Análise dos níveis de iluminamento em uma escola de referência em ensino médio: um estudo de caso.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/cursoengpoducaoCDSA.2019.tccmon.silva http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12766 |
Resumo: | O processo de ensino-aprendizagem é altamente influenciado por questões do ambiente no qual os alunos estão inseridos, principalmente em situações nas quais se tem um grande período de permanência no local de estudo, como por exemplo em escolas de ensino integral nas quais os alunos passam cerca de 8 horas diárias. Nesse sentido, o ambiente que estão inseridos deve proporcionar condições favoráveis, sendo a iluminação uma das principais questões a serem analisadas. Neste contexto, a Engenharia da Iluminação faz-se presente não só para a criação de uma iluminação adequada para um ambiente, mas também para a avaliação da iluminação de ambientes já construídos. Deste modo, o presente trabalho teve como objetivo analisar os níveis de iluminamento das salas de aula de uma Escola de Referência em Ensino Médio (EREM), localizada na cidade de Sertânia, Pernambuco. Para isso, seguiram-se as diretrizes presentes na Norma de Higiene Ocupacional 11 para determinar a iluminância média das salas durante os períodos da manhã, tarde e noite. Em seguida foram analisados os dados e observou-se que os níveis de iluminamento não estão de acordo com referida norma, já que a maioria das salas possuem valores médios de iluminância 25,17 lux e 195,83 lux, e outras com valores muito elevados que causam ofuscamento nas salas, necessitando, assim, de um novo projeto luminotécnico que venha a solucionar os problemas lumínicos de cada sala. Assim, o software Lumisoft foi utilizado para a elaboração do projeto luminotécnico de cada sala, dimensionada para os valores presentes na NHO 11. Nesse sentido, os projetos desenvolvidos, desde que im-plementados, conseguem sanar os déficits lumínicos, noturnos e diurnos, das salas estudadas, ficando com iluminâncias médias entre 526,78 lux e 641,49 lux. |
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Análise dos níveis de iluminamento em uma escola de referência em ensino médio: um estudo de caso.Analysis of lighting levels in a high school reference school: a case study.Iluminação em escolasProjeto luminotécnicoAvaliação da iluminaçãoProjeto de iluminaçãoEscola de Referência em Ensino Médio – EREMConforto visual e iluminaçãoFluxo luminosoLuminotécnicaSchool lightingLighting design Lighting assessment Lighting design Reference School in High School - EREM Visual comfort and lighting Luminous flux LuminotechnicsO processo de ensino-aprendizagem é altamente influenciado por questões do ambiente no qual os alunos estão inseridos, principalmente em situações nas quais se tem um grande período de permanência no local de estudo, como por exemplo em escolas de ensino integral nas quais os alunos passam cerca de 8 horas diárias. Nesse sentido, o ambiente que estão inseridos deve proporcionar condições favoráveis, sendo a iluminação uma das principais questões a serem analisadas. Neste contexto, a Engenharia da Iluminação faz-se presente não só para a criação de uma iluminação adequada para um ambiente, mas também para a avaliação da iluminação de ambientes já construídos. Deste modo, o presente trabalho teve como objetivo analisar os níveis de iluminamento das salas de aula de uma Escola de Referência em Ensino Médio (EREM), localizada na cidade de Sertânia, Pernambuco. Para isso, seguiram-se as diretrizes presentes na Norma de Higiene Ocupacional 11 para determinar a iluminância média das salas durante os períodos da manhã, tarde e noite. Em seguida foram analisados os dados e observou-se que os níveis de iluminamento não estão de acordo com referida norma, já que a maioria das salas possuem valores médios de iluminância 25,17 lux e 195,83 lux, e outras com valores muito elevados que causam ofuscamento nas salas, necessitando, assim, de um novo projeto luminotécnico que venha a solucionar os problemas lumínicos de cada sala. Assim, o software Lumisoft foi utilizado para a elaboração do projeto luminotécnico de cada sala, dimensionada para os valores presentes na NHO 11. Nesse sentido, os projetos desenvolvidos, desde que im-plementados, conseguem sanar os déficits lumínicos, noturnos e diurnos, das salas estudadas, ficando com iluminâncias médias entre 526,78 lux e 641,49 