Do Quilombo ao Ensino Superior: as experiências de universitários/as pertencentes à Comunidade Remanescente Quilombola “Os Rufinos” de Pombal - PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Edilene Barbosa.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29018
Resumo: A presente pesquisa aborda a temática dos Quilombolas no Ensino Superior, na perspectiva de perceber o quanto se faz necessário algumas interrogações para romper com o silenciamento e apagamento da população negra/quilombola na universidade. Dessa forma, objetivou compreender a trajetória acadêmica dos universitários/as pertencentes à Comunidade Remanescente Quilombola “Os Rufinos” de PombalPB. Diante disso, possibilita analisar a realidade existente sobre os corpos negros/as quilombolas na Universidade, e concomitantemente, o aquilombamento enquanto sujeitos/as de direitos. Nessa pesquisa buscamos responder a seguinte questão problematizadora: Qual foi o percurso acadêmico na graduação de universitários/as da Comunidade Remanescente Quilombola “Os Rufinos” de Pombal- PB para inserção na universidade? Reafirmamos a hipótese de que o Quilombo é um lugar de resistência, e, portanto, as narrativas quilombolas no Ensino Superior possibilita compreender e romper com o silenciamento desse coletivo marginalizado nesse espaço de produção do conhecimento. O percurso metodológico da pesquisa dispõe de um estudo de campo exploratório na Comunidade Quilombola Remanescente “Os Rufinos”, com base em uma pesquisa qualitativa na História Oral. Como aportes teóricos foram estudados os seguintes autores: Moura (2020); Gomes (2005; 2017); Cunha Junior (2012) Meihy e Holanda (2017); entre outros. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado a entrevista semiestruturada com ênfase nas narrativas quilombolas. Assim, constitui-se a assunção identitária quilombola e o diálogo sobre as políticas afirmativas para o corpo negro/quilombola na Universidade. A análise de conteúdo, foi realizada a partir dos fundamentos de categorização de Meihy e Holanda (2017). Nessa investigação, como resultado das análises, conclui-se que a universidade precisa dialogar com os discentes negros/quilombolas, a fim de compreender mais sobre o processo de resistência deste povo, e assim repensar suas práticas administrativas e pedagógicas para a promoção da equidade. Portanto, percebe-se a relevância desse estudo para refletir o lugar dos corpos negros/quilombolas no Ensino Superior.
id UFCG_31c211ba4d4e7f08eec15914ddeeff4d
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/29018
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Do Quilombo ao Ensino Superior: as experiências de universitários/as pertencentes à Comunidade Remanescente Quilombola “Os Rufinos” de Pombal - PB.From Quilombo to Higher Education: the experiences of university students belonging to the Quilombola Remnant Community “Os Rufinos” in Pombal - PB.Ensino superiorUniversidadeQuilomboIdentidade QuilombolaDiscentes QuilombolasUniversity educationUniversityQuilombola IdentityQuilombola StudentsEducação.A presente pesquisa aborda a temática dos Quilombolas no Ensino Superior, na perspectiva de perceber o quanto se faz necessário algumas interrogações para romper com o silenciamento e apagamento da população negra/quilombola na universidade. Dessa forma, objetivou compreender a trajetória acadêmica dos universitários/as pertencentes à Comunidade Remanescente Quilombola “Os Rufinos” de PombalPB. Diante disso, possibilita analisar a realidade existente sobre os corpos negros/as quilombolas na Universidade, e concomitantemente, o aquilombamento enquanto sujeitos/as de direitos. Nessa pesquisa buscamos responder a seguinte questão problematizadora: Qual foi o percurso acadêmico na graduação de universitários/as da Comunidade Remanescente Quilombola “Os Rufinos” de Pombal- PB para inserção na universidade? Reafirmamos a hipótese de que o Quilombo é um lugar de resistência, e, portanto, as narrativas quilombolas no Ensino Superior possibilita compreender e romper com o silenciamento desse coletivo marginalizado nesse espaço de produção do conhecimento. O percurso metodológico da pesquisa dispõe de um estudo de campo exploratório na Comunidade Quilombola Remanescente “Os Rufinos”, com base em uma pesquisa qualitativa na História Oral. Como aportes teóricos foram estudados os seguintes autores: Moura (2020); Gomes (2005; 2017); Cunha Junior (2012) Meihy e Holanda (2017); entre outros. