Mercado e reprodução da unidade camponesa: estudo de caso sobre pequenos produtores de abacaxi da Paraíba.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SIDERSKY, Pablo Renato.
Data de Publicação: 1989
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2288
Resumo: Partindo da ideia da especificidade da economia camponesa, o autor acompanhou, durante nove meses, as atividades produtivas de quatro unidades domésticas de pequenos produtores de abacaxi do município de Araçagí (PB). Primeiramente, o trabalho analisa, as duas facetas da produção: a combinação de.objetos de trabalho, meios de produção e trabalho, segundo regras técnicas determinadas; - a relação que os homens estabelecem entre si no ato de produzir - as relações de produção. Mas, como o objetivo da produção da unidade doméstica camponesa é suprir o consumo da casa, o autor estuda esta como unidade de consumo. Constata que uma parte muito importante do consumo da casa é mediado pelo mercado. A produção do roçado também possui uma intensa relação com o mercado. O autor mostra que esta relação se estabelece no processo de produção, através da compra de insumos e força de trabalho. O roçado também é produtor de mercadorias, sendo o abacaxi o principal produto comercial. Para reconstituir as despesas das unidades domésticas, o autor junta os gastos da casa e do roçado. O gasto total assim obtido é comparado com as receitas do roçado. Também são.analisadas as outras receitas das unidades domésticas . Esta síntese permite uma discussão sobre as possibilidades eventuais de acumulação. Nas Conclusões, o autor retoma vários temas que se destacaram no desenvolvimento do trabalho: - A "opção" do abacaxi tem uma importância fundamental para a vida econômica das famílias estudadas. Em particular, determina uma relação intensa com o mercado. O comportamento econômico dos agricultores permite pensar numa "lógica" diferente ã lógica empresarial. O método de estudo, que parte da ideia da especificidade camponesa, permite uma discussão sobre diferenciação.
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Primeiramente, o trabalho analisa, as duas facetas da produção: a combinação de.objetos de trabalho, meios de produção e trabalho, segundo regras técnicas determinadas; - a relação que os homens estabelecem entre si no ato de produzir - as relações de produção. Mas, como o objetivo da produção da unidade doméstica camponesa é suprir o consumo da casa, o autor estuda esta como unidade de consumo. Constata que uma parte muito importante do consumo da casa é mediado pelo mercado. A produção do roçado também possui uma intensa relação com o mercado. O autor mostra que esta relação se estabelece no processo de produção, através da compra de insumos e força de trabalho. O roçado também é produtor de mercadorias, sendo o abacaxi o principal produto comercial. Para reconstituir as despesas das unidades domésticas, o autor junta os gastos da casa e do roçado. O gasto total assim obtido é comparado com as receitas do roçado. Também são.analisadas as outras receitas das unidades domésticas . Esta síntese permite uma discussão sobre as possibilidades eventuais de acumulação. Nas Conclusões, o autor retoma vários temas que se destacaram no desenvolvimento do trabalho: - A "opção" do abacaxi tem uma importância fundamental para a vida econômica das famílias estudadas. Em particular, determina uma relação intensa com o mercado. O comportamento econômico dos agricultores permite pensar numa "lógica" diferente ã lógica empresarial. O método de estudo, que parte da ideia da especificidade camponesa, permite uma discussão sobre diferenciação.Partant de l'idée d'une logique spécifique ã l'économie paysanne, l'auteur a suivi, pendant 9 mois, les activités productives de quatre unités domestiques de petits producteurs d1 ananás de la commune d'Araçagí (État de Paraiba,Brésil). L'auteur étudie, em premier lieu, la production sous ses deux faces: - une combinaison d'objets, moyens de travail e du travail, selon des régies techiniques; - une relation que les hommes etablissent entre eux - les rapports de production. Mais, comme l'objectif principal de la production paysanne est de s.atisfaire les besoins de consommation de la famille, l'auteur étudie le foyer comme unité de consommation. II constate qu'une partie importante de la consommation passe par le marché. L'unité de production paysanne a, aussi, une relation intense avec le marche. L'auteur montre que cette relation s'établi dans le processus de production, par 1'achat d'engrais et de force de travail. L'unité paysanne est aussi productrice de marchandises, 11 ananás étant le principal produit comraercial. L1auteur rassemble les dépenses du foyer et de l'unité de production, obtenant ainsi la dépense totale, qui est compare par la suite aux recettes de 1'unité de production. Les recettes d'autres sources sont étudiées également. Cette synthése permet une discussion sur 1'éventuelle possibilite d'accumulation. Dans la Conclusion, 11auteur reprend plusieurs thèmes: - Le "choix" de l'ananás a une grande importance pour l'économie des familles étudieés. Plus particulièrement, il determine une interaction importante avec le marche. - La logique économonique des agriculteurs autorise à penser à une logique spécifique, différente d1 une logique d'entreprise. - La méthode d'étude, qui part de l'idée de la specificité paysanne, permet de réfléchir sur le thème de la différenciation.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFCGPOTENGY, Gisélia Franco.POTENGY, G. F.http://lattes.cnpq.br/6142938025760401SIQUEIRA, Deis Elucy.CAVALCANTI, Josefa Salete Barbosa.MARIN, Maria Cristina Melo.SIDERSKY, Pablo Renato.1989-032018-11-26T21:13:54Z2018-11-262018-11-26T21:13:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2288SIDERSKY, Pablo Renato. Mercado e reprodução da unidade camponesa: estudo de caso sobre pequenos produtores de abacaxi da Paraíba. 1989. 278f. (Dissertação de Mestrado em Sociologia Rural), Curso de Mestrado em Sociologia Rural, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba - Campina Grande - PB - Campus II - Brasil, 1989. 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