaching HistoryHuman sciences and their technologies - ENEMTutorial Education Program - UFCG HistoryPET History UFCGUniversity ExtensionHistória.Neste artigo temos a pretensão de analisar uma experiência de extensão desenvolvida no Programa de Educação Tutorial (PET – História – UFCG) no ano de 2011, direcionada para alunos de escolas públicas da cidade de Campina Grande-PB. Cuja finalidade estava direcionada para problematizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), priorizando à área das “Ciências Humanas e suas tecnologias”. Especialmente, questões referentes às seguintes Competências e Habilidades: “Compreender os elementos culturais que constituem as identidades” e “Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade”. A partir dessas preocupações discutiremos as novas tendências exigidas em sala de aula para preparação do aluno que se submeterá a nova avaliação (Novo ENEM) para o ingresso em uma instituição de ensino superior. Partindo de um pressuposto de que os conceitos de “identidade” e “cidadania” foram construídos historicamente e ressignificados socialmente, buscaremos pensar de que forma a nova proposta do ENEM vai interferir no modelo tradicional do ensino de História e como essas novas maneiras de trabalhar a História em sala de aula chegam até as escolas públicas. Para fundamentar nossas análises dialogamos com alguns autores, Stuart Hall, Zygmunt Bauman, para pensar as questões de identidade, José Murilo de Carvalho, para problematizar os caminhos que a noção e a prática da cidadania percorreu, no Brasil, ainda utilizaremos a obra Saberes e competências que é uma reunião de artigos de pesquisadores da temática relacionada à avaliação por competências, além do artigo Mudança social, Ciências Humanas e Enem do autor Raul Borges Guimarães. Assim, buscaremos associar as questões historiográficas e, até certo ponto, dialogando com autores teóricos, junto com as abordagens do Novo ENEM ligando-os com as competências propostas. Pensando até que ponto essas propostas alcançam seus objetivos indicados nas Matrizes de Referências.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20112024-03-07T21:11:13Z2024-03-072024-03-07T21:11:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34972FERREIRA, Janaína Leandro; FERREIRA, Jaqueline Leandro; NASCIMENTO, Regina Coelli do. Enem e as ciências humanas e suas tecnologias: novas sensibilidades para pensar o ensino de história. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-6. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34972porFERREIRA, Janaína Leandro.FERREIRA, Jaqueline Leandro.NASCIMENTO, Regina Coelli do.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-07T21:12:07Zoai:localhost:riufcg/34972Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-07T21:12:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv ENEM e as ciências humanas e suas tecnologias: novas sensibilidades para pensar o ensino de História.
ENEM and the human sciences and their technologies: new sensibilities for thinking about History teaching.
title ENEM e as ciências humanas e suas tecnologias: novas sensibilidades para pensar o ensino de História.
spellingShingle ENEM e as ciências humanas e suas tecnologias: novas sensibilidades para pensar o ensino de História.
FERREIRA, Janaína Leandro.
Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM
Ensino de História
Ciências humanas e suas tecnologias - ENEM
Programa de Educação Tutorial - História UFCG
PET História UFCG
Extensão universitária
National High School Examination - ENEM
Teaching History
Human sciences and their technologies - ENEM
Tutorial Education Program - UFCG History
PET History UFCG
University Extension
História.
title_short ENEM e as ciências humanas e suas tecnologias: novas sensibilidades para pensar o ensino de História.
title_full ENEM e as ciências humanas e suas tecnologias: novas sensibilidades para pensar o ensino de História.
title_fullStr ENEM e as ciências humanas e suas tecnologias: novas sensibilidades para pensar o ensino de História.
title_full_unstemmed ENEM e as ciências humanas e suas tecnologias: novas sensibilidades para pensar o ensino de História.
title_sort ENEM e as ciências humanas e suas tecnologias: novas sensibilidades para pensar o ensino de História.
author FERREIRA, Janaína Leandro.
author_facet FERREIRA, Janaína Leandro.
FERREIRA, Jaqueline Leandro.
NASCIMENTO, Regina Coelli do.
author_role author
author2 FERREIRA, Jaqueline Leandro.
NASCIMENTO, Regina Coelli do.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv FERREIRA, Janaína Leandro.
FERREIRA, Jaqueline Leandro.
NASCIMENTO, Regina Coelli do.
dc.subject.por.fl_str_mv Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM
Ensino de História
Ciências humanas e suas tecnologias - ENEM
Programa de Educação Tutorial - História UFCG
PET História UFCG
Extensão universitária
National High School Examination - ENEM
Teaching History
Human sciences and their technologies - ENEM
Tutorial Education Program - UFCG History
PET History UFCG
University Extension
História.
topic Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM
Ensino de História
Ciências humanas e suas tecnologias - ENEM
Programa de Educação Tutorial - História UFCG
PET História UFCG
Extensão universitária
National High School Examination - ENEM
Teaching History
Human sciences and their technologies - ENEM
Tutorial Education Program - UFCG History
PET History UFCG
University Extension
História.
description Neste artigo temos a pretensão de analisar uma experiência de extensão desenvolvida no Programa de Educação Tutorial (PET – História – UFCG) no ano de 2011, direcionada para alunos de escolas públicas da cidade de Campina Grande-PB. Cuja finalidade estava direcionada para problematizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), priorizando à área das “Ciências Humanas e suas tecnologias”. Especialmente, questões referentes às seguintes Competências e Habilidades: “Compreender os elementos culturais que constituem as identidades” e “Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade”. A partir dessas preocupações discutiremos as novas tendências exigidas em sala de aula para preparação do aluno que se submeterá a nova avaliação (Novo ENEM) para o ingresso em uma instituição de ensino superior. Partindo de um pressuposto de que os conceitos de “identidade” e “cidadania” foram construídos historicamente e ressignificados socialmente, buscaremos pensar de que forma a nova proposta do ENEM vai interferir no modelo tradicional do ensino de História e como essas novas maneiras de trabalhar a História em sala de aula chegam até as escolas públicas. Para fundamentar nossas análises dialogamos com alguns autores, Stuart Hall, Zygmunt Bauman, para pensar as questões de identidade, José Murilo de Carvalho, para problematizar os caminhos que a noção e a prática da cidadania percorreu, no Brasil, ainda utilizaremos a obra Saberes e competências que é uma reunião de artigos de pesquisadores da temática relacionada à avaliação por competências, além do artigo Mudança social, Ciências Humanas e Enem do autor Raul Borges Guimarães. Assim, buscaremos associar as questões historiográficas e, até certo ponto, dialogando com autores teóricos, junto com as abordagens do Novo ENEM ligando-os com as competências propostas. Pensando até que ponto essas propostas alcançam seus objetivos indicados nas Matrizes de Referências.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2024-03-07T21:11:13Z
2024-03-07
2024-03-07T21:11:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34972
FERREIRA, Janaína Leandro; FERREIRA, Jaqueline Leandro; NASCIMENTO, Regina Coelli do. Enem e as ciências humanas e suas tecnologias: novas sensibilidades para pensar o ensino de história. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-6. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34972
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34972
identifier_str_mv FERREIRA, Janaína Leandro; FERREIRA, Jaqueline Leandro; NASCIMENTO, Regina Coelli do. Enem e as ciências humanas e suas tecnologias: novas sensibilidades para pensar o ensino de história. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-6. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34972
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744616131395584