Ensino Remoto: nos anos iniciais de uma escola pública de São João do Rio do Peixe-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ABREU, Izamara Braga de.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26293
Resumo: A pesquisa buscou responder como foi organizado o Ensino Remoto em uma escola da rede pública de ensino da cidade de São João do Rio do Peixe-PB. E teve como objetivo geral: Analisar como foram organizadas as práticas pedagógicas nos anos iniciais no período do Ensino Remoto, de março de 2020 a maio de 2021, a partir da avaliação dos professores a respeito do aproveitamento das aulas durante esse período. E os objetivos específicos foram: Compreender como os professores avaliaram o aproveitamento das aulas remotas durante o período de 2020 a 2021; Identificar as dificuldades e os avanços encontrados pelos professores para ministrar suas aulas durante a pandemia; Refletir sobre o planejamento das aulas no Ensino Remoto. A pesquisa foi desenvolvida por uma metodologia com abordagem qualitativa, desenvolvida a partir de uma pesquisa de campo, teve como instrumento de coleta de dados uma entrevista, aplicada com base em um roteiro de perguntas. Foram contatadas duas professoras, que aceitaram realizar a entrevista, de forma virtual. A escola das professoras entrevistadas recorreu ao uso das Tecnologias Digitais para dar continuidade as aulas, tendo como principais ferramentas de apoio a plataforma Google Meet e o WhatsApp, de imediato foi elaborado um plano estratégico para o retorno em maio de 2020, para esse retorno os professores participaram de formações com o intuito de aprenderem a utilizar tais ferramentas digitais. Para os alunos que não possuem acesso à internet e aparelhos tecnológicos eram enviadas atividades impressas. A escola adotou o Ensino Remoto com o intuito de continuar seus trabalhos priorizando o aprendizado dos alunos e garantindo acesso a educação que é um direito de todos. Sendo assim, os professores desenvolviam suas aulas de maneira lúdica, uma maneira de tornar as aulas dinâmicas e interessantes. A interdisciplinaridade também foi uma das práticas utilizadas pelas mesmas, durante o período que trabalharam com os eixos temáticos. Essas foram algumas das ações desenvolvidas pelas professoras da escola durante o período de Ensino Remoto. A escola trabalhou de maneira que o aprendizado dos alunos fosse prioridade, se organizando para que aqueles que não possuíam acesso à internet recebessem as atividades impressas, ofereceu aos professores formações para trabalhar com o Google Meet, trabalhou de maneira coletiva e integrada durante o período do ensino remoto.
id UFCG_37a4faab03ec7ce0c88589195ed06a08
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/26293
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Ensino Remoto: nos anos iniciais de uma escola pública de São João do Rio do Peixe-PB.Remote Teaching: in the early years of a public school in São João do Rio do Peixe-PB.Ensino RemotoAnos iniciaisEnsino FundamentalEscola públicaPráticas pedagógicasPandemiaTecnologias digitais de ensinoRemote LearningEarly yearsElementary SchoolPublic schoolPedagogical practicesPandemicDigital teaching technologiesEducação.A pesquisa buscou responder como foi organizado o Ensino Remoto em uma escola da rede pública de ensino da cidade de São João do Rio do Peixe-PB. E teve como objetivo geral: Analisar como foram organizadas as práticas pedagógicas nos anos iniciais no período do Ensino Remoto, de março de 2020 a maio de 2021, a partir da avaliação dos professores a respeito do aproveitamento das aulas durante esse período. E os objetivos específicos foram: Compreender como os professores avaliaram o aproveitamento das aulas remotas durante o período de 2020 a 2021; Identificar as dificuldades e os avanços encontrados pelos professores para ministrar suas aulas durante a pandemia; Refletir sobre o planejamento das aulas no Ensino Remoto. A pesquisa foi desenvolvida por uma metodologia com abordagem qualitativa, desenvolvida a partir de uma pesquisa de campo, teve como instrumento de coleta de dados uma entrevista, aplicada com base em um roteiro de perguntas. Foram contatadas duas professoras, que aceitaram realizar a entrevista, de forma virtual. A escola das professoras entrevistadas recorreu ao uso das Tecnologias Digitais para dar continuidade as aulas, tendo como principais ferramentas de apoio a plataforma Google Meet e