O conhecimento histórico nas possíveis relações: licenciatura e ensino básico.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34234 |
Resumo: | A necessidade de pensar a complexidade e buscar uma síntese na compreensão da realidade do ensino é imperiosa, neste momento de tantos desafios em todas as esferas de transformação da qual nossa sociedade é palco, especialmente quando se trata de um assunto sempre atual, considerando que qualquer descrição tem apenas validade transitória, justifica a pertinência de estudo continuado como este. Assim, estudar o conhecimento histórico do professor de história é uma iniciativa sempre necessária. Não se deve deixar de buscar meios que possibilitem um diagnóstico do professor de como o pensamento e ação se refletem na qualidade da aprendizagem na escola. Merece especial atenção na nossa pesquisa, o nível de importância que o professor concebe, no trato das questões educativa e sua concepção histórica. Enfim, o objetivo maior da nossa análise é atingir uma visão analítica das concepções dos docentes de história e seus eventuais reflexos na aprendizagem dos educandos. Partindo de elementos colhidos nas discussões com os nossos pares, foi percebida à problemática da qualidade da educação histórica que permeia nas escolas básicas. Porém, para que o trabalho fosse aprofundado e adquirisse o rigor científico, utilizamos instrumentos (questionários) que passaram por pré-testes, o que vem garantindo resultados consideráveis. A população-alvo é constituída pelos professores de história, do ensino básico, de 5ª a 8ª séries, da rede pública e privada, do município do recife-pe. No que diz respeito ao referencial teórico, consideramos os estudiosos em educação histórica, destacando: Jorn Rusen (2007), Peter Lee ( 1987, 1991, 2001 e 2003), Auxiliadora Schmidit (2009), Isabel Barca (2000, 2002, 2007 e 2009), Schimit e Garcia (2005) e outros. Com compromisso de produzir conhecimento sobre a compreensão histórica do professor, se tenta buscar com este trabalho, inspiração naqueles que, preocupados com a qualidade do aprendizado histórica, buscam nas suas mais diversas dimensões o funcionamento de uma estrutura de ensino, suscitadora de um encadeamento de discussões e projetos que tragam nos seus objetivos possibilidades de uma melhor adequação do ensino as novas exigências da sociedade. |
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O conhecimento histórico nas possíveis relações: licenciatura e ensino básico.Historical knowledge in possible relationships: degree and basic education.Ensino de HistóriaConhecimento histórico - professoresProfessores de História - conhecimento históricoConcepções de professores de históriaTeaching HistoryHistorical knowledge - teachersHistory Teachers - historical knowledgeHistory teachers' conceptionsHistória.A necessidade de pensar a complexidade e buscar uma síntese na compreensão da realidade do ensino é imperiosa, neste momento de tantos desafios em todas as esferas de transformação da qual nossa sociedade é palco, especialmente quando se trata de um assunto sempre atual, considerando que qualquer descrição tem apenas validade transitória, justifica a pertinência de estudo continuado como este. Assim, estudar o conhecimento histórico do professor de história é uma iniciativa sempre necessária. Não se deve deixar de buscar meios que possibilitem um diagnóstico do professor de como o pensamento e ação se refletem na qualidade da aprendizagem na escola. Merece especial atenção na nossa pesquisa, o nível de importância que o professor concebe, no trato das questões educativa e sua concepção histórica. Enfim, o objetivo maior da nossa análise é atingir uma visão analítica das concepções dos docentes de história e seus eventuais reflexos na aprendizagem dos educandos. Partindo de elementos colhidos nas discussões com os nossos pares, foi percebida à problemática da qualidade da educação histórica que permeia nas escolas básicas. Porém, para que o trabalho fosse aprofundado e adquirisse o rigor científico, utilizamos instrumentos (questionários) que passaram por pré-testes, o que vem garantindo resultados consideráveis. A população-alvo é constituída pelos professores de história, do ensino básico, de 5ª a 8ª séries, da rede pública e privada, do município do recife-pe. No que diz respeito ao referencial teórico, consideramos os estudiosos em educação histórica, destacando: Jorn Rusen (2007), Peter Lee ( 1987, 1991, 2001 e 2003), Auxiliadora Schmidit (2009), Isabel Barca (2000, 2002, 2007 e 2009), Schimit e Garcia (2005) e outros. Com compromisso de produzir conhecimento sobre a compreensão histórica do professor, se tenta buscar com este trabalho, inspiração naqueles que, preocupados com a qualidade do aprendizado histórica, buscam nas suas mais diversas dimensões o funcionamento de uma estrutura de ensino, suscitadora de um encadeamento de discussões e projetos que tragam nos seus objetivos possibilidades de uma melhor adequação do ensino as novas exigências da sociedade.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-01-31T18:58:56Z2024-01-312024-01-31T18:58:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34234MELO, Maria do Carmo Barbosa de. O conhecimento histórico nas possíveis relações: licenciatura e ensino básico. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 12: História e ensino: diálogos mediados pelo currículo. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1902-1911. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34234porMELO, Maria do Carmo Barbosa de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-31T18:59:17Zoai:localhost:riufcg/34234Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-31T18:59:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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