Gestão do conhecimento: estudo das sete dimensões, propostas por Terra (2005), em uma instituição de ensino de Campina Grande - PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARINHO, Paula Pantoja Loureiro.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5631
Resumo: O advento e a evolução do processo de globalização acarretaram mudanças no cenário dos negócios, criando um ambiente de grande complexidade para as organizações, impulsionando estas a quebrarem antigos paradigmas transferindo o foco da produção/lucro no processo administrativo para o conhecimento, que passou a ser o elemento mais valioso para as organizações. A criação e a implantação de processos que gerem, armazenem, gerenciem e disseminem o conhecimento, representam o mais novo desafio a ser enfrentado pelas empresas. O presente estudo tem por objetivo geral avaliar a Gestão do Conhecimento, a partir das sete dimensões proposta por Terra (2005), em uma Instituição de Ensino da rede privada situada no município de Campina Grande - PB. Nesta pesquisa, caracterizada como exploratória, descritiva e estudo de caso, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a observação participante de caráter qualitativo e um questionário quantitativo aplicado junto aos diretores, coordenadores e professores da IE com o intuito de identificar como a estratégia e alta administração, cultura organizacional, estrutura organizacional, administração de recursos humanos, sistemas de informação, mensuração dos resultados e aprendizado com o meio ambiente influenciam na geração de conhecimento dentro da IE. Com os resultados obtidos observou-se que a instituição estudada encontra-se num bom nível quanto à gestão do conhecimento, demonstrando bons resultados em todas as dimensões apresentadas. Destacando-se na dimensão referente aos sistemas de informação, em aspectos relacionados a cultura organizacional e algumas práticas de recursos humanos. No entanto, apresentou deficiências nos seguintes pontos: na forma de aferição da remuneração, inação de equipes temporárias dedicadas à criação de novos projetos, como também o não aproveitamento de ambientes informais como forma para troca de idéias relevantes.
id UFCG_3c1fd3192ce033d1dad187c2b68c5bf4
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5631
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Gestão do conhecimento: estudo das sete dimensões, propostas por Terra (2005), em uma instituição de ensino de Campina Grande - PB.Knowledge management: study of the seven dimensions, proposed by Terra (2005), in an educational institution in Campina Grande - PB.ConhecimentoGestão do conhecimentoModelo de terraKnowledgeKnowledge managementTerra modelAdministraçãoO advento e a evolução do processo de globalização acarretaram mudanças no cenário dos negócios, criando um ambiente de grande complexidade para as organizações, impulsionando estas a quebrarem antigos paradigmas transferindo o foco da produção/lucro no processo administrativo para o conhecimento, que passou a ser o elemento mais valioso para as organizações. A criação e a implantação de processos que gerem, armazenem, gerenciem e disseminem o conhecimento, representam o mais novo desafio a ser enfrentado pelas empresas. O presente estudo tem por objetivo geral avaliar a Gestão do Conhecimento, a partir das sete dimensões proposta por Terra (2005), em uma Instituição de Ensino da rede privada situada no município de Campina Grande - PB. Nesta pesquisa, caracterizada como exploratória, descritiva e estudo de caso, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a observação participante de caráter qualitativo e um questionário quantitativo aplicado junto aos diretores, coordenadores e professores da IE com o intuito de identificar como a estratégia e alta administração, cultura organizacional, estrutura organizacional, administração de recursos humanos, sistemas de informação, mensuração dos resultados e aprendizado com o meio ambiente influenciam na geração de conhecimento dentro da IE. Com os resultados obtidos observou-se que a instituição estudada encontra-se num bom nível quanto à gestão do conhecimento, demonstrando bons resultados em todas as dimensões apresentadas. Destacando-se na dimensão referente aos sistemas de informação, em aspectos relacionados a cultura organizacional e algumas práticas de recursos humanos. No entanto, apresentou deficiências nos seguintes pontos: na forma de aferição da remuneração, inação de equipes temporárias dedicadas à criação de novos projetos, como também o não aproveitamento de ambientes informais como forma para troca de idéias relevantes.The advent and evolution of the Globalization process have made many changes in the business world, creating an environment of great complexity to the organizations and driving them to break old paradigms, transferring the focus of production/profit on the administrative process to the knowledge, which now has becoming the most precious thing to the organizations. The creation and implantation of processes that generate, store, manage and disseminate the knowledge represent the newest challenge to be faced by the companies. This study has by general goal to evaluate of the Knowledge Management, from the seven dimensions proposed by Terra (2005), on a private Education Institution, located in the city of Campina Grande-PB. In this research, qualified as exploratory, descriptive and case study, some instruments of data collection have been used, such as a qualitative participant observation and a quantitative questionnaire applied along the directors, coordinators and teachers from the Education Institution, aiming to identify how is strategy and high management, organizational culture, organizational structure, human resources management, informational systems, analysis of results and learning with the environment influence the generation of knowledge within the IE. With the collected data it was possible to conclude that the studied institution is at a good level regarding its knowledge management, showing good results in all dimensions. Its highlight is regarding the dimension of informational systems, in aspects related to organizational culture and some human resource practices. Although, it lacks on the following points: the way of checking the remuneration, inaction of temporary teams dedicated to creating new projects as well as the non-use of informal environments as a mean to exchange relevant ideas.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGCORREIA , Suzanne Érica NóbregaCORREIA, S. É. N.http://lattes.cnpq.br/0431849242809370CÂNDIDO, Gesinaldo AtaídeCÂNDIDO, G.A.http://lattes.cnpq.br/2771934125977891CALDAS , Patrícia TrindadeCALDAS, P. T.http://lattes.cnpq.br/3773621529263860MARINHO, Paula Pantoja Loureiro.20102019-08-10T15:00:00Z2019-08-102019-08-10T15:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5631MARINHO, Paula Pantoja Loureiro. Gestão do conhecimento: estudo das sete dimensões, propostas por Terra (2005), em uma instituição de ensino de Campina Grande - PB. 2010. 93 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5631porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-24T18:39:05Zoai:localhost:riufcg/5631Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-24T18:39:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão do conhecimento: estudo das sete dimensões, propostas por Terra (2005), em uma instituição de ensino de Campina Grande - PB.
