Cartografias da FURNE - uma cultura escolar construída para a infância.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Daniela Medeiros da.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34063
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar parte da minha pesquisa de mestrado onde analisei os discursos que constituíram as práticas educativas sob a infância, sob a cultura escolar das águas que instituíram a FURNE como saber acadêmico legitimado para desempenhar a função social de uma universidade na preparação de mão-de-obra especializada. Assim o Curso de Pedagogia ancorado no saber/fazer traz a tona o Projeto de Pré-Escola, pioneiro na cidade de Campina Grande-PB no ano de 1979, com o intuito de inventar um lugar para a infância por meio da educação escolar, como também constituir um espaço/lugar para a formação acadêmica em Pré-Escola. Para tanto, partimos para estudar o Currículo do Projeto de Pré-Escola procurando nas narrativas curriculares fazer uma reflexão sobre como fora elaborado e desenvolvido a constituição do saber/fazer a educação das crianças nos anos 1980, partindo do estudo dos planos de cursos das disciplinas obrigatórias da habilitação em Pré-Escola. Metodologicamente partimos de pesquisas de campo no Arquivo Geral da UEPB, buscando Atas de Reuniões, Portarias, Resoluções, o Projeto de Pré-Escola, Currículo, Planos de Cursos, entrevistas/depoimentos das professoras e os jornais que permitem analisar o ato de educar a infância institucionalizada pela FURNE. Tais análises ancoram-se na concepção de discurso enunciada em Michel Foucault por meio do estudo das regularidades e suas formações nos acompanham no exercício da análise discursiva. Com isso esse trabalho tem o intuito de trazer a tona a História da Educação Infantil na cidade de Campina Grande-PB com o propósito do saber/fazer no ato de educar a infância.
id UFCG_37d1f146305fce16413db8861c38e5d3
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/34063
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Cartografias da FURNE - uma cultura escolar construída para a infância.FURNE cartographies - a school culture built for childhood.FURNE - Fundação da Universidade Regional do NordesteFundação da Universidade Regional do NordestePráticas educativasEducação infantilHistória da educação infantil - Campina Grande - PBEducação escolar - infânciaPré-escolaAnálise do discurso - FoucaultFURNE - Foundation of the Northeast Regional UniversityFoundation of the Northeast Regional UniversityEducational practicesChild educationHistory of early childhood education - Campina Grande - PBSchool education - childhoodPre schoolDiscourse analysis - FoucaultHistória.Educação.Este trabalho tem por objetivo apresentar parte da minha pesquisa de mestrado onde analisei os discursos que constituíram as práticas educativas sob a infância, sob a cultura escolar das águas que instituíram a FURNE como saber acadêmico legitimado para desempenhar a função social de uma universidade na preparação de mão-de-obra especializada. Assim o Curso de Pedagogia ancorado no saber/fazer traz a tona o Projeto de Pré-Escola, pioneiro na cidade de Campina Grande-PB no ano de 1979, com o intuito de inventar um lugar para a infância por meio da educação escolar, como também constituir um espaço/lugar para a formação acadêmica em Pré-Escola. Para tanto, partimos para estudar o Currículo do Projeto de Pré-Escola procurando nas narrativas curriculares fazer uma reflexão sobre como fora elaborado e desenvolvido a constituição do saber/fazer a educação das crianças nos anos 1980, partindo do estudo dos planos de cursos das disciplinas obrigatórias da habilitação em Pré-Escola. Metodologicamente partimos de pesquisas de campo no Arquivo Geral da UEPB, buscando Atas de Reuniões, Portarias, Resoluções, o Projeto de Pré-Escola, Currículo, Planos de Cursos, entrevistas/depoimentos das professoras e os jornais que permitem analisar o ato de educar a infância institucionalizada pela FURNE. Tais análises ancoram-se na concepção de discurso enunciada em Michel Foucault por meio do estudo das regularidades e suas formações nos acompanham no exercício da análise discursiva. Com isso esse trabalho tem o intuito de trazer a tona a História da Educação Infantil na cidade de Campina Grande-PB com o propósito do saber/fazer no ato de educar a infância.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-01-22T20:04:43Z2024-01-222024-01-22T20:04:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34063SILVA, Daniela Medeiros da. Cartografias da FURNE - uma cultura escolar construída para a infância. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 515-521. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34063porSILVA, Daniela Medeiros da.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-22T20:56:04Zoai:localhost:riufcg/34063Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-22T20:56:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Cartografias da FURNE - uma cultura escolar construída para a infância.
