Relatório das Atividades desenvolvidas no Ensino de 1º Grau.
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Data de Publicação: | 1987 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12039 |
Resumo: | "Toda prática humana tem seus pressupostos teóricos e é somente através da explicitação e da análise destes pressupostos que ela se torna inteligível e nos permite tomar consciência daquilo que fazemos". (SANTOS, 1985,33p). É através da teoria e da prática, que conseguimos descobrir os caminhos para se fazer um trabalho na escola, que alcance os objetivos do corpo docente e discente. Portanto, precisamos de subsídios teóricos e práticos para despertar no educando, a importância da leitura. E só conseguimos estes pressupostos, quando locamos em prática o que lemos através de redações, análises e sínteses. Utilizamos estes pressupostos, para iniciarmos nosso trabalho, com uma explicitação do nosso plano de estudo, dando oportunidade aos professores á tomarem consciência daquilo que íamos fazer. O primeiro passo do nosso estudo foi observação para podermos partir pra o trabalho propriamente dito. E foi nestas observações onde percebemos que a maior dificuldade encontrada pelos professores, era como desenvolver a leitura e a escrita. Pois os mesmos estavam angustiados, sem saber como agir com seus alunos com relação ao comportamento, ou seja, se tomavam atitudes agressivas ou não. A única coisa que eles concluíram e que deixá-los a vontade não traria resultado nenhum. Logo, eles acharam melhor, exigir do aluno, sem deixar de ser um professor amigo. Foi pensando nestas situações encontradas, que procuramos trabalhar juntamente com os professores a fim de encontrar soluções que amenizassem os problemas. Como nossa proposta seria trabalhar sessões de estudo com os professores, fizemos uma sondagem dos conteúdos que seria interessante trabalharmos. Infelizmente não foi necessário trabalharmos especificamente determinados conteúdos, porque os próprios professores afirma que não sentiam dificuldade nos mesmos. |
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COÊLHO, Raimunda de Fatima Neves.COÊLHO, Raimunda de Fátima Neves.http://lattes.cnpq.br/5466767042587179ANDRADE, Maria Marlene de.ROCHA, Maria do Socorro Maciel."Toda prática humana tem seus pressupostos teóricos e é somente através da explicitação e da análise destes pressupostos que ela se torna inteligível e nos permite tomar consciência daquilo que fazemos". (SANTOS, 1985,33p). É através da teoria e da prática, que conseguimos descobrir os caminhos para se fazer um trabalho na escola, que alcance os objetivos do corpo docente e discente. Portanto, precisamos de subsídios teóricos e práticos para despertar no educando, a importância da leitura. E só conseguimos estes pressupostos, quando locamos em prática o que lemos através de redações, análises e sínteses. Utilizamos estes pressupostos, para iniciarmos nosso trabalho, com uma explicitação do nosso plano de estudo, dando oportunidade aos professores á tomarem consciência daquilo que íamos fazer. O primeiro passo do nosso estudo foi observação para podermos partir pra o trabalho propriamente dito. E foi nestas observações onde percebemos que a maior dificuldade encontrada pelos professores, era como desenvolver a leitura e a escrita. Pois os mesmos estavam angustiados, sem saber como agir com seus alunos com relação ao comportamento, ou seja, se tomavam atitudes agressivas ou não. A única coisa que eles concluíram e que deixá-los a vontade não traria resultado nenhum. Logo, eles acharam melhor, exigir do aluno, sem deixar de ser um professor amigo. Foi pensando nestas situações encontradas, que procuramos trabalhar juntamente com os professores a fim de encontrar soluções que amenizassem os problemas. Como nossa proposta seria trabalhar sessões de estudo com os professores, fizemos uma sondagem dos conteúdos que seria interessante trabalharmos. Infelizmente não foi necessário trabalharmos especificamente determinados conteúdos, porque os próprios professores afirma que não sentiam dificuldade nos mesmos."Every human practice has its theoretical assumptions and it is only through the explanation and analysis of these assumptions that it becomes intelligible and allows us to become aware of what we do". (SANTOS, 1985,33p). It is through theory and practice, that we are able to discover the ways to do work in school, that reach the objectives of the teaching staff and students. So we need subsidies theoretical and practical to awaken in the student, the importance of reading. And we only achieve these assumptions, when we put into practice what we read through essays, analyzes and syntheses. We used these assumptions, to start our work, with an explanation of our study plan, giving teachers the opportunity to become aware of what we were going to do. The first step of our study was observation in order to be able to leave for the actual work. And it was in these observations where we realized that the greatest difficulty encountered by teachers, was how to develop reading and writing. Because they were distressed, not knowing how to act with their students in relation to behavior, that is, whether they took aggressive attitudes or not. The only thing they concluded and that leaving them at ease would not bring any results. Soon, they thought it best to demand from the student, while still being a friendly teacher. Thinking about these situations found, we tried to work together with the teachers in order to find solutions that would alleviate the problems. As our proposal would be to work study sessions with the teachers, we made a survey of the contents that would be interesting to work on. Unfortunately, it was not necessary to work specifically on certain contents, because the teachers themselves affirmed that they did not experience difficulties in them.Submitted by Luciana Lima (lurinhopb@hotmail.com) on 2020-02-18T11:16:07Z No. of bitstreams: 1 MARIA MARLENE DE ANDRADE. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. 1987.PDF: 2557632 bytes, checksum: a40f9e3b18f422957e6c618078f72d38 (MD5)Made available in DSpace on 2020-02-18T11:16:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARIA MARLENE DE ANDRADE. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. 1987.PDF: 2557632 bytes, checksum: a40f9e3b18f422957e6c618078f72d38 (MD5) Previous issue date: 1987Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Formação de Professores - CFPEducação.EducaçãoSupervisão escolarLeituraProfessoresEducationSchool SupervisionReadingTeachersRelatório das Atividades desenvolvidas no Ensino de 1º Grau.Report of the Activities developed in the 1st Degree Teaching.19872020-02-18T11:16:07Z2020-02-182020-02-18T11:16:07Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12039ANDRADE, Maria Marlene de; ROCHA, Maria do Socorro. Relatório das Atividades Desenvolvidas no Ensino de 1º Grau. 1987. 19f. 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