Monitoramento do CO² incrementado em sala de aula fechada e com ar condicionado na UFCG.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33619 |
Resumo: | Atualmente, um aluno passa cerca de 37% do seu dia no interior de um edifício e, muitas vezes, sujeito a um ar composto por um conjunto diversificado de poluentes, que poderão comprometer a sua saúde a curto e a longo prazo (PARREIRAL, 2011). Esses poluentes estão ligados a falta de renovação de ar no interior da sala, e quando somados a grande densidade de indivíduos por períodos prolongados resulta em concentração de dióxido de carbono acima dos limites toleráveis para o bom funcionamento do metabolismo. O dióxido de carbono (CO2) é um gás incolor, inodoro e insípido, constituinte da atmosfera terrestre com concentrações de aproximadamente 412ppm, em regiões não poluídas (PARREIRAL, 2011). No interior de edifícios as concentrações de CO2 podem variar entre 500 e 5000 ppm (ALFANO et al., 2010). Quando inalado em concentrações acima de 1000 ppm, o dióxido de carbono causa desconforto e sintomas como sonolência, dores de cabeça, falta de concentração e redução de seu desempenho (SILVA et al., 2014). Em concentrações próximas a 30.000 ppm pode causar convulsões e até mesmo a morte por asfixia (ODISI, 2013). O monitoramento quanto as concentrações de CO2 em ambientes fechados é de extrema importância, já que se trata de um inimigo silencioso e imperceptível. Com essa premissa, objetivou-se verificar a qualidade do ar ao longo do dia em sala de aula da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), onde foram mensurados ao longo do dia os níveis de dióxido de carbono em ambiente climatizado por ar condicionado modelo split piso-teto. |
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