As novas tecnologias e suas contribuições na geografia do ensino fundamental II: na escola estadual de ensino fundamental Jovelina Gomes, Uiraúna-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALMEIDA, Jakelino de Sousa.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4667
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso proporciona um debate sobre o uso das novas tecnologias na prática docente e sua influência na aprendizagem discente. Sabendo da importância das tecnologias e como elas podem ser ferramentas valiosas no processo de ensino/aprendizagem, buscou-se a partir das observações in lócus, analisar o uso das novas tecnologias e suas contribuições na Geografia do Ensino Fundamental II, na escola Jovelina Gomes cidade Uiraúna-PB, dessa forma o interesse surgiu primeiramente a partir dos estágios supervisionados I, II e III no ano de 2013 a 2014 onde se teve as primeiras noções do problema em questão (uso das novas tecnologias pelos professores) como para fomentar a necessidade de informação sobre a temática. Para obtenção de informações nesta pesquisa foram realizadas observações e a utilização de questionários com 3 professores e 103 alunos do ensino fundamental II a fim de saber como os professores usam as tecnologias em sala de aula e como os alunos as concebem, na construção do conhecimento. Na análise dos dados percebeu que os professores reconhecem a utilização das tecnologias, porém, na prática do dia-a-dia, eles enfrentam dificuldades na utilização, sendo as quais não é explorada todo o seu potencial. Para tanto, este trabalho refletiu sobre a utilização das novas tecnologias e o potencial que ela apresenta na construção do conhecimento, assim, este trabalho é de grande importância para os futuros profissionais do ensino, já que traz uma serie de informações relacionadas à prática pedagógica, às dificuldades e possibilidades para uma postura ética perante a sociedade.
id UFCG_3c0df340f316e02d690607a25bbbac86
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4667
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling As novas tecnologias e suas contribuições na geografia do ensino fundamental II: na escola estadual de ensino fundamental Jovelina Gomes, Uiraúna-PB.The new technologies and their contributions in the geography of elementary education II: in the state school of fundamental education Jovelina Gomes, Uiraúna-PB.TICsEnsino/aprendizagemPrática docenteICTsTeaching / learningTeaching practiceGeografia.Este trabalho de conclusão de curso proporciona um debate sobre o uso das novas tecnologias na prática docente e sua influência na aprendizagem discente. Sabendo da importância das tecnologias e como elas podem ser ferramentas valiosas no processo de ensino/aprendizagem, buscou-se a partir das observações in lócus, analisar o uso das novas tecnologias e suas contribuições na Geografia do Ensino Fundamental II, na escola Jovelina Gomes cidade Uiraúna-PB, dessa forma o interesse surgiu primeiramente a partir dos estágios supervisionados I, II e III no ano de 2013 a 2014 onde se teve as primeiras noções do problema em questão (uso das novas tecnologias pelos professores) como para fomentar a necessidade de informação sobre a temática. Para obtenção de informações nesta pesquisa foram realizadas observações e a utilização de questionários com 3 professores e 103 alunos do ensino fundamental II a fim de saber como os professores usam as tecnologias em sala de aula e como os alunos as concebem, na construção do conhecimento. Na análise dos dados percebeu que os professores reconhecem a utilização das tecnologias, porém, na prática do dia-a-dia, eles enfrentam dificuldades na utilização, sendo as quais não é explorada todo o seu potencial. Para tanto, este trabalho refletiu sobre a utilização das novas tecnologias e o potencial que ela apresenta na construção do conhecimento, assim, este trabalho é de grande importância para os futuros profissionais do ensino, já que traz uma serie de informações relacionadas à prática pedagógica, às dificuldades e possibilidades para uma postura ética perante a sociedade.This course conclusion work provides a discussion about the use of new technologies in teaching practice and its influence on the student learning. Knowing the importance of technology and how they can be valuable tools in the teaching / learning process, it sought from the observations in locus to analyze the use of new technologies and their contributions to the geography of elementary school at Jovelina Gomes School, Uiraúna-PB. Thus, the interest first arose from the supervised Stage I, II and III from 2013 to 2014 where he had the notions of the problem in question (the use of new technologies by teachers) to promote the need for information about the subject. To obtain information on this research were carried out observations and the use of questionnaires with three teachers and 103 elementary school students in order to know how teachers use technology in the classroom and how students conceive it in the construction of knowledge. Analyzing the data we realize that teachers recognize the use of technology, but in practice they face difficulties on using it which is not being exploited to its full potential. Therefore, this work reflected on the use of new technologies and the potential there is on the construction of knowledge. Thus, this work is really important for future teaching professionals as it brings a series of information related to pedagogical practice, the difficulties and possibilities for an ethical stance towards society.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGALVES, Cícera Cecilia Esmeraldo.ALVES, C. C. E.http://lattes.cnpq.br/4727172806308807SIEBRA , Firmiana Santos Fonseca.DI LORENZO , Ivanalda Dantas Nobrega.ALMEIDA, Jakelino de Sousa.20152019-07-03T16:18:11Z2019-07-032019-07-03T16:18:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4667SOUSA, Jakelino de Sousa. As novas tecnologias e suas contribuições na geografia do ensino fundamental II: na escola estadual de ensino fundamental Jovelina Gomes, Uiraúna-PB. 2015. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-28T12:55:22Zoai:localhost:riufcg/4667Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-28T12:55:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv As novas tecnologias e suas contribuições na geografia do ensino fundamental II: na escola estadual de ensino fundamental Jovelina Gomes, Uiraúna-PB.
