Práticas de ensino de escrita no Curso de Letras da UFCG.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31537 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo analisar práticas docentes de duas professoras da disciplina Prática de Leitura e Produção de Textos II, do Curso de Letras da UFCG, campus I, relativas ao ensino e avaliação de escrita. Os dados para a análise emergiram de entrevistas, observação de aulas, planos de curso da disciplina e atividades avaliativas escritas e corrigidas por essas professoras. Analisamos as concepções de escrita, as práticas de ensino e avaliação escolar subjacentes a esses dados. A professora 1 está atualizada com as pesquisas de cunho sociointeracionista, mas ainda parece estar apegada a uma prática de ensino reprodutivo. Suas avaliações, que demonstram apego à estrutura dos textos, levam os alunos apenas a reproduzirem a teoria vista em sala, sem refletirem sobre a escrita. Como consequência, seus alunos tenderão a desenvolver um ensino baseado no modelo aplicacionista. Já a professora 2 segue uma postura sociointeracionista de ensino, levando os alunos a refletirem sobre a prática da escrita, a partir da qual discute a teoria; não se apega apenas à estrutura dos textos, mas principalmente à sua função social. Dessa forma, seus alunos, associando a prática à teoria, poderão melhor desenvolver o modelo sóciointeracionista de ensino. |
id |
UFCG_3528684cea82891832e9bd1e08cd041f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/31537 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Práticas de ensino de escrita no Curso de Letras da UFCG.Teaching practices of writing skill in the Course of Letters of UFCG.Concepção de escritaPráticas docentesInteracionismo sociodiscursivoConcepção de avaliaçãoDisciplina Prática de Leitura e Produção de Textos II - UFCGCurso de Letras - UFCGWriting conceptionTeaching practicesSociodiscursive interactionismEvaluation designPractical Course of Text Reading and Production II - UFCGLetters Course - UFCGLinguística.Esta pesquisa teve como objetivo analisar práticas docentes de duas professoras da disciplina Prática de Leitura e Produção de Textos II, do Curso de Letras da UFCG, campus I, relativas ao ensino e avaliação de escrita. Os dados para a análise emergiram de entrevistas, observação de aulas, planos de curso da disciplina e atividades avaliativas escritas e corrigidas por essas professoras. Analisamos as concepções de escrita, as práticas de ensino e avaliação escolar subjacentes a esses dados. A professora 1 está atualizada com as pesquisas de cunho sociointeracionista, mas ainda parece estar apegada a uma prática de ensino reprodutivo. Suas avaliações, que demonstram apego à estrutura dos textos, levam os alunos apenas a reproduzirem a teoria vista em sala, sem refletirem sobre a escrita. Como consequência, seus alunos tenderão a desenvolver um ensino baseado no modelo aplicacionista. Já a professora 2 segue uma postura sociointeracionista de ensino, levando os alunos a refletirem sobre a prática da escrita, a partir da qual discute a teoria; não se apega apenas à estrutura dos textos, mas principalmente à sua função social. Dessa forma, seus alunos, associando a prática à teoria, poderão melhor desenvolver o modelo sóciointeracionista de ensino.This research aimed to analyze the teaching practices of two instructors in the program Reading Practice and Texts Production II related to the teaching and evaluation of writing skill, in the Course of Letters of UFCG, Campus I. The analysis data were obtained from interviews, class observations, course plans, as well as evaluative writing tasks corrected by these instructors. We analyzed the writing conceptions, the teaching practices and the school assessment concerning these data. Instructor 1 is updated on sociointeractionist researches, although she seems to be engaged with a reproductive teaching practice. Her evaluations demonstrating engagement with the text structures have the students solely reproduce the theory studied in classroom, without reflecting on writing. As a result, her students tend to develop their teaching based on an applicationist model. Instructor 2, on the other hand, follows a socio-interactionist perspective of teaching, leading her students to reflect on writing practice, and discusses the theory related to it. Instead of sticking solely to the structure of the texts, she considers mainly their social function. Thus, associating practice with theory, her students will be able to better develop the socio-interactionist perspective of teaching.