Knowledge management: study of the seven dimensions, proposed by Terra (2005), in an educational institution in Campina Grande - PB.
title Gestão do conhecimento: estudo das sete dimensões, propostas por Terra (2005), em uma instituição de ensino de Campina Grande - PB.
spellingShingle Gestão do conhecimento: estudo das sete dimensões, propostas por Terra (2005), em uma instituição de ensino de Campina Grande - PB.
MARINHO, Paula Pantoja Loureiro.
Conhecimento
Gestão do conhecimento
Modelo de terra
Knowledge
Knowledge management
Terra model
Administração
title_short Gestão do conhecimento: estudo das sete dimensões, propostas por Terra (2005), em uma instituição de ensino de Campina Grande - PB.
title_full Gestão do conhecimento: estudo das sete dimensões, propostas por Terra (2005), em uma instituição de ensino de Campina Grande - PB.
title_fullStr Gestão do conhecimento: estudo das sete dimensões, propostas por Terra (2005), em uma instituição de ensino de Campina Grande - PB.
title_full_unstemmed Gestão do conhecimento: estudo das sete dimensões, propostas por Terra (2005), em uma instituição de ensino de Campina Grande - PB.
title_sort Gestão do conhecimento: estudo das sete dimensões, propostas por Terra (2005), em uma instituição de ensino de Campina Grande - PB.
author MARINHO, Paula Pantoja Loureiro.
author_facet MARINHO, Paula Pantoja Loureiro.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CORREIA , Suzanne Érica Nóbrega
CORREIA, S. É. N.
http://lattes.cnpq.br/0431849242809370
CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde
CÂNDIDO, G.A.
http://lattes.cnpq.br/2771934125977891
CALDAS , Patrícia Trindade
CALDAS, P. T.
http://lattes.cnpq.br/3773621529263860
dc.contributor.author.fl_str_mv MARINHO, Paula Pantoja Loureiro.
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento
Gestão do conhecimento
Modelo de terra
Knowledge
Knowledge management
Terra model
Administração
topic Conhecimento
Gestão do conhecimento
Modelo de terra
Knowledge
Knowledge management
Terra model
Administração
description O advento e a evolução do processo de globalização acarretaram mudanças no cenário dos negócios, criando um ambiente de grande complexidade para as organizações, impulsionando estas a quebrarem antigos paradigmas transferindo o foco da produção/lucro no processo administrativo para o conhecimento, que passou a ser o elemento mais valioso para as organizações. A criação e a implantação de processos que gerem, armazenem, gerenciem e disseminem o conhecimento, representam o mais novo desafio a ser enfrentado pelas empresas. O presente estudo tem por objetivo geral avaliar a Gestão do Conhecimento, a partir das sete dimensões proposta por Terra (2005), em uma Instituição de Ensino da rede privada situada no município de Campina Grande - PB. Nesta pesquisa, caracterizada como exploratória, descritiva e estudo de caso, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a observação participante de caráter qualitativo e um questionário quantitativo aplicado junto aos diretores, coordenadores e professores da IE com o intuito de identificar como a estratégia e alta administração, cultura organizacional, estrutura organizacional, administração de recursos humanos, sistemas de informação, mensuração dos resultados e aprendizado com o meio ambiente influenciam na geração de conhecimento dentro da IE. Com os resultados obtidos observou-se que a instituição estudada encontra-se num bom nível quanto à gestão do conhecimento, demonstrando bons resultados em todas as dimensões apresentadas. Destacando-se na dimensão referente aos sistemas de informação, em aspectos relacionados a cultura organizacional e algumas práticas de recursos humanos. No entanto, apresentou deficiências nos seguintes pontos: na forma de aferição da remuneração, inação de equipes temporárias dedicadas à criação de novos projetos, como também o não aproveitamento de ambientes informais como forma para troca de idéias relevantes.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2019-08-10T15:00:00Z
2019-08-10
2019-08-10T15:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5631
MARINHO, Paula Pantoja Loureiro. Gestão do conhecimento: estudo das sete dimensões, propostas por Terra (2005), em uma instituição de ensino de Campina Grande - PB. 2010. 93 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5631
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5631
identifier_str_mv MARINHO, Paula Pantoja Loureiro. Gestão do conhecimento: estudo das sete dimensões, propostas por Terra (2005), em uma instituição de ensino de Campina Grande - PB. 2010. 93 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744385583087616