Análise da redução de perda de carga e do consumo energético para bombeamento de óleos pesados em tubulações.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11462 |
Resumo: | O trabalho faz comparação entre modelos de perda de carga durante o escoamento de óleos pesados. Definindo-se um modelo analítico a partir de dados reais de operação, sendo este, juntamente com outros dois modelos (o modelo de Brauner e o de Arney), comparados com dados experimentais encontrados no trabalho experimental de Sotgia. A despeito das correntes crises que envolvem o setor petrolífero, o mesmo vem crescendo significativamente em face de sua abundancia no pais. Esta indústria apresenta vários processos e elementos produtivos que vão desde a produção ate o refino e distribuição para unidades consumidoras. Um deles são as bombas responsáveis por transportar o óleo bruto levando-o a obtenção de produtos finais disponibilizado-o aos consumidores. Mediante o exposto, toma-se evidente a necessidade de estudos avançados sobre a dependência entre o consumo energético de bombas para óleos pesados, as propriedades físico-químicas dos fluidos envolvidos e a contribuição da água utilizada como veiculo no transporte deste tipo de óleo. Buscando suprir esta demanda e a partir desta ideia, o presente trabalho foi desenvolvido para identificar modelos teóricos e pesquisar resultados empíricos com objetivo final de avaliar a quantidade ideal de água em um mistura liquida binária óleo pesado e água para os campos da bacia potiguar com este tipo de óleo. Os dados foram obtidos através de pesquisas literárias, reuniões e visitas técnicas em uma estação da Petrobras situada no RN. Resultados da comparação entre os modelos através do fator de redução de pressão, da potência de bombeamento, consumo energético e a reutilização da água de produção, são apresentados e discutidos. Verificou-se que o modelo Brauner foi o mais satisfatório ao perfil real do campo, com uma pequena diferença para misturas muito pobres ou muito ricas em óleo. |
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Análise da redução de perda de carga e do consumo energético para bombeamento de óleos pesados em tubulações.Analysis of the reduction of head loss and energy consumption for pumping heavy oils in pipes.Óleos Pesados - EscoamentoEscoamento BifásicoPotência de BombeamentoComparação de Modelos - Brauner e ArneySetor Petrolífero - Produção - Refino e DistribuiçãoÁgua - Veículo no Transporte - Óleos PesadosHeavy Oils - FlowBiphasic FlowPumping PowerModel Comparison - Brauner and ArneyOil Sector - Production - Refining and DistributionWater - Transport Vehicle - Heavy OilsO trabalho faz comparação entre modelos de perda de carga durante o escoamento de óleos pesados. Definindo-se um modelo analítico a partir de dados reais de operação, sendo este, juntamente com outros dois modelos (o modelo de Brauner e o de Arney), comparados com dados experimentais encontrados no trabalho experimental de Sotgia. A despeito das correntes crises que envolvem o setor petrolífero, o mesmo vem crescendo significativamente em face de sua abundancia no pais. Esta indústria apresenta vários processos e elementos produtivos que vão desde a produção ate o refino e distribuição para unidades consumidoras. Um deles são as bombas responsáveis por transportar o óleo bruto levando-o a obtenção de produtos finais disponibilizado-o aos consumidores. Mediante o exposto, toma-se evidente a necessidade de estudos avançados sobre a dependência entre o consumo energético de bombas para óleos pesados, as propriedades físico-químicas dos fluidos envolvidos e a contribuição da água utilizada como veiculo no transporte deste tipo de óleo. Buscando suprir esta demanda e a partir desta ideia, o presente trabalho foi desenvolvido para identificar modelos teóricos e pesquisar resultados empíricos com objetivo final de avaliar a quantidade ideal de água em um mistura liquida binária óleo pesado e água para os campos da bacia potiguar com este tipo de óleo. Os dados foram obtidos através de pesquisas literárias, reuniões e visitas técnicas em uma estação da Petrobras situada no RN. Resultados da comparação entre os modelos através do fator de redução de pressão, da potência de bombeamento, consumo energético e a reutilização da água de produção, são apresentados e discutidos. Verificou-se que o modelo Brauner foi o mais satisfatório ao perfil real do campo, com uma pequena diferença para misturas muito pobres ou muito ricas em óleo.This paper makes the comparison between models of pressure drop during heavy oil flow. Set up an analytical model from real data operation, where it is compared to Brauner and Arney models and experimental data found in literature. In spite of current crisis involving oil industry, it has grown significantly in face of its abundance in the country. This industry offers various productive processes and elements ranging from production to refining and distribution for consumer units. One of this is pumps that are responsible for transporting crude oil to be processed into end products available to consumers. By the foregoing, it is evident the need for advanced studies on energy consumption dependence of pumps for heavy oils, physicochemical properties of fluids involved and the contribution of water used as a vehicle for transport of such oil. Seeking to meet this demand and from this idea, present work was developed to identify theoretical models and to search empirical results with ultimate goal of evaluating water optimal amount in a binary liquid water-heavy oil mixture for potiguar basin fields. Data were obtained from literature surveys, meetings and technical visits on a Petrobras SA workstation, located in Rio Grande do Norte state. Pressure reduction factor, pumping power, energy consumption and water production reuse results are presented and discussed for comparison between models. It was found that Brauner model was one most suited to field actual profile, with a small difference for very poor or very rich mixtures in oil.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências e Tecnologia - CCTPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICAUFCGDUARTE, Raimundo Nonato Calazans.DUARTE, R. N. C.http://lattes.cnpq.br/6888984510203323BEZERRA FILHO, Celso Rosendo.COSTA, Yoge Jerônimo Ramos da.PEDRINI, Aldomar.GOMES, Mayara Eunice de Macedo.2013-08-272020-02-03T17:05:43Z2020-02-032020-02-03T17:05:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11462GOMES, Mayara Eunice de Macedo. Análise da redução de perda de carga e do consumo energético para bombeamento de óleos pesados em tubulações. 86f. (Dissertação de Mestrado), Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. 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