Linguagem fílmica sobre o Brasil oitocentista: o filme Mauá como proposta pedagógica no ensino superior.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MENEZES, Danilo Wilson Lemos.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: ROCHA, Solange Pereira da.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34980
Resumo: Este trabalho resultou das atividades de monitoria desenvolvidas durante o primeiro semestre de 2011, na disciplina Historia do Brasil II, cujo recorte temporal vai desde o processo de descolonização e emancipação política do Brasil, no início do século XIX, em 1822, até a desagregação do regime monárquico (1889). Dentre os objetivos gerais da disciplina estavam as análises da historiografia e dos conteúdos históricos do século XIX, cujo programa estava organizado em cinco unidades, nas quais foram evidenciados o processo de Independência, a política no século XIX, as mudanças nas relações do trabalho escravo para o livre, a cultura das elites e das camadas populares, bem como as experiências humanas de vários sujeitos históricos como povos indígenas, população negra (escravizada, livre e liberta) e mulheres, conforme previsto na recente legislação educacional, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1996), nos Referenciais Curriculares do Ensino Fundamental do Estado da Paraíba (2010) e nas Leis 10.639/2003 (História da África e Cultura Afrobrasileira), 11.645/2008 (História e Cultura dos povos indígenas) e 11.340/2006 (Maria da Penha). Como metodologia, destacamos que ao longo do desenvolvimento da disciplina, além de serem apresentadas as possibilidades de pesquisa sobre temas do período monárquico, com enfoque na história social e na cultural, também se procurou preparar os alunos do curso de licenciatura em História para atuar na educação básica, a partir da análise de livros didáticos e adequação dos conteúdos históricos a uma linguagem didática, de forma a estabelecer diálogo com estudantes da educação escolar na futura práxis docente e a utilização de recursos pedagógicos para aprender e ensinar história. É inserido neste último enfoque que desenvolvemos uma proposta pedagógica com o filme histórico Mauá, o imperador e o rei (1999), que foi utilizado como recurso metodológico na disciplina. O trabalho com este recurso visual, ultrapassando a intenção de facilitar a apreensão dos conteúdos e do conhecimento, serviu de maneira a fomentar o debate em sala de aula sobre o uso dessas metodologias midiáticas no ensino e na pesquisa, visando inclusive, no futuro, a aplicação desse recurso metodológico em âmbito escolar pelos futuros professores. Vale salientar que nos Referenciais Curriculares do Ensino Fundamental: Ciências Humanas, Ensino Religioso e Diversidade Sociocultural (2010) as autoras discutiram a utilização de “metodologias e técnicas de ensino” que os professores podem ter em mãos de forma a possibilitar a apresentação da história sob várias linguagens, a exemplo do “recurso da mídia”. Sendo considerada parte do “universo midiático” que o mundo contemporâneo produziu, e uma ferramenta pedagógica indispensável para se abordar os conteúdos históricos3. Neste sentido, como mencionado, utilizamos como recurso de mídia o filme histórico Mauá: o Imperador e o Rei, cujo tema diz respeito ao período em estudo e no qual se discorre sobre um personagem emblemático – Mauá – e suas relações sociais e políticas, cuja reconstrução histórica nos apresenta uma “representação da realidade” (GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA, 2010) ou “impressão da realidade” – principal questão do interesse do historiador ou professor de história que se propõe a utilizar esses recursos, como sugere Regina Behar4 – do Brasil Oitocentista, oferecida por um olhar de um cineasta do século XX, enquanto “produto cultural” (BEHAR, 2000, p. 12) de uma determinada sociedade em um determinado contexto.
