“Cante poeta o que sinto e não posso cantar”: a cantoria nordestina como meio de expressão cultural do sertão paraibano (1973-2000).
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4634 |
Resumo: | A finalidade deste estudo é analisar a cantoria nordestina como expressão cultural do povo do sertão paraibano entre os anos de 1973 e 2000, problematizando suas formas de apresentação e representação: o pé-de-parede e o festival. Analisando os discursos produzidos sobre a cantoria ao longo do tempo, sua dinamicidade cultural e as vivências dos sujeitos desta tradição, objetivamos mostrar que a cantoria representa a identidade sertaneja através do improviso poético oral dos cantadores. Na literatura dialogamos com autores como Foucault (1996), Zumthor (1993), Ginzburg (1987) Muniz (2006) e Ramalho (2000). Como metodologia recorremos às falas dos cantadores e dos apologistas por meio da história oral assim como lançamos mão de imagens fotográficas e afins. A Cantoria surgiu na Serra do Teixeira-PB entre fins do século XVIII e inicio do século XIX. Nessa época ocorreram as primeiras cantorias de pé-de-parede de que se têm notícias, que se espalham por todo o sertão nordestino. Em 1973 acontece em Cajazeiras-PB o primeiro festival de cantoria do sertão da Paraíba, marco na urbanização da cantoria, que completa seu ciclo na década de 2000. |
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“Cante poeta o que sinto e não posso cantar”: a cantoria nordestina como meio de expressão cultural do sertão paraibano (1973-2000)."Sing poet what I feel and I can not sing": the northeastern cantor as a cultural expression of the Sertão Paraibano (1973-2000).Cantoria nordestinaHistória localCultura popularPé-de-paredeFestival de cantoriaCantos popularesNortheastern singingLocal historyPopular cultureSinging festivalPopular CornersHistória.A finalidade deste estudo é analisar a cantoria nordestina como expressão cultural do povo do sertão paraibano entre os anos de 1973 e 2000, problematizando suas formas de apresentação e representação: o pé-de-parede e o festival. Analisando os discursos produzidos sobre a cantoria ao longo do tempo, sua dinamicidade cultural e as vivências dos sujeitos desta tradição, objetivamos mostrar que a cantoria representa a identidade sertaneja através do improviso poético oral dos cantadores. Na literatura dialogamos com autores como Foucault (1996), Zumthor (1993), Ginzburg (1987) Muniz (2006) e Ramalho (2000). Como metodologia recorremos às falas dos cantadores e dos apologistas por meio da história oral assim como lançamos mão de imagens fotográficas e afins. A Cantoria surgiu na Serra do Teixeira-PB entre fins do século XVIII e inicio do século XIX. Nessa época ocorreram as primeiras cantorias de pé-de-parede de que se têm notícias, que se espalham por todo o sertão nordestino. Em 1973 acontece em Cajazeiras-PB o primeiro festival de cantoria do sertão da Paraíba, marco na urbanização da cantoria, que completa seu ciclo na década de 2000.This study's purpose is to analyze northeastem singing or cantoria as a cultural expression of the people of the Sertão Paraibano between this years of 1973 and 2000, problematizing theirs modes of political representation: pé- de -parede and the festival . Analyzing the discourses produced on the singing over time, its cultural a dynamic and the experiences of the subjects of this tradition, we aim to show that the singer represents and identity of the country through the improvise oral poetry of the singers. In the literature, we talk with authors like Foucault (1996), Zumthor (1993), Ginzburg (1987) Muniz (2006) and Ramalho (2000). As a methodology, we refer to the speeches of the singers and apologists through the history now, just as we use photographic and related images. The singing emerged in the Serra do Teixeira-PB between the late eighteenth and early nineteenth centuries. At that time, there were the first songs of wall-to-wall of which you have news, that spread by all the Northern interior. In 1973 , takes place in Cajazeiras-PB the first song festival of the Paraíba Sertão , was a watershed in the urbanization of the singing that completes the cycle in the decade of 2000.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Silvana Vieira de.SOUSA, Silvana Vieira de.http://lattes.cnpq.br/8467882133018162BANDEIRA, Francinaldo de Souza.SOUSA, Elri Bandeira de.ABREU, Naiara Andrade de.2018-12-042019-07-02T19:22:06Z2019-07-022019-07-02T19:22:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4634ABREU, Naiara Andrade de. “Cante poeta o que sinto e não posso cantar”: a cantoria nordestina como meio de expressão cultural do sertão paraibano (1973-2000). 2018. 117 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-12T14:27:22Zoai:localhost:riufcg/4634Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-12T14:27:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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