A “descentração” do sujeito e a função social do ensino religioso para a formação das novas gerações em tempos pós-modernos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35863
Resumo: Este é um ensaio reflexivo sobre a função social da escola diante das mudanças referentes à constituição das identidades dos sujeitos e a centralidade da cultura em tempos pós-modernos e os conflitos geracionais ocasionados por esse movimento. A grande problemática paira sobre como a escola pode contribuir para minimização da intolerância e o preconceito existentes nas relações entre os jovens durante esse processo de formação indenitária, advindos das diferenças culturais. Fundamentadas em Forquin, Veiga-Neto e Hall, tecemos uma discussão sobre como a escola, enquanto espaço social, pode promover debates sobre a diversidade que contribuam para a minimização do preconceito e da intolerância através de diálogos que possibilitem o entendimento das diferenças e a importância da história do outro (diferente) para sua própria constituição indenitária. Considerando que as escolas não oferecem espaço, em sua maioria, para as discussões sobre Éica e Pluralidade Cultural podemos considerar o Ensino Religioso (em sua nova perspectiva conforme a LDB 9394/96) como caminho para construção desse pilar, quando proporciona diálogos sobre a existência humana, o fenômeno religioso e seu impacto sobre o social onde estes alunos vivem? Estudos como os de Junqueira e Benicá defendem que sim, mesmo diante da dita laicidade do Estado, justificando que, a parir das discussões antropológicas e históricas das religiões e do diálogo, é possível alcançar a minimização dos preconceitos e da intolerância.
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