id UFCG_393540abe25fbea4c84bf278f790ce5e
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/34980
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Linguagem fílmica sobre o Brasil oitocentista: o filme Mauá como proposta pedagógica no ensino superior.Film language about nineteenth-century Brazil: the film Mauá as a pedagogical proposal in higher education.História e cinemaCinema e históriaLinguagem fílmicaBrasil oitocentistaMauá: O Imperador e o Rei - filmeRecurso didático - filmeHistória do Brasil oitocentista - filmeBrasil imperialProposta pedagógica - ensino superiorHistory and cinemaCinema and historyFilmic language19th century BrazilMauá: The Emperor and the King - filmTeaching resource - filmHistory of nineteenth-century Brazil - filmImperial BrazilPedagogical proposal - higher educationHistória.Este trabalho resultou das atividades de monitoria desenvolvidas durante o primeiro semestre de 2011, na disciplina Historia do Brasil II, cujo recorte temporal vai desde o processo de descolonização e emancipação política do Brasil, no início do século XIX, em 1822, até a desagregação do regime monárquico (1889). Dentre os objetivos gerais da disciplina estavam as análises da historiografia e dos conteúdos históricos do século XIX, cujo programa estava organizado em cinco unidades, nas quais foram evidenciados o processo de Independência, a política no século XIX, as mudanças nas relações do trabalho escravo para o livre, a cultura das elites e das camadas populares, bem como as experiências humanas de vários sujeitos históricos como povos indígenas, população negra (escravizada, livre e liberta) e mulheres, conforme previsto na recente legislação educacional, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1996), nos Referenciais Curriculares do Ensino Fundamental do Estado da Paraíba (2010) e nas Leis 10.639/2003 (História da África e Cultura Afrobrasileira), 11.645/2008 (História e Cultura dos povos indígenas) e 11.340/2006 (Maria da Penha). Como metodologia, destacamos que ao longo do desenvolvimento da disciplina, além de serem apresentadas as possibilidades de pesquisa sobre temas do período monárquico, com enfoque na história social e na cultural, também se procurou preparar os alunos do curso de licenciatura em História para atuar na educação básica, a partir da análise de livros didáticos e adequação dos conteúdos históricos a uma linguagem didática, de forma a estabelecer diálogo com estudantes da educação escolar na futura práxis docente e a utilização de recursos pedagógicos para aprender e ensinar história. É inserido neste último enfoque que desenvolvemos uma proposta pedagógica com o filme histórico Mauá, o imperador e o rei (1999), que foi utilizado como recurso metodológico na disciplina. O trabalho com este recurso visual, ultrapassando a intenção de facilitar a apreensão dos conteúdos e do conhecimento, serviu de maneira a fomentar o debate em sala de aula sobre o uso dessas metodologias midiáticas no ensino e na pesquisa, visando inclusive, no futuro, a aplicação desse recurso metodológico em âmbito escolar pelos futuros professores. Vale salientar que nos Referenciais Curriculares do Ensino Fundamental: Ciências Humanas, Ensino Religioso e Diversidade Sociocultural (2010) as autoras discutiram a utilização de “metodologias e técnicas de ensino” que os professores podem ter em mãos de forma a possibilitar a apresentação da história sob várias linguagens, a exemplo do “recurso da mídia”. Sendo considerada parte do “universo midiático” que o mundo contemporâneo produziu, e uma ferramenta pedagógica indispensável para se abordar os conteúdos históricos3. Neste sentido, como mencionado, utilizamos como recurso de mídia o filme histórico Mauá: o Imperador e o Rei, cujo tema diz respeito ao período em estudo e no qual se discorre sobre um personagem emblemático – Mauá – e suas relações sociais e políticas, cuja reconstrução histórica nos apresenta uma “representação da realidade” (GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA, 2010) ou “impressão da realidade” – principal questão do interesse do historiador ou professor de história que se propõe a utilizar esses recursos, como sugere Regina Behar4 – do Brasil Oitocentista, oferecida por um olhar de um cineasta do século XX, enquanto “produto cultural” (BEHAR, 2000, p. 12) de uma determinada sociedade em um determinado contexto.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20112024-03-07T22:53:51Z2024-03-072024-03-07T22:53:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34980MENEZES, Danilo Wilson Lemos; ROCHA, Solange Pereira da. Linguagem fílmica sobre o Brasil oitocentista: o filme Mauá como proposta pedagógica no ensino superior. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-6. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34980porMENEZES, Danilo Wilson Lemos.ROCHA, Solange Pereira da.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-07T22:55:15Zoai:localhost:riufcg/34980Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-07T22:55:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Linguagem fílmica sobre o Brasil oitocentista: o filme Mauá como proposta pedagógica no ensino superior.
Film language about nineteenth-century Brazil: the film Mauá as a pedagogical proposal in higher education.
title Linguagem fílmica sobre o Brasil oitocentista: o filme Mauá como proposta pedagógica no ensino superior.
spellingShingle Linguagem fílmica sobre o Brasil oitocentista: o filme Mauá como proposta pedagógica no ensino superior.
MENEZES, Danilo Wilson Lemos.
História e cinema
Cinema e história
Linguagem fílmica
Brasil oitocentista
Mauá: O Imperador e o Rei - filme
Recurso didático - filme
História do Brasil oitocentista - filme
Brasil imperial
Proposta pedagógica - ensino superior
History and cinema
Cinema and history
Filmic language
19th century Brazil
Mauá: The Emperor and the King - film
Teaching resource - film
History of nineteenth-century Brazil - film
Imperial Brazil
Pedagogical proposal - higher education
História.
title_short Linguagem fílmica sobre o Brasil oitocentista: o filme Mauá como proposta pedagógica no ensino superior.
title_full Linguagem fílmica sobre o Brasil oitocentista: o filme Mauá como proposta pedagógica no ensino superior.
title_fullStr Linguagem fílmica sobre o Brasil oitocentista: o filme Mauá como proposta pedagógica no ensino superior.
title_full_unstemmed Linguagem fílmica sobre o Brasil oitocentista: o filme Mauá como proposta pedagógica no ensino superior.
title_sort Linguagem fílmica sobre o Brasil oitocentista: o filme Mauá como proposta pedagógica no ensino superior.
author MENEZES, Danilo Wilson Lemos.
author_facet MENEZES, Danilo Wilson Lemos.
ROCHA, Solange Pereira da.
author_role author
author2 ROCHA, Solange Pereira da.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MENEZES, Danilo Wilson Lemos.
