Análise de técnicas para elicitação de requisitos de softwares gamificados para crianças com autismo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CABRAL, Lucas Nascimento.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18754
Resumo: O uso de jogos digitais e aplicações gamificadas para intervenções terapêuticas junto a crianças autistas vem se tornando cada vez mais comum. Entretanto, esses jogos e aplicações ainda enfrentam problemas para atender às necessidades do terapeuta e principalmente da criança. Isso pode ser causado pelo fato de o desenvolvimento da aplicação ser baseado em um conjunto inadequado ou até, incorreto de requisitos. Embora a literatura e vários frameworks sugiram diversas técnicas para o processo de elicitação de requisitos de software, existe um consenso de que uma técnica de elicitação não funciona para todas as situações. Quando se trata de stakeholders que possuem algum tipo de transtorno, a escolha da técnica adequada se torna ainda mais importante para se adaptar às necessidades de usabilidade e acessibilidade deles. As barreiras à comunicação e cognição que as crianças autistas enfrentam tornam complexo o processo de elicitação de requisitos de software. Nesse contexto, esse trabalho objetiva apresentar um conjunto de técnicas de elicitação de requisitos, com base na adaptação de técnicas já existentes, que permita ao engenheiro de software incluir a criança com autismo no processo, podendo trazer outra visão mais realista dos requisitos necessários para direcionar o desenvolvimento da aplicação.
id UFCG_37f2bf5c344d3b19ae15b2d6ab933abd
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/18754
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Análise de técnicas para elicitação de requisitos de softwares gamificados para crianças com autismo.Analysis of techniques for eliciting gamified software requirements for children with autism.Engenharia de RequisitosElicitação de RequisitosRequisitos de SoftwareAplicações para Crianças AutistasRequirements EngineeringRequirements ElicitationSoftware RequirementsApplications for Autistic ChildrenCiência da ComputaçãoO uso de jogos digitais e aplicações gamificadas para intervenções terapêuticas junto a crianças autistas vem se tornando cada vez mais comum. Entretanto, esses jogos e aplicações ainda enfrentam problemas para atender às necessidades do terapeuta e principalmente da criança. Isso pode ser causado pelo fato de o desenvolvimento da aplicação ser baseado em um conjunto inadequado ou até, incorreto de requisitos. Embora a literatura e vários frameworks sugiram diversas técnicas para o processo de elicitação de requisitos de software, existe um consenso de que uma técnica de elicitação não funciona para todas as situações. Quando se trata de stakeholders que possuem algum tipo de transtorno, a escolha da técnica adequada se torna ainda mais importante para se adaptar às necessidades de usabilidade e acessibilidade deles. As barreiras à comunicação e cognição que as crianças autistas enfrentam tornam complexo o processo de elicitação de requisitos de software. Nesse contexto, esse trabalho objetiva apresentar um conjunto de técnicas de elicitação de requisitos, com base na adaptação de técnicas já existentes, que permita ao engenheiro de software incluir a criança com autismo no processo, podendo trazer outra visão mais realista dos requisitos necessários para direcionar o desenvolvimento da aplicação.The use of digital games and gamified software applications for therapeutic interventions among autistic children has become increasingly common. However, these games and applications still face problems to meet the needs of the therapist and especially the child. This may be caused by the fact that the application development is based on an inadequate or even incorrect set of requirements. Although the literature and various frameworks suggest several techniques for the elicitation process of software requirements, there is a consensus that an elicitation technique does not work for all situations. When it comes to stakeholders who have some kind of disorder, choosing the right technique becomes even more important in order to adapt to their usability and accessibility needs. The communication and limited cognitive skills that autistic children present complicate the process of eliciting software requirements. In this context, this work aims to present a set of requirements elicitation techniques„ based on the adaptation of existing techniques, that allows the software engineer to include the child with autism in the process, and can bring a more realistic view of the requirements necessary to direct application development.CNPqUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOUFCGMOURA, José Antão Beltrão.MOURA, J. A. B.http://lattes.cnpq.br/3572375884177951BARROS, Marcelo Alves de.ANDRADE, Nazareno Ferreira de.SANTOS, Adriano Araújo.CABRAL, Lucas Nascimento.2021-01-052021-05-13T14:07:40Z2021-05-132021-05-13T14:07:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18754CABRAL, L. N. Análise de técnicas para elicitação de requisitos de softwares gamificados para crianças com autismo. 2021. 73 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informáica, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-05-13T14:07:40Zoai:localhost:riufcg/18754Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-05-13T14:07:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de técnicas para elicitação de requisitos de softwares gamificados para crianças com autismo.