o WhatsApp, de imediato foi elaborado um plano estratégico para o retorno em maio de 2020, para esse retorno os professores participaram de formações com o intuito de aprenderem a utilizar tais ferramentas digitais. Para os alunos que não possuem acesso à internet e aparelhos tecnológicos eram enviadas atividades impressas. A escola adotou o Ensino Remoto com o intuito de continuar seus trabalhos priorizando o aprendizado dos alunos e garantindo acesso a educação que é um direito de todos. Sendo assim, os professores desenvolviam suas aulas de maneira lúdica, uma maneira de tornar as aulas dinâmicas e interessantes. A interdisciplinaridade também foi uma das práticas utilizadas pelas mesmas, durante o período que trabalharam com os eixos temáticos. Essas foram algumas das ações desenvolvidas pelas professoras da escola durante o período de Ensino Remoto. A escola trabalhou de maneira que o aprendizado dos alunos fosse prioridade, se organizando para que aqueles que não possuíam acesso à internet recebessem as atividades impressas, ofereceu aos professores formações para trabalhar com o Google Meet, trabalhou de maneira coletiva e integrada durante o período do ensino remoto.The research sought to answer how Remote Teaching was organized in a public school in the city of São João do Rio do Peixe-PB. And it had as general objective: To analyze how pedagogical practices were organized in the early years in the period of Remote Teaching, from March 2020 to May 2021, from the evaluation of teachers regarding the use of classes during this period. And the specific objectives were: To understand how teachers evaluated the use of remote classes during the period from 2020 to 2021; Identify the difficulties and advances found by teachers to teach their classes during the pandemic; Reflect on the planning of classes in Remote Learning. The research was developed by a methodology with a qualitative approach, developed from a field research, had as instrument of data collection an interview, applied based on a script of questions. Two teachers were contacted, who agreed to carry out the interview, in a virtual way. The school of the interviewed teachers resorted to the use of Digital Technologies to continue the classes, having as main support tools the Google Meet and WhatsApp platform, a strategic plan was immediately prepared for the return in May 2020, for this return the teachers participated in training in order to learn how to use such digital tools. For students who do not have access to the internet and technological devices, printed activities were sent. The school adopted Remote Learning in order to continue its work, prioritizing student learning and ensuring access to education, which is everyone's right. Therefore, the teachers developed their classes in a playful way, a way to make the classes dynamic and interesting. Interdisciplinarity was also one of the practices used by them during the period they worked with the thematic axes. These were some of the actions developed by the school teachers during the Remote Teaching period. The school worked in such a way that students' learning was a priority, organizing itself so that those who did not have access to the internet received printed activities, offered training to teachers to work with Google Meet, worked in a collective and integrated way during the period of remote teaching.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGMACHADO, Viviane Guidotti.http://lattes.cnpq.br/3021482192977577GUIDOTTI, Viviane;SOUSA, Rozilene Lopes de.DANTAS, Nozângela Maria Rolim.ABREU, Izamara Braga de.2022-04-042022-07-07T18:03:56Z2022-07-072022-07-07T18:03:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26293ABREU, Izamara Braga de. Ensino Remoto: anos iniciais de uma escola pública de São João do Rio do Peixe-PB. 2022. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-30T11:29:33Zoai:localhost:riufcg/26293Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-30T11:29:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino Remoto: nos anos iniciais de uma escola pública de São João do Rio do Peixe-PB.
Remote Teaching: in the early years of a public school in São João do Rio do Peixe-PB.
title Ensino Remoto: nos anos iniciais de uma escola pública de São João do Rio do Peixe-PB.
spellingShingle Ensino Remoto: nos anos iniciais de uma escola pública de São João do Rio do Peixe-PB.
ABREU, Izamara Braga de.
