O som que ecoa na tradição de um povo: história e musicalidade da Banda Cabaçal da Comunidade Quilombola “Os Quarenta” da cidade de Triunfo - PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Darlysson Bezerra de.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31121
Resumo: Esta pesquisa consiste no estudo da Banda Cabaçal de Triunfo, na Paraíba, em sua trajetória sociocultural, notadamente musical, buscando compreender a sua criação como mecanismo de inserção social, de ressignificação cultural e de resistência dos costumes e tradições de remanescentes de uma comunidade quilombola. A referida banda cabaçal representa um rico patrimônio cultural para a cidade, tendo como berço de origem uma comunidade quilombola oriunda de Pombal, também na Paraíba, que despois de conflitos internos se mudou para o pequeno vilarejo onde se formava a cidade. Tratada como grande representante das manifestações culturais de Triunfo, a incorporação desse povo à vida da comunidade veio acrescentar valores de ordem cultural, econômica e social, contribuindo para a construção da história local. Nessa perspectiva, este trabalho visa analisar a banda cabaçal como fator cultural de espaço representativo e de identidade, trazendo uma discussão em que a musicalidade atrelada a diversos aspectos advindos de uma tradição popular e/ou folclórica pode se fazer como objeto de integração social, de resistência cultural e de ressignificação de um povo ou comunidade. Para isso, será usado na pesquisa duas estratégias metodológicas. A primeira será de caráter bibliográfico, em que será trabalhado obras que trazem a discussão dos conceitos que serão abordados dentro da pesquisa, como também a análise das obras da historiografia local acerca da temática. A segunda será composta por uma análise de fontes orais, a partir da realização de entrevistas com pessoas ligadas à história local e à comunidade formadora da banda. Com o aporte teórico necessário trataremos de conceitos como o de cultura popular, tradição e identidade.
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spelling O som que ecoa na tradição de um povo: história e musicalidade da Banda Cabaçal da Comunidade Quilombola “Os Quarenta” da cidade de Triunfo - PB.The sound that echoes in the tradition of a people: history and musicality of the Cabaçal Band of the Quilombola Community “Os Quarenta” in the city of Triunfo - PB.História cultural - Triunfo - Município - ParaíbaComunidade Quilombola Os Quarenta - Triunfo - PBCultura PopularBanda cabaçal -Triunfo - Município - ParaíbaTradição popularFolcloreTriunfo - Município - Paraíba - Patrimônio culturalBanda cabaçal - formaçãoMusicalidade - tradição folclóricaCultural history - Triunfo - Municipality - ParaíbaQuilombola CommunityPopular cultureCabaçal band -Triumph - Municipality - ParaíbaPopular traditionFolkloreTriunfo - Municipality - Paraíba - Cultural heritageCabaçal band - formationMusicality - folk traditionTriunfo - PB - HistóriaHistória de Triunfo - PBTriunfo - PB - Comunidade Quilombola Os QuarentaMúsica quilombolaHistória.Esta pesquisa consiste no estudo da Banda Cabaçal de Triunfo, na Paraíba, em sua trajetória sociocultural, notadamente musical, buscando compreender a sua criação como mecanismo de inserção social, de ressignificação cultural e de resistência dos costumes e tradições de remanescentes de uma comunidade quilombola. A referida banda cabaçal representa um rico patrimônio cultural para a cidade, tendo como berço de origem uma comunidade quilombola oriunda de Pombal, também na Paraíba, que despois de conflitos internos se mudou para o pequeno vilarejo onde se formava a cidade. Tratada como grande representante das manifestações culturais de Triunfo, a incorporação desse povo à vida da comunidade veio acrescentar valores de ordem cultural, econômica e social, contribuindo para a construção da história local. Nessa perspectiva, este trabalho visa analisar a banda cabaçal como fator cultural de espaço representativo e de identidade, trazendo uma discussão em que a musicalidade atrelada a diversos aspectos advindos de uma tradição popular e/ou folclórica pode se fazer como objeto de integração social, de resistência cultural e de ressignificação de um povo ou comunidade. Para isso, será usado na pesquisa duas estratégias metodológicas. A primeira será de caráter bibliográfico, em que será trabalhado obras que trazem a discussão dos conceitos que serão abordados dentro da pesquisa, como também a análise das obras da historiografia local acerca da temática. A segunda será composta por uma análise de fontes orais, a partir da realização de entrevistas com pessoas ligadas à história local e à comunidade formadora da banda. Com o aporte teórico necessário trataremos de conceitos como o de cultura popular, tradição e identidade.This research consists of studying the Banda Cabaçal de Triunfo, in Paraíba, in its sociocultural trajectory, notably musical, seeking to understand its creation as a mechanism of social insertion, cultural re-signification and resistance to the customs and traditions of remnants of a quilombola community. The aforementioned cabaçal band represents a rich cultural heritage for the city, having as its cradle of origin a quilombola community from Pombal, also in Paraíba, which after internal conflicts moved to the small village where the city was formed. Treated as a great representative of the cultural manifestations of Triunfo, the incorporation of these people into the life of the community added cultural, economic and social values, contributing to the construction of local history. In this perspective, this work aims to analyze the cabaçal band as a cultural factor of representative space and identity, bringing a discussion in which the musicality linked to several aspects arising from a popular and/or folkloric tradition can be made as an object of social integration, of cultural resistance and resignification of a people or community. For this, two methodological strategies will be used in the research. The first will be of a bibliographical nature, in which works that bring the discussion of the concepts that will be addressed within the research will be worked, as well as the analysis of works of local historiography on the subject. The second will consist of an analysis of oral sources, based on interviews with people linked to the local history and the community that formed the band. With the necessary theoretical support, we will deal with concepts such as popular culture, tradition and identity.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSALES NETO, Francisco Firmino.SALES NETO, F. F.http://lattes.cnpq.br/3836760295812952SANTANA, Rosemere Olímpio de.BARROS, Ewerton Wirley Silva.SOUSA, Darlysson Bezerra de.2023-07-172023-07-31T23:01:56Z2023-07-312023-07-31T23:01:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31121SOUSA, Darlysson Bezerra de. O som que ecoa na tradição de um povo: história e musicalidade da Banda Cabaçal da Comunidade Quilombola “Os Quarenta” da cidade de Triunfo - PB. 2023. 127f. Monografia (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-08-03T19:28:20Zoai:localhost:riufcg/31121Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-08-03T19:28:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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