Nas ruas, nos terreiros e na sala de aula: a valorização do patrimônio imaterial afro-brasileiro no âmbito da educação básica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALEIXO, Ramon de Alcântara.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37170
Resumo: O presente estudo consiste na análise acerca das representações, bem como da (s) inserção (ões) das discussões patrimoniais culturais afro-brasileiras no âmbito curricular da educação básica, mais especificamente o ensino médio; tendo em vista a busca por uma prática educativa equânime e significativa, onde os sujeitos educativos possam sentir-se inclusos e contemplados nos saberes-fazeres tecidos nos espaços-tempos escolares. Partindo desse pressuposto, nos lançamos à análise dos cotidianos escolares em uma dada escola da cidade de Campina Grande, como forma de observar a inserção (ou não) da Lei 10.639 que torna obrigatória a inclusão da temática afro-brasileira e africana no âmbito educacional. Para tal, nos aportamos na utilização da metodologia da observação participante, objetivando compreender como se entretecem tais discussões nos cotidianos que permeiam as práticas educativas da instituição escolar privilegiada para nossas análises. Através das falas dos sujeitos sociais que lhes legitimam a existência e seu saber-fazer cotidiano, observamos a precariedade no que versa a inserção da temática patrimonial afro-brasileira e africana no âmbito educacional básico (ensino médio), suscitando, assim, um alargamento do conceito de cultura (s) e patrimônio que possa açambarcar as discussões suscitadas no bojo das exigências tangentes a uma prática educativa significativa, inclusa e intercultural.
id UFCG_3870bb96c6537d8314e9a7ecf5a60ded
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/37170
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Nas ruas, nos terreiros e na sala de aula: a valorização do patrimônio imaterial afro-brasileiro no âmbito da educação básica.On the streets, in the terreiros and in the classroom: the valorization of Afro-Brazilian intangible heritage in the context of basic education.Cultura afro-brasileiraPatrimônio imaterialEducação patrimonial afro-brasileiraAnálise do cotidiano escolar - Campina Grande - PBLei 10.639 - Campina Grande - PBCurrículo escolar - temática afro-brasileiraObservação participanteAfro-Brazilian cultureIntangible heritageAfro-Brazilian heritage educationAnalysis of daily school life - Campina Grande - PBLaw 10.639 - Campina Grande - PBSchool curriculum - Afro-Brazilian themesParticipant observationHistória.O presente estudo consiste na análise acerca das representações, bem como da (s) inserção (ões) das discussões patrimoniais culturais afro-brasileiras no âmbito curricular da educação básica, mais especificamente o ensino médio; tendo em vista a busca por uma prática educativa equânime e significativa, onde os sujeitos educativos possam sentir-se inclusos e contemplados nos saberes-fazeres tecidos nos espaços-tempos escolares. Partindo desse pressuposto, nos lançamos à análise dos cotidianos escolares em uma dada escola da cidade de Campina Grande, como forma de observar a inserção (ou não) da Lei 10.639 que torna obrigatória a inclusão da temática afro-brasileira e africana no âmbito educacional. Para tal, nos aportamos na utilização da metodologia da observação participante, objetivando compreender como se entretecem tais discussões nos cotidianos que permeiam as práticas educativas da instituição escolar privilegiada para nossas análises. Através das falas dos sujeitos sociais que lhes legitimam a existência e seu saber-fazer cotidiano, observamos a precariedade no que versa a inserção da temática patrimonial afro-brasileira e africana no âmbito educacional básico (ensino médio), suscitando, assim, um alargamento do conceito de cultura (s) e patrimônio que possa açambarcar as discussões suscitadas no bojo das exigências tangentes a uma prática educativa significativa, inclusa e intercultural.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-08-07T22:50:37Z2024-08-072024-08-07T22:50:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37170ALEIXO, Ramon de Alcântara; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. Nas ruas, nos terreiros e na sala de aula: a valorização do patrimônio imaterial afro-brasileiro no âmbito da educação básica. In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. (Trabalho Apresentado em Pôster). 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37170porALEIXO, Ramon de Alcântara.ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-08-07T22:51:05Zoai:localhost:riufcg/37170Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-08-07T22:51:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Nas ruas, nos terreiros e na sala de aula: a valorização do patrimônio imaterial afro-brasileiro no âmbito da educação básica.
On the streets, in the terreiros and in the classroom: the valorization of Afro-Brazilian intangible heritage in the context of basic education.
title Nas ruas, nos terreiros e na sala de aula: a valorização do patrimônio imaterial afro-brasileiro no âmbito da educação básica.
spellingShingle Nas ruas, nos terreiros e na sala de aula: a valorização do patrimônio imaterial afro-brasileiro no âmbito da educação básica.