ROCHA, Solange Pereira da.
dc.subject.por.fl_str_mv História e cinema
Cinema e história
Linguagem fílmica
Brasil oitocentista
Mauá: O Imperador e o Rei - filme
Recurso didático - filme
História do Brasil oitocentista - filme
Brasil imperial
Proposta pedagógica - ensino superior
History and cinema
Cinema and history
Filmic language
19th century Brazil
Mauá: The Emperor and the King - film
Teaching resource - film
History of nineteenth-century Brazil - film
Imperial Brazil
Pedagogical proposal - higher education
História.
topic História e cinema
Cinema e história
Linguagem fílmica
Brasil oitocentista
Mauá: O Imperador e o Rei - filme
Recurso didático - filme
História do Brasil oitocentista - filme
Brasil imperial
Proposta pedagógica - ensino superior
History and cinema
Cinema and history
Filmic language
19th century Brazil
Mauá: The Emperor and the King - film
Teaching resource - film
History of nineteenth-century Brazil - film
Imperial Brazil
Pedagogical proposal - higher education
História.
description Este trabalho resultou das atividades de monitoria desenvolvidas durante o primeiro semestre de 2011, na disciplina Historia do Brasil II, cujo recorte temporal vai desde o processo de descolonização e emancipação política do Brasil, no início do século XIX, em 1822, até a desagregação do regime monárquico (1889). Dentre os objetivos gerais da disciplina estavam as análises da historiografia e dos conteúdos históricos do século XIX, cujo programa estava organizado em cinco unidades, nas quais foram evidenciados o processo de Independência, a política no século XIX, as mudanças nas relações do trabalho escravo para o livre, a cultura das elites e das camadas populares, bem como as experiências humanas de vários sujeitos históricos como povos indígenas, população negra (escravizada, livre e liberta) e mulheres, conforme previsto na recente legislação educacional, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1996), nos Referenciais Curriculares do Ensino Fundamental do Estado da Paraíba (2010) e nas Leis 10.639/2003 (História da África e Cultura Afrobrasileira), 11.645/2008 (História e Cultura dos povos indígenas) e 11.340/2006 (Maria da Penha). Como metodologia, destacamos que ao longo do desenvolvimento da disciplina, além de serem apresentadas as possibilidades de pesquisa sobre temas do período monárquico, com enfoque na história social e na cultural, também se procurou preparar os alunos do curso de licenciatura em História para atuar na educação básica, a partir da análise de livros didáticos e adequação dos conteúdos históricos a uma linguagem didática, de forma a estabelecer diálogo com estudantes da educação escolar na futura práxis docente e a utilização de recursos pedagógicos para aprender e ensinar história. É inserido neste último enfoque que desenvolvemos uma proposta pedagógica com o filme histórico Mauá, o imperador e o rei (1999), que foi utilizado como recurso metodológico na disciplina. O trabalho com este recurso visual, ultrapassando a intenção de facilitar a apreensão dos conteúdos e do conhecimento, serviu de maneira a fomentar o debate em sala de aula sobre o uso dessas metodologias midiáticas no ensino e na pesquisa, visando inclusive, no futuro, a aplicação desse recurso metodológico em âmbito escolar pelos futuros professores. Vale salientar que nos Referenciais Curriculares do Ensino Fundamental: Ciências Humanas, Ensino Religioso e Diversidade Sociocultural (2010) as autoras discutiram a utilização de “metodologias e técnicas de ensino” que os professores podem ter em mãos de forma a possibilitar a apresentação da história sob várias linguagens, a exemplo do “recurso da mídia”. Sendo considerada parte do “universo midiático” que o mundo contemporâneo produziu, e uma ferramenta pedagógica indispensável para se abordar os conteúdos históricos3. Neste sentido, como mencionado, utilizamos como recurso de mídia o filme histórico Mauá: o Imperador e o Rei, cujo tema diz respeito ao período em estudo e no qual se discorre sobre um personagem emblemático – Mauá – e suas relações sociais e políticas, cuja reconstrução histórica nos apresenta uma “representação da realidade” (GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA, 2010) ou “impressão da realidade” – principal questão do interesse do historiador ou professor de história que se propõe a utilizar esses recursos, como sugere Regina Behar4 – do Brasil Oitocentista, oferecida por um olhar de um cineasta do século XX, enquanto “produto cultural” (BEHAR, 2000, p. 12) de uma determinada sociedade em um determinado contexto.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2024-03-07T22:53:51Z
2024-03-07
2024-03-07T22:53:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34980
MENEZES, Danilo Wilson Lemos; ROCHA, Solange Pereira da. Linguagem fílmica sobre o Brasil oitocentista: o filme Mauá como proposta pedagógica no ensino superior. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-6. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34980
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34980
identifier_str_mv MENEZES, Danilo Wilson Lemos; ROCHA, Solange Pereira da. Linguagem fílmica sobre o Brasil oitocentista: o filme Mauá como proposta pedagógica no ensino superior. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-6. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34980
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744616151318528