Analysis of techniques for eliciting gamified software requirements for children with autism.
title Análise de técnicas para elicitação de requisitos de softwares gamificados para crianças com autismo.
spellingShingle Análise de técnicas para elicitação de requisitos de softwares gamificados para crianças com autismo.
CABRAL, Lucas Nascimento.
Engenharia de Requisitos
Elicitação de Requisitos
Requisitos de Software
Aplicações para Crianças Autistas
Requirements Engineering
Requirements Elicitation
Software Requirements
Applications for Autistic Children
Ciência da Computação
title_short Análise de técnicas para elicitação de requisitos de softwares gamificados para crianças com autismo.
title_full Análise de técnicas para elicitação de requisitos de softwares gamificados para crianças com autismo.
title_fullStr Análise de técnicas para elicitação de requisitos de softwares gamificados para crianças com autismo.
title_full_unstemmed Análise de técnicas para elicitação de requisitos de softwares gamificados para crianças com autismo.
title_sort Análise de técnicas para elicitação de requisitos de softwares gamificados para crianças com autismo.
author CABRAL, Lucas Nascimento.
author_facet CABRAL, Lucas Nascimento.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MOURA, José Antão Beltrão.
MOURA, J. A. B.
http://lattes.cnpq.br/3572375884177951
BARROS, Marcelo Alves de.
ANDRADE, Nazareno Ferreira de.
SANTOS, Adriano Araújo.
dc.contributor.author.fl_str_mv CABRAL, Lucas Nascimento.
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de Requisitos
Elicitação de Requisitos
Requisitos de Software
Aplicações para Crianças Autistas
Requirements Engineering
Requirements Elicitation
Software Requirements
Applications for Autistic Children
Ciência da Computação
topic Engenharia de Requisitos
Elicitação de Requisitos
Requisitos de Software
Aplicações para Crianças Autistas
Requirements Engineering
Requirements Elicitation
Software Requirements
Applications for Autistic Children
Ciência da Computação
description O uso de jogos digitais e aplicações gamificadas para intervenções terapêuticas junto a crianças autistas vem se tornando cada vez mais comum. Entretanto, esses jogos e aplicações ainda enfrentam problemas para atender às necessidades do terapeuta e principalmente da criança. Isso pode ser causado pelo fato de o desenvolvimento da aplicação ser baseado em um conjunto inadequado ou até, incorreto de requisitos. Embora a literatura e vários frameworks sugiram diversas técnicas para o processo de elicitação de requisitos de software, existe um consenso de que uma técnica de elicitação não funciona para todas as situações. Quando se trata de stakeholders que possuem algum tipo de transtorno, a escolha da técnica adequada se torna ainda mais importante para se adaptar às necessidades de usabilidade e acessibilidade deles. As barreiras à comunicação e cognição que as crianças autistas enfrentam tornam complexo o processo de elicitação de requisitos de software. Nesse contexto, esse trabalho objetiva apresentar um conjunto de técnicas de elicitação de requisitos, com base na adaptação de técnicas já existentes, que permita ao engenheiro de software incluir a criança com autismo no processo, podendo trazer outra visão mais realista dos requisitos necessários para direcionar o desenvolvimento da aplicação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-05
2021-05-13T14:07:40Z
2021-05-13
2021-05-13T14:07:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18754
CABRAL, L. N. Análise de técnicas para elicitação de requisitos de softwares gamificados para crianças com autismo. 2021. 73 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informáica, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18754
identifier_str_mv CABRAL, L. N. Análise de técnicas para elicitação de requisitos de softwares gamificados para crianças com autismo. 2021. 73 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informáica, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744490831806464