ALEIXO, Ramon de Alcântara.
Cultura afro-brasileira
Patrimônio imaterial
Educação patrimonial afro-brasileira
Análise do cotidiano escolar - Campina Grande - PB
Lei 10.639 - Campina Grande - PB
Currículo escolar - temática afro-brasileira
Observação participante
Afro-Brazilian culture
Intangible heritage
Afro-Brazilian heritage education
Analysis of daily school life - Campina Grande - PB
Law 10.639 - Campina Grande - PB
School curriculum - Afro-Brazilian themes
Participant observation
História.
title_short Nas ruas, nos terreiros e na sala de aula: a valorização do patrimônio imaterial afro-brasileiro no âmbito da educação básica.
title_full Nas ruas, nos terreiros e na sala de aula: a valorização do patrimônio imaterial afro-brasileiro no âmbito da educação básica.
title_fullStr Nas ruas, nos terreiros e na sala de aula: a valorização do patrimônio imaterial afro-brasileiro no âmbito da educação básica.
title_full_unstemmed Nas ruas, nos terreiros e na sala de aula: a valorização do patrimônio imaterial afro-brasileiro no âmbito da educação básica.
title_sort Nas ruas, nos terreiros e na sala de aula: a valorização do patrimônio imaterial afro-brasileiro no âmbito da educação básica.
author ALEIXO, Ramon de Alcântara.
author_facet ALEIXO, Ramon de Alcântara.
ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.
author_role author
author2 ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ALEIXO, Ramon de Alcântara.
ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura afro-brasileira
Patrimônio imaterial
Educação patrimonial afro-brasileira
Análise do cotidiano escolar - Campina Grande - PB
Lei 10.639 - Campina Grande - PB
Currículo escolar - temática afro-brasileira
Observação participante
Afro-Brazilian culture
Intangible heritage
Afro-Brazilian heritage education
Analysis of daily school life - Campina Grande - PB
Law 10.639 - Campina Grande - PB
School curriculum - Afro-Brazilian themes
Participant observation
História.
topic Cultura afro-brasileira
Patrimônio imaterial
Educação patrimonial afro-brasileira
Análise do cotidiano escolar - Campina Grande - PB
Lei 10.639 - Campina Grande - PB
Currículo escolar - temática afro-brasileira
Observação participante
Afro-Brazilian culture
Intangible heritage
Afro-Brazilian heritage education
Analysis of daily school life - Campina Grande - PB
Law 10.639 - Campina Grande - PB
School curriculum - Afro-Brazilian themes
Participant observation
História.
description O presente estudo consiste na análise acerca das representações, bem como da (s) inserção (ões) das discussões patrimoniais culturais afro-brasileiras no âmbito curricular da educação básica, mais especificamente o ensino médio; tendo em vista a busca por uma prática educativa equânime e significativa, onde os sujeitos educativos possam sentir-se inclusos e contemplados nos saberes-fazeres tecidos nos espaços-tempos escolares. Partindo desse pressuposto, nos lançamos à análise dos cotidianos escolares em uma dada escola da cidade de Campina Grande, como forma de observar a inserção (ou não) da Lei 10.639 que torna obrigatória a inclusão da temática afro-brasileira e africana no âmbito educacional. Para tal, nos aportamos na utilização da metodologia da observação participante, objetivando compreender como se entretecem tais discussões nos cotidianos que permeiam as práticas educativas da instituição escolar privilegiada para nossas análises. Através das falas dos sujeitos sociais que lhes legitimam a existência e seu saber-fazer cotidiano, observamos a precariedade no que versa a inserção da temática patrimonial afro-brasileira e africana no âmbito educacional básico (ensino médio), suscitando, assim, um alargamento do conceito de cultura (s) e patrimônio que possa açambarcar as discussões suscitadas no bojo das exigências tangentes a uma prática educativa significativa, inclusa e intercultural.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2024-08-07T22:50:37Z
2024-08-07
2024-08-07T22:50:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37170
ALEIXO, Ramon de Alcântara; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. Nas ruas, nos terreiros e na sala de aula: a valorização do patrimônio imaterial afro-brasileiro no âmbito da educação básica. In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. (Trabalho Apresentado em Pôster). 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37170
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37170
identifier_str_mv ALEIXO, Ramon de Alcântara; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. Nas ruas, nos terreiros e na sala de aula: a valorização do patrimônio imaterial afro-brasileiro no âmbito da educação básica. In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. (Trabalho Apresentado em Pôster). 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744632156782592