Ensino Remoto
Anos iniciais
Ensino Fundamental
Escola pública
Práticas pedagógicas
Pandemia
Tecnologias digitais de ensino
Remote Learning
Early years
Elementary School
Public school
Pedagogical practices
Pandemic
Digital teaching technologies
Educação.
title_short Ensino Remoto: nos anos iniciais de uma escola pública de São João do Rio do Peixe-PB.
title_full Ensino Remoto: nos anos iniciais de uma escola pública de São João do Rio do Peixe-PB.
title_fullStr Ensino Remoto: nos anos iniciais de uma escola pública de São João do Rio do Peixe-PB.
title_full_unstemmed Ensino Remoto: nos anos iniciais de uma escola pública de São João do Rio do Peixe-PB.
title_sort Ensino Remoto: nos anos iniciais de uma escola pública de São João do Rio do Peixe-PB.
author ABREU, Izamara Braga de.
author_facet ABREU, Izamara Braga de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MACHADO, Viviane Guidotti.
http://lattes.cnpq.br/3021482192977577
GUIDOTTI, Viviane;
SOUSA, Rozilene Lopes de.
DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.author.fl_str_mv ABREU, Izamara Braga de.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Remoto
Anos iniciais
Ensino Fundamental
Escola pública
Práticas pedagógicas
Pandemia
Tecnologias digitais de ensino
Remote Learning
Early years
Elementary School
Public school
Pedagogical practices
Pandemic
Digital teaching technologies
Educação.
topic Ensino Remoto
Anos iniciais
Ensino Fundamental
Escola pública
Práticas pedagógicas
Pandemia
Tecnologias digitais de ensino
Remote Learning
Early years
Elementary School
Public school
Pedagogical practices
Pandemic
Digital teaching technologies
Educação.
description A pesquisa buscou responder como foi organizado o Ensino Remoto em uma escola da rede pública de ensino da cidade de São João do Rio do Peixe-PB. E teve como objetivo geral: Analisar como foram organizadas as práticas pedagógicas nos anos iniciais no período do Ensino Remoto, de março de 2020 a maio de 2021, a partir da avaliação dos professores a respeito do aproveitamento das aulas durante esse período. E os objetivos específicos foram: Compreender como os professores avaliaram o aproveitamento das aulas remotas durante o período de 2020 a 2021; Identificar as dificuldades e os avanços encontrados pelos professores para ministrar suas aulas durante a pandemia; Refletir sobre o planejamento das aulas no Ensino Remoto. A pesquisa foi desenvolvida por uma metodologia com abordagem qualitativa, desenvolvida a partir de uma pesquisa de campo, teve como instrumento de coleta de dados uma entrevista, aplicada com base em um roteiro de perguntas. Foram contatadas duas professoras, que aceitaram realizar a entrevista, de forma virtual. A escola das professoras entrevistadas recorreu ao uso das Tecnologias Digitais para dar continuidade as aulas, tendo como principais ferramentas de apoio a plataforma Google Meet e o WhatsApp, de imediato foi elaborado um plano estratégico para o retorno em maio de 2020, para esse retorno os professores participaram de formações com o intuito de aprenderem a utilizar tais ferramentas digitais. Para os alunos que não possuem acesso à internet e aparelhos tecnológicos eram enviadas atividades impressas. A escola adotou o Ensino Remoto com o intuito de continuar seus trabalhos priorizando o aprendizado dos alunos e garantindo acesso a educação que é um direito de todos. Sendo assim, os professores desenvolviam suas aulas de maneira lúdica, uma maneira de tornar as aulas dinâmicas e interessantes. A interdisciplinaridade também foi uma das práticas utilizadas pelas mesmas, durante o período que trabalharam com os eixos temáticos. Essas foram algumas das ações desenvolvidas pelas professoras da escola durante o período de Ensino Remoto. A escola trabalhou de maneira que o aprendizado dos alunos fosse prioridade, se organizando para que aqueles que não possuíam acesso à internet recebessem as atividades impressas, ofereceu aos professores formações para trabalhar com o Google Meet, trabalhou de maneira coletiva e integrada durante o período do ensino remoto.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-04
2022-07-07T18:03:56Z
2022-07-07
2022-07-07T18:03:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26293
ABREU, Izamara Braga de. Ensino Remoto: anos iniciais de uma escola pública de São João do Rio do Peixe-PB. 2022. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26293
identifier_str_mv ABREU, Izamara Braga de. Ensino Remoto: anos iniciais de uma escola pública de São João do Rio do Peixe-PB. 2022. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744548647141376