Práticas educativas para o empoderamento de cuidados informais de idosos com doença de Alzheimer.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALBUQUERQUE, Thaynara Maria Oliveira de.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7642
Resumo: Objetivou-se, com esse estudo, possibilitar o empoderamento de cuidadores informais de idosos com Doença de Alzheimer por meio de práticas educativas. Trata-se de estudo descritivo, de cunho qualitativo, conduzido pela metodologia da pesquisa-ação, desenvolvido com cuidadores de idosos com Doença de Alzheimer em São José de Piranhas-PB. Após aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o parecer nº 2.904.843, deu-se inicio a pesquisa. Para a coleta de dados do diagnóstico situacional foi realizada uma entrevista semiestruturada, em seguida, foram realizadas duas atividades de educação em saúde que tem por essência as temáticas encontradas na etapa anterior, finalmente, foi realizada a segunda entrevista para poder avaliar as ações executadas. Para a análise dos dados obtidos foi utilizado o processo metodológico do Discurso do Sujeito Coletivo, dando origem a duas temáticas e quatro categorias da primeira entrevista e uma temática com duas categorias, da segunda. As etapas da pesquisa seguiram a Resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. Identificou-se que os cuidadores ainda possuem dificuldades na compreensão da doença e como lidar com as situações cotidianas que acarretam em sobrecarga de trabalho, bem como a necessidade de buscar formas de enfrentamento para não desanimar diante das situações. Com base no diagnóstico situacional e temáticas levantadas, as ações de educação em saúde foram planejadas e implementadas a fim de proporcionar a mudança na realidade de vida dos cuidadores. A próxima etapa, foi de suma importância para comprovar a importância que as ações de educação em saúde têm para transformar o cenário de vida dos cuidadores, sendo relatada a mudança dos conceitos e formas de pensar e agir diante da doença. Destarte, compreende-se que as atividades de educação em saúde proporciona o empoderamento de cuidadores de idosos com Doença de Alzheimer, devendo o conhecimento ser compartilhado através da educação contínua em saúde.
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Para a coleta de dados do diagnóstico situacional foi realizada uma entrevista semiestruturada, em seguida, foram realizadas duas atividades de educação em saúde que tem por essência as temáticas encontradas na etapa anterior, finalmente, foi realizada a segunda entrevista para poder avaliar as ações executadas. Para a análise dos dados obtidos foi utilizado o processo metodológico do Discurso do Sujeito Coletivo, dando origem a duas temáticas e quatro categorias da primeira entrevista e uma temática com duas categorias, da segunda. As etapas da pesquisa seguiram a Resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. Identificou-se que os cuidadores ainda possuem dificuldades na compreensão da doença e como lidar com as situações cotidianas que acarretam em sobrecarga de trabalho, bem como a necessidade de buscar formas de enfrentamento para não desanimar diante das situações. Com base no diagnóstico situacional e temáticas levantadas, as ações de educação em saúde foram planejadas e implementadas a fim de proporcionar a mudança na realidade de vida dos cuidadores. A próxima etapa, foi de suma importância para comprovar a importância que as ações de educação em saúde têm para transformar o cenário de vida dos cuidadores, sendo relatada a mudança dos conceitos e formas de pensar e agir diante da doença. Destarte, compreende-se que as atividades de educação em saúde proporciona o empoderamento de cuidadores de idosos com Doença de Alzheimer, devendo o conhecimento ser compartilhado através da educação contínua em saúde.The objective of this study was to enable the empowerment of informal caregivers of elderly people with Alzheimer's disease through educational practices. This is a descriptive, qualitative study, conducted by the action-research methodology, developed with caregivers of elderly people with Alzheimer's Disease in São José de Piranhas-PB. After approval of the project by the Research Ethics Committee under the no. 2.904.843, the research was started. For the data collect a semi-structured interview was carried out from the situational diagnosis, then two health education activities were carried out, which essentially have the themes found in the previous stage, finally, was realized a second interview to evaluate the actions performed. For the analysis of the obtained data was used the methodological process of the Discourse of the Collective Subject, giving rise to two themes and four categories of the first interview and a theme with two categories, the second. The research steps followed Resolution 510/2016 of the National Health Council. It was identified that caregivers still have difficulties in understanding the disease and how to deal with everyday situations that result in work overload, as well as the need to seek ways of coping so as not to become discouraged in the face of situations. Based on situational and thematic diagnoses raised, health education actions were planned and implemented to provide a change in the reality of caregivers' lives. The next step was extremely important to prove the importance of health education actions to transform the life scenario of caregivers, being reported the change of the concepts and ways of thinking and acting before the disease. Thus, it is understood that health education activities provide the empowerment of caregivers of elderly people with Alzheimer's Disease, and knowledge must be shared through continuing health education.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGFERNANDES, Marcelo Costa.FERNANDES, Marcelo Costa.http://lattes.cnpq.br/7409130137153860NASCIMENTO, Arydyjany Gonçalves.FREIRE, Roberta de Miranda Henrique.ALBUQUERQUE, Thaynara Maria Oliveira de.2018-12-122019-10-02T16:52:17Z2019-10-022019-10-02T16:52:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7642ALBUQUERQUE, Thaynara Maria Oliveira de. Práticas educativas para o empoderamento de cuidadores informais de idosos com doença de Alzheimer. 2018. 80f. 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