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20092023-08-22T10:18:47Z2023-08-222023-08-22T10:18:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31537MEDEIROS, Dayena Gorgônio de; BEZERRA, Maria Auxiliadora. Práticas de ensino de escrita no Curso de Letras da UFCG. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31537porMEDEIROS, Dayena Gorgônio de.BEZERRA, Maria Auxiliadora.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-08-22T10:19:17Zoai:localhost:riufcg/31537Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-08-22T10:19:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de ensino de escrita no Curso de Letras da UFCG. Teaching practices of writing skill in the Course of Letters of UFCG. |
title |
Práticas de ensino de escrita no Curso de Letras da UFCG. |
spellingShingle |
Práticas de ensino de escrita no Curso de Letras da UFCG. MEDEIROS, Dayena Gorgônio de. Concepção de escrita Práticas docentes Interacionismo sociodiscursivo Concepção de avaliação Disciplina Prática de Leitura e Produção de Textos II - UFCG Curso de Letras - UFCG Writing conception Teaching practices Sociodiscursive interactionism Evaluation design Practical Course of Text Reading and Production II - UFCG Letters Course - UFCG Linguística. |
title_short |
Práticas de ensino de escrita no Curso de Letras da UFCG. |
title_full |
Práticas de ensino de escrita no Curso de Letras da UFCG. |
title_fullStr |
Práticas de ensino de escrita no Curso de Letras da UFCG. |
title_full_unstemmed |
Práticas de ensino de escrita no Curso de Letras da UFCG. |
title_sort |
Práticas de ensino de escrita no Curso de Letras da UFCG. |
author |
MEDEIROS, Dayena Gorgônio de. |
author_facet |
MEDEIROS, Dayena Gorgônio de. BEZERRA, Maria Auxiliadora. |
author_role |
author |
author2 |
BEZERRA, Maria Auxiliadora. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MEDEIROS, Dayena Gorgônio de. BEZERRA, Maria Auxiliadora. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Concepção de escrita Práticas docentes Interacionismo sociodiscursivo Concepção de avaliação Disciplina Prática de Leitura e Produção de Textos II - UFCG Curso de Letras - UFCG Writing conception Teaching practices Sociodiscursive interactionism Evaluation design Practical Course of Text Reading and Production II - UFCG Letters Course - UFCG Linguística. |
topic |
Concepção de escrita Práticas docentes Interacionismo sociodiscursivo Concepção de avaliação Disciplina Prática de Leitura e Produção de Textos II - UFCG Curso de Letras - UFCG Writing conception Teaching practices Sociodiscursive interactionism Evaluation design Practical Course of Text Reading and Production II - UFCG Letters Course - UFCG Linguística. |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo analisar práticas docentes de duas professoras da disciplina Prática de Leitura e Produção de Textos II, do Curso de Letras da UFCG, campus I, relativas ao ensino e avaliação de escrita. Os dados para a análise emergiram de entrevistas, observação de aulas, planos de curso da disciplina e atividades avaliativas escritas e corrigidas por essas professoras. Analisamos as concepções de escrita, as práticas de ensino e avaliação escolar subjacentes a esses dados. A professora 1 está atualizada com as pesquisas de cunho sociointeracionista, mas ainda parece estar apegada a uma prática de ensino reprodutivo. Suas avaliações, que demonstram apego à estrutura dos textos, levam os alunos apenas a reproduzirem a teoria vista em sala, sem refletirem sobre a escrita. Como consequência, seus alunos tenderão a desenvolver um ensino baseado no modelo aplicacionista. Já a professora 2 segue uma postura sociointeracionista de ensino, levando os alunos a refletirem sobre a prática da escrita, a partir da qual discute a teoria; não se apega apenas à estrutura dos textos, mas principalmente à sua função social. Dessa forma, seus alunos, associando a prática à teoria, poderão melhor desenvolver o modelo sóciointeracionista de ensino. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2023-08-22T10:18:47Z 2023-08-22 2023-08-22T10:18:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31537 MEDEIROS, Dayena Gorgônio de; BEZERRA, Maria Auxiliadora. Práticas de ensino de escrita no Curso de Letras da UFCG. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31537 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31537 |
identifier_str_mv |
MEDEIROS, Dayena Gorgônio de; BEZERRA, Maria Auxiliadora. Práticas de ensino de escrita no Curso de Letras da UFCG. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31537 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744591163752448 |