O desafio do ensino de sociologia: intermitência e precarização do trabalho docente nas escolas de ensino médio do município de Sertânia/PE.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, João Henrique Lúcio de.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: FEITOSA, Fabiano Farias., MONTEIRO, José Marciano.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33864
Resumo: Esta proposta trata de uma pesquisa ainda em andamento no Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - PROFSOCIO/Associada CDSA/UFCG. A intenção deste trabalho é analisar a formação inicial, a construção de uma identidade profissional e o declínio das condições laborais (precarização) dos professores do Ensino Médio do município de Sertânia/PE, principalmente o de Sociologia, onde o aprofundamento do processo de precarização vai originar o que vamos chamar de ―professorarização‖, ou seja, a precarização do trabalho docente somada à desprofissionalização, flexibilização e adoecimento dos mesmos. Após uma breve contextualização dessa disciplina em nosso sistema de ensino, são utilizados os conceitos de profissão e do processo de professorarização para circunscrever o campo da Sociologia na rede pública estadual do município do Sertânia/PE. Para demonstrar o desafio do ensino de Sociologia diante da professorarização do trabalho docente nas escolas de ensino médio de Pernambuco, em particular de Sertânia, e suas possíveis interferências na qualidade de ensino de Sociologi, vamos historicizar o processo de professorarização no Brasil e em Pernambuco, fazendo, sempre que possível, um link com a qualidade de ensino e de trabalho dos docentes de Sociologia no ensino médio de Sertânia em Pernambuco.
id UFCG_39df59670d53c1ff2822bf6911ec74f1
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/33864
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O desafio do ensino de sociologia: intermitência e precarização do trabalho docente nas escolas de ensino médio do município de Sertânia/PE.The challenge of sociology teaching: intermittence and precariousness of teaching work in the middle school of the municipality of Sertânia/PE.Ensino de SociologiaEnsino Médio - SociologiaSociologia no ensino médioProfessorizaçãoSertânia - PE - ensino de SociologiaPrecarização do trabalho docente - SociologiaProfessores de SociologiaSociology TeachingEnsino Médio - SociologySociology does not teach mediumProfessorizationSertânia - PE - Sociology coursePrecarization of teaching work - SociologySociology ProfessorsEducação.Esta proposta trata de uma pesquisa ainda em andamento no Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - PROFSOCIO/Associada CDSA/UFCG. A intenção deste trabalho é analisar a formação inicial, a construção de uma identidade profissional e o declínio das condições laborais (precarização) dos professores do Ensino Médio do município de Sertânia/PE, principalmente o de Sociologia, onde o aprofundamento do processo de precarização vai originar o que vamos chamar de ―professorarização‖, ou seja, a precarização do trabalho docente somada à desprofissionalização, flexibilização e adoecimento dos mesmos. Após uma breve contextualização dessa disciplina em nosso sistema de ensino, são utilizados os conceitos de profissão e do processo de professorarização para circunscrever o campo da Sociologia na rede pública estadual do município do Sertânia/PE. Para demonstrar o desafio do ensino de Sociologia diante da professorarização do trabalho docente nas escolas de ensino médio de Pernambuco, em particular de Sertânia, e suas possíveis interferências na qualidade de ensino de Sociologi, vamos historicizar o processo de professorarização no Brasil e em Pernambuco, fazendo, sempre que possível, um link com a qualidade de ensino e de trabalho dos docentes de Sociologia no ensino médio de Sertânia em Pernambuco.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20192024-01-02T17:40:58Z2024-01-022024-01-02T17:40:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33864SOUZA, João Henrique Lúcio de; FEITOSA, Fabiano Farias; MONTEIRO, José Marciano. O desafio do ensino de sociologia: intermitência e precarização do trabalho docente nas escolas de ensino médio do município de Sertânia/PE. In: VI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: Avaliação: processos e políticas, 6, 2019. Anais [...]. 2019. ISSN: 2358-8829 Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33864porSOUZA, João Henrique Lúcio de.FEITOSA, Fabiano Farias.MONTEIRO, José Marciano.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-02T17:41:31Zoai:localhost:riufcg/33864Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-02T17:41:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O desafio do ensino de sociologia: intermitência e precarização do trabalho docente nas escolas de ensino médio do município de Sertânia/PE.
The challenge of sociology teaching: intermittence and precariousness of teaching work in the middle school of the municipality of Sertânia/PE.
title O desafio do ensino de sociologia: intermitência e precarização do trabalho docente nas escolas de ensino médio do município de Sertânia/PE.
spellingShingle O desafio do ensino de sociologia: intermitência e precarização do trabalho docente nas escolas de ensino médio do município de Sertânia/PE.
