Experiências e vivências das pessoas transgênero acerca do acolhimento na Atenção Básica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Raquel de Jesus Rocha da.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19327
Resumo: A Atenção Básica é considerada como importante ferramenta no processo de cuidado oferecido pela Rede de Atenção à Saúde no Brasil, sendo responsável dessa forma, pela representação da porta de entrada para diversos tipos de atendimento e prestação de serviços. Visto isso, o acolhimento, que faz parte do processo de cuidar, mostra-se como peça fundamental durante o atendimento prestado a comunidade, incluindo toda população transgênero que busca por algum tipo de assistência. Dessa forma, objetivou-se de maneira geral neste estudo, identificar os as experiências e vivências das pessoas transgênero acerca do acolhimento na Atenção Básica. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, mediada pela pesquisa-ação. O estudo foi realizado com oito participantes, de maneira remota, por meio do sistema de videoconferência do Google Meet, devido a pandemia do COVID-19, sendo intermediado pelo Conselho Municipal LGBTQIA+ de Cajazeiras – Paraíba. Para a coleta de dados, durante a realização do diagnóstico situacional foi aplicado um questionário para identificação das experiências e vivências das pessoas transgênero acerca do acolhimento na Atenção Básica, posteriormente foram realizadas intervenções educativas frente ao diagnóstico situacional, utilizando um segundo questionário para avaliação do conhecimento adquirido pelos participantes a partir das ações realizadas. Foi utilizado para análise do material encontrado o Discurso do Sujeito Coletivo. O estudo respeitou os preceitos éticos dispostos na Resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde, sendo aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Formação de Professores sob parecer nº 4.216.477. Observou-se a existência de sentimentos envolvendo constrangimento e desconforto expressados pelos participantes, além de experiências envolvendo episódios de transfobia e despreparo dos profissionais durante o acolhimento e atendimento oferecido pela Atenção Básica. Portanto, por meio dos resultados obtidos após a realização das intervenções foi possível identificar que as ações educativas conseguiram atingir os objetivos propostos, visto que as participantes relataram um acréscimo no conhecimento sobre a temática, permitindo a construção de novos saberes.
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spelling Experiências e vivências das pessoas transgênero acerca do acolhimento na Atenção Básica.Experiences and experiences of transgender people about the reception in Primary Care.Atenção primária à saúdePessoas transgêneroAcolhimentoAtenção básicaPrimary health caretransgender peoplehostprimary careEnfermagem.A Atenção Básica é considerada como importante ferramenta no processo de cuidado oferecido pela Rede de Atenção à Saúde no Brasil, sendo responsável dessa forma, pela representação da porta de entrada para diversos tipos de atendimento e prestação de serviços. Visto isso, o acolhimento, que faz parte do processo de cuidar, mostra-se como peça fundamental durante o atendimento prestado a comunidade, incluindo toda população transgênero que busca por algum tipo de assistência. Dessa forma, objetivou-se de maneira geral neste estudo, identificar os as experiências e vivências das pessoas transgênero acerca do acolhimento na Atenção Básica. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, mediada pela pesquisa-ação. O estudo foi realizado com oito participantes, de maneira remota, por meio do sistema de videoconferência do Google Meet, devido a pandemia do COVID-19, sendo intermediado pelo Conselho Municipal LGBTQIA+ de Cajazeiras – Paraíba. Para a coleta de dados, durante a realização do diagnóstico situacional foi aplicado um questionário para identificação das experiências e vivências das pessoas transgênero acerca do acolhimento na Atenção Básica, posteriormente foram realizadas intervenções educativas frente ao diagnóstico situacional, utilizando um segundo questionário para avaliação do conhecimento adquirido pelos participantes a partir das ações realizadas. Foi utilizado para análise do material encontrado o Discurso do Sujeito Coletivo. O estudo respeitou os preceitos éticos dispostos na Resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde, sendo aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Formação de Professores sob parecer nº 4.216.477. Observou-se a existência de sentimentos envolvendo constrangimento e desconforto expressados pelos participantes, além de experiências envolvendo episódios de transfobia e despreparo dos profissionais durante o acolhimento e atendimento oferecido pela Atenção Básica. Portanto, por meio dos resultados obtidos após a realização das intervenções foi possível identificar que as ações educativas conseguiram atingir os objetivos propostos, visto que as participantes relataram um acréscimo no conhecimento sobre a temática, permitindo a construção de novos saberes.Basic Care is considered an important tool in the care process offered by the Health Care Network in Brazil, being responsible for representing the entrance door for several types of care and services. Because of this, the reception, which is part of the care process, shows itself as a fundamental piece during the care provided to the community, including all transgender population that looks for some kind of assistance. Thus, the general objective of this study was to identify the experiences and experiences of transgender people about welcoming in Basic Care. It is a descriptive study, with a qualitative approach, mediated by action-research. The study was carried out with eight participants, remotely, through the Google Meet videoconference system, due to the COVID-19 pandemic, being intermediated by the LGBTQIA+ Municipal Council of Cajazeiras - Paraíba. For the collection of data, during the realization of the situational diagnosis a questionnaire was applied to identify the experiences and experiences of transgender people about the reception in the Basic Attention, later educational interventions were carried out in front of the situational diagnosis, using a second questionnaire to evaluate the knowledge acquired by the participants from the actions carried out. It was used to analyze the material found in the Collective Subject Speech. The study respected the ethical precepts disposed in Resolution 510/2016 of the National Health Council, being approved by the Ethics Committee of the Federal University of Campina Grande/Teacher Training Center under opinion nº 4,216,477. It was observed the existence of feelings involving embarrassment and discomfort expressed by the participants, besides experiences involving episodes of transphobia and unpreparedness of professionals during the reception and care offered by Basic Care. Therefore, through the results obtained after the interventions, it was possible to identify that the educational actions achieved the proposed objectives, since the participants reported an increase in knowledge on the subject, allowing the construction of new knowledge.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGFERNANDES, Marcelo Costa.FERNANDES, Marcelo Costa.http://lattes.cnpq.br/7409130137153860ANDRADE, Mayara Evangelista de.CASTRO, Anúbes Pereira de.SILVA, Raquel de Jesus Rocha da.2020-11-172021-06-10T13:37:59Z2021-06-102021-06-10T13:37:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19327SILVA, Raquel de Jesus Rocha da. Experiências e vivências das pessoas transgênero acerca do acolhimento na Atenção Básica. 2020. 70f. 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