lux.The teaching-learning process is highly influenced by issues of the environment in which stu-dents are inserted, especially in situations where they have a long period of study, such as full-time schools where students spend about 8 hours daily. In this sense, the environment that they are inserted must provide favorable conditions and lighting is one of the main issues to be ana-lyzed. In this context, Lighting Engineering is present not only for the creation of adequate lighting for an environment, but also for the evaluation of lighting of already built environ-ments. Thus, the present work aimed to analyze the lighting levels of the classrooms of a High School Reference School (EREM), located in the city of Sertânia, Pernambuco. For this, the guidelines in Occupational Hygiene Standard 11 were followed to determine the average illu-minance of the rooms during the morning, afternoon and evening. Then the data were analyzed and it was observed that the illumination levels are not in accordance with that standard, since most rooms have average values of illuminance 25.17 lux and 195.83 lux, and others with very high values that cause glare in the rooms, thus needing a new lighting project that will solve the lighting problems of each room. Thus, the Lumisoft software was used for the elaboration of the luminotechnical project of each room, dimensioned to the values present in NHO 11. In this sense, the developed projects, since implemented, can solve the luminal, night and day deficits of the studied rooms. with average illuminances between 526.78 lux and 641.49 lux.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGARAÚJO, Maria Creuza Borges de.ARAÚJO, M. C. B.http://lattes.cnpq.br/8314910448343996SILVA, Rômulo Augusto Ventura.PEREIRA, Fernanda Raquel Roberto.SILVA, Marcos Vinicius Leite da.2019-12-132020-04-27T09:56:46Z2020-04-272020-04-27T09:56:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursoengpoducaoCDSA.2019.tccmon.silvahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12766SILVA, Marcos Vinicius Leite. Análise dos níveis de iluminamento em uma escola de referência em ensino médio: um estudo de caso. 2019. 73f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Engenharia de Produção, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12766porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-30T17:23:29Zoai:localhost:riufcg/12766Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-30T17:23:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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O processo de ensino-aprendizagem é altamente influenciado por questões do ambiente no qual os alunos estão inseridos, principalmente em situações nas quais se tem um grande período de permanência no local de estudo, como por exemplo em escolas de ensino integral nas quais os alunos passam cerca de 8 horas diárias. Nesse sentido, o ambiente que estão inseridos deve proporcionar condições favoráveis, sendo a iluminação uma das principais questões a serem analisadas. Neste contexto, a Engenharia da Iluminação faz-se presente não só para a criação de uma iluminação adequada para um ambiente, mas também para a avaliação da iluminação de ambientes já construídos. Deste modo, o presente trabalho teve como objetivo analisar os níveis de iluminamento das salas de aula de uma Escola de Referência em Ensino Médio (EREM), localizada na cidade de Sertânia, Pernambuco. Para isso, seguiram-se as diretrizes presentes na Norma de Higiene Ocupacional 11 para determinar a iluminância média das salas durante os períodos da manhã, tarde e noite. Em seguida foram analisados os dados e observou-se que os níveis de iluminamento não estão de acordo com referida norma, já que a maioria das salas possuem valores médios de iluminância 25,17 lux e 195,83 lux, e outras com valores muito elevados que causam ofuscamento nas salas, necessitando, assim, de um novo projeto luminotécnico que venha a solucionar os problemas lumínicos de cada sala. Assim, o software Lumisoft foi utilizado para a elaboração do projeto luminotécnico de cada sala, dimensionada para os valores presentes na NHO 11. Nesse sentido, os projetos desenvolvidos, desde que im-plementados, conseguem sanar os déficits lumínicos, noturnos e diurnos, das salas estudadas, ficando com iluminâncias médias entre 526,78 lux e 641,49 lux. |
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