SOUZA, João Henrique Lúcio de.
Ensino de Sociologia
Ensino Médio - Sociologia
Sociologia no ensino médio
Professorização
Sertânia - PE - ensino de Sociologia
Precarização do trabalho docente - Sociologia
Professores de Sociologia
Sociology Teaching
Ensino Médio - Sociology
Sociology does not teach medium
Professorization
Sertânia - PE - Sociology course
Precarization of teaching work - Sociology
Sociology Professors
Educação.
title_short O desafio do ensino de sociologia: intermitência e precarização do trabalho docente nas escolas de ensino médio do município de Sertânia/PE.
title_full O desafio do ensino de sociologia: intermitência e precarização do trabalho docente nas escolas de ensino médio do município de Sertânia/PE.
title_fullStr O desafio do ensino de sociologia: intermitência e precarização do trabalho docente nas escolas de ensino médio do município de Sertânia/PE.
title_full_unstemmed O desafio do ensino de sociologia: intermitência e precarização do trabalho docente nas escolas de ensino médio do município de Sertânia/PE.
title_sort O desafio do ensino de sociologia: intermitência e precarização do trabalho docente nas escolas de ensino médio do município de Sertânia/PE.
author SOUZA, João Henrique Lúcio de.
author_facet SOUZA, João Henrique Lúcio de.
FEITOSA, Fabiano Farias.
MONTEIRO, José Marciano.
author_role author
author2 FEITOSA, Fabiano Farias.
MONTEIRO, José Marciano.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, João Henrique Lúcio de.
FEITOSA, Fabiano Farias.
MONTEIRO, José Marciano.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Sociologia
Ensino Médio - Sociologia
Sociologia no ensino médio
Professorização
Sertânia - PE - ensino de Sociologia
Precarização do trabalho docente - Sociologia
Professores de Sociologia
Sociology Teaching
Ensino Médio - Sociology
Sociology does not teach medium
Professorization
Sertânia - PE - Sociology course
Precarization of teaching work - Sociology
Sociology Professors
Educação.
topic Ensino de Sociologia
Ensino Médio - Sociologia
Sociologia no ensino médio
Professorização
Sertânia - PE - ensino de Sociologia
Precarização do trabalho docente - Sociologia
Professores de Sociologia
Sociology Teaching
Ensino Médio - Sociology
Sociology does not teach medium
Professorization
Sertânia - PE - Sociology course
Precarization of teaching work - Sociology
Sociology Professors
Educação.
description Esta proposta trata de uma pesquisa ainda em andamento no Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - PROFSOCIO/Associada CDSA/UFCG. A intenção deste trabalho é analisar a formação inicial, a construção de uma identidade profissional e o declínio das condições laborais (precarização) dos professores do Ensino Médio do município de Sertânia/PE, principalmente o de Sociologia, onde o aprofundamento do processo de precarização vai originar o que vamos chamar de ―professorarização‖, ou seja, a precarização do trabalho docente somada à desprofissionalização, flexibilização e adoecimento dos mesmos. Após uma breve contextualização dessa disciplina em nosso sistema de ensino, são utilizados os conceitos de profissão e do processo de professorarização para circunscrever o campo da Sociologia na rede pública estadual do município do Sertânia/PE. Para demonstrar o desafio do ensino de Sociologia diante da professorarização do trabalho docente nas escolas de ensino médio de Pernambuco, em particular de Sertânia, e suas possíveis interferências na qualidade de ensino de Sociologi, vamos historicizar o processo de professorarização no Brasil e em Pernambuco, fazendo, sempre que possível, um link com a qualidade de ensino e de trabalho dos docentes de Sociologia no ensino médio de Sertânia em Pernambuco.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2024-01-02T17:40:58Z
2024-01-02
2024-01-02T17:40:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33864
SOUZA, João Henrique Lúcio de; FEITOSA, Fabiano Farias; MONTEIRO, José Marciano. O desafio do ensino de sociologia: intermitência e precarização do trabalho docente nas escolas de ensino médio do município de Sertânia/PE. In: VI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: Avaliação: processos e políticas, 6, 2019. Anais [...]. 2019. ISSN: 2358-8829 Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33864
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33864
identifier_str_mv SOUZA, João Henrique Lúcio de; FEITOSA, Fabiano Farias; MONTEIRO, José Marciano. O desafio do ensino de sociologia: intermitência e precarização do trabalho docente nas escolas de ensino médio do município de Sertânia/PE. In: VI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: Avaliação: processos e políticas, 6, 2019. Anais [...]. 2019. ISSN: 2358-8829 Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744608408633344