Nas ruas, nos terreiros e na sala de aula: a valorização do patrimônio imaterial afro-brasileiro no âmbito da educação básica.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37170 |
Resumo: | O presente estudo consiste na análise acerca das representações, bem como da (s) inserção (ões) das discussões patrimoniais culturais afro-brasileiras no âmbito curricular da educação básica, mais especificamente o ensino médio; tendo em vista a busca por uma prática educativa equânime e significativa, onde os sujeitos educativos possam sentir-se inclusos e contemplados nos saberes-fazeres tecidos nos espaços-tempos escolares. Partindo desse pressuposto, nos lançamos à análise dos cotidianos escolares em uma dada escola da cidade de Campina Grande, como forma de observar a inserção (ou não) da Lei 10.639 que torna obrigatória a inclusão da temática afro-brasileira e africana no âmbito educacional. Para tal, nos aportamos na utilização da metodologia da observação participante, objetivando compreender como se entretecem tais discussões nos cotidianos que permeiam as práticas educativas da instituição escolar privilegiada para nossas análises. Através das falas dos sujeitos sociais que lhes legitimam a existência e seu saber-fazer cotidiano, observamos a precariedade no que versa a inserção da temática patrimonial afro-brasileira e africana no âmbito educacional básico (ensino médio), suscitando, assim, um alargamento do conceito de cultura (s) e patrimônio que possa açambarcar as discussões suscitadas no bojo das exigências tangentes a uma prática educativa significativa, inclusa e intercultural. |
id |
UFCG_3870bb96c6537d8314e9a7ecf5a60ded |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/37170 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Nas ruas, nos terreiros e na sala de aula: a valorização do patrimônio imaterial afro-brasileiro no âmbito da educação básica.On the streets, in the terreiros and in the classroom: the valorization of Afro-Brazilian intangible heritage in the context of basic education.Cultura afro-brasileiraPatrimônio imaterialEducação patrimonial afro-brasileiraAnálise do cotidiano escolar - Campina Grande - PBLei 10.639 - Campina Grande - PBCurrículo escolar - temática afro-brasileiraObservação participanteAfro-Brazilian cultureIntangible heritageAfro-Brazilian heritage educationAnalysis of daily school life - Campina Grande - PBLaw 10.639 - Campina Grande - PBSchool curriculum - Afro-Brazilian themesParticipant observationHistória.O presente estudo consiste na análise acerca das representações, bem como da (s) inserção (ões) das discussões patrimoniais culturais afro-brasileiras no âmbito curricular da educação básica, mais especificamente o ensino médio; tendo em vista a busca por uma prática educativa equânime e significativa, onde os sujeitos educativos possam sentir-se inclusos e contemplados nos saberes-fazeres tecidos nos espaços-tempos escolares. Partindo desse pressuposto, nos lançamos à análise dos cotidianos escolares em uma dada escola da cidade de Campina Grande, como forma de observar a inserção (ou não) da Lei 10.639 que torna obrigatória a inclusão da temática afro-brasileira e africana no âmbito educacional. Para tal, nos aportamos na utilização da metodologia da observação participante, objetivando compreender como se entretecem tais discussões nos cotidianos que permeiam as práticas educativas da instituição escolar privilegiada para nossas análises. Através das falas dos sujeitos sociais que lhes legitimam a existência e seu saber-fazer cotidiano, observamos a precariedade no que versa a inserção da temática patrimonial afro-brasileira e africana no âmbito educacional básico (ensino médio), suscitando, assim, um alargamento do conceito de cultura (s) e patrimônio que possa açambarcar as discussões suscitadas no bojo das exigências tangentes a uma prática educativa significativa, inclusa e intercultural.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-08-07T22:50:37Z2024-08-072024-08-07T22:50:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37170ALEIXO, Ramon de Alcântara; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. Nas ruas, nos terreiros e na sala de aula: a valorização do patrimônio imaterial afro-brasileiro no âmbito da educação básica. In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. (Trabalho Apresentado em Pôster). 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37170porALEIXO, Ramon de Alcântara.ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-08-07T22:51:05Zoai:localhost:riufcg/37170Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-08-07T22:51:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Nas ruas, nos terreiros e na sala de aula: a valorização do patrimônio imaterial afro-brasileiro no âmbito da educação básica. On the streets, in the terreiros and in the classroom: the valorization of Afro-Brazilian intangible heritage in the context of basic education. |
title |
Nas ruas, nos terreiros e na sala de aula: a valorização do patrimônio imaterial afro-brasileiro no âmbito da educação básica. |