The new technologies and their contributions in the geography of elementary education II: in the state school of fundamental education Jovelina Gomes, Uiraúna-PB.
title As novas tecnologias e suas contribuições na geografia do ensino fundamental II: na escola estadual de ensino fundamental Jovelina Gomes, Uiraúna-PB.
spellingShingle As novas tecnologias e suas contribuições na geografia do ensino fundamental II: na escola estadual de ensino fundamental Jovelina Gomes, Uiraúna-PB.
ALMEIDA, Jakelino de Sousa.
TICs
Ensino/aprendizagem
Prática docente
ICTs
Teaching / learning
Teaching practice
Geografia.
title_short As novas tecnologias e suas contribuições na geografia do ensino fundamental II: na escola estadual de ensino fundamental Jovelina Gomes, Uiraúna-PB.
title_full As novas tecnologias e suas contribuições na geografia do ensino fundamental II: na escola estadual de ensino fundamental Jovelina Gomes, Uiraúna-PB.
title_fullStr As novas tecnologias e suas contribuições na geografia do ensino fundamental II: na escola estadual de ensino fundamental Jovelina Gomes, Uiraúna-PB.
title_full_unstemmed As novas tecnologias e suas contribuições na geografia do ensino fundamental II: na escola estadual de ensino fundamental Jovelina Gomes, Uiraúna-PB.
title_sort As novas tecnologias e suas contribuições na geografia do ensino fundamental II: na escola estadual de ensino fundamental Jovelina Gomes, Uiraúna-PB.
author ALMEIDA, Jakelino de Sousa.
author_facet ALMEIDA, Jakelino de Sousa.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALVES, Cícera Cecilia Esmeraldo.
ALVES, C. C. E.
http://lattes.cnpq.br/4727172806308807
SIEBRA , Firmiana Santos Fonseca.
DI LORENZO , Ivanalda Dantas Nobrega.
dc.contributor.author.fl_str_mv ALMEIDA, Jakelino de Sousa.
dc.subject.por.fl_str_mv TICs
Ensino/aprendizagem
Prática docente
ICTs
Teaching / learning
Teaching practice
Geografia.
topic TICs
Ensino/aprendizagem
Prática docente
ICTs
Teaching / learning
Teaching practice
Geografia.
description Este trabalho de conclusão de curso proporciona um debate sobre o uso das novas tecnologias na prática docente e sua influência na aprendizagem discente. Sabendo da importância das tecnologias e como elas podem ser ferramentas valiosas no processo de ensino/aprendizagem, buscou-se a partir das observações in lócus, analisar o uso das novas tecnologias e suas contribuições na Geografia do Ensino Fundamental II, na escola Jovelina Gomes cidade Uiraúna-PB, dessa forma o interesse surgiu primeiramente a partir dos estágios supervisionados I, II e III no ano de 2013 a 2014 onde se teve as primeiras noções do problema em questão (uso das novas tecnologias pelos professores) como para fomentar a necessidade de informação sobre a temática. Para obtenção de informações nesta pesquisa foram realizadas observações e a utilização de questionários com 3 professores e 103 alunos do ensino fundamental II a fim de saber como os professores usam as tecnologias em sala de aula e como os alunos as concebem, na construção do conhecimento. Na análise dos dados percebeu que os professores reconhecem a utilização das tecnologias, porém, na prática do dia-a-dia, eles enfrentam dificuldades na utilização, sendo as quais não é explorada todo o seu potencial. Para tanto, este trabalho refletiu sobre a utilização das novas tecnologias e o potencial que ela apresenta na construção do conhecimento, assim, este trabalho é de grande importância para os futuros profissionais do ensino, já que traz uma serie de informações relacionadas à prática pedagógica, às dificuldades e possibilidades para uma postura ética perante a sociedade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2019-07-03T16:18:11Z
2019-07-03
2019-07-03T16:18:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4667
SOUSA, Jakelino de Sousa. As novas tecnologias e suas contribuições na geografia do ensino fundamental II: na escola estadual de ensino fundamental Jovelina Gomes, Uiraúna-PB. 2015. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4667
identifier_str_mv SOUSA, Jakelino de Sousa. As novas tecnologias e suas contribuições na geografia do ensino fundamental II: na escola estadual de ensino fundamental Jovelina Gomes, Uiraúna-PB. 2015. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744379050459136