O conhecimento histórico nas possíveis relações: licenciatura e ensino básico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MELO, Maria do Carmo Barbosa de.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34234
Resumo: A necessidade de pensar a complexidade e buscar uma síntese na compreensão da realidade do ensino é imperiosa, neste momento de tantos desafios em todas as esferas de transformação da qual nossa sociedade é palco, especialmente quando se trata de um assunto sempre atual, considerando que qualquer descrição tem apenas validade transitória, justifica a pertinência de estudo continuado como este. Assim, estudar o conhecimento histórico do professor de história é uma iniciativa sempre necessária. Não se deve deixar de buscar meios que possibilitem um diagnóstico do professor de como o pensamento e ação se refletem na qualidade da aprendizagem na escola. Merece especial atenção na nossa pesquisa, o nível de importância que o professor concebe, no trato das questões educativa e sua concepção histórica. Enfim, o objetivo maior da nossa análise é atingir uma visão analítica das concepções dos docentes de história e seus eventuais reflexos na aprendizagem dos educandos. Partindo de elementos colhidos nas discussões com os nossos pares, foi percebida à problemática da qualidade da educação histórica que permeia nas escolas básicas. Porém, para que o trabalho fosse aprofundado e adquirisse o rigor científico, utilizamos instrumentos (questionários) que passaram por pré-testes, o que vem garantindo resultados consideráveis. A população-alvo é constituída pelos professores de história, do ensino básico, de 5ª a 8ª séries, da rede pública e privada, do município do recife-pe. No que diz respeito ao referencial teórico, consideramos os estudiosos em educação histórica, destacando: Jorn Rusen (2007), Peter Lee ( 1987, 1991, 2001 e 2003), Auxiliadora Schmidit (2009), Isabel Barca (2000, 2002, 2007 e 2009), Schimit e Garcia (2005) e outros. Com compromisso de produzir conhecimento sobre a compreensão histórica do professor, se tenta buscar com este trabalho, inspiração naqueles que, preocupados com a qualidade do aprendizado histórica, buscam nas suas mais diversas dimensões o funcionamento de uma estrutura de ensino, suscitadora de um encadeamento de discussões e projetos que tragam nos seus objetivos possibilidades de uma melhor adequação do ensino as novas exigências da sociedade.
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