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado a entrevista semiestruturada com ênfase nas narrativas quilombolas. Assim, constitui-se a assunção identitária quilombola e o diálogo sobre as políticas afirmativas para o corpo negro/quilombola na Universidade. A análise de conteúdo, foi realizada a partir dos fundamentos de categorização de Meihy e Holanda (2017). Nessa investigação, como resultado das análises, conclui-se que a universidade precisa dialogar com os discentes negros/quilombolas, a fim de compreender mais sobre o processo de resistência deste povo, e assim repensar suas práticas administrativas e pedagógicas para a promoção da equidade. Portanto, percebe-se a relevância desse estudo para refletir o lugar dos corpos negros/quilombolas no Ensino Superior.This research addresses the theme of Quilombolas in Higher Education, with a view to realizing how much some questions are needed to break with the silencing and erasure of the black/quilombola population at the university. In this way, it aimed to understand the academic trajectory of university students belonging to the Quilombola Remnant Community “Os Rufinos” in Pombal - PB. Given this, it makes it possible to analyze the existing reality about black bodies/quilombolas at the University, and concomitantly, the quilombamento as subjects of rights. In this research, we seek to answer the following problematizing question: What was the academic path in the graduation of university students from the Quilombola Remnant Community “Os Rufinos” of Pombal-PB for insertion in the university? We reaffirm the hypothesis that the Quilombo is a place of resistance, and therefore, the quilombola narratives in Higher Education make it possible to understand and break with the silencing of this marginalized collective in this space of knowledge production. The methodological route of the research has an exploratory field study in the Quilombola Remnant Community “Os Rufinos”, based on a qualitative research in Oral History. As theoretical contributions, the following authors were studied: Moura (2020); Gomes (2005; 2017); Cunha Junior (2012) Meihy and Holanda (2017); between others. As a data collection instrument, a semistructured interview was applied with an emphasis on quilombola narratives. Thus, the quilombola identity assumption and the dialogue about affirmative policies for the black/quilombola body at the University are constituted. Content analysis was carried out based on the categorization fundamentals of Meihy and Holanda (2017). In this investigation, as a result of the analyses, it is concluded that the university needs to dialogue with black/quilombola students, in order to understand more about the resistance process of this people, and thus rethink their administrative and pedagogical practices for the promotion of equity. Therefore, one can see the relevance of this study to reflect the place of black/quilombola bodies in Higher Education.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGMACHADO, Viviane Guidotti.GUIDOTTI, Viviane.http://lattes.cnpq.br/3021482192977577SILVA , José Amiraldo Alves da.SOUSA, Rozilene Lopes de.SANTOS, Edilene Barbosa.2023-02-142023-03-09T13:51:22Z2023-03-092023-03-09T13:51:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29018SANTOS, Edilene Barbosa. Do Quilombo ao Ensino Superior: as experiências de universitários/as pertencentes à Comunidade Remanescente Quilombola “Os Rufinos” de Pombal - PB. 2023. 70f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-30T11:13:43Zoai:localhost:riufcg/29018Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-30T11:13:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Do Quilombo ao Ensino Superior: as experiências de universitários/as pertencentes à Comunidade Remanescente Quilombola “Os Rufinos” de Pombal - PB.
From Quilombo to Higher Education: the experiences of university students belonging to the Quilombola Remnant Community “Os Rufinos” in Pombal - PB.
title Do Quilombo ao Ensino Superior: as experiências de universitários/as pertencentes à Comunidade Remanescente Quilombola “Os Rufinos” de Pombal - PB.
spellingShingle Do Quilombo ao Ensino Superior: as experiências de universitários/as pertencentes à Comunidade Remanescente Quilombola “Os Rufinos” de Pombal - PB.
SANTOS, Edilene Barbosa.