FURNE cartographies - a school culture built for childhood.
title Cartografias da FURNE - uma cultura escolar construída para a infância.
spellingShingle Cartografias da FURNE - uma cultura escolar construída para a infância.
SILVA, Daniela Medeiros da.
FURNE - Fundação da Universidade Regional do Nordeste
Fundação da Universidade Regional do Nordeste
Práticas educativas
Educação infantil
História da educação infantil - Campina Grande - PB
Educação escolar - infância
Pré-escola
Análise do discurso - Foucault
FURNE - Foundation of the Northeast Regional University
Foundation of the Northeast Regional University
Educational practices
Child education
History of early childhood education - Campina Grande - PB
School education - childhood
Pre school
Discourse analysis - Foucault
História.
Educação.
title_short Cartografias da FURNE - uma cultura escolar construída para a infância.
title_full Cartografias da FURNE - uma cultura escolar construída para a infância.
title_fullStr Cartografias da FURNE - uma cultura escolar construída para a infância.
title_full_unstemmed Cartografias da FURNE - uma cultura escolar construída para a infância.
title_sort Cartografias da FURNE - uma cultura escolar construída para a infância.
author SILVA, Daniela Medeiros da.
author_facet SILVA, Daniela Medeiros da.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Daniela Medeiros da.
dc.subject.por.fl_str_mv FURNE - Fundação da Universidade Regional do Nordeste
Fundação da Universidade Regional do Nordeste
Práticas educativas
Educação infantil
História da educação infantil - Campina Grande - PB
Educação escolar - infância
Pré-escola
Análise do discurso - Foucault
FURNE - Foundation of the Northeast Regional University
Foundation of the Northeast Regional University
Educational practices
Child education
History of early childhood education - Campina Grande - PB
School education - childhood
Pre school
Discourse analysis - Foucault
História.
Educação.
topic FURNE - Fundação da Universidade Regional do Nordeste
Fundação da Universidade Regional do Nordeste
Práticas educativas
Educação infantil
História da educação infantil - Campina Grande - PB
Educação escolar - infância
Pré-escola
Análise do discurso - Foucault
FURNE - Foundation of the Northeast Regional University
Foundation of the Northeast Regional University
Educational practices
Child education
History of early childhood education - Campina Grande - PB
School education - childhood
Pre school
Discourse analysis - Foucault
História.
Educação.
description Este trabalho tem por objetivo apresentar parte da minha pesquisa de mestrado onde analisei os discursos que constituíram as práticas educativas sob a infância, sob a cultura escolar das águas que instituíram a FURNE como saber acadêmico legitimado para desempenhar a função social de uma universidade na preparação de mão-de-obra especializada. Assim o Curso de Pedagogia ancorado no saber/fazer traz a tona o Projeto de Pré-Escola, pioneiro na cidade de Campina Grande-PB no ano de 1979, com o intuito de inventar um lugar para a infância por meio da educação escolar, como também constituir um espaço/lugar para a formação acadêmica em Pré-Escola. Para tanto, partimos para estudar o Currículo do Projeto de Pré-Escola procurando nas narrativas curriculares fazer uma reflexão sobre como fora elaborado e desenvolvido a constituição do saber/fazer a educação das crianças nos anos 1980, partindo do estudo dos planos de cursos das disciplinas obrigatórias da habilitação em Pré-Escola. Metodologicamente partimos de pesquisas de campo no Arquivo Geral da UEPB, buscando Atas de Reuniões, Portarias, Resoluções, o Projeto de Pré-Escola, Currículo, Planos de Cursos, entrevistas/depoimentos das professoras e os jornais que permitem analisar o ato de educar a infância institucionalizada pela FURNE. Tais análises ancoram-se na concepção de discurso enunciada em Michel Foucault por meio do estudo das regularidades e suas formações nos acompanham no exercício da análise discursiva. Com isso esse trabalho tem o intuito de trazer a tona a História da Educação Infantil na cidade de Campina Grande-PB com o propósito do saber/fazer no ato de educar a infância.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2024-01-22T20:04:43Z
2024-01-22
2024-01-22T20:04:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34063
SILVA, Daniela Medeiros da. Cartografias da FURNE - uma cultura escolar construída para a infância. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 515-521. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34063
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34063
identifier_str_mv SILVA, Daniela Medeiros da. Cartografias da FURNE - uma cultura escolar construída para a infância. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 515-521. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744609920679936