spellingShingle |
Nas ruas, nos terreiros e na sala de aula: a valorização do patrimônio imaterial afro-brasileiro no âmbito da educação básica. ALEIXO, Ramon de Alcântara. Cultura afro-brasileira Patrimônio imaterial Educação patrimonial afro-brasileira Análise do cotidiano escolar - Campina Grande - PB Lei 10.639 - Campina Grande - PB Currículo escolar - temática afro-brasileira Observação participante Afro-Brazilian culture Intangible heritage Afro-Brazilian heritage education Analysis of daily school life - Campina Grande - PB Law 10.639 - Campina Grande - PB School curriculum - Afro-Brazilian themes Participant observation História. |
title_short |
Nas ruas, nos terreiros e na sala de aula: a valorização do patrimônio imaterial afro-brasileiro no âmbito da educação básica. |
title_full |
Nas ruas, nos terreiros e na sala de aula: a valorização do patrimônio imaterial afro-brasileiro no âmbito da educação básica. |
title_fullStr |
Nas ruas, nos terreiros e na sala de aula: a valorização do patrimônio imaterial afro-brasileiro no âmbito da educação básica. |
title_full_unstemmed |
Nas ruas, nos terreiros e na sala de aula: a valorização do patrimônio imaterial afro-brasileiro no âmbito da educação básica. |
title_sort |
Nas ruas, nos terreiros e na sala de aula: a valorização do patrimônio imaterial afro-brasileiro no âmbito da educação básica. |
author |
ALEIXO, Ramon de Alcântara. |
author_facet |
ALEIXO, Ramon de Alcântara. ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. |
author_role |
author |
author2 |
ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALEIXO, Ramon de Alcântara. ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura afro-brasileira Patrimônio imaterial Educação patrimonial afro-brasileira Análise do cotidiano escolar - Campina Grande - PB Lei 10.639 - Campina Grande - PB Currículo escolar - temática afro-brasileira Observação participante Afro-Brazilian culture Intangible heritage Afro-Brazilian heritage education Analysis of daily school life - Campina Grande - PB Law 10.639 - Campina Grande - PB School curriculum - Afro-Brazilian themes Participant observation História. |
topic |
Cultura afro-brasileira Patrimônio imaterial Educação patrimonial afro-brasileira Análise do cotidiano escolar - Campina Grande - PB Lei 10.639 - Campina Grande - PB Currículo escolar - temática afro-brasileira Observação participante Afro-Brazilian culture Intangible heritage Afro-Brazilian heritage education Analysis of daily school life - Campina Grande - PB Law 10.639 - Campina Grande - PB School curriculum - Afro-Brazilian themes Participant observation História. |
description |
O presente estudo consiste na análise acerca das representações, bem como da (s) inserção (ões) das discussões patrimoniais culturais afro-brasileiras no âmbito curricular da educação básica, mais especificamente o ensino médio; tendo em vista a busca por uma prática educativa equânime e significativa, onde os sujeitos educativos possam sentir-se inclusos e contemplados nos saberes-fazeres tecidos nos espaços-tempos escolares. Partindo desse pressuposto, nos lançamos à análise dos cotidianos escolares em uma dada escola da cidade de Campina Grande, como forma de observar a inserção (ou não) da Lei 10.639 que torna obrigatória a inclusão da temática afro-brasileira e africana no âmbito educacional. Para tal, nos aportamos na utilização da metodologia da observação participante, objetivando compreender como se entretecem tais discussões nos cotidianos que permeiam as práticas educativas da instituição escolar privilegiada para nossas análises. Através das falas dos sujeitos sociais que lhes legitimam a existência e seu saber-fazer cotidiano, observamos a precariedade no que versa a inserção da temática patrimonial afro-brasileira e africana no âmbito educacional básico (ensino médio), suscitando, assim, um alargamento do conceito de cultura (s) e patrimônio que possa açambarcar as discussões suscitadas no bojo das exigências tangentes a uma prática educativa significativa, inclusa e intercultural. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2024-08-07T22:50:37Z 2024-08-07 2024-08-07T22:50:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37170 ALEIXO, Ramon de Alcântara; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. Nas ruas, nos terreiros e na sala de aula: a valorização do patrimônio imaterial afro-brasileiro no âmbito da educação básica. In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. (Trabalho Apresentado em Pôster). 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37170 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37170 |
identifier_str_mv |
ALEIXO, Ramon de Alcântara; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. Nas ruas, nos terreiros e na sala de aula: a valorização do patrimônio imaterial afro-brasileiro no âmbito da educação básica. In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. (Trabalho Apresentado em Pôster). 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37170 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744632156782592 |