O sertão nordestino na literatura brasileira do século XIX: o sertanejo, de José de Alencar, e a fome, de Rodolfo Teófilo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BENEDITO, Renata Batista.
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36363
Resumo: Desde a segunda metade do século XIX, numerosas obras de temática regionalista passaram a integrar o painel da literatura brasileira. José de Alencar, antes dos demais escritores e ainda sob os ecos da independência política que cobravam a independência cultural, percebera que a efetiva nacionalização de nossas letras passaria tanto pelas pesquisas de nosso passado histórico quanto pela observação e incorporação das peculiaridades regionais em nossa produção literária. Daí ter idealizado a elaboração de um conjunto de obras em que faria uma espécie de mapeamento histórico-geográfico-cultural do país. Desse esforço surgiram romances “históricos” como As minas de prata (1865-6) e A guerra dos mascates (1873), e romances “regionalistas” como O gaúcho (1870) e O sertanejo (1875). Iniciado no Romantismo, o regionalismo ganhou forças em nossa literatura e foi intensamente praticado na segunda metade do século XIX bem como durante o século XX, principalmente nas décadas de 1930 a 1950, momento de seu apogeu. Obviamente, o procedimento literário regionalista em cada uma dessas etapas históricas apresenta suas particularidades, refletindo as variações ideológicas e estéticas de cada época.
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