Ensino superior
Universidade
Quilombo
Identidade Quilombola
Discentes Quilombolas
University education
University
Quilombola Identity
Quilombola Students
Educação.
title_short Do Quilombo ao Ensino Superior: as experiências de universitários/as pertencentes à Comunidade Remanescente Quilombola “Os Rufinos” de Pombal - PB.
title_full Do Quilombo ao Ensino Superior: as experiências de universitários/as pertencentes à Comunidade Remanescente Quilombola “Os Rufinos” de Pombal - PB.
title_fullStr Do Quilombo ao Ensino Superior: as experiências de universitários/as pertencentes à Comunidade Remanescente Quilombola “Os Rufinos” de Pombal - PB.
title_full_unstemmed Do Quilombo ao Ensino Superior: as experiências de universitários/as pertencentes à Comunidade Remanescente Quilombola “Os Rufinos” de Pombal - PB.
title_sort Do Quilombo ao Ensino Superior: as experiências de universitários/as pertencentes à Comunidade Remanescente Quilombola “Os Rufinos” de Pombal - PB.
author SANTOS, Edilene Barbosa.
author_facet SANTOS, Edilene Barbosa.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MACHADO, Viviane Guidotti.
GUIDOTTI, Viviane.
http://lattes.cnpq.br/3021482192977577
SILVA , José Amiraldo Alves da.
SOUSA, Rozilene Lopes de.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Edilene Barbosa.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Universidade
Quilombo
Identidade Quilombola
Discentes Quilombolas
University education
University
Quilombola Identity
Quilombola Students
Educação.
topic Ensino superior
Universidade
Quilombo
Identidade Quilombola
Discentes Quilombolas
University education
University
Quilombola Identity
Quilombola Students
Educação.
description A presente pesquisa aborda a temática dos Quilombolas no Ensino Superior, na perspectiva de perceber o quanto se faz necessário algumas interrogações para romper com o silenciamento e apagamento da população negra/quilombola na universidade. Dessa forma, objetivou compreender a trajetória acadêmica dos universitários/as pertencentes à Comunidade Remanescente Quilombola “Os Rufinos” de PombalPB. Diante disso, possibilita analisar a realidade existente sobre os corpos negros/as quilombolas na Universidade, e concomitantemente, o aquilombamento enquanto sujeitos/as de direitos. Nessa pesquisa buscamos responder a seguinte questão problematizadora: Qual foi o percurso acadêmico na graduação de universitários/as da Comunidade Remanescente Quilombola “Os Rufinos” de Pombal- PB para inserção na universidade? Reafirmamos a hipótese de que o Quilombo é um lugar de resistência, e, portanto, as narrativas quilombolas no Ensino Superior possibilita compreender e romper com o silenciamento desse coletivo marginalizado nesse espaço de produção do conhecimento. O percurso metodológico da pesquisa dispõe de um estudo de campo exploratório na Comunidade Quilombola Remanescente “Os Rufinos”, com base em uma pesquisa qualitativa na História Oral. Como aportes teóricos foram estudados os seguintes autores: Moura (2020); Gomes (2005; 2017); Cunha Junior (2012) Meihy e Holanda (2017); entre outros. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado a entrevista semiestruturada com ênfase nas narrativas quilombolas. Assim, constitui-se a assunção identitária quilombola e o diálogo sobre as políticas afirmativas para o corpo negro/quilombola na Universidade. A análise de conteúdo, foi realizada a partir dos fundamentos de categorização de Meihy e Holanda (2017). Nessa investigação, como resultado das análises, conclui-se que a universidade precisa dialogar com os discentes negros/quilombolas, a fim de compreender mais sobre o processo de resistência deste povo, e assim repensar suas práticas administrativas e pedagógicas para a promoção da equidade. Portanto, percebe-se a relevância desse estudo para refletir o lugar dos corpos negros/quilombolas no Ensino Superior.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-14
2023-03-09T13:51:22Z
2023-03-09
2023-03-09T13:51:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29018
SANTOS, Edilene Barbosa. Do Quilombo ao Ensino Superior: as experiências de universitários/as pertencentes à Comunidade Remanescente Quilombola “Os Rufinos” de Pombal - PB. 2023. 70f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29018
identifier_str_mv SANTOS, Edilene Barbosa. Do Quilombo ao Ensino Superior: as experiências de universitários/as pertencentes à Comunidade Remanescente Quilombola “Os Rufinos” de Pombal - PB. 2023. 70f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744570256195584